Reavivados por Sua Palavra


SALMO 147 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
30 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 147 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 147 – BLOG MUNDIAL

SALMO 147 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 147 by Luís Uehara
30 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/147

O que faz a diferença entre um animal de estimação e outros animais? Meu tio administrava uma fazenda de gado leiteiro. Ele tinha muitas vacas que iam e vinham ao longo dos anos. Todas elas tinham uma plaqueta de identificação para facilitar os registros, mas algumas delas tinham nomes. Essas eram as vacas especiais. Meu tio tinha um carinho especial por elas. Essas eram as vacas que não acabaram na mesa de jantar. Ter um nome é importante.

O Salmo 147:4 nos diz que tipo de Deus servimos: “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (ênfase fornecida). Isso significa que nenhuma das estrelas é descartável. Cada uma é importante para Deus. O salmista cita isso como uma ilustração do caráter de Deus e como um exemplo de quanto Deus se importa com seu povo, Israel. Sabemos que Isaque deu a seu filho o nome de Jacó. Mas Deus lhe deu o nome de Israel e deu a ele a certeza do relacionamento especial que havia entre eles.

Como Deus disse a Israel, ele nos diz: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.” Isaías 43:1, NVI.

Karen D. Lifshay
Membro do Coro, IASD de Hermiston, Oregon EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/147
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 147 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
30 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

622 palavras

Hino de louvor à honra do Criador, que provê as necessidades especiais de seu povo e se alegra em habitar no meio dele (v. 11). Bíblia de Estudo Andrews.

O Salmo 147 é o segundo dos salmos de aleluias. O salmista louva a Deus por Sua bondade em favor do povo escolhido, bem como por Suas bênçãos à terra. O salmo consiste em três divisões e cada uma começa com um chamado à renovação do louvor. Já que Deus cura, restaura.provê e controla a natureza, o salmista faz um convite para o louvor universal. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1053.

1-5 Deus é bom para sua criação, pois se interessa por ela e a conhece. Seus atos de restauração e criação são suficientes para que seu povo o adore. Por causa deles, o salmista sabe que o Senhor é “grande” e “mui poderoso”, e seu entendimento é “infinito”. Bíblia de Estudo Andrews.

1 é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus. Comparar com 133:1 [“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos”]. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Fica-Lhe bem o cântico de louvor. Ver com. de Sl 33:1. Nada é mais apropriado ao ser humano, que tanto deve a Deus, do que mostrar gratidão ao Senhor. No entanto, poucos demonstram verdadeira gratidão, mesmo entre os professos seguidores de Jesus. CBASD, vol. 3, p. 1053.

3 Sara. Deus é o grande médico da alma e é tocado por cada angústia que afeta o coração. “Nada do que de algum modo se relacione com a nossa paz é tão insignificante que o não observe”(GC, 100). CBASD, vol. 3, p. 1053.

4 Conta. Telescópios modernos e maiores, capazes de alcançar o espaço longínquo revelam apenas mais estrelas e novas galáxias. CBASD, vol. 3, p. 1053.

O número. Sabedoria e poder são exibidos na disposição da ordem das incontáveis hostes de estrelas e na orientação e manutenção de suas órbitas. CBASD, vol. 3, p. 1053.

5 Não se pode medir. Do heb. ‘en mispar, “inumerável”. A palavra mispar é traduzida como “número” no v. 4. É impossível calcular a insondável profundeza do conhecimento de Deus. Há um limite para o conhecimento humano, mas o entendimento de Deus é incomparável. CBASD, vol. 3, p. 1053, 1054.

6 Ampara os humildes. Aquele que controla os poderosos sóis em suas órbitas Se inclina para amparar os humildes de espírito. CBASD, vol. 3, p. 1054.

7 Harpa. Do heb. kinnor, “lira”. CBASD, vol. 3, p. 1054. [De onde vem a palavra Kinnereth, “Quinerete”, outro nome do Mar/Lago da Galileia, que tem a forma de uma harpa/lira]

10 Força do cavalo. Em contraste com as ímpias nações ao redor, Israel não dependia de cavalos ou carros (ver com. de Dt 17:16). O Senhor possui milhares de maneiras de realizar Seus planos e não necessita de que qualquer uma de Suas criaturas O auxilie. CBASD, vol. 3, p. 1054.

13 Ele reforçou. A proteção de Deus é a melhor defesa de qualquer país. Sem ela, outras defesas são em vão (ver Sl 127:1). CBASD, vol. 3, p. 1054.

14 Nas tuas fronteiras. Do ponto de vista militar, as cidades de fronteira ficavam mais expostas. Se há paz no perímetro de um território, ela também se firma em toda a região. CBASD, vol. 3, p. 1054.

Com o melhor do trigo. Deus deseja conceder a Seu povo as bênçãos materiais bem como espirituais. CBASD, vol. 3, p. 1054.

15 Suas ordens. A terra e os que habitam nela estão sujeitos às ordens de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1054.

17 Migalhas. Do heb. pittim, neste verso utilizado metaforicamente para se referir ao granizo. CBASD, vol. 3, p. 1054.

19 Mostra. Do heb. nagad. A forma utilizada neste verso significa “colocar um assunto de modo óbvio diante de uma pessoa”. CBASD, vol. 3, p. 1054.

20 Louvai ao SENHOR. O salmo termina com uma “aleluia” (ver com. de Sl 146:1 [Do heb. halelu-Yah, transliterado como “aleluia”. Uma expressão que deve ser pronunciada com temor santo e reverente]). CBASD, vol. 3, p. 1054.



Salmo 147 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Muitos há que têm buscado respostas para questionamentos que fogem ao entendimento da mente humana. Como seres finitos, não somos capazes de compreender O infinito em Sua plenitude. O Senhor é grande “e o Seu entendimento não se pode medir” (v.5). Querer desvendar os mistérios de Deus é como querer transformá-Lo em um ser finito. O que Ele nos deixou em Sua Palavra é o suficiente para dEle aprendermos e nEle vivermos, como está escrito: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt.29:29).

O Senhor conhece cada um de Seus filhos. Ele conhece o nosso íntimo. Ele sabe o que nos alegra e o que nos faz chorar. Amados, se Ele sabe quantas estrelas existem em todo o Universo “chamando-as todas pelo seu nome” (v.4), o que nos faz pensar que Ele não olha para nós? Enquanto estivermos neste mundo manchado pelo pecado, muitas vezes sentiremos o nosso coração em pedaços e a vida nos marcará com feridas que parecem que nunca irão sarar. Mas se, apesar de tudo, confiarmos no Senhor que nos ampara (v.6), Ele mesmo sarará o nosso coração e tratará de cada uma de nossas feridas (v.3).

Temer a Deus requer confiança, mas também requer ação. Precisamos clamar ao Senhor para que possamos sempre viver uma fé prática. Uma fé que não se abale ainda que não consigamos compreender a razão de passarmos por algum tipo de aflição. Jó sofreu uma provação sobremodo terrível, e ainda assim, em nenhum momento duvidou da fidelidade e da grandeza de Deus. Pelo contrário, o seu sofrimento resultou em conhecer a Deus de um modo que ele jamais havia experimentado: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem” (Jó 42:5).

O Todo-Poderoso tem o controle de tudo. Ele é “o Princípio e o Fim” (Ap.22:13). Assim como Ele estabeleceu as leis da natureza, Ele também “mostra a Sua Palavra […] as Suas leis e os Seus preceitos” (v.19) a todo aquele que O teme e que espera em Sua misericórdia (v.11). Portanto, não ignoremos os ensinamentos que Ele nos deixou (v.20). A falta de fé é proveniente de uma vida que não se demora em ouvir e estudar a Palavra do Senhor, pois “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm.10:17).

Lembre-se da palavra que o Senhor nos deixou: “O justo viverá por fé” (Hc.2:4). Jesus tem nos chamado a segui-Lo e nos deixou o “GBS” da fé, a Grande Bíblia Sagrada. Continuemos sendo por ela reavivados. Aceitemos o gentil convite do Senhor a nEle esperar. E teremos motivos de sobra para todos os dias declarar: “Aleluia!” (v.20) “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso” (v.5)!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, nosso Deus Todo-Poderoso! Que privilégio o nosso de falar Contigo e de poder chamá-Lo de Pai! Enche-nos do Teu Espírito e fortalece a nossa fé em Ti, a cada dia, mediante a Tua Palavra, pois esperamos em Tua misericórdia. Em nome de Jesus, Amém!

Feliz sábado, povo de fé!

Rosana Garcia Barros

#Salmos147 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



COMENTÁRIO SALMO 147 – PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
30 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 147 – A bondade de Deus para com a Sua criação deve motivar-nos a um compromisso de adoração com o Criador e Salvador do mundo.

O povo de Deus tem sérios motivos para render constantes louvores ao Senhor:

• Deus forma um povo a partir de uma humanidade deformada pelo pecado: Ele reconstrói a Sua igreja, liberta os escravizados, os protege e promove a paz no mundo, provê alimentos, e, fornece Suas santas e sagradas Leis, as quais são resultados de Sua imensurável graça (Salmo 147:2, 13-14, 19-20).
• Deus age em nosso Planeta assim como Ele age no ambiente celestial: Em seu pleno poder sobre o Céu, Deus revela controle absoluto sobre cada uma das estrelas, planetas, cometas, e galáxias. Contudo, considerando a invasão de um sequestrador (Satanás) no mundo, precisamos pedir que a vontade divina seja feita na Terra, assim como é realizada no Céu (Salmo 147:4-5).
• Deus atua soberanamente em Sua criação: Por agir diretamente na natureza, Deus envia a chuva para manter verdes as pastagens a fim de alimentar aos animais. Ele age no clima, no tempo, a fim de que haja neve, geada e ventos, tudo para beneficiar Sua criação (Salmo 147:8-10, 15-18).
• Deus opera miraculosamente na vida dos aflitos que O buscam para a conversão: Os de coração ferido e angustiado que correm para Deus encontram curas para suas mazelas, restauração para sua situação, e perdão para suas culpas. Mas, os que fogem de Deus e correm para o pecado escolhem o desprezo dEle. Rejeição a Deus não tem solução, pois não existe solução real distante de Deus (Salmo 147:3, 6, 11).

Por tudo isso e muito mais, o povo de Deus tem razões suficientes para louvar e convidar outros a adorar ao Deus que, além de nos criar, nos proporciona condição não apenas para viver neste mundo, mas para nos preparar para a eternidade.

Portanto…

1. Vamos abrir a boca com todo entusiasmo para cantar louvores ao nosso grande Deus! (Salmo 147:1, 12);
2. Vamos usar a música da melhor qualidade, bem ensaiada e, bem selecionada para exaltar ao Deus que não merece nada menos que o melhor de nós! (Salmo 147:7).

Vamos cantar, adorar e convidar mais gente para se envolver com o Deus que nos ama incondicionalmente? – Heber Toth Armí



SALMO 146 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
29 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 146 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 146 – BLOG MUNDIAL

SALMO 146 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 146 by Luís Uehara
29 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/146

De onde vem meu socorro? Procurar ajuda nas fontes erradas pode ser decepcionante. Encontrar uma fonte confiável é vital.

No entanto, muitas vezes é difícil encontrar a ajuda de que necessitamos. Talvez não haja ninguém confiável em sua vida, pois você foi traído repetidamente. Talvez as circunstâncias em que você se encontra sejam tão impossíveis que amigos e familiares não possam fazer nada para ajudá-lo. Talvez você esteja com deficiência, morando sozinho. Quaisquer que sejam as razões, às vezes apenas Deus pode ajudar.

É por isso que Davi emite um aviso bastante severo: não confie nos mortais, que não podem salvá-lo. Ele nos convida a confiar em Alguém imortal, Alguém que possui os recursos da eternidade. Sábio conselho! Se depositarmos nossa confiança nos seres humanos, mais cedo ou mais tarde nossos corações serão partidos, nossas esperanças esmagadas. Mas se confiarmos em Deus para obter ajuda, se nossa esperança estiver no Senhor, seremos abençoados! Por quê? Porque Deus nunca abandona, trai ou negligencia. Ele permanece para sempre fiel.

Oprimido pelas circunstâncias? Deus permanece fiel para sempre. Um prisioneiro da dor ou de erros do passado? Deus permanece fiel para sempre. Curvado com os cuidados e as dores da vida? Deus permanece fiel para sempre. O Deus do impossível é seu fiel ajudador.

Lori Engel
Capelã (atualmente com necessidades especiais)
Eugene, Oregon EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/146
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 146 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

542 palavras

Introdução. O Salmo 146 é o primeiro dos cinco salmos de aleluia que concluem o livro dos Salmos. O tema é um elogio aos benefícios de ter a Deus como auxiliador. O salmo adverte a não colocar a confiança em seres humanos, por mais poder que exerçam. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1051.

1 Louva … ao SENHOR. Do heb. halelu-Yah, transliterado como “aleluia”. Uma expressão que deve ser pronunciada com temor santo e reverente. CBASD, vol. 3, p. 1051.

2 Durante a minha vida. Esta vida mortal é de curta duração. No entanto, todos os seus dias deveriam ser passados bendizendo e exaltando o nome de Deus. “Louvor”é o tema dos hinos que os habitantes celestiais cantam a Deus. “Aprendamos o cântico dos anjos agora, para que o possamos entoar quando nos unirmos a suas fileiras”(PP, 289). Os cânticos do Céu trarão alegria e força para aliviar os fardos da vida. CBASD, vol. 3, p. 1051.

3 Príncipes. Somente Deus merece nossa completa confiança e segurança. Sem Ele, estaremos desamparados diante de muitos do problemas da vida (T9, 203). CBASD, vol. 3, p. 1051.

4 Desígnios. “Pensamentos”(ARC). A LXX e a Vulgata apoiam esta tradução. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Perecem. Isto é, cessa a consciência. A Bíblia não apoia a doutrina popular de um estado consciente entre a morte e a ressurreição, além de refutar enfaticamente tal ensino (ver Sl 115:17; Ec 9:5). CBASD, vol. 3, p. 1052.

5 Deus de Jacó. O que Deus fez por Jacó, fará por nós, que também podemos ser vencedores com Deus. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Esperança. A esperança é o bálsamo da vida e a alegria da existência. Ela reanima o espírito quando nos deparamos com dificuldades e aflições ao longo do caminho. CBASD, vol. 3, p. 1052.

6 Que fez. Não há nada difícil demais para que Ele realize. Ele nunca falha no cumprimento das promessas a Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Mantém … Sua fidelidade. Uma vez que Deus “mantém fidelidade”, não precisamos temer confiar nEle. Sua palavra é verdade (Sl 119:160) e Ele promete mantê-la, não por um período, mas para sempre. CBASD, vol. 3, p. 1052.

7 Liberta os encarcerados. Ver Is 61:1. CBASD, vol. 3, p. 1052.

8 Abre os olhos. Libertar da prisão e abrir os olhos aos cegos são ações conjuntas associadas por Isaías à obra que Cristo realizaria (Is 42:7). Aquele que criou o delicado mecanismo dos olhos sabe como abri-los quando estão cegos. Ele também abre a visão espiritual para que as pessoas possam ver as coisas do Espírito. CBASD, vol. 3, p. 1052.

10 O SENHOR reina para sempre. Ao contrário dos príncipes terrenos que passam com o tempo, Deus, o grande rei, sempre estará em Seu trono. Ele nunca abdica de Sua coroa nem será destituído dela. CBASD, vol. 3, p. 1052.

16 Abres a mão. O Senhor … oferece abundantes provisões de graça a todos os que O buscam. … Ele pode e deseja fazer muito mais do que tudo o que Seus filhos pedem ou pensam (Ef 3:20). CBASD, vol. 3, p. 1050.

19 Acode à vontade. Corações santos desejarão somente o que é santo. Assim, Deus não vê problemas em realizar tais desejos. Ele promete conceder o desejo do pecador. Não seria sábio agir assim. CBASD, vol. 3, p. 1050.

Atende-lhes o clamor. Assim como o terno amor de mãe é movido pelo clamor de seu filho, o ouvido do Senhor está sempre sintonizado para ouvir os clamores de Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.



Salmo 146 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Na natureza estão as digitais do Criador, uma declaração constante de Seu poder e amor. Em céu, terra e mar podemos ver na diversidade e complexidade dos seres animados e inanimados, em sua composição e no funcionamento perfeito de cada organismo vivo, as claras evidências de seu Arquiteto e Edificador. As teorias humanas que surgem da necessidade de uma explicação palpável acerca da origem e manutenção do mundo e dos que nele habitam, têm transmitido o que muitos julgam ser algo concreto e aceitável, quando não passam de ideias sem sentido e vazias; pois a verdadeira ciência anda em perfeita harmonia com a Palavra de Deus.

O Salmo que inicia uma sequência de Salmos de “Aleluia!” (v.1, 10), introduz o princípio ativo desde a fundação do mundo: a falibilidade humana e a fidelidade do Criador. Sendo o último na tríade dos patriarcas, Jacó foi duramente provado. Fugitivo do lar, escravo da culpa e fatigado pelos anos de trabalho exaustivo, ele sentiu em sua própria experiência a advertência do salmista: “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação” (v.3). Mas Deus revelou a Sua fidelidade para com Abraão, Seu servo, e estendeu perante Jacó a escada do perdão e da salvação (Gn.28:12), e esta escada é Cristo (Jo.1:51).

O Senhor mostrou que não era apenas o Deus de Abraão e de Isaque, mas também o Deus de Jacó. O terceiro patriarca, porém, precisava sofrer os resultados do engano e ser forjado nos moldes do Céu. Em retorno para a sua terra, lhe veio à tona, com força avassaladora, a culpa e o medo. Logo teria de estar frente a frente com seu irmão Esaú; o que lhe causou terrível pavor. Mas foi na noite mais escura de sua vida, foi na hora em que mais sua indignidade e fraqueza lhe afligiu, que Cristo Jesus veio ao seu encontro. Jacó, porém, estava tão atordoado na percepção de seu íntimo, que entendeu ser um inimigo Aquele que viera em seu favor.

Milhares têm se perdido por dar mais ouvidos aos homens e ao próprio coração enganoso, negando que há um Criador que nos convida a participar de Sua alegria e um Salvador que veio para que tenhamos vida, “e vida em abundância” (Jo.10:10). Rejeitam a Bíblia, a criação e a redenção em troca de fábulas de homens que, morrendo, “perecem todos os seus desígnios” (v.4). Já no ato da criação, o Senhor nos deixou um memorial, um dia separado a fim de que a humanidade não esquecesse de sua origem nem de seu Originador. O sábado não é uma imposição arbitrária, mas um presente semanal de Deus para o homem. É um lembrete constante de que o Criador nos ama e é fiel em todas as Suas promessas.

Jacó aprendeu a amá-Lo e conhecê-Lo do modo mais difícil. Mas foi em sua luta de dor mais intensa, que percebeu estar lutando com Deus, a sua única oportunidade de cura e libertação. Manco de uma coxa, mas completamente em paz, a bênção recebida lhe tornou príncipe de Deus e herdeiro de uma recompensa eterna. Você “tem o Deus de Jacó por seu auxílio” (v.5)? Então, você é verdadeiramente feliz. Porque a felicidade como um dom divino não pode ser comparada à oferta mundana de uma felicidade falsa e temporária. A felicidade de Deus pode ser resumida na declaração do apóstolo Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl.2:20).

Cristo na vida, eis a verdadeira felicidade. Ele é quem faz justiça por você. Ele é o Pão da Vida. Ele te liberta do cativeiro do pecado. Ele abre os seus olhos, te levanta e te diz: “Eu te amo”! Ele te guarda em sua peregrinação, te ampara quando te abandonam e te consola no luto. “O Senhor reina para sempre” (v.10) e quer te levar para o Seu reino eterno. Louve ao Senhor todos os dias e, O louve ainda mais a cada sábado. Adore “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar e as fontes das águas” (Ap.14:7). “Aleluia!” (v.10).

Louvado seja o Teu nome, Senhor! Somos Teus pela criação e somos Teus pela redenção! Toma a nossa vida em Tuas mãos para que morra o nosso eu e Jesus habite em nós! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, amados pelo Criador e Redentor!

Rosana Garcia Barros

#Salmos146 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 146 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
29 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 146 – As canções de Israel possuem conteúdo teológico sólido e profundo. Aprendemos sobre diversos temas espirituais práticos e filosóficos. Neste Salmo, por exemplo, sobressaem grandes verdades, como:

• Deus é Criador e Sustentador.
• Deus é fiel, confiável.
• Deus é libertador e salvador.
• Deus cuida dos vulneráveis, oprimidos e frágeis.
• Deus é a esperança dos justos.

Considerando este Salmo, Warren Wiersbe destaca que “os cinco últimos salmos são ‘salmos de Aleluia’, que voltam nossa atenção para o louvor ao Senhor. Este Salmo começa com um voto de louvor a Deus por toda a vida. O Salmo seguinte diz que é ‘bom e amável’ louvar ao Senhor, e o Salmo 148 lembra que, ao louvar a Deus, juntamo-nos a toda a criação, pois os Céus e a Terra O louvam. No Salmo 149, o povo de Deus é admoestado a adorar com alegria, e o último Salmo diz onde, por que e como ‘todo ser que respira’ deve louvar ao Senhor. Esses cinco Salmos são um curso rápido de adoração, e o povo de Deus deve dar ouvidos a sua mensagem. Os templos das igrejas estão se transformando em teatros religiosos, e os ‘cultos’ são cada vez mais parecidos com shows de entretenimento. O autor deste Salmo sabia que Deus não é apenas uma parte da vida, mas a própria essência da vida. Uma convicção que Paulo também possuía (Fp 1:21; Cl 3:4)”.

Uma vida é curta para louvar ao Deus extraordinário que Se importa com frágeis pecadores mortais (Salmo 146:7-8). Então precisamos aproveitar o tempo que temos para aprimorar e intensificar nosso louvor a Deus, pois na morte isso não será possível, nem mesmo para homens de renome (Salmo 146:3-5).

O Criador do Universo, que mantém Sua fidelidade, que defende a causa dos oprimidos, alimenta aos famintos, liberta aos presos, dá vista aos cegos, levanta aos abatidos, ama aos justos, protege o estrangeiro, sustém o órfão e a viúva, frustra os planos dos ímpios e reina para sempre (Salmo 146:6-10), merece nossa adoração!

Portanto, “…deixem-se encher pelo Espírito, falando entre vocês com Salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:18-20). Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.