Reavivados por Sua Palavra


SALMO 101 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
15 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 101 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 101 – BLOG MUNDIAL

SALMO 101 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 101 by Luís Uehara
15 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/101

Davi está cantando sua música tema de lealdade a um Deus justo. Ele desejava ser irrepreensível, com um coração puro, diante de Deus.

Em que consiste o nosso coração? Nossos pensamentos são criados a partir de informações sensoriais com as quais alimentamos nossa mente. Nosso coração é moldado por nossos pensamentos e como gastamos nosso tempo. Quantas vezes já ouvi uma música que não consigo tirar da cabeça o resto do dia? É edificante ter um hino calmante ou uma canção bíblica encorajadora repetida em minha mente ao longo do dia.

Quão importante é guardar cuidadosamente o que permitimos que nossos sentidos absorvam. Imagine se Jesus estivesse sentado aí com você. Você se sentiria confortável assistindo aquele programa, lendo aquele livro ou ouvindo aquela música? Se você acha materiais edificantes chatos, peça ao Espírito Santo para remodelar suas preferências. Precisamos de um Médico Celestial para nos purificar. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece minhas inquietações.” Salmos 139:23.

Nossas mentes precisam ser reprogramadas para reparar os danos de viver em um mundo que ama o pecado. Precisamos de um novo caráter que vem de uma nova mente em Cristo Jesus.

Cheri Holmes
Enfermeira registrada em pronto-socorro, Lynden, estado de Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/101
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli

Recomendamos também os comentários da rodada anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2020/05/13/



SALMO 101 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
15 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

633 palavras

O Salmo 101 apresenta uma classificação condensada dos princípios que deveriam guiar um governante. Ele é de especial valor aos pais para “zelar pelas influências do lar” (CPPE, 119). Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

O rei promete ter uma vida irrepreensível, reinar com justiça, apoiar o povo fiel e eliminar os malfeitores. Ele express compromisso profundo com a justiça e a punição daqueles que fazem o mal, mesmo que em segredo (v. 5). Somente Cristo, o grande Filho de Davi, poderá afinal cumprir com perfeição todas essas promessas. Bíblia de Estudo Andrews.

1, 2 A vida do crente cantando a Deus, observando Sua Palavra e esperando Sua vinda final em glória. Bíblia Shedd.

1, 2a Celebração do governo de Deus, que o rei usa como modelo para o seu governo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

a bondade e a justiça (ARA; NVI: “a lealdade e a justiça”). Duas das qualidades principais do governo de Deus (ver 6.4; 99.4 e notas). Bíblia de Estudo NVI Vida.

bondade. Do heb. chesed. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

quando virás ao meu encontro? Oração urgente para Deus vir sustentá-lo no seu compromisso (v. 1Rs 3.7-9; ver tb. Sl 72). Bíblia de Estudo NVI Vida.

A oração é um desabafo de uma pessoa devota, que anseia cumprir sua decisão, o que será possível somente quando Deus se tornar pleno em sua vida. Davi desejava ardentemente o companheirismo com Deus. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

2b-3a Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo o mal. O compromisso essencial. No modo de o AT explicar, a pessoa seguia os ditames do “coração” – o homem interior (ver nota 4.7) – e/ou as coisas que atraem os olhos (“repudiarei” é lit. “não colocarei diante dos olhos”) – as influências externas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não porei coisa injusta diante dos meus olhos [“Coisa injusta”, literalmente “coisa de Belial”. Ver com de Dt 13:13]. Davi decidiu não olhar para o mal (ver 1Jo 2.16; cf 2Co 3:18) e que sua vida não imitaria o que ele visse. Somos em grande medida, o que contemplamos habitualmente [destaque acrescentado]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

Promessa de não se envolver com a idolatria (“coisa injusta” é uma referência a ídolos). Bíblia de Estudo Andrews.

Nada disso se me pegaráApesar de entrar em contato com o mal, a pessoa deve se separar dele imediatamente [destaque acrescentado]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 962.

perverso. Do heb. ‘iqqesh, “torcido”, “pervertido” (ver Pv. 11:20). Neste ponto, o salmista deixa as decisões de natureza particular para as decisões que se referem à sua vida pública como governante. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

Um coração perverso e uma língua mentirosa (cf. v.7) são, respectivamente, a raiz e o fruto (v. Pv 17.20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

olhar altivo  e coração soberbo(ARA;NVI: “olhos arrogantes e coração orgulhoso”). A soberba [“orgulho”] é o âmago do pecado, fazendo o ser humano adorar a si mesmo, rejeitando, portanto, qualquer convite para se adorar a Deus. Bíblia Shedd.

Como rei, Davi decidiu não ter servos com as características acima. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

o que anda em reto caminho, esse me servirá. Ver v. 2. Davi deseja que seus associados sejam como ele. eles seriam escolhidos pelo valor inato, não por nascimento ou talento privilegiado. Davi demandava dos outros o que exigia de si mesmo. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

Além de expulsar o mal, é necessário reunir e organizar o bem. Bíblia Shedd.

Manhã após manhã. O mal não seria permitido. Seria destruído na primeira vez em que ocorresse. Comentário Adventista, vol. 3, p. 963.

É a prática enérgica dos preceitos que Deus, manhã a cada manhã, ensina aos Seus discípulos (Is 50.4)… . Bíblia Shedd.

Cidade do SENHOR. Jerusalém, a capital de Davi. Se a capital da nação fosse moralmente pura, o exemplo seria seguido pela nação. Sem dúvida, as grandes decisões deste salmo, se observadas, tornariam o rei digno do louvor de Davi, como manifestado em 2Sm 23:3 e 4



Salmo 101 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
15 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

A palavra “modelo”, segundo a definição do dicionário, significa “aquele que serve de objeto de imitação”. Este Salmo davídico apresenta uma série de ações que definem o modelo de um bom rei e a escolha sensata de seus servos. Seu coração anseia por viver sábia e fielmente diante de Deus e na companhia dos “fiéis da Terra” (v.6). Portanto, estabelecer um reino sobre o seguro fundamento da verdade e da justiça é seu principal objetivo.

Só houve no mundo um Modelo digno de imitação, cuja origem é eterna e perfeito o Seu caráter. Jesus Cristo, a Raiz de Davi, o Rei da Glória, declinou de Seu trono celestial por 33 anos e meio a fim de servir àqueles que deveriam servi-Lo. “Portas a dentro” (v.2) de Sua casa em Nazaré, Sua conduta cheia de zelo até mesmo nos pequenos afazeres era um deleite para Seus pais e como uma harmoniosa melodia que Lhe iluminava o semblante e O preparava um dia de cada vez para assumir Sua futura missão. Cada pessoa que entrava em contato com Ele era impactada pelo contraste de Sua vida santa, mesmo em face de Sua humanidade.

Diante do triste quadro do pecado e do fato de que as nossas obras não são suficientes para nos redimir, a nossa única saída está em imitar o excelente e incomparável Modelo, que nos salva por Sua imensurável graça. Foi com ousadia que Paulo escreveu: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co.11:1). O testemunho do apóstolo dos gentios é uma tremenda evidência de que é possível atentar “sabiamente ao caminho da perfeição” (v.2). Provando que ser perfeito não significa nunca mais errar, e sim, nunca mais se curvar diante do erro. Desvendados os olhos para contemplar o esplendor das verdades que outrora eram apenas leis restritivas, Paulo enxergou a beleza do evangelho na pessoa de Jesus Cristo, o Legislador divino.

Necessitamos olhar para o Rei Jesus se queremos um dia habitar em Seu reino. Os Seus olhos estão a percorrer a Terra à procura de Seus servos fiéis. Pois não há de entrar em Sua casa “o que usa de fraude” (v.7), nem o “que às ocultas calunia o próximo”, e “que tem olhar altivo e coração soberbo” (v.5); “o que profere mentiras não permanecerá ante os [Seus] olhos” (v.7). Pois “a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Ap.21:8). Mas aos de “coração sincero” (v.2), prometeu: “voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:3).

“Oh! Quando virás ter comigo?” (v.2), tem sido o clamor de cada coração ansioso para encontrar-se com Deus e ser participante de Seu reino eterno. Ao sofrer em nosso lugar, Jesus nos deixou exemplo para seguirmos os Seus passos (1Pe.2:21). A nossa total submissão a Ele é o que revela a Quem pertencemos e para onde estamos indo. Que apegados à graça e misericórdia do Senhor, nossa vida seja a evidência que o mundo precisa de que há um Rei no Céu que Se fez servo e que em breve voltará “com poder e grande glória” (Lc.21:27). Jesus prometeu: “Eis que venho sem demora” (Ap.22:7). E Ele não mente!

Oh, Rei dos reis e Soberano Senhor, toma-nos em Tuas mãos para que realizemos as Tuas obras, pois somos Teus servos! E que privilégio imerecido o nosso de também sermos chamados de Teus filhos! Enche-nos do Espírito Santo e prepara-nos para habitar em Teu Palácio. Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis servos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos101 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 101 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
15 de agosto de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 101 – Este sagrado poema inspirado expressa o desejo de um líder de agir de forma justa e rejeitar a maldade a sua volta.

Antes de avançarmos no comentário, seria importante ter um vislumbre geral dos tópicos deste Salmo do Saltério hebraico:

Introdução: Apresentação do salmista líder e sua determinação; e promessa de cantar a misericórdia e o juízo de Deus (Salmo 101:1-2).

• Compromisso com a retidão: a) A determinação de agir com sabedoria e integridade: Decidindo caminhar na sinceridade de coração e praticando a justiça em todas as ações (Salmo 101:2-4). b) A decisão de buscar a pureza de vida: Escolhendo um caminho íntegro e recusando a olhar o que é perverso (Salmo 101:3-4).
• Aversão e rejeição do mal: a) O desprezo às práticas malignas: Decidindo não tolerar ao mal e optando pelo afastamento de corações perversos (Salmo 101:3-5). b) O compromisso de não envolver-se com pessoas maliciosas: Evitando relacionamentos prejudiciais moralmente, rejeitando pessoas hipócritas e fraudulentas (Salmo 101:5-7).
• Desejo de liderar corretamente com justiça: a) A promessa de destruir a maldade: Afirmando a autoridade divina sobre a Terra e eliminando os perversos da cidade de Deus (Salmo 101:5-8). b) A busca por líderes corretos: Dispondo-se a escolher servos fiéis e almejando ter em sua presença quem pretende fazer as coisas certas (Salmo 101:6-8).

Conclusão: O salmista está louvando a Deus (Salmo 101:1) e preza pelos Seus princípios (Salmo 101:6-8). No fim, o bem vencerá enquanto o mal será destruído (Salmo 101:8).

Alguém no Antigo Testamento que realmente viveu à altura do Salmo 101 foi Jó. O paciente homem rico e influente do Oriente expressou determinação em manter uma vida justa e reta demonstrando ênfase na integridade moral e no compromisso com Deus. Jó 31:1 faz referência à aliança que ele fez com seus olhos visando pela pureza; já em Jó 31:7, cita a decisão dele rejeitar ao mal em seus próprios passos e ações.

Além de Jó, Daniel foi um político que viveu à altura do Salmo 101, como Jó. Porém, acima desses, está Jesus, que veio instituir o reino de Deus e está à procura daqueles que têm vida íntegra para estar com Ele em Sua casa.

• Seremos escolhidos?

Jesus, de fato, eliminará a perversidade e salvará os fiéis. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí