Reavivados por Sua Palavra


SALMO 64 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
9 de julho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 64 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 64 – BLOG MUNDIAL

SALMO 64- COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 64 by Luís Uehara
9 de julho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/64

Há algo de reconfortante nos Salmos em que o autor (neste caso, Davi) clama a Deus sobre as provações e tribulações da vida. Todos nós, incluindo Davi, fomos atacados por outra pessoa em algum momento. Na maioria dos casos, esse ataque é verbal e não físico. Ao contrário do que podemos ter dito a nós mesmos e aos outros quando crianças, o ataque verbal pode nos machucar tão profundamente quanto paus e pedras – e temos as cicatrizes emocionais para provar isso. Mas o autor deste salmo não teria clamado a Deus por livramento de ataques verbais se não acreditasse que Deus poderia parar os ataques e curar as cicatrizes. Você também acredita nisso?

No entanto, também há algo perturbador nesses Salmos, porque uma autoavaliação honesta revela que talvez eu tenha sido o agressor verbal do qual alguém orou para ser libertado. Como posso viver minha vida de tal maneira que não seja objeto da oração de libertação de outra pessoa? Talvez comece pedindo a Deus que me livre de mim mesmo.

Brent Hamstra
Professor e presidente do Departamento de Química da Southern Adventist University, Tennessee, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/64
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli



SALMO 64 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de julho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

513 palavras

O Salmo 64 retrata de forma vívida homens maus tramando contra a vida do salmista (ver Sl 52; 57-59). CBASD, vol. 3, p. 878.

Há hostilidade no ar e Davi está experimentando os efeitos da maldade daqueles que querem derrotá-lo. Ele clama a Deus para ouvi-lo, salvá-lo e protegê-lo dos acusadores. Davi relata em detalhes as maneiras pelas quais os seus inimigos estão trabalhando contra ele e contra Deus. Ele, então, tira o seu foco do negativo e declara as maneiras pelas quais Deus irá neutralizar os esforços dos seus inimigos, resultando na derrota deles. Isto despertará um louvor retumbante por todo o povo de Deus. A narrativa nos é familiar, porque a experiência de Davi é também a nossa experiência, pois traz o grande conflito a um nível pessoal. Stephanie Sheehan, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/10/10/.

1, 2 Podemos crer que Deus quer ouvir apenas certos pedidos de nós. Embora seja verdade que devemos oferecer louvor, confissão e petições respeitosas, também é verdade que Deus está disposto a ouvir qualquer coisa que queiramos Lhe dizer. Davi expressou-se honestamente, sabendo que Deus iria ouvir a sua voz. Deus sempre nos ouvirá e compreenderá plenamente o que dissermos. Life Application Study Bible Kingsway.

3-10 As palavras faladas contra nós estão entre os ataques mais dolorosos que podemos ter de enfrentar. Life Application Study Bible Kingsway.

palavras amargas. Isto é, palavras maliciosas. É cruel o ataque da língua caluniosa. CBASD, vol. 3, p. 878.

não temem. É evidente que os inimigos do salmista não temem a Deus nem ao homem (ver Sl 55:19). CBASD, vol. 3, p. 878.

propósito. Literalmente “palavra”. A linguagem dos conspiradores ímpios é má. CBASD, vol. 3, p. 878.

dizem. Isto é, para si mesmos. CBASD, vol. 3, p. 878.

inquirem tudo. Eles examinam tudo que pode ajudá-los a levar a cabo seus propósitos maus. CBASD, vol. 3, p. 878.

excogitar. “Descobrir, em resultado de meditação ou investigação profunda”.”Pesquisar”; “esquadrinhar”. https://www.dicio.com.br/excogitar.

o que se pode excogitar. Os v. 2 a 6 descreve a incessante atividade dos ímpios. Auxiliados pela mente mestra do mal, os injustos “projetam” iniquidade, planejam com cuidado sua execução, preparam-se diligentemente para a ação e, de súbito, atacam quando chega o momento oportuno. CBASD, vol. 3, p. 878.

O diabo é mentiroso (João 8:44) e trabalha contra nós instigando dúvida, desânimo e pensamentos negativos a fim de diluir nossas crenças e nossa fé. Ele é nosso acusador (Ap 12:10) e voz de condenação (Zac 3:1). Ele aponta nossos tropeços e quedas, sugerindo que não somos bons o suficiente para Jesus, para o serviço e para o céu. Não teríamos chance contra ele, NÃO FOSSE a intervenção de Deus para nos defender e lutar por nós. Stephanie Sheehan, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2020/04/06/.

desfere. O salmista dá evidência de sua confiança de que Deus vingará sua causa. CBASD, vol. 3, p. 879.

uma seta. Os papéis foram invertidos. Em vez de os inimigos do salmista lançarem suas setas (v. 3), Deus lançará Suas setas nele. CBASD, vol. 3, p. 879.

a própria língua. O instrumento que usaram para ferir a outros seria, como uma espada (ver v. 3), o meio de sua própria destruição. CBASD, vol. 3, p. 879.

e entenderão o que Ele faz. Verão que Deus livra Seus filhos das maquinações dos ímpios. CBASD, vol. 3, p. 879.



Salmo 64 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de julho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“O justo se alegra no Senhor e nEle confia; os de reto coração, todos se gloriam” (v.10).

A oração é o mais poderoso instrumento conferido por Deus ao homem. Através da oração, entramos na sala de audiências do Eterno sem qualquer burocracia de horário, duração ou motivo. Em qualquer momento e de qualquer lugar, podemos expressar em palavras humanas o que o Espírito Santo transforma em “gemidos inexprimíveis” (Rm.8:26) e o que Cristo apresenta perante o Pai, “como Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hb.8:2).

Consternado pelas investidas “do terror do inimigo” (v.1), Davi entrou em audiência com Deus em busca de auxílio e livramento. Desde a entrada do pecado no mundo, há um inimigo tocando o terror na Terra. Sua fúria contra Deus voltou-se para aqueles a quantos o Senhor ama. Na destruição de uma vida, na desunião de uma família, na dissolução de um casamento, em cristãos incoerentes, na promiscuidade sem limites, Satanás vislumbra com orgulho a materialização de seu temporário, mas trágico e maldito projeto. E além da terça parte dos anjos caídos que tem a seu comando (Ap.12:4 e 9), também possui seus agentes humanos, que são usados para “atingirem o íntegro” (v.4).

Em nossa atual luta contra enfermidades e guerras que têm ceifado muitas vidas e deixado outras em completo estado de desespero, não podemos nos esquecer de que o mesmo inimigo que atuou no jardim do Éden com palavras de engano, tem articulado com terrível ira “palavras amargas” (v.3), a fim de desviar-nos a atenção da doce e suave voz de Cristo. Confesso aos irmãos que a minha maior luta nesses dias tem sido a de lidar comigo mesma, clamando a Deus para que o Espírito Santo transforme o meu caráter, concedendo-me um coração movido pelo amor divino.

Oh, amados, nesses últimos anos em que temos estudado juntos a preciosa Palavra de Deus, louvado seja o Senhor porque a pecadora ficou encoberta para que Cristo fosse revelado! Conheci muitos que olhavam para mim com olhos de admiração, enquanto dentro de mim, orava: “Ó, Pai, livra o meu coração do orgulho! Livra-me de mim mesma! Não sou melhor do que ninguém!”. Porque as palavras, meus irmãos, têm o poder de edificar ou de destruir, segundo “o pensamento e o coração de cada um” (v.6). Não há nada de que possamos nos gloriar nesta Terra, a não ser do que o próprio Deus nos orientou: “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor” (Jr.9:24).

Enquanto a maioria rejeita as palavras de vida e de esperança, teimando “no mau propósito” (v.5), em dar as costas ao amor de Deus através de Cristo Jesus, “os retos de coração, todos se gloriam” (v.10), se gloriam em Deus e na certeza de que Ele tem o controle de todas as coisas. Muito em breve, “todos os homens temerão, e anunciarão as obras de Deus, e entenderão o que Ele faz” (v.9), não, porém, com arrependimento, mas com a angústia indescritível de quem não tem mais tempo. Hoje, agora, enquanto há graça, é tempo de confissão e arrependimento, de entrar no Santíssimo, confiando nos méritos dAquele que é o nosso “Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo.2:1).

Todos nós temos lutas a vencer. O caminho da santificação na maioria das vezes se torna bem doloroso. Dói olhar no espelho e ver os nossos defeitos de caráter. Ao mesmo tempo, porém, se perseverarmos em olhar para Jesus, buscando em Sua Palavra a sabedoria de que necessitamos, em constante oração, o Espírito Santo continuará a Sua boa obra em nós até que sejamos “dia perfeito” (Pv.4:18). Oremos, amados: Ouve, ó Deus, a nossa voz, nas nossas perplexidades; preserva-nos a vida do terror do inimigo das almas! Por Cristo Te imploramos, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, retos de coração!

Rosana Garcia Barros

#Salmos64 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 64 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
9 de julho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 64 – Os amantes do mal são oponentes do bem. Os inimigos do bem são contra os íntegros servos de Deus; por isso, os atacam para ferir física e psicologicamente com ações, atitudes e palavras.

O Salmo 64 nos revela o perfil dos indivíduos envolvidos com a força da maldade. Segue a lista:

• Falam secretamente.
• Afiam a língua como espada.
• Disparam flechas verbais.
• Apoiam-se mutuamente nas maldades.
• Creem que conseguem encobrir planos maquiavélicos.
• Arquitetam armadilhas e ciladas.
• Sentem-se orgulhosos pela aparente impunidade.

Certamente que fofocas, palavras difamatórias, falsas acusações, calúnias, etc. … surgem do coração não convertido. Os que acham que são bons na prática da maldade são pervertidos.

Pessoas com tais características fazem estardalhaços na família, no ambiente de trabalho, no esporte, na escola, na igreja… onde estiverem. São pessoas que estão sempre ferindo aos outros. São indivíduos do mal!

Tais pessoas são ardilosas, utilizam-se de estratégias astutas e traiçoeiras. As tramas destas pessoas são bem elaboradas, complexas, bem pensadas. Praticam o mal como se fosse a melhor coisa a fazer. Atacam o inocente como quem trabalha honestamente.

Indivíduos com este perfil proferem palavras venenosas, que as atiram como flechas afiadas contra as pessoas do bem. O pior de tudo, é que eles acreditam que Deus não se importa com o que fazem por não se sentirem punidos por suas ações malignas.

Se você vive em meio a pessoas assim, considere estes princípios:

1. Ore fervorosamente pela justiça do Soberano Deus (Salmo 64:1). Como Juiz supremo, Deus retribuirá justa e perfeitamente.
2. Busque refúgio na proteção inigualável de Deus (Salmo 64:2). Os braços de Deus são amorosos e poderosos, amparados em Deus estaremos protegidos contra as armadilhas dos perversos.
3. Exponha a maldade e a injustiça com ousadia e sinceridade (Salmo 64:4-7). É preciso coragem para expor a verdade, ciente que Deus trará à luz toda injustiça encoberta.
4. Mantenha-se firme em meio às adversidades extremas (Salmo 64:7). Confiando em Deus, devemos enfrentar as adversidades com fé inabalável, mesmo estando em situação desfavorável.
5. Espere com paciência no Senhor louvando-o por Sua soberania (Salmo 64:10). Deus é perfeito e faz tudo a Seu tempo, a retribuição divina virá de forma magnífica e completa – eis o motivo para louvá-lO!

Por tudo isso, podemos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí