Reavivados por Sua Palavra


JÓ 31 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
25 de abril de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JÓ 31 – Primeiro leia a Bíblia

JÓ 31 – BLOG MUNDIAL

JÓ 31 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JÓ 31 by Luís Uehara
25 de abril de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jó/31

Jó encontra-se em uma situação desesperadora no capítulo 31. Seus amigos e familiares optam por não acreditar que Jó é um homem puro e santo, então ele sente a necessidade de se defender de seus amigos que continuam desonrando sua integridade.

Essa situação me lembra de uma luta com a qual todos já lidaram antes. Seja provando que está certo no tribunal, na aula ou para sua mãe, todo mundo já sentiu a necessidade de provar que está certo e muitas vezes ficamos bravos ou chateados na tentativa.

No capítulo 31, Jó também assume a responsabilidade pelos pecados dos quais foi acusado. “Ah, se alguém me ouvisse! Agora assino a minha defesa. Que o Todo-poderoso me responda; que o meu acusador faça a acusação por escrito.” (v. 35) “Eu bem que a levaria nos ombros e a usaria como coroa.” (v 36)

Jó estava sendo acusado persistentemente de ser um pecador perverso, mas ele foi capaz de responder com calma e não teve vergonha de apresentar esses pecados acusados na frente de cada homem e mulher. Portanto, não se chateie ao sofrer acusação como é natural de nosso caráter, mas responda com calma e aceitação porque somente Deus pode conhecer seus pecados ou sua justiça e o trabalho de julgar é apenas dEle.

Cora Hall
Aluna, Academia Adventista dos Grandes Lagos, Michigan, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/31



JÓ 31 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de abril de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

1097 palavras

A mais importante questão na mente de Jó no cap. 31 é a falsa acusação de que fosse homem de iniquidade excepcional, não sofrendo mais do que o merecido. … Ele apela para Deus com um juramento para o nome divino, desafiando as sanções divinas se estivesse mentindo. … Jó é vítima de falsas acusações, por isso a sua defesa lhe era uma obsessão. Bíblia de Genebra.

1-4 Jó não tinha apenas evitado o grande pecado do adultério; ele não tinha tomado nem os primeiros passos em direção ao pecado ao olhar para uma mulher com desejo. Jó sabia que ele era inocente de pecados internos e externos. No cap. 29, Jó revisou suas boas ações. Aqui, no cap. 31, ele lista os pecados que ele não cometeu – em seu coração (v. 1-12), contra seus vizinhos (v. 13-23) e contra Deus (v. 24-34). Life Application Study Bible Kingsway.

Fiz aliança com meus olhos. Prometi solenemente para mim mesmo. Andrews Study Bible.

como, pois, os fixaria eu numa donzela? A fim de estar à altura do padrão divino, tanto os pensamentos quanto os atos deviam ser puros. Jó enfrentou o problema fazendo um pacto consigo de que não permitiria sua mente demorar-se na sedução da lascívia. Na linguagem figurada do texto, foi feita uma aliança entre a consciência e os olhos, um acordo que impunha aos olhos uma obrigação definitiva de não se demorar sobre o que sugerisse pensamentos impuros. CBASD – Comentário Bíblico Dventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 654.

não tenho culpa. Não subentende perfeição impecável. Bíblia de Estudo NVI Vida.

às minhas mãos se apegou qualquer mancha. Esta é a conhecida ilustração das mãos limpas. Não é preciso entender que Jó estava afirmando nunca ter havido qualquer mancha em suas mãos, mas ele nega que qualquer mancha tenha se apegado a suas mãos. CBASD, vol. 3, p. 655.

12 seria fogo. A condescendência com este pecado [“seduzir por causa de mulher”, v. 9] tende a destruir tudo que é bom num homem. Ela é desoladora em seus efeitos. CBASD, vol. 3, p. 655.

desarraigaria toda a minha renda. A experiência revela como a imoralidade frequentemente leva à pobreza (ver Lc 15:11-32). CBASD, vol. 3, p. 655.

13-23 Jó revela entender de modo genuíno as questões da justiça social: a igualdade entre os seres humanos baseia-se na criação(v. 13-15); é essencial a compaixão pelos necessitados (v. 16-20), e não deve haver abuso de poder e de influência (v. 21-23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

15 Aquele que me formou … não é o mesmo que nos formou…? Este verso revela clara compreensão da igualdade dos seres humanos diante de Deus (ver At 17:26). Jó estava muito á frente de sua época no reconhecimento da atitude apropriada de um senhor para com um escravo. O fato de Deus ser o criador de todos, tanto senhores como escravos, é uma das grandes revelações da Bíblia. CBASD, vol. 3, p. 655.

18 desde o ventre CBASD, vol. 3, p. 655. Uma hipérbole [exagero]que indica que Jó não se lembrava de não ter atendido às necessidades dos indefesos. CBASD, vol. 3, p. 655.

19 por falta de roupa. Jó precedeu Dorcas (At 9:36-42) em muitos séculos (ver Is 58:7; Ez 18:7,16; Mt 25:36). CBASD, vol. 3, p. 655.

22 caia a omoplata. Que o juízo caia particularmente sobre as partes do corpo que fizeram o mal ou que se recusaram a fazer o bem. CBASD, vol. 3, p. 656.

23 o castigo de Deus…enfrentar Sua majestade. Jó declara temor e respeito por Deus,os quais apresenta como razões por que não poderia ter sido culpado dos atos cruéis a ele atribuídos. CBASD, vol. 3, p. 656.

24-28 Jó afirma que depender da riqueza para a felicidade é idolatria e nega ao Deus do Céu. Nós desculpamos a obsessão de nossa sociedade por dinheiro e posses como se fossem um mal necessário ou o “modo como tudo funciona” no mundo moderno. Mas todas as sociedades em todas as eras tem valorizado o poder e o prestigio que o dinheiro traz. Os verdadeiros crentes devem se despojar do profundamente arraigado desejo por mais poder, prestígio e posses. Eles não devem negar seus recursos a vizinhos de perto e de longe que tem necessidades físicas desesperadas. Life Application Study Bible Kingsway.

26 se olhei para o sol. Uma referência específica à idolatria. O culto ao sol era comum no antigo Oriente e dominante no Egito havia longo tempo. A adoração à Lua era subordinada à adoração ao Sol. Parecia haver uma tendência natural para se adorar aquilo que fornecia luz (ver Dt 4:19; 2Rs 23:5; Ez 8:16). CBASD, vol. 3, p. 656.

27 beijos lhes atirei com a mão. Era costume beijar os ídolos (1Rs 19:18; Os 13:2). Os corpos celestes estavam tão longe que os adoradores não podiam ter acesso a eles e, portanto, expressavam sua adoração beijando a mão. O que Jó quer dizer é que nunca participou dessa idolatria. CBASD, vol. 3, p. 656.

28 infiel a Deus (NVI). A prática da idolatria nega a Deus. Andrews Study Bible.

29-32 O pecado de se alegrar com a desgraça do inimigo era condenado por Moisés (Êx 23.4, 5) e por Cristo (Mt 5.43-47). Bíblia de Estudo NVI Vida.

33-34 Forte repúdio à hipocrisia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Jó declarou que ele nem mesmo tentou esconder seus pecados , como os homens costumeiramente fazem. O medo de que nossos pecados sejam descobertos nos leva ao engano. Nos cobrimos de mentiras para que pareçamos bons aos outros. Mas não podemos nos esconder de Deus. … Quando você reconhece seus pecados, você se liberta para receber perdão e uma nova vida. Life Application Study Bible Kingsway.

35-37 O clímax: Jó coloca a sua assinatura de compromisso (“Eis aqui a minha defesa assinada!” e desafia que alguém lhe faça uma acusação específica. Bíblia de Genebra.

37 mostrar-Lhe-ia. Jó não tinha nada a esconder de Deus. Ele está disposto a divulgar todos os atos de sua vida. Irá responder à acusação de Deus em todos os pormenores. CBASD, vol. 3, p. 657.

38 Se a minha terra clamar contra mim. a razão para a reclamação da terra é dada no v. 39: práticas antiéticas nas fazendas [roubo ou morte/apropriação indébita]. Andrews Study Bible.

39 Jó está seguro de que não cometeu um dos pecados comuns dos grandes proprietários de terra. CBASD, vol. 3, p. 657.

40 Fim das palavras de Jó. Jó encerra seu caso com a sua assinatura. Agora o resto depende do juiz. Bíblia de Genebra.

Suas queixas e seus argumentos chegaram ao fim. Só voltará a fazer declarações breves de arrependimento (40:4, 5; 42:2-6) depois dos discursos divinos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Assim termina o argumento do patriarca em seu próprio favor. Até o fim ele protesta sua integridade. Jó oscila entre a esperança e o desespero. Sua atitude para com Deus é a de alguém ferido, que busca ser curado. Houve avanço ruma a uma solução, mas os fios emaranhados só são alinhados quando Deus se revela (Jó 38:1). CBASD, vol. 3, p. 657.



Jó 31 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de abril de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Tomara eu tivesse quem me ouvisse! Eis aqui a minha defesa assinada! Que o Todo-Poderoso me responda! Que o meu adversário escreva a sua acusação!” (v.35).

O fim das palavras de Jó descreve um resumo de sua defesa. Ponto por ponto, ele declarou a sua integridade conforme a sua consciência lhe permitia. Jó trouxe à tona os pecados aos quais estava exposto e revelou o segredo de sua integridade: “Fiz aliança com meus olhos” (v.1). Ou seja, ele fez uma resolução de não contemplar o mal, de desviar os olhos de qualquer ameaça que pudesse corromper o seu coração. Para Jó, o pecado do adultério e da lascívia começava pela contemplação, uma verdade que foi confirmada por Jesus: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt.5:27-28).

A obediência aos mandamentos de Deus requer constante vigilância e oração. Jó sabia disso, e como um homem temente ao Senhor, mas também como um falho ser humano, conhecendo suas limitações, se desviava do mal. Semelhante a Jó, precisamos fazer uma aliança com os nossos olhos, pois eles são “a lâmpada do corpo” (Mt.6:22). De nada vale para Deus a aparência de piedade a mascarar uma mente pervertida e dominada pelas baixas paixões. Somos transformados à imagem do que contemplamos. Precisamos, portanto, fixar os nossos olhos no único lugar seguro: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb.12:2).

Selar um compromisso com os nossos olhos significa entregá-los aos cuidados do Espírito Santo, o colírio divino (Ap.3:18). E, certamente, sempre que vier a tentação e o perigo de nos desviarmos do caminho eterno, ouviremos a Sua voz a nos dizer: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21). Mas isso não se refere apenas ao pecado do adultério. Jó mesmo prosseguiu em sua defesa com relação a outros pecados em que poderia ter caído. Podemos dizer que Jó 31 é o “louvor do homem virtuoso” se compararmos com a descrição da mulher virtuosa em Provérbios 31.

Quantos têm se enveredado por caminhos tortuosos com a desculpa de que suas inclinações não podem ser vencidas, desonrando a Deus com o falso testemunho de que existem pecados que o poder divino não é capaz de subjugar. Outros têm considerado como sendo normal os recursos que o inimigo utiliza para corromper o caráter do homem, e julgam como extremistas aqueles que não compartilham de seus hábitos nocivos. As maldições ditas por Jó não foram invocadas para seus inimigos, mas para ele mesmo, caso fosse achado em falta diante de Deus. Será que teríamos, agora, a mesma ousadia?

Amados, fomos chamados para sermos “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”, para que a nossa vida seja uma declaração das “virtudes dAquele que [nos] chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Precisamos buscar uma vida santa assim como o nosso Deus é santo (1Pe.1:16). Naquele Grande Dia, ninguém terá a desculpa de dizer que não sabia disso. Não é hora de olhar para os lados, mas, como Jó, olhar para nós mesmos e, então, erguendo nossos olhos a Cristo, clamar: “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl.139:24). Vigiemos e oremos!

Bom dia, nação santa de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Jó31 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JÓ 31 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
25 de abril de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

JÓ 31 – Estudando correta e profundamente as fortes palavras de Jó, as quais em meio às mais profundas aflições, foram inspiradas pelo Espírito Santo, é possível extrair preciosas lições para aplicar a nossa existência; tais como:
1. Quem nega a realidade presente se fecha para possíveis realidades no futuro, perdendo assim a oportunidade de desenvolver-se aprendendo com as dificuldades.
2. A existência neste mundo pode ser dura, mas é justamente na luta que encontramos a força, a sabedoria e a fé em Deus para continuar seguindo em frente.
3. Em tempos de aflição, é sumamente importante manter a integridade e evitar cair na tentação de mentir ou agir com falsidade para evitar consequências ameaçadoras nitidamente previsíveis.
4. É extremamente relevante buscar a verdade e a transparência, mesmo que isso implique ter de enfrentar a desaprovação das pessoas que nos cercam.

Até aqui, nas palavras de Jó, especialmente no capítulo em análise, podemos alegar que o texto inspirado nos apresenta a importância da integridade, da fé (esperança), do autoconhecimento, da oração a Deus e da humildade. Em seu discurso final, Jó focou na integridade e fidelidade de Deus, apesar de suas indescritíveis dificuldades. Ao longo do capítulo 31, ele arguiu não haver nenhuma falha moral ou ética que justifique ou explique sua tamanha dor, e crê que Deus possa ter Suas próprias razões para permitir que ele sofra terríveis aflições.

Ao encerrar seu último discurso com “aqui terminam as palavras de Jó” (Jó 31:40), Moisés está deixando claro que Jó não tinha mais nada a dizer. Esgotaram seus argumentos. Porém os versículos que antecedem tal afirmação mostram-nos que Jó deixou a última palavra com Deus, reconhecendo que só Ele pode justificar ou condenar suas ações e decidir seu futuro.

Jó falou suas últimas palavras, porém submeteu-se mostrando que Deus tem a última palavra.

Aqui entra então, provavelmente a maior lição espiritual deixada para nós: Reconhecer que, quando o ser humano não tem mais nada para dizer, Deus está além de nossos limites. Devemos confiar nEle para guiar-nos e julgar-nos! Ao encerrar nossas justificativas e defesas, devemos ser humildes e submissos ao Soberano do Universo.

Nosso papel é ser fiel nos verões, primaveras, outonos e invernos da existência. Reflitamos no exemplo de Jó, e, reavivemo-nos constantemente! – Heber Toth Armí.