Reavivados por Sua Palavra


JÓ 17 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
11 de abril de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JÓ 17 – Primeiro leia a Bíblia

JÓ 17 – BLOG MUNDIAL

JÓ 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JÓ 17 by Luís Uehara
11 de abril de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jó/17

Meu espírito está quebrado e meus olhos estão escuros de tristeza. Todos os planos e sonhos do meu coração foram destruídos. Eu me tornei um objeto de ridículo para os outros. Quem pode ver alguma esperança para mim?

O lamento de Jó é o lamento de pesar de todos aqueles que foram roubados de sua saúde, de entes queridos, de uma carreira, das mais queridas esperanças de um coração humano. Ele canta a música que todo coração enlutado geme.

Quando as posses e realizações da vida são varridas, quando o que faz você ser “você” desaparece, quando você não passa de uma fonte de fofoca e desprezo para os outros, o que oferece a esperança para continuar respirando? Continuar tentando? Nunca desistir?

A esperança não é invocada através da força de vontade. A esperança existe acreditando que há algo além do sofrimento. Sempre olha além das perdas. A esperança se alimenta reivindicando as promessas de Deus, que nunca te abandona, embora as montanhas sejam abaladas e as colinas removidas. A esperança é encontrada ao chorar na presença compassiva de um Salvador que recolhe suas lágrimas em Sua garrafa de lembrança.

O sofrimento pode durar por um momento, mas a alegria durará pela eternidade. Isso é esperança!

Lori Engel
Capelã (atualmente com deficiências)
Eugene, Oregon EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/17



JÓ 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
11 de abril de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

310 palavras

3 Só o próprio Deus tem condições de providenciar os meios que satisfazem as exigências da Sua justiça, e isto o faz por meio de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.

em cujo rosto se cospe. A humilhação de Jó é comparável à de Jesus (30:10; Mc 14:65; 15:19). Andrews Study Bible.

10 tornai-vos. (ARA; NVI: “Venham, porém, vocês todos e façam nova tentativa”. ). Jó desafia seus amigos a repetir os argumentos, para ver se há alho proveitoso neles. Bíblia Shedd.

Os três amigos de Jó tinha a reputação de serem sábios, mas Jó não pôde achar sabedoria em nenhum deles. Deus trouxe à tona de volta a reclamação de Jó em 42:7, quando condenou esses homens por representá-Lo mal. Obviamente esses três homens tinham uma falsa visão da sabedoria. Eles supunham que porque eles eram prósperos e bem sucedidos, Deus os favoreceu no modo em que viviam e pensavam. Jó, entretanto, disse aos seus amigos que eles estavam partindo de uma ideia errada porque sucesso e prosperidade terrenos não são provas de fé em Deus. Por outro lado, problema e aflição não provam falta de fé. O homem verdadeiramente sábio sabe que a sabedoria vem somente de Deus, não do sucesso ou falhas do homem. E o verdadeiro sábio nunca se esquece de Deus. A sabedoria de Deus se provou superior à de Jó e à de seus amigos. Life Application Study Bible Kingsway.

15 Jó estava perdendo a fé de um futura restauração de riqueza e família e se envolvendo em pensamentos de morte , buscando alívio dos sentimentos de tristeza e dor. As recompensas que os amigos de Jó descreviam era todas relacionadas com esta vida presente. eles se calavam a respeito da vida após a morte. Não devemos avaliar a vida somente em termos deste mundo presente porque Deus promete um futuro maravilhoso, eterno, a todos que forem fiéis a Ele. Life Application Study Bible Kingsway.



Jó 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de abril de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (v.9).

Quando eu tinha onze anos de idade, uma “valentona” da escola resolveu me fazer de alvo, e um dia, na frente de muitos amigos, ela me deu um tapa no rosto. Ainda me lembro como hoje. Senti minha face queimar de vergonha. Simplesmente não reagi. Fiquei ali parada, enquanto notei que ela também ficou sem ação, provavelmente por esperar que eu revidasse; o que não aconteceu. Então, ela apontou o dedo para mim, falou mais algumas palavras rudes e eu fui para casa com uma tremenda vontade de chorar. Muitos podem até dizer que eu fui boba. Outros, que eu fui prudente. Mas naquele momento eu nem parei para pensar e nem tive tempo para analisar o que estava acontecendo, porque eu simplesmente fui surpreendida.

Jó não esperava e nunca imaginou estar passando por todo aquele sofrimento. Tudo caiu como uma enxurrada em sua vida de um dia para o outro. Não houve tempo de se preparar e de ponderar sobre o que fazer ou como reagir. E isto nos ensina algo de precioso valor. Se andamos com Deus hoje, ainda que o amanhã nos reserve surpresas desagradáveis, ainda que estejamos cercados de zombadores, ainda que tenhamos que conviver com provocações e injustiças, “Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (v.9).

Amo as palavras da inspiração cheias de poder e de esperança ditas pelo apóstolo Paulo: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2Co.4:16-17). Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor! Nossas aflições neste mundo podem ser muitas, amados, mas servimos ao Deus que já venceu o mundo (Leia Jo.16:33).

A vitória que Deus reserva para os Seus filhos está muito além das conquistas passageiras deste mundo. Por mais que Jó não nutrisse qualquer esperança quanto à sua vida terrena, ele tinha a plena certeza de que não estava só. Ele contemplava a própria condição e percebia que a cada nova chaga, a cada dor, por sua própria condição humana não seria capaz de suportar tudo aquilo, não fosse a força concedida do alto. E a luz que parecia estar se apagando, Deus transformaria no farol para as futuras gerações.

Portanto, amados, não desanimemos! Olhemos para Jesus, que, mesmo sendo inocente, foi contado “como aquele em cujo rosto se cospe” (v.6): “Então, uns cuspiram-Lhe no rosto e Lhe davam murros, e outros O esbofeteavam” (Mt.26:67). Cristo suportou, sem culpa alguma, a vergonha e a dor momentâneas para nos conceder a vitória eterna. Vamos, então, responder à pergunta de Jó, no versículo quinze? “Onde está, pois, a minha esperança?”: A nossa esperança está em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Salvador! “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm.15:13). É a minha oração por todos os meus amados irmãos neste dia. Vigiemos e oremos!

Bom dia, salvos pelo amor de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Jó17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JÓ 17 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
11 de abril de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

JÓ 17 – O livro de Jó é completo, intenso, profundo, maravilhoso, extraordinário. Sua mensagem é universal, para todas as pessoas, em todas as épocas e todas as situações.

Mesmo os céticos podem se beneficiarem com sua mensagem. Pois, todos, precisamos encontrar propósitos, importância e significa para a vida; principalmente quando mergulhamos em um oceano de sofrimento e nossos pensamentos entram em ebulição. Jó 17 mostra que a existência pode parecer sombria e desesperadora; seu discurso “termina com uma nota de completo desespero. A sepultura parece ser sua única esperança” (CBASD).
• Seria falta de fé e esperança essa triste constatação no discurso de Jó?

Jó 16 e 17 abordam o sofrimento de maneira realista e honesta. Jó expressa sua profunda tristeza e amarga frustração com a situação em que se encontra. Ele declara sentir-se abandonado e isolado pelos seus amigos e até mesmo por Deus, a quem ele questiona e acusa de ser injusto.

Céticos e incrédulos podem encontrar subsídio para seus dilemas nessas expressões diretas e honestas de Jó. Desta forma, podem encontrar alívio e perceber o lugar da busca honesta por verdades, feita por um homem profundamente sincero. As palavras proferidas por Jó mostram que é possível experimentar um sofrimento profundo e ainda manter uma perspectiva crítica e questionadora sobre a vida e a existência de Deus.

Como a morte atinge ricos e pobres, judeus e gentios, cristãos e pagãos, crentes e incrédulos, é importante tirar um tempo para uma sincera reflexão sobre sua realidade. E, Jó 17 pode ser de grande valia para tal reflexão, pois Jó desseca este assunto, já que sente à morte a sua espreita.
• A morte é meramente sepultura com vermes ou existe esperança além da morte?

Olhando atentamente para esta fala de Jó, é possível perceber quão infeliz são certas expressões religiosas que mais contribuem para a incredulidade que para a fé. O texto combate o conceito de que os sofrimentos e as frustrações da existência são castigos divinos. Essa ideia causa repulsa em muitas pessoas críticas e pensantes, como Jó! (Jó 17:4-8).

Apesar de sua fé, Jó questiona Deus; mostrando que a fé concede espaço para questionamentos sinceros.
• Será que não há algo que transcende a dor e o sofrimento?

Enfim, precisamos refletir honestamente para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.