Reavivados por Sua Palavra


SALMO 16 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
16 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O salmo 16 é uma expressão de alegria plena, resultante da completa submissão a Deus. O salmista parte do pensamento de Deus como seu único protetor e depois declara sua fé na vida eterna, declaração esta poucas vezes expressa de forma tão clara no AT. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 748.

1-4 Os sinais da pessoa que verdadeiramente crê em Deus. Biblia Shedd.

7, 8 É da natureza humana fazermos nossos próprios planos e depois pedir que Deus os abençoe. Em vez disso, nosso pensamento devia ser primeiro buscar a vontade de Deus. Ao pensar constantemente no Senhor e no Seu modo de viver, receberemos novos pontos de vista que nos ajudarão a tomarmos decisões corretas e viver o caminho que Deus deseja. A comunicação com Deus permite que Ele nos aconselhe e nos dê sabedoria. Life Application Study Bible Kingsway.

tenho-O sempre à minha presença. Aos olhos de Davi, Deus não era uma mera abstração, mas uma pessoa verdadeiramente ao seu lado. … Isso não apenas será um freio para o pecado, mas alegrará o coração, iluminará a vida e dará significado às circunstâncias. CBASD, vol. 3, p. 749.

10 alma Do heb. nefesh, palavra que ocorre 755 vezes no AT, 144 vezes no livros dos Salmos, traduzida frequentemente por “alma”. Essa tradução não é adequada, pois “alma” transmite a muitos leitores do português ideias que não pertencem de forma apropriada a nefesh. … Nefesh vem da raiz nafash, um verbo que ocorre apenas três vezes no AT (Êx 23:12; 31:17; 2Sm 16:14), com significado de “reviver” ou “renovar-se”. O verbo parece voltar ao significado básico de respiração. … Nefesh é empregada não só para o ser humano, mas também para animais. … A ideia básica de “alma” como indivíduo em vez de uma parte que o constitui parece fundamentar as várias ocorrências de nefeshCBASD, vol. 3, p. 749.

A linguagem do v. 10 transcende a experiência de Davi e encontra cumprimento no Novo Davi, ” O Único” Deus (que ao contrário de Davi) ressuscitou dos mortos sem experimentar corrupção. Andrews Study Bible.

Tanto Pedro quanto Paulo reconheceram que Jesus foi o cumprimento final deste salmo (At 2:25-31; 13:30-37). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: