Reavivados por Sua Palavra


SALMO 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
15 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Deus chama Seu povo para ser moralmente correto e, neste salmo, Ele nos dá 10 padrões para determinarmos como estamos. Vivemos entre entre um povo maldoso cujos padrões e moralidade estão se erodindo. Nossos padrões de vida não deveriam vir de nossa sociedade corrompida, mas de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Talvez depois do Salmo 23, o 15 seja o mais conhecido e apreciado dos salmos. É chamado de “Salmo do bom cidadão e cavalheiro de Deus”, e é a declaração mais completa do ser humano encontrada no Saltério. O Talmude diz que os 613 mandamentos do Pentateuco estão todos resumidos neste salmo. Quanto à estrutura, o primeiro versículo e a segunda frase do v.5 constituem uma espécie de envelope, no qual as virtudes do ser humano ideal estão exemplificadas em detalhes concretos. CBASD- Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 746.

É semelhante a Sl 24:3-6. As duas passagens … tem sido chamadas de “liturgias de entrada”, visto que respondem à pergunta: “quem pode entrar no santo lugar de Deus?”. Biblia de Genebra.

1 SENHOR. O salmo começa com a ideia de Deus como anfitrião. Que tipo de convidados Deus quer em Sua casa? Em resposta a essa pergunta dão-se onze características específicas (ver Sl 24:3-5; Is 33:13-16; Zc 8:16, 17). CBASD, vol. 3, p. 746.

habitará. Literalmente, “permanecerá”. A palavra significa permanência temporária, como convidado. CBASD, vol. 3, p. 746.

tabernáculo. Lit, “tenda”. Antes do templo ser erigido, o símbolo de habitação de Deus entre o Seu povo era uma tenda. Biblia de Genebra.

morar. Na segunda metade do versículo, a ideia de residência temporária se transforma em algo permanente. Que convidado está qualificado para se tornar membro permanente da casa de Deus? CBASD, vol. 3, p. 746.

Teu santo monte. Ver com. do Sl 2:6. A elevação sugerida pela frase indica a elevação do caráter perfeito por cima do caráter comum. O caráter que agrada a Deus e ao ser humano deve se elevar acima do comum.

2-5 As dez características deste salmo fazem paralelo aos Dez Mandamentos, com ênfase nos últimos seis mandamento. Andrews Study Bible.

Não sacrifícios nem pureza ritual (que é o caso entre as religiões do antigo Oriente Médio), mas é a retidão moral que oferece acesso ao Senhor, o Deus de Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

vive com integridade. Os v. 2 a 5 respondem às perguntas paralelas do v. 1 de forma específica; primeiro, de forma positiva (v. 2) e, depois, negativa (v. 3-5). A palavra heb. tamim, traduzida “com integridade”, significa completo”, “inteiro”, “sem defeito”. Deus ordenou a Abraão, um dos personagens ideais do AT, ser tamim (Gn 17:1). O Senhor aponta para o cristão o mesmo ideal elevado (Mt 5:48) e promete auxílio para o alcance desse objetivo (ver Ed, 18, 19). CBASD, vol. 3, p. 746.

de coração. O verdadeiro cristão é totalmente sincero na linguagem que usa. Sua religião tem lugar no coração e com os lábios fala a verdade (ver Pv 4:23). Este versículo é uma resposta geral às perguntas do v. 1. A resposta não está nas formas nem nas cerimônias, mas no caráter manifestado por meio de atitudes nobres. CBASD, vol. 3, p. 746.

Somente os que assimilaram a retidão de Cristo podem preencher todas essas exigências (cf 2 Co 5.21; 1 Jo 3.7). em primeiro lugar, o homem necessita ser justo, antes de praticar obras justas. Biblia Shedd.

não difama. Do heb ragal, “caluniar” (ver Tg 3:2-11). CBASD, vol. 3, p. 746.

Não faz mal ao seu próximo. “Próximo” pode  ser qualquer pessoa com quem tenhamos contato. CBASD, vol. 3, p. 746.

nem lança injúria. Ele não é originador de nenhuma injúria contra seu vizinho; é tardio para pensar mal a seu respeito e se recusa a espalhar acusações sobre seu caráter. Ele vive segundo a lei áurea (Lv 19:18; Mt 7:12). CBASD, vol. 3, p. 746, 747.

3, 4 As palavras são poderosas e como você as usa refletem o seu relacionamento com Deus. Talvez nada identifica mais um cristão do que habilidade de controlar sua fala – falando a verdade, recusando-se a criticar e mantendo seus votos (promessas). Cuidado com o que você diz (Veja Tiago 3.1-12 para mais sobre a importância de controlar sua língua). Life Application Study Bible Kingsway.

tem por desprezível ao réprobo (ARA; NVI: “rejeita quem merece respeito”). Biblia de Estudo NVI Vida.

honra. Sem fazer distinções de classe social ou cor ou outras condições que distinguem os seres humanos, ele honra os verdadeiros seguidores de Deus. Na relação com seu próximo, ele coloca a verdadeira religião acima das circunstâncias de nascimento ou posição. CBASD, vol. 3, p. 747.

com dano próprio. Quando ele faz uma promessa ou um acordo que pode lhe prejudicar, assim permanece fiel à sua palavra. Sua palavra é confiável. CBASD, vol. 3, p. 747.

5 Deus era contra que os judeus cobrassem juros (usura) ou obterem lucros em empréstimos ao companheiros judeus necessitados (ver tb Ex 22:25; Lv 25:35-37) enquanto que cobrar juros em empréstimos a estrangeiros era permitido (Dt 23:20). Juros eram também permitidos para fins comerciais, desde que não fossem exorbitantes (Pv 28:8). Life Application Study Bible Kingsway.

Parece ter havido essa distinção [entre judeus e estrangeiros] porque os hebreus eram considerados como irmãos. Seria errado cobrar juros de um irmão. A obediência a esse ideal ético constitui um padrão elevado de caráter. CBASD, vol. 3, p. 747.

5 dinheiro. Algumas pessoas são tão obcecadas por dinheiro que alterarão seus padrões dados por Deus e estilo de vida dados por Deus para consegui-lo. Se o dinheiro é força controladora de sua vida, isto deve ser refreado, ou danificará outros e destruirá seu relacionamento com Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Quem deste modo procede. Essas são as qualidade do verdadeiro cristão aos olhos de Deus e do ser humano. CBASD, vol. 3, p. 747.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: