Reavivados por Sua Palavra


SALMO 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
14 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 14 apresenta um quadro bem resumido de decadência moral generalizada num mundo ímpio, com a certeza de que Deus está com o justo. Este Salmo aparece novamente com poucas variações no Salmo 53. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 744.

1-3 O homem natural, o que não aceitou a salvação, não tem mérito próprio, pelo qual possa apelar perante o Deus que declara que todos pecaram (Rm 3.23). Bíblia Shedd.

Nos tornamos ateus na prática quando confiamos mais em nós mesmos do que em Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

insensato. Do heb. nabal, uma pessoa deficiente, seja no aspecto moral ou intelectual, ou em ambos. O nabal, neste caso, parece ser alguém que não tem sabedoria, valores morais, nem percepção espiritual, que despreza a moral e os valores religiosos, alguém materialista que julga os valores segundo sua dimensão e poder. CBASD, vol. 3, p. 745.

O insensato pode ser altamente inteligente, segundo os padrões do mundo. Mas ele se esquece da natureza verdadeira da realidade (Ec 2:14). Bíblia de Genebra.

Não há Deus. O insensato pode professar crer em Deus com propósito social e comercial, mas “em seu coração”, não há lugar para essa crença (ver Rm 1:20, 21). CBASD, vol. 3, p. 745.

Podem professar crer em Deus, mas em seu coração, seu verdadeiro eu, ele é praticamente ateu, agindo como se Deus não existisse. Andrews Study Bible.

Do céu. Deus é descrito, contrariando o que diz o insensato (v. 1), inclinando-Se desde o céu para escrutinar as atividades dos mortais (ver Sl 102:19). CBASD, vol. 3, p. 745.

alguém que busque a Deus. Os que realmente buscam a Deus estão mencionados do Sl 15. Bíblia de Estudo NVI Vida.

e juntamente se corromperam. Do heb ‘alah, relacionado a uma raiz árabe empregada para descrever o leite fermentado. CBASD, vol. 3, p. 745.

não há quem faça o bem. A prevalecente maldade no mundo é mostrada graficamente; Davi (143:2) e Paulo (que cita este verso em Rm 3:12) também reconheceram que, em essência, toda a humanidade é má e pecadora. Andrews Study Bible.

Não importa o quando façamos ou consigamos comparado aos outros, nenhum de nós pode se orgulhar de sua retidão e bondade quando comparado ao padrão de Deus. Deus não apenas espera que obedeçamos às suas orientações, mas quer que O amemos de todo o coração. Ninguém, exceto Jesus, conseguiu fazer isso perfeitamente. Porque todos caímos todos devemos retornar a Cristo para que nos salve (Rm 10.9-11). Você já pediu a Ele pela sua salvação? Life Application Study Bible Kingsway.

não entendem. A pergunta desse versículo é colocada na boca de Deus. É possível ao ser humano ser tão falto de compreensão a ponto de pensar que Deus não o castigue? CBASD, vol. 3, p. 745.

devoram o meu povo … não clamam ao Senhor! Mais uma caracterização dos ímpios. Vivem pela violência das próprias mãos e não dependem do Senhor (v. 10.2-4). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Tomar-se-ão de grande pavor. Quando Deus Se levantar como juiz, o pavor se apoderará deles. CBASD, vol. 3, p. 745.

humildes. O ímpio, que não crê em Deus, zombou dos planos e propósitos do humilde que nEle confia. CBASD, vol. 3, p. 745.

o seu refúgio. Deus pode predominar sobre os planos iníquos dos malfeitores para o bem dos aflitos. Bíblia de Genebra.

7 Davi anseia pela salvação de Deus e aguarda pela fé. Bíblia Shedd.

Sião. Ver com. do Sl 2:6.Com frequência ele fala de Sião como a morada de Deus, de onde Ele governa como soberano do mundo. CBASD, vol. 3, p. 745.

Jacó. Este nome é com frequência usado em alternância com “Israel” (ver Sl 78:21, 71; 105:23). “Jacó” é o outro nome para o povo hebreu e ocorre em todo o AT (ver Is 2:3; Am 7:2; sobre “Israel”), ver com. de Gn 32:28). O salmo que começa com um quadro de impiedade universal, encerra-se expressando a esperança na salvação final de Israel. CBASD, vol. 3, p. 745.

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: