Reavivados por Sua Palavra


SALMO 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
13 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Davi expressa honestamente sua frustração e impaciência porque Deus não respondeu a sua oração por libertação de seus inimigos (vv. 1-3). Ele pede para que Deus o ouça, para que seus inimigos não se alegrem (vv.3-4), e conclui com confiança e alegria na bênçãos recebidas de Deus no passado e a salvação prometida (vv. 5-6). Andrews Study Bible.

A dramática transição de uma etapa para outra torna notável este pequeno poema. É provável que Davi tenha escrito este salmo devido às constantes provas que passou nas mãos de Saul. O salmo é um exemplo encorajador do fato de que, quando uma pessoa boa se sente abandonada por Deus, é seu privilégio clamar a Ele e sentir a segurança de Seu cuidado. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 743.

Às vezes o que precisamos fazer é falar sobre um problema com uma amigo para colocá-lo sob outra perspectiva. Neste salmo, a frase “até quando” ocorre quatro vezes nos primeiros dois versos, indicando a profundidade da angústia de Davi. Davi expressou seus sentimentos a Deus e encontrou forças. No final da oração, ele foi capaz de expressar esperança e confiança em Deus. Através da oração nós podemos expressar nossos sentimentos e conversar sobre nossos problemas com Deus. Ele nos ajuda a recuperar a perspectiva correta e isto nos dá paz (Hc 3:17-19). Life Application Study Bible Kingsway.

1-5 Davi muitas vezes reclamou que Deus demorava para agir em seu benefício. Muitas vezes sentimos a mesma impaciência. Parece que o mal e o sofrimento seguem livres, e nos perguntamos quando Deus irá interrompê-los. Davi afirmou que ele continuaria a confiar em Deus não importando quanto Tempo ele teria de esperar pela justiça de Deus. Quando nos sentirmos impacientes, lembre-se da confiança de Davi no amor infalível de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

1 Até quando … ? Em meio ás dificuldades, o salmista irrompe em lamento. Parece que seus problemas nunca terão fim. Este é o lamento natural do crente que sofre por longo tempo sem reclamar e, finalmente, chega ao ponto em que sente, como ser humano, que não pode mais suportar. É sob essas circunstâncias que a pessoa pode ter a esperança de experimentar a mesma satisfação que o salmista expressa no final deste salmo (v. 5, 6). CBASD, vol. 3, p. 743.

Até quando se erguerá. Quando tudo está escuro, é preciso elevar os olhos para a luz. Cuidado para que a angústia da alma não degenere em impaciência. Não é bom deixar que os problemas ocupem toda a nossa atenção. CBASD, vol. 3, p. 743.

Cantarei. Um coração cheio de louvor deve se expressar. … O fio de ouro da gratidão permeia todo o livro dos Salmos. CBASD, vol. 3, p. 744.

graça. Um termo próprio da linguagem da aliança, especificamente … o amor por meio do qual Deus se vinculou ao seu povo. Bíblia Shedd.

 

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: