Reavivados por Sua Palavra


SALMO 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
12 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Uma oração breve e direta de Davi, que considera sua época (como todas as épocas) como um tempo do alastramento da hipocrisia, da infidelidade e da traição; lábios que lisonjeiam apenas escondem corações falsos. Bíblia Shedd.

Oração que pede socorro quando parece que todos os homens são desleais e todas as línguas, falsas (v. Mq 7.1-7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este salmo de comunidade contrasta a fala orgulhosa e bajuladora dos “filhos dos homens” (vv. 1, 8)  com as palavras puras e inalteráveis do Senhor. Andrews Study Bible.

já não há. Como Elias, o salmista pensa que ninguém mais na Terra, além dele, é fiel a Deus. … Naquele momento, a degeneração nacional parecia quase universal, e o salmista se esqueceu do “remanescente”, o “pequeno rebanho”, ao qual se refere nos v. 5 e 7. Deve-se ter cuidado com a ideia de que os fiéis são sempre uma minoria. Jesus declarou: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco” (Jo 10:16). Ele tem muitos fiéis dos quais nada se sabe (ver a declaração de Deus a Elias, em 1Rs 19:18). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 741.

não se confia em ninguém. Não há quem mantenha a integridade moral. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Viver por Deus num mundo cheio de enganos pode ser uma batalha difícil e solitária. Quando o profeta Elias se sentiu muito sozinho, ele desejou morrer. Mas Deus disse a ele que ainda haviam 7.000 servos fiéis (1Rs 19:4, 14, 18). Não estamos sozinhos  em nossa batalha contra o mal. Quando você se sentir solitário, busque outros que creem em Deus para força e apoio. Life Application Study Bible Kingsway.

2-4 Podemos ser tentados a acreditar que mentiras são relativamente inocentes, mesmo úteis às vezes. Mas Deus não releva mentiras, bajulação, enganos ou ostentação. Cada um desses sinais de originam de uma má atitude que é eventualmente expressa em nossa fala. A língua pode ser nosso maior inimigo porque, apesar de pequena, pode causar grande dano (Tiago 3:5). Seja cuidadoso em como você usa a sua. Life Application Study Bible Kingsway.

2 coração fingido. Alguém que pensa em uma coisa e diz outra. CBASD, vol. 3, p. 741.

corte. Terminar com (a mutilação física não está em vista). Bíblia de Estudo NVI Vida.

língua. Os ímpios usam a palavra para atingir seus propósitos malignos e se armam com mentiras e enganos. Em vez de usar abertamente a violência, eles confiam em seu poder de persuasão e usam para propósitos desprezíveis o dom que Deus designou para trazer bênçãos à humanidade. … O ser humano deveria reconhecer que esse dom é uma de suas maiores responsabilidades. CBASD, vol. 3, p. 742.

quem é senhor sobre nós? Muitos que admitem a responsabilidade por suas ações não estão dispostos a assumir qualquer responsabilidade por suas palavras. Esses deveriam considerar a advertência do Salvador (Mt 12:37). CBASD, vol. 3, p. 742.

Eu Me levantarei. Quando chegar o tempo de Deus intervir, depois de os opressores terem tido oportunidade suficiente para revelar suas intenções malignas, Deus trará Seu juízo (ver Êx 2:24). É frequente nos salmos o uso do verbo “levantar” para indicar a intervenção divina em favor de Seus filhos oprimidos (v. Sl 3:7; 9:19; 10:12). CBASD, vol. 3, p. 742.

As palavras do SENHOR são palavras puras. Em contraste com as mentiras dos ímpios mencionadas nos v. 2 a 4, as palavras de Deus são ditas sem qualquer falsidade. CBASD, vol. 3, p. 742.

7 depurada sete vezes. Como ocorre com seu emprego em outras línguas orientais, “sete” é símbolo de perfeição, de plenitude. CBASD, vol. 3, p. 742.

Metáfora da depuração de metais preciosos para remover qualquer impureza … O número sete simboliza perfeição e complitude. As palavras de Deus não tem mistura de falsidade (ver 19:10). Andrews Study Bible.

entre os filhos dos homens a vileza é exaltada. Quando os governantes são corruptos, abundam os malfeitores. A corrupção passa dos governantes para os governados. Apesar deste final realista, o tom geral do salmo é de confiança  de que Deus defenderá o inocente. CBASD, vol. 3, p. 742.

Davi está confiante, embora os ímpios pensem, no momento presenta, que exercem o domínio (cf. v. 1-4). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: