Reavivados por Sua Palavra


SALMO 10 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
10 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações” (v. 4).

Neste Salmo, cuja autoria não é designada a Davi, é suscitada a justiça de Deus para com os pobres, os desamparados e os órfãos. Por mais que o perverso os aflija, há um Deus que os defende (v. 14), que lhes fortalece o coração (v. 17) e que lhes fará justiça (v. 18). O verso quatro traz realidades tristes e completamente atuais:

  • A soberba humana. Quando o homem deposita a sua confiança em si mesmo, considerando-se auto-suficiente;
  • A falta de interesse em conhecer a Deus. Em que o estudo da Palavra é negligenciado, dando lugar à filosofias e vãs sutilezas (Vide Colossenses 2:8);
  • Então, o resultado torna-se inevitável: Deus não tem mais lugar na vida de quem não O busca. O engano arrebata o coração e suas ações tornam-se opressoras e cruéis.

Quando Paulo escreveu a sua primeira carta a Timóteo, deixou-lhe um conselho que todo crente em Cristo deve tomar para si: “guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé” (I Timóteo 6:20-21).

Precisamos ter muito cuidado com o que andamos ouvindo e ocupando a nossa mente. Lembrem-se que a Bíblia não chama de ímpio e de perverso apenas os homicidas, ladrões e blasfemadores, mas ímpio é todo aquele que não anda de acordo com a vontade de Deus. Os judeus da época de Cristo estudavam as Escrituras a fim de encontrar ocasião para condenar os outros e não para conhecer Aquele que veio salvá-los. Suas ações manifestavam grande zelo pela lei, mas nenhum pelo próximo. 

O salmista clama ao SENHOR pela derrubada dos ímpios: “Levanta-Te, SENHOR! Ó Deus, ergue a mão! Não te esqueças dos pobres” (v. 12). E quando Cristo esteve aqui, Ele mesmo se fez pobre andando entre os pobres e os rejeitados de Israel. Sua vida foi o perfeito exemplo de como devemos proceder e de como Deus nos ama sem fazer acepção. Meus irmãos, temos em mãos a santa Palavra de Deus e devemos examiná-la, investigá-la, deixando de lado qualquer soberba, para que todas as nossas cogitações sejam para declarar: “O SENHOR é Rei eterno!” (v. 16).

Estamos vivendo no limiar dos tempos, quando há fome e sede da Palavra de Deus, mas ao mesmo tempo há cegueira espiritual e hipocrisia entre muitos que professam o nome do SENHOR. Muitos têm abarrotado igrejas, mas poucos têm buscado a Deus de todo o coração e procurado conhecê-Lo. E será sobre estes que sobrevirá incomparável poder e confiança inabalável. Suas vozes ecoarão e lugares e pessoas que nunca tinham ouvido a mensagem de salvação serão alcançados. Muitos ocuparão o lugar daqueles que viviam um cristianismo sem esforço (Vide Lucas 13:24). A colheita atingirá o seu ponto máximo (Vide Apocalipse 14:17-20) e todos verão “a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). Então, Cristo dará a ordem: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11).

Ainda que o povo de Deus seja fustigado pela “vara” de Babilônia nestes últimos dias, não receberá sobre Si nenhum dos males que Deus fará cair sobre ela (Vide Apocalipse 16). O ai começou (Vide Apocalipse 11:14), e com ele a certeza da vitória dos justos do SENHOR, “os que venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram” (Apocalipse 12:11). Dentre em pouco, o que disse o salmista se cumprirá (v. 15) e ninguém mais poderá infundir terror aos pequeninos de Deus (v. 18). A longanimidade (Vide I Pedro 3:9) dará lugar ao juízo e Cristo virá buscar os que são Seus.

Portanto, amados, sigamos a ordem do nosso Mestre: “Vigiai, pois, A TODO TEMPO, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lucas 21:36).

Bom dia, filhos do Rei Eterno!

Desafio do dia: Estenda a mão aos que necessitam. Siga os passos de Cristo desconsiderando coisas e amando pessoas.

*Leiam #Salmo10

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: