Reavivados por Sua Palavra


SALMO 9 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
9 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Louvar-te-Ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas” (v. 1).

Como é bom ler algo assim como o verso acima. É um verso de ações de graças assim como o enfoque deste Salmo. Só que, após estudá-lo, percebi algo sério que, creio eu, tem sido o grande problema da maioria ao ler este livro. Muitos lêem o livro de Salmos como se ali houvesse apenas poesias, deixando de analisar o contexto e as verdades ali contidas. 

No Salmo de hoje, Davi expressa gratidão a Deus por Seus feitos, por Sua justiça, por Seu cuidado e por Sua misericórdia para com os aflitos. Mas também deita por terra uma mentira que tem enganado a muitos pelo mundo a fora: a imortalidade da alma. “Levanta-Te, SENHOR; não prevaleça o mortal… saibam as nações que não passam de mortais” (v. 19-20). Opa! Saibam as nações o quê, amados? Repito: “Que não passam de mortais”.

“Saibam”, ou seja, tornem-se conhecedores, não sejam ignorantes. Só há Um que é imortal e é Este: “Único Soberano, o Rei dos reis e SENHOR dos senhores; o ÚNICO que possui imortalidade” (I Timóteo 6:15-16). Percebem? Davi disse lá no antigo testamento e Paulo afirmou no novo. 

A palavra inferno, contida no verso dezessete, não existe no original bíblico. Na verdade no original hebraico a palavra usada é “Sheol”, que significa “sepultura, lugar dos mortos”, e não um lugar onde os ímpios ficam queimando eternamente. Notem que Davi também destrói a ideia de um Deus tirano que tem prazer na morte do ímpio: “Afundam-se as nações na cova que fizeram… enlaçado está o ímpio nas obras de suas próprias mãos” (v. 15-16). Como afirmou o sábio Salomão: “o cruel a si mesmo se fere” (Provérbios 11:17). 

Somos todos mortais. Somos todos criaturas. A crença na imortalidade da alma foi implantada por Satanás quando no Éden seduziu a Eva. Deus havia dito: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). E qual foi o engano da serpente? “É certo que não morrereis… se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3:4-5). Acreditar na imortalidade da alma é querer ser “como Deus”, seguindo o mesmo caminho daquele que almejou ser maior do que Deus (Vide Isaías 14:14). Somos chamados a render graças ao ÚNICO que é Imortal e que deseja, muito em breve nos revestir da imortalidade (Vide I Coríntios 15:51-54). 

Continuemos buscando ao SENHOR e Ele não irá nos desamparar (v. 10). O SENHOR que “permanece no Seu trono eternamente” (v. 7) nos convida a conhecê-Lo, e assim nEle confiar (v. 10). Muito em breve, ali, onde o louvor é constante (Vide Apocalipse 4:8), haverá um período de silêncio (Apocalipse 8:1). O louvor dos anjos diante do trono do Pai, dará lugar ao louvor de um povo que sabe que a sua redenção se aproxima. De cabeças erguidas (Vide Lucas 21:28) e de coração contrito (Vide Jeremias 29:13), os salvos serão recolhidos de uma à outra extremidade da Terra (Vide Isaías 43:6). Os ímpios contemplarão o esplendor dos salvos e identificarão aqueles atalaias que por tantas vezes os advertiu e os amou, e se lamentarão com uma angústia mortal (Apocalipse 6:16). 

Não temos mais tempo a perder, amados, Jesus está às portas. As últimas vidas estão sendo analisadas, as últimas lágrimas de amor de Cristo derramadas e as últimas intercessões sendo realizadas. É tempo de buscar ao SENHOR de todo o nosso coração e de erguer nossas vozes em louvor ao Rei que vem vindo!

Bom dia, santos do Altíssimo!

Desafio do dia: Compartilhe esta mensagem e peça ao SENHOR para que você seja Seu atalaia nestes últimos dias.

*Leiam #Salmo9

Rosana Garcia Barros

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: