Reavivados por Sua Palavra


SALMO 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
3 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Quando seu filho busca tirá-lo do trono, a oração de Davi expressa sua confiança em Deus para sustê-lo e salvá-lo, a despeito daqueles que pensam que sua causa é sem esperança. De acordo com o talmude judaico, os Salmos 1 e 2 descrevem os últimos dias e o Salmo 3 apresenta um sinal dos últimos dias, quando filhos se erguerão contra seus pais. Andrews Study Bible.

1,2 A aflição de Davi (cf 2Sm 15.12). Tinha muitos inimigos, inclusive seu próprio filho, Absalão. Bíblia Shedd.

crescido. Praticamente todo Israel havia seguido Absalão na revolta contra Davi (2Sm 15:6, 13). Andrews Study Bible.

Selá (ARC; NVI: “Pausa”].Em algumas versões, como neste salmo, “Selá” é usado para marcar uma divisão entre estrofes. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 716.

santo monte. O lugar do santuário do Senhor, o equivalente terrestre do lugar do Seu trono, no céu. Bíblia de Estudo NVI Vida.

5-8 Davi tinha tanta fé em Deus, que podia confiar nEle nas circunstâncias mais difíceis, sabendo que a vitória pertence a Deus. Bíblia Shedd.

5 Deito-me e pego no sono. Tal como no Sl 91, o salmista foi capaz de dormir no acampamento de guerra, embora o inimigo o estivesse cercando. Bíblia de Genebra.

Mesmo quando a vigilância de Davi é entregue ao sono, o Senhor vigilante preserva-o (v. 4.8). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Seu sono não era meramente resultado do cansaço, indolência ou presunção; era um ato de fé. A paz interior o fortalecia para o seguinte dia de lutas. CBASD, vol. 3, p. 718.

Deus está no controle das circunstâncias. Se você perde o sono à noite, preocupado a respeito das circunstâncias que você não pode mudar, abra seu coração a Deus e agradeça a Ele por Ele estar no controle. Então você conciliará o sono. Life Application Study Bible Kingsway.

Levanta-Te, Senhor. Um pedido para que o Senhor tome Seu lugar como Juiz Celestial e faça justiça pelos males cometidos pelos ímpios contra os justos. Andrews Study Bible.

arrebenta os dentes. Provavelmente assemelha os inimigos a aminais selvagens. Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 Do Senhor é a salvação. A salvação pertence totalmente a Deus, cujo Filho é o Autor e Consumador desta salvação e da nossa fé (Hb 12.2). Bíblia Shedd.

Citado por Jonas como o clímax de sua oração e um dos pontos altos do livro (Jn 2:9). Andrews Study Bible.

sobre o Teu povo, a Tua bênção. Em sua generosidade, Davi deixa de pensar em si mesmo e no perigo que corre, e passa a pensar na condição de seu povo, sua nação, não só daqueles que permaneceram fiéis a ele, mas daqueles que se rebelaram. É um final sublime para um hino de confiança. CBASD, vol. 3, p. 718.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: