Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
É a Sua própria força que Deus quer que Jó entenda: a luz, raios, faíscas e fumaça que estão ao seu redor durante a batalha final com Satanás (v. 18-21). Quando Deus Se levanta, todas as armas são como palha (vv. 26-29).
Cristo é eternamente vitorioso – Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/41 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/41
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/06/
Tradução Cindy Tutsch/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Jó 41
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/62-63 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
Aqui o argumento é: que Jó revele primeiro sua destreza em dialogar com o crocodilo [ou Leviatã, cf NVI e BLH], para então pensar em lutar com Deus, num debate. Os maravilhosos detalhes da vida de cada animal supõem uma sabedoria e potência tão grandes da parte de Deus, que é melhor reconhecer que nossa vida, também, faz parte dos bem pensados desígnios de Deus (Bíblia Shedd).
Em uma série de perguntas, a voz do Todo-Poderoso sugere a grandeza desse animal (Comentário Bíblico Devocional-VT, FBMeyer).
1 crocodilo. [ARA e BV; NVI e BLH: “Leviatã”] A descrição poética nessas linhas está ancorada na natureza, mas a criatura ou as criaturas descritas representam algo mais. A exemplo das feras de Is 27.1 e Sl 74.14, elas simbolizam poderes ameaçadores nas dimensões celestial e terrestre (Ap 12.7; 13.1) (Bíblia de Genebra).
6 mercadores. Heb kena’anm, negociadores viajantes, vendedores ambulantes, que deram origem ao nome Canaã. O crocodilo não se presta para ser mercadoria negociável, nem se come sua carne (Bíblia Shedd).
9-11 É loucurapara as pessoas pensarem que podem se opor a Deus quando elas tem medo de confrontar mesmo um crocodilo. Quão mais poderoso é Deus! (Life Application Study Bible).
10 Aplica-se a moral: quem se impressiona com a criatura, muito maisdeve se impressionar com o Criador (Bíblia Shedd).
Este versículo contém a conclusão da argumentação toda. Uma criatura que Deus fez é tão formidável que o homem não ousa “despertá-lo”. Como, então, alguém ousa contender com o Criador? (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 687).
11 Me precedeu [NKJV].O clímax do argumento iniciado em 38:4, evolui do menor para o maior; do inanimado (não vivente) para o animado (vivente), até às mais surpreendentes de todas as criaturas (behemoth, leviathan), até chegar em Deus, originador e Senhor sobre tudo (Andrews Study Bible).
O argumento é: se o homem não pode controlar criaturas como o crocodilo, como pode querer forçar o Criador a conceder-lhe favores especiais? A alusão parece ser às repetidas demandas de Jó para ser ouvido (Jó 9:34;, 35; 13:3, 22; 23:3-7) (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 688).
18 resplandecer luz. A água borrifada pelas narinas do crocodilo rebrilha na luz do sol (Bíblia Shedd).
mó de baixo. A pedra de baixo do moinho era maior e mais dura que a de cima (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 688).
31 instrumento de debulhar. Ou, “deixa rastro na lama como o trilho de debulhar” (NVI). A referência é às marcas de lama onde o animal se deitava. (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 689).
34 soberano sobre todos os orgulhosos. Somente o Senhor pode humilhar criaturas assim (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Filed under: Sem categoria
JÓ 41 – O que é Leviatã? Muitos almejam saber quem é esse monstro marinho, cuja “descrição mais longa… aparece em Jó 41:1-34 […]. A única interpretação alternativa de qualquer significado considera o leviatã como sendo monstro mitológico, que talvez deva ser identificado com o dragão-caos babilônico, Tiamate. A palavra é cognata do termo ugarítico lotam, o mostro de sete cabeças…” (J. D. Douglas).
Ampliando o assunto Charles F. Pfeiffer e Howard F. Vos e John Rea declaram que “uma coisa é descobrir o significado literal do termo Levitatã, e outra coisa muito diferente é determinar o seu uso em sentido figurado ou simbólico. Na mitologia dos povos mediterrâneos, parece haver uma referência bastante difundida a um grande monstro capaz de devorar em grande escala. Essa criatura de muitas cabeças também tinha as feições de uma serpente. Semelhante ao leviatã do Salmo 74.14 é o cananeu Lotã de sete cabeças, de Ras-Shamra, ou da literatura ugarítica de aprox. 1700-1400 a.C.”
E mais, os mesmos autores dizem: “Embora Jó 41.1 e o Salmo 104.26 pareçam não ter qualquer importância simbólica, é possível que o Salmo 74.14 e, certamente Isaías 27.1, estejam realmente ligando o leviatã com as forças do mal (ou até mesmo especialmente com Satanás) que serão sem dúvida destruídas pelo poder de Deus no dia do Juízo Final […]. O NT reflete a figura do leviatã em Apocalipse 12.9, onde Satanás é chamado de ‘grande dragão’ e ‘antiga serpente’”.
Os pontos relevantes:
• Tanto Jó ou qualquer outro ser humano é incapaz de controlar ou dominar uma criatura gigante, seja esta real ou uma figura de Satanás.
• Deus está acima de todo poder, toda criatura e toda potência que existe em qualquer lugar do Universo.
• Qualquer ameaça real, mitológica ou imaginária que desafie qualquer mortal está sob a regência de Deus, o qual é onipotente e soberano sobre tudo.
• O ser humano incapaz de lidar com criaturas ou crenças desafiadoras pode contar com um Deus que pode todas as coisas.
• Sendo Deus todo-poderoso, Ele é nossa única segurança e solução para nossas angústias, sem Ele nós mesmos criaríamos fantasmas para nos amedrontar.
• Deus tem controle até sobre a vida do diabo; com Deus inclusive o mais fraco dos seres humanos estará seguro.
Importa mesmo reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu” (v. 11).
O crocodilo, ou leviatã foi objeto da segunda fala de Deus com Jó. Durante todo o capítulo, o SENHOR utiliza as características de uma única criatura de Sua vasta criação para ilustrar que Ele é o Único a governar sobre todo o Universo.
A primeira mensagem angélica de Apocalipse faz um chamado a TODOS os povos, tribos, línguas e nações: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). É um chamado para adorarmos ao nosso Criador. A forma como Deus respondeu a Jó, especificando características de Suas criaturas, revela que a criação do Gênesis não pode ser ignorada ou vista como não literal. No último livro da Bíblia encontramos um convite para lembrarmos do mesmo Deus do início das Escrituras. E no livro de Jó, o primeiro a ser escrito cronologicamente, Deus nos confirma o Seu poder criador e criativo.
A crença no relato da criação será a principal causa de divisão antes do segundo advento de Cristo. A adoração ao Criador ganhará notabilidade quando um pequeno povo que preserva o sétimo dia como o memorial da criação for de encontro à maioria que apresentará razões “louváveis” para observar outro dia de descanso.
Oh, amados, o nosso Deus é um só e não muda (Vide Malaquias 3:6; Tiago 1:17). Como poderia Deus revogar algo que Ele estabeleceu na perfeição inicial?
Um dos brados do último clamor nos diz:
— Adorem ao Criador!
Não teria lógica destruir o que Ele estabeleceu na criação e gravou com o próprio dedo em tábuas de pedra: “Lembra-te!” (Vide Êxodo 20:8).
Por meio da criação, Deus nos revela o Seu poder, a Sua divindade e uma maneira linda de perceber o Seu amor: “Porque os atributos de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1:20).
Não permita que o seu coração se feche a ponto de não perceber o amor do Pai em cada obra de Suas mãos, e nem tampouco se conforme em ver perecer o que foi criado para nunca morrer. Adore o Criador na certeza de que Ele preparou para você um novo Éden. Comece aqui o que faremos na Nova Terra: “E será que… de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o SENHOR” (Isaías 66:23).
Bom dia, adoradores do Criador!
Desafio do dia: Prepara o teu coração para o estudo do livro de Salmos. Convide amigos para serem reavivados também.
*Leiam #Jó41
Rosana Garcia Barros