Reavivados por Sua Palavra


Jó 27 by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Jó fez uma ligeira pausa e seus amigos provavelmente ficaram em silêncio por um momento. Então Jó “prosseguiu em seu discurso” (v. 1 NVI). Ele diz: “…vive Deus, que me tirou o direito… que amargurou a minha alma” (v. 2). Sabemos que Deus não o faz diretamente, mas permitiu a Satanás, o destruidor do universo, que testasse a Jó.

Que Deus tenha plena confiança em nós como ele tinha em seu fiel servo, Jó! Jó estava determinado: “enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes, nunca os meus lábios falarão injustiça, nem minha língua pronunciará engano” (v. 3, 4). Ele diz: “Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.”(v. 6 NVI). Jó não tem nenhum arrependimento a respeito da forma como ele viveu.

Querido Deus,
Queremos permanecer firmes, a despeito das tempestades do inimigo sobre nós, tendo a certeza que Tu estás nos segurando firmemente pela mão. O caminho dos ímpios não é o nosso caminho porque Te amamos e desejamos seguir a Ti. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/27 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/27
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/07/23/ Tradução Gisele Quimelli/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Jó 27
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/60 e https://credeemseusprofetas.org/



Jó 27 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2016, 1:50
Filed under: Sem categoria

Este capítulo pode ser dividido em três partes distintas. Na primeira (v. 1-6), Jó afirma sua integridade e determinação de permanecer fiel até o fim. Na segunda (v. 7-12), ele censura seus inimigos. Na terceira (v. 13-23), considera novamente o modo como Deus trata os ímpios e admite a punição e a destruição final deles. Este discurso toma a forma de uma série de provérbios que Jó cita, um após o outro (CBASD, vol. 3, p. 639).

1 discurso. Do heb. mashal […] O termo sugere uma nova tendência nas palavras de Jó. As palavras combativas e carregadas de emoção estão dando lugar a uma expressão calculada de opiniões que são fruto de grande reflexão (ver a repetição do termo em Jó 29:1) (CBASD, vol. 3, p. 640).

2 Tão certo como vive Deus. Este é o único lugar em que Jó recorre a um juramento. Diante da solenidade da ocasião, ao exortar pela última vez os amigos, Jó acha que é apropriado iniciar suas observações com um apelo a Deus como sua testemunha […] Tamanha é a confiança que Jó tem de sua sinceridade, que ele se sente livre para apelar ao Deus que, conforme sua visão humana, o tem tratado como se ele fosse culpado (CBASD, vol. 3, p. 640).

amargurou a minha alma. Tornou minha vida miserável (Andrews Study Bible).

3. sopro. Heb. ruach […] “vento” (Jó 26:13) e […] o próprio princípio que anima a vida (Ec 3:19) (CBASD, vol. 3, p. 640).

4 injustiça. Os amigos de Jó tentaram extrair dele uma confissão de culpa. Jó não só permanece firme na consciência de sua integridade, mas faz um compromisso decidido de lealdade futura. A despeito da pressão e da tradição, Jó está determinado a ser honesto (CBASD, vol. 3, p. 640).

5 que eu vos dê razão. Os amigos de Jó afirmaram resolutamente que ele era culpado de algum pecado. Em linguagem forte, Jó se recusa a admitir que eles tivessem razão. Algumas pessoas, sob coerção, confessam faltas que não cometeram. Jó se recusou firmemente a fazer isso (CBASD, vol. 3, p. 640).

6 à minha justiça me apegarei. Uma pessoa pode perder propriedades, famílias, amigos, saúde; mas ainda pode ter uma infalível fonte de consolo: a consciência limpa (ver At 23:1; 24:16; 1Co 4:3,4; 2Tm 1:3; 1Jo 3:21) (CBASD, vol. 3, p. 640).

9 tribulação. A hipocrisia consciente e a constante impiedade separam a pessoa de Deus e, freqüentemente, tornam impossível que Ele atenda as orações. Os amigos de Jó fizeram declarações semelhantes, aplicando-as a ele (CBASD, vol. 3, p. 640).

10 invocará a Deus em todo o tempo? O ímpio ora apenas em ocasiões extraordinárias; não habitualmente. Ele permite que suas ocupações interrompam o tempo destinado à oração, negligencia a devoção particular pelo menor pretexto e logo acaba abandonando-a por completo (CBASD, vol. 3, p. 640).

18 traça.Um símbolo da fragilidade, impotência e decomposição (CBASD, vol. 3, p. 641).

choça. Frágil habitação, feita para a época da vindima ou da ceifa, que se desfaz ao ser abandonada, no fim do serviço (Bíblia Shedd).

19 já não a vê. O homem acorda e se vê arruinado ou na mão de assassinos, ou então acorda e descobre que sua riqueza se foi (CBASD, vol. 3, p. 640).

23 batem palmas. O ímpio é objeto de zombaria (CBASD, vol. 3, p. 641).



Jó 27 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2016, 1:45
Filed under: Sem categoria

JÓ 27 – Quem deve teme, quem não deve não teme. Jó conhecia quem Ele era e sabia que tinha vivido corretamente, ele não tinha do que envergonhar-se. Contudo, Jó não era perfeito. Ele tinha natureza pecaminosa como a nossa. Ele não era impecável/infalível. Ele errava e falhava como qualquer crente fervoroso e íntegro nos dias de hoje.

O capítulo em questão pode-se dividir em três partes:

1. Jó revela confiança em si mesmo (vs. 1-6);
2. Jó profere imprecações aos seus inimigos (vs. 7-10)
3. Jó intenta ensinar aos seus amigos (vs. 11-23).

Observemos atentamente: Jó insinua que Deus é injusto ao deixar a injustiça solapar o justo (neste caso, ele): “O Deus santo me negou justiça! O Todo-poderoso arruinou minha vida!” (AM).

• Será que Deus fez isso mesmo, ou… isso é Jó acusando Deus?
• Seria essa uma crítica infundada diante de seu sofrimento intenso?

Mais à frente, Jó admite ter falhado, se humilha e arrepende-se (Jó 42:1-6). Desta forma, precisamos cuidar ao estudar e pregar sermões extraídos de seu livro.

Nem tudo o que Jó disse é correto. Ele falhou. Ele admitiu que queixava-se como revoltado (23:2), revelou estar confuso (26:3), e, além de outros comentários duvidosos sobre Deus, agora O acusou de injusto, causador de injustiças, Quem amargurou a sua alma, mesmo ele (Jó) sendo “justo ao máximo”, “aos próprios olhos” (27:1-6; 32:1).

Certamente, Jó…

• …era de carne e osso e dotado de natureza pecaminosa como todos nós.
• …era frágil, sentia dor e sofria como qualquer ser humano;
• …tinha fome, sede, sono, era limitado física e intelectualmente como qualquer mortal.
• …tinha emoções e sentimentos como nós; consequentemente, sentia a dor do abandono, as críticas, calúnias e frieza de seus amigos.

Assim, em meio ao sofrimento titânico, Jó ficou confuso, desesperado, deprimido. Desamparado, ele reclamou e falou coisas incorretas sobre teologia.

Contudo, em meio às suas crises emocionais e espirituais, Jó não rejeitou Deus como fazem os ímpios (27:7-10). Ele é referência de perseverança a todos nós; pois, mesmo incompreendido pelos amigos (vs. 11-12) e sendo “evangelizado” com mensagens de um Deus tirano (vs. 13-23), não ousou apostatar-se!

Tendo tudo para desistir, Jó persistiu! Que legado!

Amigo(a)! Inspire-se em Jó: Busque, comprometa-se com Deus, confie apesar de tudo, mesmo sem entender muitas coisas! – Heber Toth Armí.



Jó 27 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2016, 1:30
Filed under: Sem categoria

JÓ 27 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS

“Longe de mim que eu vos dê razão! Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade” (v. 5).

Por duas vezes a sua integridade foi confirmada pelo próprio Deus. Por duas vezes o SENHOR o defende diante do Universo. Por duas vezes sua integridade é colocada em xeque. Por duas vezes Deus alcança vitória contra Satanás mediante o Seu servo Jó. A afirmação: “não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida” (v. 6), não exclui Jó do rol de pecadores, pois todos nascemos em pecado (Vide Salmo 51:5) e carecemos da glória de Deus (Vide Romanos 3:23). O que faz com que Jó profira tais palavras é justamente a sua integridade (v. 5). As escolhas que ele fez na vida, as renúncias, o apartar-se do mal, fez toda a diferença. Mesmo que houvesse desvanecido a sua esperança terrena, a esperança de que o seu Redentor, em Sua volta, lhe concederia a vida eterna era a sua única alegria (Jó 19:25-27).

Por mais que houvesse questionado, no capítulo vinte e quatro, o porquê dos ímpios muitas vezes não serem castigados, no capítulo de hoje Jó deixa bem claro para seus amigos néscios que ele bem sabia qual é “a porção dos perversos e a herança dos opressores” (v. 13). Jó, desde o seu estado próspero inicial havia sido um homem íntegro em todos os sentidos, compassivo para com todos e que até então não tinha inimigos… ou pelo menos não imaginava que tinha. Foi no momento em que mais precisou de ajuda que descobriu que aqueles que chamava de amigos e irmãos, tornaram-se seus opressores. Como está escrito: “Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!” (I Coríntios 6:8). O que ele disse no verso sete não foi como rogando uma praga, mas a verdadeira essência de todo aquele que se levanta contra os santos do Altíssimo: perverso e injusto. Para estes não há esperança (v. 8), caso não cheguem ao arrependimento, “ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?” (I Coríntios 6:9).

Oh, amados, que a injustiça e a perversidade não façam parte de nossa vida maculando a única coisa que levaremos daqui para o Céu: o nosso caráter. Como Jó fitou os olhos e a esperança em seu Redentor, que nossos olhos estejam fixos em Cristo para que Ele imprima em nós o Seu caráter íntegro, reto e santo: “Cristo é nosso modelo, o perfeito e santo exemplo que nos foi dado para que O seguíssemos” (Para Conhecê-Lo, 265).

Bom dia, santos do Altíssimo, seguidores de Jesus Cristo!

Desafio do dia: Clame ao SENHOR pelo batismo do Espírito Santo! Este deve ser o nosso clamor diário. Eis o resultado deste batismo: Gálatas 5:22-23.

*Leiam Jó 27!

Rosana Garcia Barros