Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Bildade retorna à fala sem responder aos argumentos de Jó nem trazer nada de novo. Ele acerta em destacar a posição elevada de Deus, tanto em poder como em santidade e pureza (v 2,3). Também acerta em afirmar que o homem, por si só, não pode alcançar justiça e pureza diante de Deus (v. 4). Mas erra ao afirmar que o homem é somente como vermes e larvas (v.6) [destacando o que afinal sobra do homem após sua vida].
Bildade mostra uma visão teológica incorreta ao demonstrar não entender corretamente a mensagem de esperança e restauração dada aos primitivos pais em Gên 3:15. Tampouco compreende o valor que o homem tem aos olhos de Deus. Somente após a vida de ministério de Jesus estas afirmações equivocadas de Bildade puderam ser refutadas com maior clareza.
Jó, porém, tinha um relacionamento com Deus que o permitia manter sua esperança num Salvador e no seu valor perante o Eterno. Ele só não sabia como este conhecimento prático e real se encaixava com seu quadro atual de sofrimento.
Querido Deus,
Os seres humanos são a coroa de sua criação, vermes de desgraça por causa de Adão, mas são Teus filhos por causa de Sua aceitação de Cristo, o segundo Adão. Obrigado por estas Boas Novas. Amém.
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/25 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/07/21/
Tradução Gisele Quimelli/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Jó 25
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/59 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
A resposta fina de Zofar é inconsistente.. Ela ignora os exemplos de Jó da prosperidade do ímpio. Ao invés de de tentar refutar a Jó, Bildade acusa Jó de orgulho por estar reivindicando que seu sofrimento não era resultado de pecado.. Jó nunca reivindicou estar sem pecado mas somente que não foi seu pecado que lhe causou seus problemas atuais. (Life Application Study Bible Kingsway.)
Esta curta resposta de Bildade encerra o que os três amigos de Jó tinham a dizer, pois Zofar não tenta responder. O discurso parece ser o esforço elaborado de alguém que sentia a necessidade de dizer algo, mas não sabia como refutar a linha argumentativa de Jó. Longe de aceitar o desafio de Jó e de lidar com a dificuldade envolvida na prosperidade dos ímpios, Bildade evita completamente o assunto e se limita a tocar brevemente em dois velhos e surrados temas: o poder de Deus e a pecaminosidade universal do ser humano. Ele não lança nova luz sobre nenhum desses temas. Repete em grande parte o que Elifaz já havia dito em discursos anteriores (ver Jó 4:17; 15:14) (CBASD, vol. 3, p. 635).
Bildade aceita a revelação inicial de Elifaz. (Andrews Study Bible.)
2 o domínio. Jó reconhecera plenamente a sabedoria de Deus (Jó 23:13). Contudo, Bildade podia fazer estas declarações facilmente porque não estava passando por uma experiência de sofrimento. Jó estava passando por um teste pessoal de sua confiança em Deus (CBASD, vol. 3, p. 635).
4-6 As novas provas pedidas por Jó (24.25) não foram alistadas (Bíblia Shedd).
4 Como, pois, seria justo[…]? Nem Bildade, nem seus amigos, nem Jó podiam responder a esta pergunta. Somente no tempo do evangelho é que os seres humanos receberam plena elucidação do princípio da justificação pela fé (ver Rm 3:23-25; Cl 1:25-27) (CBASD, vol. 3, p. 635).
5 não tem brilho. Bildade acredita que tanto a lua quanto as estrelas são imperfeitas quando contrastadas com Deus, o criador delas. Se assim é, quão pequeno deve parecer o homem! O que Bildade não sabia é que o ser humano, a despeito de sua fragilidade, é infinitamente mais precioso aos olhos de Deus do que as obras inanimadas da criação (CBASD, vol. 3, p. 635).
6 que é verme. Ver Jó 7:5. Estas palavras têm o objetivo de humilhar a Jó e de impressioná-lo com sua pequenez. Jó precisava ser encorajado, não ser conscientizado de sua fraqueza. Dessa forma, os amigos terminam sua defesa da tradição: falando de vermes! Em seu zelo por defender uma ideia, falharam em compreender a Deus e em solidarizar-se com o amigo que sofria (CBASD, vol. 3, p. 635).
É importante entender que foi Bildade, não Deus, que chamou o homem de verme. Os seres humanos são criados à imagem de Deus (Gn 1:26, 27). Sl8:5 diz que o homem é “um pouco inferior aos seres celestiais”. … Para nos achegarmos a Deus, não precisamos rastejar como vermes. Podemos nos aproximar dEle confiantemente em fé (Hb 4:16). (Life Application Study Bible Kingsway.)
Filed under: Sem categoria
JÓ 25 – Argumentos fortes até calam opositores charlatães, mas não os convencem. Os discursos dos amigos de Jó encurtaram frente ao contra-argumento de Jó. Agora, Bildade, fala pouco; ele não tem novidade para dizer!
A lição já está obvia: Nenhuma fonte de sabedoria supera a sabedoria revelada por Deus. A Bíblia está a anos-luz à frente de qualquer livro publicado neste mundo.
Maria do Carmo Rabello destacou que, “tudo o que foi escrito por filósofos, sábios e cientistas sobre o ser humano, seus objetivos e seu destino, deixa muito a desejar quando comparado com as verdades contidas na Bíblia”. E, que dizer sobre Deus?
• O livro de Jó é o berço da revelação escrita de Deus. A revelação é progressiva. Embora Jó não obteve todas as informações até o final do livro, nós temos mais informações do que ele; contudo, muitos preferem a ignorância antes que a revelação divina.
• Muitos não estão nem mesmo no nível sapiencial de Jó, estão no nível dos amigos; entretanto, certamente tem gente no nível ainda mais baixo da ignorância, pois, embora equivocados, os amigos de Jó criam em Deus.
O último dos amigos a falar foi Bildade. Sobre ele, Matthew Henry diz: “Aqui Bildade apresenta uma resposta muito breve a este último discurso de Jó, como alguém que começa a se cansar do caso”.
Bildade fala…
1. Do poder de Deus (vs. 1-3)
2. Da justiça de Deus (vs. 4-6).
Para Bildade, Deus é soberano, temível, autoritário, onipotente, onipresente, inacessível, transcendente. Sua teologia tem muita verdade, mas está misturada com falsidade. Ele não crê que Deus possa justificar o ser humano.
Bildade apresenta Deus como onipresente para punir pobres mortais; e, transcendente, a ponto de ser indiferente aos humanos tratando-os como vermes. Mesmo confrontado por tal visão carrasca de Deus, Jó não se apostatou. Ele não deu motivos para Satanás gloriar-se.
“É perturbador ver os amigos de Jó falando sobre Deus com ares de tanta sabedoria quando, na verdade, não fazem ideia do que estão dizendo. Com muita frequência, aquele que mais fala sobre Deus é o que menos sabe sobre Ele” diz Warren Wiersbe.
Pense:
• Quantos pregadores charlatães existem…
• Quantos líderes religiosos impondo meias verdades ao povo…
• Quantas heresias nos púlpitos/TV/livros/sites/vídeos…
Fiquemos alerta com falsas teologias! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?” (v. 4).
O argumento de Bildade é, no mínimo, desesperador. Ele iguala o homem a um verme que se desenvolve em substâncias em estado de decomposição; ou seja, um nada. Segundo a sua leiga opinião, diante do Todo-Poderoso Deus somos seres insignificantes e fadados à podridão do pecado.
As poucas palavras de Bildade contém uma grande ignorância acerca do conhecimento de Deus. Ele chamou de “gusano” a criatura que foi feita à imagem e semelhança do seu Criador. Por mais que o pecado tenha obscurecido a criação perfeita de Deus, ainda assim o salmista Davi dá uma conotação completamente diferente à condição do homem: “Que é o homem, que dele Te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste” (Salmo 8:4-5).
Somos a obra-prima da criação de Deus e, apesar de realmente não podermos nos justificar por nós mesmos, Ele já tinha todo o plano traçado para nos justificar: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1); e para nos purificar: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra” (Salmo 119:9). Não somos vermes insignificantes. Somos o alvo do mais intenso amor de Deus (Vide João 3:16). Basta crer e aceitar este amor!
Bom dia, justificados por Cristo, purificados pela Sua Palavra!
Desafio do dia: Você já está lendo algum livro da pena inspirada? Se não, aconselho que iniciemos a leitura do livro “Caminho a Cristo”, de Ellen G. White. Este livro está disponível no site www.cpb.com.br ou pelo aplicativo EGW writings.
*Leiam #Jó25
Rosana Garcia Barros