Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 14 – Comentário Rosana Barros  by Ivan Barros
27 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível a todas aquelas gentes” (v. 17).
Um verdadeiro filho de Deus não é conhecido pelas palavras que saem de sua boca, mas pela Palavra que é vista em sua vida! Existem quatro ações de Davi que merecem destaque neste capítulo: ele reconheceu que o SENHOR o confirmou como rei de Israel (v. 2); ele consultou a Deus antes de agir (v. 10); ele perseverou em primeiro ouvir a voz de Deus (v. 14); e ele fez o que Deus ordenou (v. 16). Há uma sequência lógica nessas ações. Percebam:
1° – RECONHECER o poder de Deus;

2° – CONSULTAR a Deus por meio da oração e da Palavra;

3° – PERSEVERAR na comunhão;

4° – FAZER a vontade de Deus.

Se reconheço o poder de Deus, logo, irei buscá-lO em oração e estudo da Bíblia, logo, nessa busca persevero em segui-lO, logo, nada será melhor do que fazer a Sua vontade. Eis o exemplo que Cristo nos deixou. Eis o caminho da salvação. Eis a sequência de verbos que nos transforma segundo o caráter do Verbo (João 1:1-3). Seguindo esses passos nenhum inimigo subsistirá. Porque Deus sai adiante (v. 15) de todo aquele que entrega suas batalhas nas mãos do SENHOR dos Exércitos. Muitas vezes Deus não nos livra das “guerras”, mas nos dá estratégias de como vencê-las (v. 14). E o maior desejo do SENHOR é de falar com Seus filhos e de ouvi-los falar. RECONHECER, CONSULTAR, PERSEVERAR e FAZER promove uma vida de comunhão plena e de constante santificação. O nome de Davi não ficou conhecido porque era um grande herói de guerra, mas porque Deus o tornou conhecido (v. 17). Davi foi instrumento do SENHOR, e não o contrário. Muitos têm usado o nome santo do SENHOR como instrumento para conquistar suas próprias ambições. Obstinados, agem como se servissem ao SENHOR quando o coração de pedra não permite que a Sua voz penetre e os transforme. Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus não pelo que fez, mas pelo que permitiu que Deus fizesse nele. Ele estava sempre disposto a ouvir a Deus e a obedecê-lO. Sabemos que Davi não foi perfeito, mas pôde sentir o peso das consequências todas as vezes que agiu conforme seus próprios impulsos. No Vale de Elá, Davi olhou para cima e foi vitorioso. Na sacada do palácio, olhou para baixo e foi derrotado. Estamos todos inseridos no mesmo contexto, e entre erros e acertos Deus não desiste de lutar por nós. Ainda que sejam muitos os inimigos, o mau que carregam consigo JAMAIS terá voz ativa diante do “estrondo de marcha” (v. 15) que vem da parte do SENHOR. Ainda que tenhamos que enfrentar “fileiras inimigas” (v. 11), se seguirmos os passos que vimos hoje, certamente, Deus sairá adiante de nós (v. 15) e nos livrará. Portanto, não nos demoremos olhando para as batalhas, porém, contemplemos dia após dia o SENHOR que por nós já venceu! Continue reconhecendo, consultando, perseverando e fazendo; e Deus continuará confirmando, respondendo, reanimando e fazendo o melhor!

Bom dia, vencedores em Cristo!
*Leiam #1Crônicas14
Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Ivone Amaral Ribeiro Felix

AMÉM.

Comentário por Ivone Amaral Ribeiro Felix

Avatar de Ivan Barros

Ivone,
Obrigado por interagir. Deus seja contigo.
Ivan Barros – Equipe RPSP

Comentário por Ivan Barros

Avatar de Pedro José Machado

Amém! Louvado seja Deus para sempre!

Comentário por Pedro José Machado

Avatar de Ivan Barros

Obrigado por interagir.
Deus seja contigo caro Pedro.

Ivan Barros
Equipe RPSP

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.