Filed under: Sem categoria
“São estes os principais valentes de Davi, que o apoiaram valorosamente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, segundo a palavra do SENHOR, no tocante a esse povo” (v. 10).
Estudar sobre a vida de Davi é desafiador e fascinante. Desafiador porque não foi um personagem qualquer, mas um menino que venceu um gigante, e um rei que foi “derrotado” pela cobiça. O menino pastor teve uma fé inabalável e invejável diante de um inimigo de quase três metros; já como um poderoso rei e guerreiro, não soube controlar seus impulsos diante da beleza estonteante de Bate-Seba.
Fascinante porque foi este homem inconstante e imperfeito que o Perfeito escolheu e intitulou como o homem segundo o Seu coração.
Com a morte de Saul, Davi assumiria o trono, “segundo a palavra do SENHOR por intermédio de Samuel” (v. 3). Jerusalém foi conquistada, e ali Davi estabeleceu o seu trono, “pelo que se chamou a Cidade de Davi” (v. 7). O seu reino crescia cada vez mais “porque o SENHOR dos Exércitos era com ele” (v. 9).
Mas Davi não estava sozinho em termos de material humano. Ao seu lado estava o seu exército pessoal: os “valentes de Davi” (v. 11). De forma valorosa apoiaram o seu reinado, colocando suas vidas à sua disposição. Davi estava literalmente cercado. E algumas das ações dos valentes ganham destaque no capítulo de hoje, como na vez em que três deles foram buscar água para Davi, enfrentando um exército de filisteus na ida e na volta. A estes três, a Bíblia chama de “os três valentes” (v. 19). Não foram UNS dos valentes, mas foram OS valentes. Eles arriscaram tudo, inclusive a vida, por amor ao seu rei. Viviam em defesa de Davi e da Cidade de Davi. Sendo que trinta deles receberam destaque na Bíblia.
No livro Evangelismo, p. 63, encontramos a seguinte citação: “Deus deseja homens [e mulheres] que arrisquem qualquer coisa e todas as coisas para salvar almas”. (Lembrando que almas na Bíblia = pessoas).
Aqueles valentes agiam valorosamente em defesa de um reino terreno. E todo filho de Deus deve agir valorosamente em defesa do Reino dos Céus!
Somos chamados para sermos valentes do SENHOR, não importando onde estivermos e nem para onde Ele nos mandar, porque Ele mesmo prometeu estar conosco nesta missão: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).
A valentia que Cristo espera de Seus valentes não é física, ou não teria repreendido Pedro ao golpear um romano: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão” (Mateus 26:52). Cristo espera de Seus seguidores a valentia de enfrentar a oposição, a descrença, as tradições humanas e erguer a bandeira da verdade proclamando que Ele, o Verbo, o Pai da Eternidade, o Deus Forte, o primeiro e o último, o Príncipe da Paz em breve voltará!
Ser valente não é ser uma ameaça ao nosso semelhante. Ser valente é ser um agente da esperança!
Meus amados, o mesmo questionamento que Jesus fez a Pedro três vezes seguidas após a Sua ressurreição, Ele nos faz hoje: _______________, “tu Me amas?”
Se a tua resposta for sim, então, valente de Jesus, aceite o chamado do Mestre: “Apascenta as Minhas ovelhas” e “Segue-Me” (João 21:17, 19).
Bom dia, valentes do SENHOR dos Exércitos!
*Leiam #1Crônicas11
Rosana Garcia Barros
4 Comentários so far
Deixe um comentário
Sim, eu te sigo.
Comentário por João Germano Raul Raul 24 de junho de 2016 @ 1:11Excelente comentário e aplicação muito oportuna.Parabéns
Comentário por jaime bomfim Barretto 24 de junho de 2016 @ 6:33Muito bom. Gloria a Deus!
Comentário por Gabriela 9 de fevereiro de 2023 @ 7:44Muito forte o “inconstante, imperfeito que o perfeito escolheu e intitulou como homem segundo o seu coração” 🥺 Vou guardar pra minha vida!
Comentário por OZANA 4 de dezembro de 2023 @ 9:46