Filed under: Sem categoria
Quando Deus não governa nossa vida, o pecado inescrupulosamente tomará conta completamente dela. O pecado arruína mais que o pior que podemos imaginar.
Ao examinar as Escrituras atentamente pode-se confirmar devidamente as palavras de Jesus em João 5:39, que elas (Antigo Testamento) testemunham dEle. Jesus antecede às Escrituras, as quais foram reveladas visando conduzir a humanidade a Ele.
A Bíblia apresenta Deus guiando um povo do qual nasceria Seu Filho que morreria pelo mundo. “Os dez últimos versículos do capítulo 9, praticamente iguais a 8:29-40, descrevem a linhagem de Saul e preparam o cenário para a seção histórica de 1Crônicas (10-29)” (William MacDonald).
“O cronista usa a derrocada de Saul e seus filhos como trampolim para introduzir o verdadeiro rei do Senhor, Davi” (Merrill F. Unger). Davi se torna o antecessor do Messias no lugar de Saul. Tendo em vista reis imperfeitos, espera-se um rei perfeito: Jesus!
Temos muitas lições para extrair deste capítulo:
• Quando deixamos de viver o ideal de Deus damos motivos para os inimigos da verdade pensarem que estão certos.
• Quando os pais fazem parte do povo de Deus, sem, contudo, viver para este Deus, certamente arruinará sua família.
• Quando o pecado ocupa espaço em nossa vida não sobra espaço para Deus, assim a destruição será nosso destino em vez de nossa restauração.
Deus escolheu um rei segundo o coração do povo: Saul – orgulhoso, arrogante e incorrigível. Como este falhou terrivelmente, Deus escolheu outro rei, desta vez, um homem segundo o Seu coração – humilde, submisso, corrigível, embora imperfeito: Davi.
Avançando mais no sentido do texto inspirado, note dois pontos importantes:
• A vida de Saul foi longa; no tobogã por onde desceu deixou muitas histórias; porém, como crônicas resume tudo em 14 versículos? Uma história sintetizada? Creio mais que seja uma história detalhada, não da vida, mas da morte de Saul.
• Os dois últimos versículos do capítulo possuem informações exclusivas. O cronista interpreta a morte de Saul e explica a razão de Deus ter trocado sua linhagem pela de Davi.
Deus nunca falou diretamente com Saul, mas este não percebeu que Deus falava a ele através de pessoas. Ao ignorar a Deus, o pecador afunda-se nos mais desvairados pecados.
Ouça a Palavra de Deus, independente dEle te falar indiretamente!
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Saul, o primeiro rei de Israel, recebeu a unção do Espírito de Deus e poderia ter dado um bom exemplo ao povo de Israel. Infelizmente, permitiu que o orgulho e a desobediência assumissem o controle da sua vida.
Saul foi corajoso. Ele lutou e ganhou muitas batalhas para o Senhor, mas a luta no monte Gilboa foi trágica. Lá, ele e seus três filhos morreram.
Olhando exclusivamente para este incidente, talvez pudéssemos pensar: “Por que Deus permitiu que tal tragédia acontecesse”? No entanto, vendo o contexto, percebemos que Deus fez tudo o que podia para salvar Saul da desgraça.
Saul havia, persistentemente, rejeitado a liderança do Espírito de Deus e perseguia pessoas inocentes, como Davi, por ciúmes. Ele foi tão longe, no caminho da desobediência, ao ponto de consultar uma médium a fim de obter orientação. Como resultado de suas próprias escolhas, Deus não pôde mais protegê-lo.
A narrativa do cronista diz que: “Saul morreu dessa forma, porque foi infiel ao Senhor, não foi obediente à palavra do Senhor e chegou a consultar uma médium em busca de orientação, em vez de consultar o Senhor” (1 Crônicas 10:13-14, NVI). Um pequeno ato de desobediência levou a outro, até que, finalmente, Saul aventurou-se a consultar uma médium – algo estritamente proibido por Deus (Deuteronômio 18:10-12).
A desobediência traz a morte. Toda vez que nos afastamos da vontade de Deus nos machucamos e trazemos desastre sobre nós e nossos entes queridos.
Querido Deus, dá-me a compreensão de que Suas leis foram dadas para me proteger. Ajuda-me a ser agradecido e obediente.
Pr Jobson Santos
UNASP
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1ch/10 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ch/10
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/03/30/
Versão em português cedida pelo autor
Texto bíblico: I Crônicas 10
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/31-32 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
1-14 Em contraste aos quase 10 capítulos dedicados ao reinado de Saul em I Samuel, I Crônicas tem somente um, registrando sua morte (Andrews Study Bible).
1 I Crônicas se inicia com a morte do primeiro rei de Israel, Saul; sobre este reinado, leia I Samuel. Life Application Study Bible.
4 incircuncisos.Uma referência depreciativa comum repetidamente utilizada em I Samuel. (Andrews Study Bible).
se lançou sobre ela. Para escapar de mutilação e uma vida de humilhação, Saul e seu escudeiro cometeram suicídio (ver Jz 9:54; 16:30; 2Sm 17.23) (Andrews Study Bible).
6 toda a sua casa pereceu. Esta declaração não tem o objetivo de transmitir a idéia de que não houve sobreviventes da descendência de Saul, pois Isbosete sobreviveu (2Sm 2:8). Em vez disso, o objetivo parece ser indicar que sua ruína foi completa. A família de Saul não mais subiria ao poder (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º dia, vol. 3. p. 152).
10 no templo de seu deus. “Templo de Astarote” (1Sm 31:10). Astarote era o correspondente cananeu da deusa Ishtar, dos mesopotâmios. Ela era a deusa do sexo e da guerra (CBASD, vol. 3. p. 152).
11 Jabes de Gileade. Continuavam leais a Saul, desde quando os livrara, havia já, quase quarenta anos passados (1 Sm 11.1-11) (Bíblia Shedd).
11, 12 As ações dos valentes guerreiros que recuperaram e enterraram os corpos do rei Saul e seus filhos nos encoraja a respeitarmos nossos líderes dados por Deus. Davi mostrou respeito pela posição de Saul, mesmo quando Saul procurava matá-lo (I samuel 26). Como é fácil ser critico a respeito dos que tem autoridade sobre nós, focando apenas suas fraquezas. Não podemos desculpar o pecado, mas devemos respeitar as posições daqueles em posição de autoridade, seja no trabalho, na igreja ou no governo. I Tess 5:12, 13 fornece instruções a honrar os líderes da igreja. Romanos 13:1 e seguintes fornece instruções de relacionamento com líderes do governo. Life Application Study Bible.
13 consultara uma necromante. A infidelidade de Saul a Deus o levou a procurar médiuns. Isto era proibido em Israel (Deut. 19:9-14) (Andrews Study Bible).
13,14 Estes versículos não têm nenhum paralelo no relato de Samuel; foram acrescentados pelo cronista, em consonância com seu tema do castigo imediato. […] Consultar médiuns era proibido (Dt 18.9-14) e levou à morte de Saul (Bíblia de Estudo NVI).
Os que tentam “falar com os mortos” estão lidando com o reino demoníaco, o que constitui, segundo a Bíblia, desobediência e infidelidade. Aqueles que se interessam pelo sobrenatural deveriam buscar a Deus por meio de oração e de Sua Palavra. Bíblia NVI Evangelismo em Ação.
A infidelidade de Saul foi tanto ativa como passiva; ele não apenas fez algo, mas também falhou em fazer o correto. Ele desobedeceu ativamente ao tentar assassinato, ignorando as instruções de Deus e ao buscar instruções de uma feiticeira. Ele desobedeceu passivamente ao negligenciar buscar a Deus por guia ao conduzir o reinado. A obediência, também, é tanto passiva como ativa. Não é suficiente apenas evitar o erro, mas precisamos perseguir ativamente o que é o correto. Life Application Study Bible.
14 E não ao Senhor. Antes de consultar a necromante de Em-Dor, Saul se esforçou para conseguir uma resposta de Deus, mas não conseguiu (1Sm 28.6). Se ele tivesse se arrependido de fato, buscado o Senhor com humildade e contrição, Deus o teria ouvido. O fato de ele ter buscado uma médium que representava o maligno indica claramente o quanto Saul tinha se afastado de Deus. A Davi. Com estas palavras, faz-se a transição da história antiga do povo de Deus para o rei Davi. A dinastia de Davi é o tema do restante do livro das Crônicas (CBASD, vol. 3. p. 153).