Reavivados por Sua Palavra


1Crônicas 1 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
14 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Crônicas1

“Abraão, pois, gerou a Isaque. Os filhos de Isaque: Esaú e Israel” (v. 34).

“Adão, Sete, Enos… Os filhos de Jafé foram… Arfaxade gerou a Selá…” (v. 1, 5, 18), e assim vai um nome atrás do outro. A genealogia já não é a leitura mais apreciada, e a bíblica então, nem se fala, com tantos nomes incomuns. Pelo menos eu pensava assim antes. E confesso que já pulei muita genealogia. Mas ao compreender que a Palavra de Deus é perfeita com um todo, até a genealogia passou a me interessar.
Percebam que o que lemos no capítulo de hoje é praticamente uma repetição das genealogias que já vimos no livro de Gênesis.
A importância da genealogia vai além de mostrar quem é pai de quem, ou de uma espécie de teste de paternidade. E esta em especial, vai até às origens e confirma que, através de Adão, somos todos filhos do mesmo Pai. O relato da criação é tão real quanto o fato de estarmos vivos hoje.
Então a genealogia continua, e confirma o relato de Enoque (Gênesis 5:24), o relato do dilúvio (Gênesis 7), o chamado de Abrão, que tornou-se Abraão (Gênesis 12), o surgimento do povo de Israel (Gênesis 35), e assim por diante.
Somos todos filhos do mesmo Pai e isto é imutável. Faz parte de nossa genealogia, de nosso DNA. Tudo em nós afirma que temos um Criador inteligente que nos criou nos moldes de Sua imagem e de Sua semelhança (Gênesis 1:26).
A genealogia de hoje confirma, mais uma vez, que Deus é o nosso Criador e que não surgimos do acaso, ou de uma sopa primordial, muito menos de uma explosão, mas somos obra-prima dAquele que falou, e por Sua palavra tudo se fez (Hebreus 11:3).
A descendência bíblica não é só uma coleção de nomes estranhos, é a voz do Criador dizendo: “Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).
Desde a eternidade o SENHOR já havia estabelecido a minha e a sua existência. Olhe ao redor, e mesmo tendo o pecado destruído muita coisa, podemos ler no segundo “livro” de Deus, a natureza, todo o amor que Ele sente por nós. Em cada flor, em cada espécie de animal, no azul do céu, na chuva que cai, percebemos a excelência do poder criativo de Deus e o Seu zelo pela humanidade. Assim como Ele criou primeiro o presente e depois criou o homem para desfrutar deste presente; Ele enviou o Seu único Filho para garantir o recebimento do presente eterno a todo aquele que crê (João 3:16). E assim como o presente estava pronto para Adão, o nosso também já estava, desde a fundação do mundo (Leiam Mateus 25:34). Ou seja, antes do Criador dizer haja luz, Ele disse HAJA CRUZ!
Portanto, não deixem de acompanhar estes capítulos genealógicos. Eles não confirmam apenas quem é filho de quem, mas em que TODOS somos filhos do Criador do Universo.

Bom dia, filhos do SENHOR!

*Leiam #1Crônicas 1
Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.