Filed under: Sem categoria
#rpSp #2Reis19
“Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o SENHOR” (v. 33).
Eu não sei você, mas fiquei arrepiada ao ler este capítulo. E fico maravilhada todas as vezes que a Bíblia diz: “Assim diz o SENHOR” (v. 20).
O que vimos no capítulo de ontem não foi uma afronta de Senaqueribe a Judá, mas ele zombou “contra o Santo de Israel” (v. 22). E, meus irmãos, “de Deus não se zomba” (Gálatas 6:7)!
Ezequias humilhou-se diante de Deus e entrou na “Casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:7) e ali rasgou o coração perante o SENHOR da Casa. Há algo de muito especial no capítulo de hoje e é nele que pela primeira vez encontramos menção ao profeta Isaías (v. 2).
O abrir de um coração a Deus expulsa dele a corrupção da carne (Jeremias 17:9) para dar lugar à ação do Espírito. A primeira atitude de Ezequias deve ser a nossa diante de qualquer dificuldade. A oração deve ser sempre a primeira ação do cristão. Então, tudo o que fazemos depois, fazemos pela direção do Espírito Santo. Ezequias orou e depois pediu oração. Mas ele não saiu pedindo oração a todo mundo. Ele foi específico. Mandou mensageiros para pedir oração a Isaías (v. 4). Quem anda na presença de Deus reconhece aqueles que também fazem o mesmo. Isso não se chama julgamento, amados, mas discernimento por parte de Deus. E “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:16).
Mesmo que os inimigos afrontem os justos do SENHOR, um só destes a suplicar move o coração de Deus a por eles guerrear (v. 35).
Como fez Ezequias, Deus nos chama a estendermos perante Ele as “cartas” que nos afligem (v. 14).
O Deus Criador (v. 15) se inclina e ouve, olha e vê (v. 16) tudo o que se passa neste mundo.
Se tão somente reconhecermos o SENHOR como fez o rei de Judá (v. 15) e a Ele confiarmos todos os nossos temores, Ele nos dirá: “Eu te ouvi” (v. 20).
Quando alguém afronta ou maltrata um justo de Deus, não é este que recebe afronta, mas o SENHOR (v. 23).
Deus conhece todos os desígnios de nosso coração. Nossas ações podem esconder a nossa arrogância diante de Deus (v. 28), mas Ele tudo sabe e tudo vê (v. 27).
Se você julga impossível livrar-se de algum inimigo, saiba que quem segue a postura de Ezequias, calando-se diante da afronta e abrindo o coração ao Único que pode agir em nossa defesa, a justiça vem e o “Anjo do SENHOR” sai (v. 35) em nosso favor.
Não conheço teus inimigos e nem as cartas que eles têm te enviado. Mas eu conheço o “SENHOR, Deus de Israel, que está entronizado acima dos querubins” (v. 15) e que faz o inimigo voltar pelo mesmo caminho por onde veio (v. 28 e 33).
Porque “o zelo do SENHOR fará isto” (v. 31), por amor de Seu próprio nome e por amor de todo aquele que como Davi torna-se segundo o Seu coração (v. 34).
Portanto, “não temas por causa das palavras que ouviste” (v. 6), pois todo aquele que a si mesmo se exalta será humilhado; e todo aquele que se humilha diante do SENHOR, Ele exaltará (Mateus 23:12). Se você tem sido perseguido por ser um cristão, parabéns, você é um bem-aventurado:
“Bem-aventurado sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mateus 5:11-12). Ore, confie, persevere, espere e verás!
Bom dia, homens e mulheres de oração!
*Leiam #2Reis 19
Rosana Garcia Barros
2 Comentários so far
Deixe um comentário
GLORIA A DEUS ELE PELEJA POR NOS
Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES 7 de junho de 2016 @ 17:58Tornar-se cristão é perder velhos “amigos”. Ser cristão é ser odiado sem causa aparente.
Comentário por Poliana Almeida 7 de junho de 2016 @ 19:50