Reavivados por Sua Palavra


2Reis 17 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
5 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Reis17

“Da aliança que fiz convosco não esquecereis; nem temereis outros deuses” (v. 38 ).

Hábitos, costumes, tradições, raízes culturais fazem parte da história de cada ser humano e são coisas difíceis de serem mudadas, quanto mais esquecidas.
Mas Israel e Judá esqueceram de suas origens e da aliança feita com o SENHOR, Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó (“a quem deu o nome de Israel”, v. 34).
Tornaram-se desobedientes e envolveram-se com a idolatria e com os costumes perversos das nações vizinhas quando “o SENHOR lhes havia ordenado que não as imitassem” (v. 15).
Deus, em todos os tempos, tem um povo para chamar de Seu e que promove a verdadeira forma de adorá-lO. Assim como o sacerdote enviado aos pagãos que foram habitar em Samaria (v. 28), Deus preserva um sacerdócio real (1 Pedro 2:9) que ensina o ASSIM DIZ O SENHOR. Isto é fundamentalismo? Não, amados. Isto se chama VERDADE!
Quando a nação eleita deu as costas ao SENHOR, tornaram-se escravos não somente dos inimigos, mas de suas próprias paixões e condescendências.
Ou seja, eles acordavam com o mal, além de promoverem a idolatria e o culto pagão com suas práticas abomináveis (v. 17).
O culto misto foi promovido pela nova população de Samaria e se enraizou de um jeito que transmitiam de geração em geração (v. 41).
E a mensagem central deste capítulo é justamente sobre a infidelidade de pai para filho.
Quando transformamos a adoração ao SENHOR em uma tradição, perdemos o foco do que realmente significa temê-lO.
É por isso que a mensagem central dos últimos dias é: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7).
Existe algo de maravilhoso nesta mensagem. A de que Deus não muda (Malaquias 3:6 e Tiago 1:17). Portanto, o mesmo Deus Criador convida a obra-prima de Sua criação a temer, dar glórias e adorar Aquele que tudo fez (Gênesis 1).
Ontem eu tive a oportunidade de ouvir um dos sermões mais lindos e inteligentes sobre a criação do mundo. Conforme as palavras do pastor Erton Köhler, a maior estratégia de Satanás nestes últimos dias não tem sido a de falsear a mensagem da cruz ou da volta de Cristo. Mas sim, em tornar a criação do Gênesis um conto da carochinha.
Porque Deus insistiu tanto em que Israel não se desviasse dos Seus mandamentos? Porque eles fazem parte da essência moral de Deus e são eternos (Salmo 119:144). Porque a essência deles é VIDA! Quando o homem dá as costas ao relato da criação para seguir teorias, se envereda no caminho onde só há leões (v. 25) e despojadores (v. 20).
Acompanhem comigo a mais terrível das estratégias do inimigo para nos tornar semelhantes aos povos do capítulo de hoje: não houve criação, e se não houve criação, não houve Adão e Eva; e se não houve Adão e Eva, não houve pecado dos nossos primeiros pais; e se não houve pecado, a arca de Noé também foi uma lenda e pior… para quê Cristo teria vindo morrer pelos nossos pecados, se pecado não existe?; e se Ele não morreu pelos nossos pecados, então não há salvação!
Percebem a gravidade? Anular o relato do Gênesis é anular toda a Bíblia! A aliança de Deus com a humanidade foi estabelecida antes da fundação do mundo e confirmada uma geração após outra. Mas a humanidade tem dado mais valor a transmitir de geração a geração “as suas próprias imagens de escultura” (v. 41) do que a adoração ao único Deus, que é bendito de eternidade em eternidade (Salmo 41:13).
Meus irmãos, Israel e Judá preferiram seguir as tradições e teorias. Se até hoje você tem adorado a Deus da forma que aprendeu de seus pais ou conforme as tradições, Deus lhe convida a continuar estudando a Sua Palavra e dEle aprender. A causa do cativeiro e do culto misto do povo foi porque escolheram andar conforme todo o mundo da época andava (v. 7).
Andar na direção da maioria não é sinônimo de estar no caminho certo. Mas ainda há chance de voltar: “Voltai-vos dos vossos maus caminhos e guardai os Meus mandamentos e os Meus estatutos, segundo TODA a Lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos Meus servos, os profetas” (v. 13).
De Gênesis (início) a Apocalipse (revelação), Deus nos deixou escrito a mesma Palavra que do nada fez tudo (Hebreus 11:3). A Palavra de Deus é eterna (Isaías 40:8) como Ele é eterno (1 Timóteo 1:17), e deseja nos conceder a vida eterna (Apocalipse 21:7).
Não permita ser guiado pelos enganos transmitidos pelo mundo por gerações. Permaneça sendo REAVIVADO e guiado pela Palavra de Deus, que é a verdade (João 17:17) que liberta (João 8:32) e que o livra de andar pelo caminho errado (v. 08).
Destrua os “outros deuses” (v. 7, 37, 38) e dê ouvidos ao único SENHOR que te criou para te amar, e te amar para sempre!

Bom dia, criação divina!

*Leiam #2Reis 17
Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

GLORIA A DEUS NOSSO SENHOR E CRIADOR

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Avatar de Antônio Augusto

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS. TEM A VERDADE E A ÉTICA UNIVERSAL.Hoje é dia 28 do mês Iyar , do ano de 5776 (·5, Junho, 2016). A Sociedade Bíblica colocou o Genesis na Pré História. Mas o fato Verdadeiro é que Adão e Eva inciaram a nossa História. Pré-Historia localiza os acontecimentos anterior a Criação do Homem e da Mulher. Portanto o Gênesis é um livro HISTÓRICO. SÃO 5776 anos de História real.

Comentário por Antônio Augusto




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.