Reavivados por Sua Palavra


Amós 9 by Jeferson Quimelli

Comentário devocional:

Este capítulo, a última das visões que Amós registrou, tem claramente duas seções: primeiro a destruição de Israel (vv.1-10) e, segundo, a restauração de Israel (vv.11-15).

Amós vê o Supremo Regente do Céu pronto a punir o seu povo rebelde. De pé, junto ao altar, o Senhor ordenou ao anjo destruidor que ferisse as ombreiras das portas e quebrasse os pilares. A intenção da ordem é que toda a estrutura seja destruída, o que implica a morte de todos – ninguém escapará (v.1).  Será inútil tentar fugir porque o Senhor encontrará os impenitentes no alto de Monte Carmelo, o mais alto lugar, ou no fundo do mar ou seja, o lugar mais baixo da Terra (vv.2-3). Os ímpios israelitas não estarão a salvo da espada, nem mesmo na terra do cativeiro (v.4). 

Israel seria a nação escolhida somente se obedecesse à Palavra de Deus e proclamasse o Seu nome a todas as nações. Neste sentido, Israel e a Etiópia são igualmente importantes para Ele. Ele é Aquele que tirou Israel do Egito e colocou na terra de Canaã, onde Ele havia permitido que os filisteus de Caftor e os sírios de Quir vivessem. As decisões do Senhor são definitivas, de modo que o cativeiro de Israel é inevitável.

No entanto, Deus graciosamente promete salvar um remanescente (vv-7-8). Israel será lançado, por assim dizer, na “peneira” da aflição para distinguir os verdadeiros seguidores de Deus daqueles que se apegam ao pecado. Todos os ímpios existentes entre o povo de Deus, que se rebelaram contra os Seus caminhos, serão destruídos.

Amós agora se volta do castigo do povo de Deus para a brilhante e gloriosa promessa de restauração futura. Quando Judá e Israel não conseguiram viver à altura do que Deus havia prometido fazer em benefício deles, aquilo que Deus tinha planejado somente poderia ser cumprido em parte quando os fiéis retornassem do exílio babilônico. 

A história mostra que as brechas espirituais nas paredes foram apenas parcialmente reparadas e as ruínas espirituais só foram restauradas até certo ponto. Quando o povo judeu rejeitou seu Salvador, as bênçãos e promessas a Israel foram repassadas à semente espiritual de Abraão, os seguidores de Jesus Cristo.

Os versículos 13-15 descrevem em linguagem impressionante a profusão de bênçãos que poderiam ter sido derramadas sobre o Israel literal, mas agora serão concedidas ao verdadeiro Israel de Deus. A promessa feita a Abraão de que sua descendência herdaria a terra de Canaã foi apenas parcialmente cumprida quando Josué conduziu os filhos de Israel para a Terra Prometida. O cumprimento final desta maravilhosa promessa acontecerá quando a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, repleta com os salvos de todas as épocas, descer do céu e se estabelecer permanentemente na terra, em Canaã. Esse dia não está longe!

Deepati Vara Prasad, Ph.D.
Watchman Publishing House, Índia

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/amo/9/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Amós 9 

Comentário em áudio 


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Dobllo Graciela Nunes

O Senhor deseja ardentemente renovar, restaurar, transformar a nossa vida, infelizmente nós temos sido o obstaculo para que isso aconteça, nossa suplica precisa ser imediatamente que o Senhor coloque em nós o desejo, a necessidade de sentir essa renovação em nossas vidas, para que em tempo ainda oportuno ainda possamos ser salvos, preparados e habilitados para encontrarmos que Ele quando surgir nas nuvens dos céus.

Comentário por Dobllo Graciela Nunes

Avatar de Cosme Ribeiro Peixoto

Este projeto tem sido uma benção em minha vida. A cada dia medito em um capítulo da Bíblia e enriqueço espiritualmente e mentalmente. Agradeço a Ti meu Deus por iluminar os dirigentes desta obra para desenvolver tal projeto.

Comentário por Cosme Ribeiro Peixoto

Avatar de Dobllo Graciela Nunes

Olha Comes Ribeiro, poderosmente eu creio nas promessas que o Senhor, conheci esse projeto através de um amigo meu e comecei a acompanhar hoje, rapaz, que extraordinária esperiência que tive ainda essa manhã ao meditar nesse capítulo de hoje, louvado seja o nosso Deus.

Comentário por Dobllo Graciela Nunes

Avatar de Janai Padilha Pessoa

Com toda certeza eu creio e confio ,nas promessas , Do nosso Senhor . Ele é tudo em minha vida , sem Deus não somos nada , meditar nas Palavras do nosso Deus é uma Benção ,Glória ao Bom Deus , Obrigada pelo post , cada dia mais nos reavivamos em estudarmos a Palavra do nosso Senhor . Amo ler a Bíblia e obedecer o meu Bom Deus .

Comentário por Janai Padilha Pessoa




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.