Filed under: adoração, pecado | Tags: Ezequiel, glória de Deus, Shekinah, Templo de Ezequiel
Comentário devocional:
A primeira seção de Ezequiel 43 (versículos 1-12), que descreve o retorno da glória de Deus ao Templo, é realmente o clímax do livro.
Em Ezequiel, o juízo de Deus sobre um Israel pecaminoso é vividamente retratado na dramática partida passo a passo da glória da presença de Deus do Templo. Isto é descrito em Ezequiel 10 e 11. Essa partida é invertida no capítulo 43 quando a glória retorna ao Templo restaurado, através do portão leste, o caminho pelo qual ela havia saído.
O templo reconstruído, descrito por Ezequiel nos capítulos 40-42, só se torna funcional quando Deus está presente, o que acontece em Ezequiel 43. Isto também estabelece a base para o restante do livro, onde são descritos os rituais do Templo, a cidade nova e a nova terra. O clímax de tudo isso é visto no nome da cidade: “O Senhor está aqui” (Ez. 48:35, NVI).
Esta mensagem é tão importante que o próprio Deus diz para Ezequiel declarar tudo isso para Israel. Então, no verso 10 é dada a razão para toda a descrição do templo: o templo restaurado tem como finalidade ajudar Israel a se envergonhar de seus pecados passados e arrepender-se e, então, seguir os estatutos e as leis dadas por Deus.
Estas belas considerações nos fazem refletir sobre algumas questões importantes para nós, hoje: quão importante para nós é a presença de Deus? Temos hoje edifícios e igrejas agradáveis, mas está Deus presente nelas? Permitimos que a graça restauradora de Deus, a presença amorosa de Deus, toque nossos corações e nos leve a ter vergonha de nossos pecados e a verdadeiramente adorá-Lo?
Jon Dybdahl
Universidade Walla Walla, EUA
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/eze/43/
Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Ezequiel 43
Comentário em áudio
2 Comentários so far
Deixe um comentário
o reavivado por sua palavra é sem duvida um dos projetos mais glorioso para a sua igreja na atualidade. tenho aprendido e me fortalecido espiritualmente. o comentario devocional da um climax para o estudo e deixa me com vontade de ler o proximo capitulo ou o livro todo ainda hj. Deus seja louvado.
Comentário por elton albuquerque 9 de agosto de 2014 @ 5:39hoje a idolatria ainda existe no meio do povo do Senhor, muitos adoram ídolos reais ou imaginários e esquecem que somente Deus é digno de receber a honra, glória e o louvor. Ezequiel 43 nos convida a abandonar a idolatria e adorar Aquele que nos criou
Comentário por Cosme Peixoto 9 de agosto de 2014 @ 8:09