Reavivados por Sua Palavra


Jeremias 46 by Jobson Santos
16 de junho de 2014, 0:04
Filed under: profecias | Tags: , , , ,

Comentário devocional:

Este capítulo dá início a uma nova seção do livro de Jeremias (capítulos 46-51), com declarações proféticas acerca de várias nações e tribos.

Jeremias 46 está dividido em três seções: (1) os versículos 3-12: a palavra profética de Deus a respeito do exército de Faraó-Neco, que foi acampar ao norte junto ao rio Eufrates perto de Carquemis; (2) os versículos 14-24: a palavra profética de Deus sobre o rei babilônico Nabucodonosor, que viria e derrotaria os egípcios; e (3) os versículos 27-28: uma palavra de encorajamento de Deus para o Seu povo Israel.

Olhemos a primeira seção. Aqui Jeremias prediz a derrota do exército egípcio por Nabucodonosor junto ao rio Eufrates. A partir destes versos descobrimos que o exército egípcio incluía tropas mercenárias de Etíopes, Líbios e Lídios (v. 9). O exército era tão numeroso que parecia a inundação do rio Nilo sobre a terra (v. 8). Então o versículo 10 afirma que o próprio Deus iria intervir e ajudaria Nabucodonosor a derrotar o exército egípcio. Haveria tristeza na terra do Egito, porque os poderosos soldados egípcios seriam derrotados e falhariam em sua campanha militar (v. 11, 12). Essa profecia cumpriu-se no quarto ano de Jeoaquim, rei de Judá.

Na segunda seção, temos uma mensagem de Deus para os judeus que viviam no norte do Egito em lugares como Migdol, Mênfis e Tafnes. O texto original hebraico do versículo 15 pode ser traduzido assim: “Por que o deus Ápis fugiu?” (NVI). O significado é: “Por que o deus-touro egípcio fugiu sem ajudar o exército egípcio?” A seção refere-se ao exército da Babilônia, comandado por Nabucodonosor, como sendo tão poderoso quanto as montanhas de Tabor e Carmel na terra de Israel (v. 18); e se refere ao Egito como uma bezerra que não consegue nem mesmo afugentar moscas que a picam (v. 20). Menciona ainda que o exército babilônico viria contra o Egito com machados, como cortadores de lenha (v. 22, 23).

A terceira seção é uma profecia e um encorajamento aos Judeus que viviam no Egito e aos cativos na Babilônia para que retornassem à sua pátria Israel. Deus diz: “Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará” (versículo 27, NVI).

Deus é verdadeiramente o Restaurador da relação de aliança que Ele tem com Seu povo. E como Ele agiu no passado, assim Ele agirá para com o povo de Deus hoje, quando o Senhor voltar e nos levar para casa.

Yoshitaka Kobayashi
Japão



 Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/46/

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Jeremias 46


7 Comentários so far
Deixe um comentário

O Senhor derrota os mais poderosos exércitos para libertar nem que seja somente “FILHO SEUS”, imaginemos a salvação do Seu povo.

Comentário por José Geneses Carvalho

O Senhor derrota os mais poderosos exércitos para libertar nem que seja somente um “FILHO SEU”, imaginemos então a salvação de todo o Seu povo.

Comentário por José Geneses Carvalho

Louvo a Deus pela promessa que Ele nos dá que estará ao nosso lado. Ajuda- me Senhor e permanecer ao Seu lado diariamente e a ser reavivada pela Sua Palavra!

Comentário por Neide Lino Macedo Wutzow

Eu glorifico a Deus pelas promessas que Ele nos fez para guardarmos os Seus mandamentos e acreditar na Suas palavras. Tudo que Ele disse se cumprirá em nossa vida. Obrigada, Senhor, por esta promessa tao maravilhosa!

Comentário por maria das dorris carvalho ferreira

O Senhor dos exércitos é fiel nas Suas promessas. Creiam e o mais tudo Ele fará. obrigado Senhor por ser o nosso Deus. Somos pequenos e fracos que o sangue do cordeiro nos cubra com suas misericórdias. Amém Pai!

Comentário por hugo elizeu

Aleluias!! Este foi o meu devocional de hoje e pela graça de Deus não deixe de meditar nestes versículo. E comecei a buscar um pouco mais de entendimento do que o Pai queria falar comigo.
Obrigada Pai, tu és um Deus fiel e quero viver totalmente dependente de Ti. Que somente a tua vontade venha se cumprir. Como é bom ser cuidada, protegida e guiada por ti.

Te amo Jesus!!!

Comentário por Sueli

ÓTIMAS PALAVRAS DE ENSINAMENTOS E EVANGELISMO

Comentário por Antonio Carlos da Silva




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: