Juízes 17 – Mica, o levita e o ídolo
10 Comentários so far
Deixe um comentário
30 de novembro de 2012, 3:22
Filed under: Sem categoria
Filed under: Sem categoria
A leitura de comentários bíblicos traz luz ao enredo de Juízes 17 e 18:
Esta história foi registrada quando já havia sido estabelecida a monarquia em Israel (17:6, 18:1) e descreve fatos ocorridos fora da ordem cronológica dos acontecimentos descritos em Jz. 1 a 16 (Jz. 18:1 registra que a tribo de Dã ainda não havia se apossado de sua terra), “possivelmente, durante o tempo dos anciãos que seguiram a Josué (Jz 2:6-19) … anterior ao juizado de Otniel.” CBASD, vol.2, p. 419 e 425.
“Os capítulos 17-21 distinguem-se dos demais do livro de Juízes. Não obedecem qualquer sequência cronológica. Os acontecimentos não tem indícios de data. A seção é um apêndice do livro.” Bíblia Shedd, sobre Jz. 17:1.
Uma senhora rica, provavelmente viúva, ao ver que se lhe tinham roubado 13 quilos de prata (a mesma quantia de Jz. 16:15), proferiu uma maldição sobre o ladrão, que no caso, era seu próprio filho. Este, apavorado, por medo da maldição, devolveu o dinheiro.
As maldições estavam ligadas ao culto das divindades cananéias e eram encaradas como um agente do mal e não poderiam ser retiradas. Para que a maldição não caísse sobre seu filho, ela dedica todo o dinheiro ao Senhor, mas se arrepende e utiliza menos de um quinto do total para dedicar a Ele imagens, justamente o que havia sido terminantemente proibido em toda a Torá. Estes fatos demonstram as terríveis consequências do sincretismo religioso com as religiões cananéias, fruto da acomodação em não expulsar os moradores da terra, como o Senhor havia claramente ordenado.
“Nota-se a apostasia completa de Israel, nas áreas civil, moral e religiosa, nesta última seção do livro. … Como a estola sacerdotal [v. 5] (cf. Êx. 28:15,30), os terafins[os ídolos do lar do v. 4, Gn 31:19,30; 35:4] eram empregados na adivinhação. Este trecho marca até que ponto o povo de Deus decaíra dos princípios revelados na palavra do Senhor (cf. Êx. 20:4; Nm 3.10, etc.)” Bíblia Shedd, sobre Jz. 17:4.
O maior pecado relatado neste capítulo, entretanto, era do levita, sobre cuja tribo repousava a responsabilidade de ensinar ao povo a vontade e caráter do Senhor e para tanto estavam espalhados nas 48 cidades levíticas de Israel (Nm 35:1ss; Js 21.1ss). Israel se descuidara no sustento aos levitas (isto revela que não mais ofertavam nem dizimavam ao Senhor), o que explica a peregrinação do levita (Jz. 17:8).
“A oferta de um salário, com moradia, roupas e comida iam além do limite de resistência desse levita (v. 11). Fica claro que as considerações materiais fundamentaram sua decisão, pois posteriormente aceita uma oferta ainda mais atraente (18.19,20)” Bíblia de Estudo NVI.
Teria sido muito melhor ao levita viver na extrema pobreza que ter sobre si a responsabilidade de validar um culto idólatra que trouxe maldição espiritual e política às tribos do norte, por dinheiro e influência. Que lição para os dias de hoje!
10 Comentários so far
Deixe um comentário
Ainda esiste muitos Micas e o idalo da sua casaJuizez 17 vcr 17 nas igrejas vigiamAmem?
Comentário por Regina Rafael 20 de janeiro de 2013 @ 0:06Òtima reflexão, lí este capitulo agora de manha e nao tinha entendido direito. Que Deus o abençoe, Caio
Comentário por Caio 29 de junho de 2015 @ 10:52Muito obrigado, Caio. Deus lhe abençoe também.
Comentário por jquimelli 29 de junho de 2015 @ 12:29Eu tb estava lendo e não entendi, lendo todo o artigo entendi perfeitamente inclusive a lição dessa história, obrigada por compartilhar
Comentário por Serena 30 de janeiro de 2023 @ 11:40muito obrigado. Deus é fiel
Comentário por ROZILENE 10 de novembro de 2015 @ 1:48acho que esse mica era filho de Sansao e Dalila, ele roubou as 1100 moedas de prata que ela ganhou dos principes dos Filiteus por trair Sansão…
Comentário por Gilberto Gonçalves 1 de dezembro de 2015 @ 21:39faz todo sentido meu irmão suas palavra fica na paz de cristo.
Comentário por crismacleiton 14 de agosto de 2016 @ 14:40Muito boa reflexão também tinha alguma as dúvidas q foram sanadas ao ler este comentário Deus seja louvado por estestes comentários bíblicos q sempre tenha para nos tirar dúvidas
Comentário por Jefferson 19 de julho de 2016 @ 8:26Obrigada, pelos esclarecimentos, estou fazendo a leitura da bíblia e compartilhando-a de um jeito “menos tradicional” em meu facebook, mas este trecho havia ficado obscuro em minha mente, agora sim entendi tudinho… louvado seja Deus por ter-lhes dado compreensão de sua palavra para que compartilhem conosco… fiquem na paz de Deus… meu face é Sidiane Sobrinho.
Comentário por Sidiane Ribeiro Sobrinho 25 de abril de 2018 @ 7:49Maravilhoso comentário! Eu li e não entendi. Aí pensei em procurar explicação no Google. Logo em seguida apareceu as opções, e como faço a leitura diária do Reavivados por sua Palavra já entrei direto neste link.
Comentário por Cidinha Silva 27 de maio de 2019 @ 5:57Muito obrigada pelo esclarecimento. Que Deus continue lhe abençoando