Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: I SAMUEL 30 – Primeiro leia a Bíblia
I SAMUEL 30 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/1sm/30
Quando Davi e seus homens retornaram a Ziclague, para seu horror eles encontraram a cidade queimada e vazia. Suas esposas e filhos haviam sido levados e todos eles choraram. Em sua amargura, os homens de Davi falavam até em apedrejá-lo.
Mas nesta crise Davi não se esqueceu do Senhor. O versículo 6 diz: “porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.” O Senhor não deixou Davi a lutar sozinho. Então, quando ele perguntou ao Senhor através de Abiatar, o sacerdote que estava com ele, se deveria perseguir o bando invasor, a resposta foi: “Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás” (v. 8).
Com 400 homens, Davi atacou ao entardecer e lutou toda a noite até à tarde do dia seguinte. Ele destruiu todos os amalequitas, com exceção de 400 deles que escaparam montados em camelos. Ele libertou todas as mulheres e crianças e levou consigo uma grande quantidade de pilhagem.
Se Saul houvesse destruído todos os amalequitas quando o Senhor lhe ordenou, esta batalha contra Ziclague nunca teria acontecido.
O capítulo 30 relata o sucesso de Davi quando ele confiou no Senhor. O capítulo 31 relata a derrota de Saul e sua morte, porque ele não confiou no Senhor.
Ralph Neall
Professor e missionário aposentado
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/30
Tradução: Jeferson Quimelli/Jobson Santos/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Filed under: Sem categoria
1138 palavras
O retorno de Davi da batalha ocorre em tempo providencial. Ele chega exatamente a tempo de perseguir os amalequitas que haviam atacado Ziclague. Este capítulo mostra como uma derrota pode se transformar em vitória. A vitória de Davi contrasta-se com a derrota de Saul, relatada no próximo capítulo. Ambas as batalhas ocorreram aproximadamente ao mesmo tempo. Andrews Study Bible.
1 terceiro dia. Davi gastou na volta três dias, em que percorreu 128 km. Estava fora de Ziclague havia já uns dez dias. e gastou um dia com os preparativos para a nova expedição contra os amalequitas. Bíblia Shedd.
Quando Davi estava deixando o campo de batalha, vários homens de Manassés se uniram a ele (1 Cr 12.20), e, assim, sua comitiva foi grandemente aumentada. Foi como se Deus já previsse a provação que o aguardava e o estivesse preparando para enfrentá-la. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
Ziclague. Tendo sido as vítimas das incursões vitoriosas de Davi (27.8), os amalequitas aproveitaram a ausência de Davi em Ziclague para retaliarem. Bíblia de Genebra.
Mas que ato de misericórdia divina foi o fato de ele [Davi] ter sido mandado de volta, e o de que nenhuma guarnição tivesse sido deixada para proteger as mulheres – o que poderia ter irritado os invasores – e que ninguém tivesse sido morto (v. 2)! Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
amalequitas. Logo após Israel ter saído do Egito, os amalequitas os atacaram no momento mais inoportuno (Êx 17:8-16). Desta vez eles atacaram a cidade de Davi quando haviam sido deixados nela somente mulheres e crianças. Andrews Study Bible.
2 a ninguém mataram. É evidência notável da proteção providencial que o Senhor dera a Davi (v. 19; 26.12), cuja própria prática tinha sido bem diferente (27.9). Bíblia de Genebra.
Os prisioneiros seriam vendidos como escravos aos povos vizinhos, principalmente aos egípcios. Bíblia Shedd.
6 apedrejá-lo. Os homens de Davi o culpavam pelo desastre. Andrews Study Bible.
Davi se reanimou no SENHOR. Relembrar das promessas de Deus trouxe uma renovada esperança a Davi (17:37). Andrews Study Bible.
No primeiro momento de tristeza e horror, somente a intervenção da graça divina podia salvar a vida de Davi. Mas essa foi a hora de sua volta a Deus. E com as cinzas ainda quentes [de Ziclague queimada] aos seus pés, a aflição comprimindo seu coração, a ameaça da violência em seus ouvidos e a amarga contrição na consciência, “Davi se reanimou no Senhor seu Deus”. A partir daquela hora, ele voltava a ter sua antiga personalidade, forte, alegre e nobre. Após meses de negligência, pediu a Abiatar que trouxesse o éfode [estola sacerdotal] , e procurou saber qual a vontade de Deus. Então, com maravilhoso vigor, saiu em perseguição dos invasores e recuperou tudo. Ele tinha sido retirado de um horrível poço de perdição, e, de novo, seus pés estavam sobre a rocha (Sl 40.2). Seus passos agora podiam ser firmados. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.
Ante a tragédia de perder suas famílias, os soldados de Davi começaram a se virar contra ele e mesmo chegaram a falar em matá-lo. Em vez de traçar um plano de resgate, procuraram alguém em quem por a culpa. Mas Davi encontrou sua força em Deus e procurou por uma solução em vez de um bode expiatório. Ao se defrontar com problemas, lembre-se que é inútil procurar alguém para culpar ou criticar. Em vez disso, tente encontrar uma solução. Life Application Study Bible Kingsway.
7 estola sacerdotal. [ephod/éfode]. Roupa sacerdotal utilizada para consultar o Senhor. Tipicamente era dada uma resposta “sim” ou “não”. Andrews Study Bible.
8 Respondeu-lhe o SENHOR. O Senhor respondeu a Davi, em contraste a Saul (28:6) e prometeu a ele uma vitória total. Andrews Study Bible.
9 ribeiro de Besor. Um leito de rio seco e profundo [um wadi, que só apresenta água nas épocas de chuva], localizado a sudoeste da Palestina. Andrews Study Bible.
Ribeiros da estação chuvosa da vizinhança de Berseba e do sul convergem para o ribeiro de Besor, que corre para o noroeste até desembocar no mar Mediterrâneo. Bíblia de Genebra.
No interior do Neguebe [sul de Israel] e servia como linha divisória entre terras cultivadas ao norte e o deserto ao sul. Bíblia Shedd.
10 cansados. Os 200 homens…tiveram a sua ocupação – guardar a retaguarda e tomar conta da bagagem para que os outros pudessem agir desembaraçadamente. Bíblia Shedd.
13 três dias. Os amalequitas estavam na frente de Davi, ainda por três dias. Gastou cinco dias para alcançá-los. Bíblia Shedd.
14 queretitas. Uma tribo relacionada com os filisteus, que veio originalmente da ilha de Creta. Mais tarde, junto com os peletitas, serviam como mercenários a Davi. Andrews Study Bible.
15 nem me entregarás nas mãos do meu senhor. Enquanto que as leis antigas requeriam que os escravos fossem devolvidos aos seus senhores, as leis bíblicas não requeriam isso (Dt 23:15-16). Andrews Study Bible.
19 Não lhes faltou coisa alguma. Essa é mais uma prova marcante de como o Senhor vigiava com solicitude a situação de Davi (v. 2, nota). Bíblia de Genebra.
22 maus e filhos de Belial (ARA; NVI: “maus e vadios”; NKJV: “maus e inúteis”). Homens cujo coração estavam cheios de egoísmo. Andrews Study Bible.
23 o que nos deu o SENHOR. Davi, de modo suave, porém firme, rejeita a ideia de que a vitória alcançada deve ser atribuída à proeza deles. Como o Senhor concedeu a vitória, nenhum segmento dos homens de Davi poderia reivindicar um maior direito aos despojos do que outro. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Davi atribuiu a vitória ao poder de Deus. Isto significa que tudo deveria ser considerado espólio do Senhor (Dt 20:10-15). Andrews Study Bible.
24 Davi estabeleceu uma jurisprudência de que aqueles que ficaram com os suprimentos deveriam ser tratados do mesmo modo que aqueles que lutaram na batalha. Hoje, muitas pessoas são necessárias para providenciar os serviços de suporte necessários para cada soldado em batalha. Na igreja e em outras organizações, devemos tratar igualmente aqueles de providenciam serviços de suporte de modo semelhante àqueles na linha de frente. Sem contadores, administrativos, secretárias, estagiários e executivos, não haveria como os envolvidos no ministério público exercer suas atividades. Está você na linha de frente? Não se esqueça daqueles que lhe dão suporte. Está você em um grupo de suporte? Tome consciência de que sua posição, apesar de ser menos glamourosa ou excitante, é vital para o trabalho de todo o grupo. Life Application Study Bible Kingsway.
26 autoridades de Judá, que eram seus amigos (NVI). Davi enviou os despojos como expressão de gratidão aos que o tinham ajudado quando fugiu de Saul (cf. v. 31), e assim preparou o caminho para sua posterior elevação ao trono de Judá (v. 2Sm 2.1-4). Bíblia de Estudo NVI Vida.
27-31 Conforme diz o v. 31, essas cidades estavam dentro do alcance das peregrinações de Davi como fugitivo. Todas ela ficam ao sul de Judá. Essa Betel (v. 27), por exemplo, não deve ser confundida com a cidade mais ao norte, de mesmo nome. Bíblia de Genebra.
Filed under: Sem categoria
“Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar” (v.4).
Excluído da batalha pelos príncipes filisteus, Davi e seus homens retornaram a Ziclague. Contudo, ao chegarem, depararam-se com um cenário desolador: a cidade estava em cinzas, e suas famílias e pertences haviam sido levados. Não restou ninguém. Mas a destruição maior ocorreu no coração daqueles homens. Os valentes de Davi, acostumados à guerra, choravam agora como crianças desconsoladas. Alguma vez na vida você já chorou assim? Chorou até sentir que suas forças acabaram?
Em 2010, conheci o que de fato é o pranto quando meu filho mais novo foi levado para a UTI com apenas quatro dias de vida. Em 2020, também perdi um bebê (gravidez ectópica), uma dor que me fez chorar como se não houvesse consolo. É um choro que esgota as forças, como se o corpo todo chorasse — uma entrega total do ser ao sofrimento. Além de ter perdido tudo, Davi ainda enfrentou a fúria de seus próprios homens, que falavam em apedrejá-lo. No entanto, em meio ao caos, “Davi se reanimou no Senhor, seu Deus” (v.6) e fez o que nunca deveria ter deixado de fazer: consultou ao Senhor.
Revestido da força divina e encorajado pela promessa de vitória, Davi avançou. Duzentos de seus homens, exaustos, não conseguiram prosseguir e ficaram para trás. Guiados por um servo egípcio encontrado no caminho, Davi e os quatrocentos restantes localizaram os inimigos, recuperaram tudo o que havia sido roubado e ainda tomaram despojos valiosos. Como o Senhor havia prometido: “Não lhes faltou coisa alguma, […] tudo Davi tornou a trazer” (v.19).
Davi estava colhendo os frutos amargos de suas escolhas anteriores, mas a misericórdia do Pai alcançou o Seu filho arrependido. A bondade de Davi para com o servo estrangeiro e, posteriormente, sua decisão em relação aos soldados que guardaram a bagagem, revelam um coração que reconhecia que a vitória não veio por braço humano, mas pelo poder do Senhor dos Exércitos. Ao dividir os despojos igualmente com os que ficaram para trás, Davi ilustrou a essência da graça divina.
Talvez hoje você sinta que a única coisa que faz é carregar uma “bagagem de sofrimento”, sentindo-se indigno de receber qualquer benção. Mas deixa eu lhe contar uma coisa: ninguém é digno por mérito próprio. Houve apenas um Homem que pisou nesta terra, que verdadeiramente foi justo: Jesus Cristo, o Justo (1Jo.2:1). No exército de Deus, aqueles que estão na linha de frente devem ser escudo para os que estão abatidos. O Senhor não faz acepção de pessoas; Ele chama guerreiros e valentes, mas também chama cuidadores de bagagem. Nesta batalha espiritual, os soldados vencem usando a armadura de Deus (Ef.6:10-18), e os carregadores de bagagem recebem apenas o que podem suportar.
Não importa o que digam ou o que façam “os maus e filhos de Belial” (v.22); Deus ampara todos os que se dedicam ao Seu serviço. Seja na vanguarda ou na retaguarda, somos amados com o mesmo amor infinito. Ainda que os sofrimentos desta vida nos deixem sem forças, o Senhor deseja nos reanimar e nos recriar, a fim de que possamos todos participar das “partes iguais” (v.24) do reino eterno. Percebam que havia gente má no meio do exército de Davi, como também existe gente má no meio do povo de Deus hoje. A nossa parte, amados, é agir como Davi agiu, com justiça e misericórdia, independentemente da maldade dos outros. Que o nosso coração esteja guardado em Deus para que, naquele grande Dia, ele faça parte dos despojos que o Senhor levará para Sua casa.
Nosso Deus e Pai, graças Te damos porque mesmo quando estamos distraídos com situações em que não deveríamos nos envolver, e mesmo colhendo os resultados desastrosos disso, o Senhor ainda assim nos estende a Tua misericórdia e nos apresenta uma solução. Ajuda-nos a, como Davi, reconhecermos a cada instante que é o Senhor quem vence as batalhas por nós, e, assim, sermos misericordiosos com nossos irmãos como Tu és conosco. Depositamos em Tuas mãos o nosso coração. Purifica-o para Ti! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, alvos da misericórdia de Deus!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 30 – Deus pode reverter os malefícios de nossas decisões equivocadas em bênçãos quando O buscamos de todo coração. Ao envolver-se com os filisteus e ser dispensado dos planos bélicos deles contra Israel, Davi dava um passo errado atrás do outro. Ao retornar à sua família em Ziclague, as consequências de seus erros tornaram-se visíveis.
Sem chão, sem rumo e sem saber o que fazer, Davi encontrou o caminho do qual nunca deveria ter se afastado. Ao consultar novamente a Deus, o ungido do Senhor começou a sair do fundo do poço. Deus lhe deu vitória sobrenatural sobre os amalequitas que haviam saqueado sua família e a família de seus soldados (I Samuel 30:1-20).
Davi era imparcial. Quando 200 de seus 600 soldados não acompanharam no contra-ataque aos Amalequitas devido à exaustão física e emocional, e aqueles que foram lhe sugeriram que os bens recuperados não deveriam ser repartidos com os que não lutaram, Davi declarou: “Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós. Quem concordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais” (I Samuel 30:21-25).
A sua parte dos bens tomados dos amalequitas, Davi enviou às autoridades de Judá, Betel, Ramote, Jatir, Aroer, Sifmote, Estemoa, Racal, das cidades dos jarameelitas e dos queneus, Hormá, Corasã, Atace, Hebrom e dos lugares onde Davi tinha passado com seus soldados (I Samuel 30:26-31).
Esses presentes foram como mensagens de Davi, indicando “que Deus o havia feito prosperar contra seus inimigos” (William MacDonald). Deus o estava preparando para assumir o trono que a morte de Saul deixaria vago. A providência de Deus não permitiu que Davi lutasse a favor dos filisteus contra Israel (I Samuel 29). Deus cuida de cada detalhe de nossa vida!
A mão divina está por trás de nossas frustrações, mesmo quando falhamos e não a percebamos. Até mesmo quando não buscamos Sua orientação, Deus está por trás de cada situação. Mas, quando O buscamos, até as consequências de nossas negligências podem ser revertidas em bênçãos.
Os planos de Deus acontecem apesar de nós; portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: I SAMUEL 29 – Primeiro leia a Bíblia
I SAMUEL 29 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/1sm/29
Os filisteus estão se mobilizando para o ataque a Israel e Aquis diz a Davi: “Saiba que você e seus soldados me acompanharão no exército” (cap. 28:1-2, NVI). Como Davi poderá livrar-se das expectativas de Aquis?
Mais uma vez o Senhor vem em seu socorro através de um movimento inesperado. Enquanto Davi e seus homens marchavam com Aquis na retaguarda dos exércitos filisteus, os oficiais do exército perguntaram: “O que estes hebreus fazem aqui?” Aquis responde: “Este é Davi, que era oficial de Saul, rei de Israel. Ele já está comigo há mais de um ano e, desde o dia em que deixou Saul, nada fez que mereça desconfiança”.
Mas os comandantes exigem que Aquis envie Davi de volta. Assim, com muitas desculpas, Aquis lhe pede para voltar a Ziclague. Davi deve ter partido, na manhã seguinte, com um grande senso de alívio. O Senhor usara os comandantes filisteus para tirá-lo da linha de batalha!
Davi tinha seus defeitos, assim como nós. Às vezes, ele obtinha vitórias, quando confiava em Deus. Outras vezes, era derrotado por não confiar nEle. O Senhor é sempre misericordioso para com aqueles que entregaram o coração a Ele. Com frequência Ele resgata aqueles que estão em dificuldades por seus próprios erros.
Ralph Neall
Professor e missionário aposentado
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/29
Tradução: Jeferson Quimelli/Jobson Santos/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Filed under: Sem categoria
1067 palavras
1 O cap. 29 é uma continuação da narrativa de 28.2. De Afeque os filisteus subiram a Suném (28.4), em uma jornada de 128 km, e daí, para o vale de Jezreel. Os israelitas, por sua vez, se concentraram em Gilboa (28.4), para descerem ao vale de Jezreel, onde se travaria a batalha. Bíblia Shedd.
1-11 A continuação da história de Davi e Aquis apresenta a solução ao sério problema de Davi (28:1-4). Andrews Study Bible.
Davi estava em apuros! A que difícil situação o haviam conduzido as mentiras daquele último ano e meio! Ele não tinha alternativa senão acompanhar o rei Aquis à batalha, mas deve tê-lo feito com o coração oprimido. Parece que seria obrigado a combater Saul, o ungido do Senhor, e Jônatas, seu amigo, bem como o povo que ele, um dia, iria governar. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.
3 Estes hebreus, que fazem aqui? Para Davi, uma pergunta como esta deve ter soado como uma repreensão estarrecedora. Ele estava totalmente deslocado no acampamento dos inimigos do seu povo. Em primeiro lugar, não deveria ter buscado refúgio entre os filisteus. Esse passo fora dado sem procurar a orientação divina. Naquele momento, a crise se aproximava. Davi estava em grande apuro. Ele não tinha o desejo de empunhar armas contra seus irmãos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 636.
coisa alguma achei contra ele. A expressão de confiança de Aquis na habilidade e na lealdade de Davi se contrasta com o pensamento que este tinha a seu próprio respeito, ao se lembrar de sua dissimulação e desonestidade. Deus se compadece daqueles que passam por perplexidade e aflição. Por causa de Sua bondade, ele abre uma porta de escape para que certas pessoas não sejam deixadas completamente à mercê das próprias escolhas. Em misericórdia, Ele pode transformar erros graves e tolos em degraus para o sucesso. Quem se dispõe a aceitar a orientação divina com humildade encontra livramento provindo de fontes inesperadas, de maneiras impensadas, justo nas horas mais sombrias. Por meio da exigência dos príncipes filisteus de de que Davi deixasse o acampamento, o Senhor estava atuando para livrar Seu servo. CBASD, vol. 2, p. 636.
4 Faze voltar este homem. Os príncipes foram respeitosos com Aquis ao se referir ao companheiro do monarca, mas o vocabulário revela que havia grande ressentimento no coração deles por causa da presença de Davi. CBASD, vol. 2, p. 636.
Os outros comandantes filisteus sabiam que Davi era aquele que, ainda jovem, havia matado o seu campeão, Golias (17.32-54), havia matado centenas de soldados filisteus (18.27) e era o herói das canções de vitória dos israelenses (21.11). Eles estavam com medo de que, no calor da batalha, Davi poderia se virar contra eles. Apesar de Davi ter ficado contrariado com isto a princípio, Deus usou a suspeita dos comandantes para evitar que Davi tivesse de lutar contra Saul e seus conterrâneos. Life Application Study Bible Kingsway.
6 Tão certo como o Senhor vive. Trata-se de uma declaração marcante por ter vindo de um rei pagão. … Não se pode negar que o comportamento de Davi causou impressão profunda em Aquis. Por três vezes, o rei chamou atenção para a retidão da vida de Davi (1Sm 29:3, 6, 9), comparando-o, em um dos casos, a “um anjo de Deus” (1Sm 29:9). CBASD, vol. 2, p. 636.
7 volta em paz. Antes de ordenar que Davi abandone a batalha, Aquis louva a lealdade de Davi a ele. Ele não está consciente de que Davi tem contado mentiras a ele. Neste caso, Deus salvou a vida de Davi não pelo que ele fez, mas a despeito disso. Andrews Study Bible.
8 O que foi que eu fiz? (NVI). Davi finge estar decepcionado, a fim de manter intacta a estratégia de engano. Na realidade, esse acontecido salvou Davi de um grave dilema. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Num momento de desânimo, Davi havia dado passos que o conduziram a um dilema do qual não teria condições de fugir sem ajuda externa. Caso abandonasse Aquis e se voltasse contra os filisteus na batalha, provaria a acusação dos príncipes filisteus. Se guerreasse contra Israel, estaria lutando contra o ungido do Senhor e ajudando estrangeiros a subjugar a própria terra natal (ver PP, 690). Deus foi misericordioso ao usar a má vontade e a hostilidade dos filisteus para abrir a porta de libertação da desgraça, qualquer quer que fosse o resultado da batalha. Davi percebeu como teria sido melhor se tivesse permanecido em Judá. Caso não se encontrasse em seu coração o desejo de ser fiel a Deus acima de tudo o mais, o Senhor não teria operado este livramento por ele. Os pecados de Davi não consistiam em desvios conscientes e voluntários do caminho da justiça, mas numa fraqueza de fé e em julgamento equivocado. Ele tinha que tomar decisões rápidas e nem sempre esperava pela resposta divina, confiando, talvez, que o Céu aprovaria suas ideias. De todo o coração, deve ter desejado que houvesse se comportado de maneira diferente. Naquele momento, ele estava diante de um anfitrião gentil que acreditava nele, que o considerava um amigo, mas que, finalmente, por pressão política, o dispensou. Ao ouvir a resposta do rei, cheia de confiança e amor, o coração de Davi deve ter ardido de vergonha por sua dissimulação e também se inflamado de gratidão porque, a despeito de seu pecado, Deus, em misericórdia, desfizera a armadilha à qual ele próprio se lançara. CBASD, vol. 2, p. 637.
10 logo que haja luz. Provavelmente este foi um modo diplomático de dizer a Davi que, se o dia raiasse e seus homens ainda estivessem no arraial, os príncipes o matariam. … A narrativa deste capítulo ilustra como Deus trabalha para salvar Seus filhos. Ele procura convencer os seres humanos a aceitar Seus caminhos, mas os deixa livres para os rejeitar caso queiram. Isso se aplica não só à decisão principal de servir a Deus, mas também a todas as escolhas de maior ou menor importância que somos chamados a fazer. É inevitável que se cometam erros, e as provas resultantes revelam o erro de julgamento. Davi escolheu se refugiar na Filístia a fim de se proteger de Saul. Adaptando as ações a seus sentimentos, logo descobriu que as sementes do interesse próprio produziram uma colheita de dissimulação e falsidade. Davi, no entanto, reconheceu seu erro e buscou, de coração, seguir a orientação divina. Essa atitude permitiu que o Senhor dirigisse as circunstâncias que levaram livramento a Davi, embora a dificuldade em que se encontrava fosse resultado de seu próprio erro. CBASD, vol. 2, p. 637.
Filed under: Sem categoria
“Respondeu, porém, Aquis e disse a Davi: Bem o sei; e que, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; porém os príncipes dos filisteus disseram: Não suba este conosco à batalha” (v.9).
Aquis podia confiar em Davi, mas os príncipes filisteus, não. Eles conheciam bem a fama do guerreiro e a canção que celebrava suas vitórias em Israel: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares” (v.5). A mesma música que despertou a inveja de Saul agora acendia a desconfiança dos príncipes filisteus. Davi encontrava-se em uma aflição terrível: estava prestes a marchar contra seu próprio povo. A maior batalha de Davi era interna. Ao traçar planos sem a consulta e aprovação de Deus, ele corria o risco de repetir o erro de Saul. O Senhor permitiu que ele provasse o amargor de suas escolhas para despertá-lo da letargia de seu próprio coração.
É impressionante notar que Aquis considerava Davi “bom como um anjo de Deus” (v.9). Embora Davi não planejasse trair aquele que o acolheu, seus planos certamente não incluíam a destruição de seus irmãos israelitas. A desconfiança e rejeição por parte dos príncipes filisteus foi, na verdade, um livramento providencial. Da mesma forma que o Senhor impediu Davi de se vingar de Nabal, agora o impedia de cometer uma desgraça irreparável contra Israel. Cada experiência da vida nos oferece uma lição; mas, sem uma comunhão perseverante com Deus, as marcas de nossas escolhas podem deixar cicatrizes profundas e dolorosas.
As cicatrizes servem para nos lembrar onde e por que nos ferimos. Quantas vezes assumimos riscos desnecessários, sabendo que podemos machucar a nós mesmos e aos outros? Davi errou ao trocar o deserto pela terra dos inimigos. Ele buscou refúgio onde deveria encontrar oposição. Preferiu armar ciladas a confiar em Deus. “Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro” (Pv.29:25). Enquanto fugia de Saul no deserto, Davi foi fiel e verdadeiro; dentro da aparente segurança dos muros de Ziclague, ele se tornou estrategista e mentiroso. Davi precisava recordar de onde havia caído para retornar ao primeiro amor. “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap.2:5). E as marcas certamente o ajudariam neste processo.
Você sente que precisa voltar ao primeiro amor? Talvez existam cicatrizes que o lembrem de suas quedas. O Senhor o convida hoje a olhar para essas marcas e sentir a dor da culpa pela última vez. Ele promete transformar marcas de dor em marcas de vitória. Jesus carregará as cicatrizes da cruz pela eternidade como prova de Seu amor infinito. Escolha trocar as marcas do pecado pelas marcas da justiça de Cristo. Que o amor eterno de Deus cure as feridas que a vida lhe causou.
Pai de amor eterno, graças Te damos pelas marcas da vida que nos lembram onde caímos e do poço de lama que o Senhor nos tirou! São marcas que muitas vezes nos trazem à memória situações ruins, mas louvado seja o Senhor que nos amou antes mesmo que elas existissem! Queremos passar a eternidade contemplando e aprendendo do Teu amor através das marcas da cruz. Enquanto ainda estamos aqui, segura firme em nossa mão, pois somos pecadores e dependemos da Tua graça! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, marcados pelo amor de Jesus Cristo!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 29 – Cometemos inúmeros erros, falhamos terrivelmente! Várias decisões que tomamos parecem inteligentes e lógicas, mas podem desembocar num beco sem saída, como aconteceu com Davi ao viver entre os filisteus.
Em I Samuel 29 Davi estava pronto para atacar o povo de Deus juntamente com os filisteus! Que absurdo, não? O que pode nos surpreender é:
• Por que Deus rejeitou Saul e não rejeitou Davi?
• Quem errou mais, Saul ou Davi?
Quando surgiu oportunidade de sair desse emaranhado problemático em que se enredou, Davi reagiu: “O que foi que eu fiz?… Por que não posso ir lutar contra os inimigos do rei, meu senhor?” (I Samuel 29:8). Porém Aquis exigiu que Davi retornasse com seus soldados; então, Davi concordou. Assim, “Deus o impediu e o poupou da vergonha de matar seus compatriotas e fortalecer o exército dos filisteus. O Senhor não permitiria que Davi usasse a espada de Golias contra Israel”, analisou William MacDonald.
• Será que a graça estava mais a favor de Davi que de Saul?
• Deus demonstrou mais misericórdia para Davi e foi mais intolerante com Saul?
Enquanto Saul se afundava mais e se moldava ao perfil do diabo mesmo entre o povo de Deus, Davi, mesmo em meio aos pagãos, era tido como um anjo do bem (I Samuel 29:9).
A integridade pura não dá motivos nem para inimigos falarem algo contra nós. Pelo contrário, quando refletimos o caráter de Deus, até os pagãos percebem que somos diferentes. Fidelidade é uma característica que se revela até mesmo aos inimigos. Saul era o oposto de Davi, ainda que Davi não fosse perfeito. Isso fez toda a diferença!
O respeito de Aquis ao falar com Davi, a polidez e educação em sua abordagem, são reações espelhadas ao caráter íntegro e fiel de Davi. Hoje, os cristãos deveriam dar mais testemunho positivo aos incrédulos. Muitos, porém, são tidos como caloteiros, fofoqueiros, tratantes, irresponsáveis, briguentos, desonestos, etc. parecendo mais um dos anjos caídos que se tornaram demônios do que anjos de Deus.
Precisamos estabelecer alvos elevados de testemunhar do nosso amoroso Deus, almejando que as pessoas nos vejam como anjos de Deus para elas. Fazendo assim, mesmo que estejamos em terreno inimigo, Deus nos poupará de cometer maiores disparates! Confiemos nEle, e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.