Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: I SAMUEL 20 – Primeiro leia a Bíblia
I SAMUEL 20 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/1sm/20
“[Jônatas] amava [Davi] como amava a sua própria alma.”
Jônatas fez de Deus parte de suas conversas e promessas a Davi. Ele procurou protegê-lo do perigo, até mesmo arriscando a própria vida. Ele sentiu as dores de Davi e chorou com ele. Jônatas mostrou o amor que todos nós somos chamados a mostrar àqueles que nos rodeiam. Você pode achar fácil amar seu melhor amigo, como Jônatas amava a Davi, mas e quanto ao seu vizinho, de acordo com a definição de Jesus? Você ama a senhora no ônibus, o homem que te corta no trânsito, a garota que está sempre feliz sem motivo aparente, o garoto desafiador?
Jesus quer que a gente ame a todos, como Jônatas amava a Davi. Ele quer que procuremos o bem deles, tenhamos empatia para com eles e os apresentemos ao Pai celestial em oração.
Você pode não ter uma amizade especial assim com outro ser humano, como muitos outros têm, mas todos podemos encontrar um amigo assim em Jesus.
Hoje, ao experimentar a fidelidade de Jesus, lembre-se de ser um amigo fiel.
Charlique Dobney
Filadélfia, Pensilvânia, EUA.
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/20
Tradução: Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Filed under: Sem categoria
478 palavras
1 fugiu Davi. Com certeza, para Gibeá [a casa de Saul], a fim de conversar com Jônatas. Davi não teria ousado voltar lá enquanto Saul ali estava, mas, sob o poder de restrição do Espírito, o rei permaneceu em Ramá [lar de Samuel] a maior parte do dia e da noite (ver 1Sm 19:23, 24). A demora deu a Davi uma oportunidade de se encontrar com Jônatas e descobrir qual era a atitude de Saul. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 591.
5 Lua Nova. O mês lunar começa com a lua nova e era festejada com holocaustos. Bíblia Shedd.
6 sacrifício anual. Indica que esta “lua nova” poderia ser a Festa das Trombetas, quando se iniciava o ano civil judaico (Lv 23.23-35; Nm 29.1-6). Bíblia Shedd.
8 se, porém. Davi tinha consciência de que sua condição não se devia a nenhum pecado de sua parte. … A certeza de sua inocência sustentou Davi na hora da provação. Uma consciência limpa pode compensar qualquer perda neste mundo. Aqueles que sentem inveja dos ímpios, que se permitem desfrutar os prazeres do pecado, devem lembrar que esses prazeres são pagos com horas de remorso e aversão a si mesmos. Muitos dos que bebem da fonte poluída da Terra dariam tudo o que têm para desfazer o passado e apagar a mancha vil de sua vida. Em contrapartida, os que podem olhar para Deus e para Seus semelhantes com a consciência limpa de ofensas são pessoas mais felizes. Talvez possuam poucas vantagens materiais, mas têm um tesouro que nem meso toda a riqueza do mundo seria capaz de comprar (ver 1Pe 3:13-17). CBASD, vol. 2, p. 592, 593.
13 e seja o SENHOR contigo, como tem sido com meu pai. Clara indicação de que Jônatas espera que Davi se torne rei. Bíblia de Estudo NVI Vida.
14 usará para comigo com bondade. Jônatas compreendeu e reconheceu que Deus havia escolhido Davi como rei. … Davi cumpriu em gesto tocante o pedido de Jônatas (2Sm 9), pois o costume era eliminar a família rival. Bíblia Shedd.
15 jamais. …duração da existência simultânea das duas casas. CBASD, vol. 2, p. 594.
19 lugar em que te escondeste no dia de ajuste (ARA; NVI: “lugar onde você se escondeu quando tudo isto começou”).
pedra de Ezel, “pedra de partida”. Com certeza foi ali que os dois amigos se separaram. Bíblia Shedd.
26 não está limpo (ARA; NVI: “cerimonialmente impuro”). Pensava Saul que Davi tivesse se contaminado e procedia sua purificação conforme a lei (Lv 15). Bíblia Shedd.
27 o filho de Jessé. Expressão de mofa e ódio. Não mencionou o nome de Davi. Bíblia Shedd.
29 meu irmão ordenou que eu estivesse lá (NVI). A autoridade do irmão mais velho se iguala à dos pais. Andrews Study Bible.
30 Filho de mulher perversa e rebelde. O insulto é dirigido a Jônatas, não a sua mãe. Andrews Study Bible.
34 todo encolerizado (ARA; NVI: “muito irado”).
41 prostrou-se rosto em terra três vezes. Gesto de fidelidade e submissão (Dn 6.10). Bíblia Shedd.
Filed under: Sem categoria
“Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua” (v.42).
Com a presença de Saul, Davi foi obrigado a fugir “da casa dos profetas” (v.1). Ele não entendia o porquê de tanto ódio e, encontrando-se com Jônatas, questionou: “Que fiz eu? Qual é a minha culpa? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?” (v.1). A resposta de Jônatas revela que este ainda não havia percebido a malícia de seu pai nem seu ódio homicida. Mas Davi não ousou colocar o filho contra o pai; antes, sugeriu uma estratégia a fim de provar a real intenção de Saul. Firmando uma aliança, ambos se uniram em um plano que salvaria a vida de Davi e abriria os olhos de Jônatas para a triste realidade da maldade no coração de seu pai.
Foi no segundo dia “da Festa da Lua Nova” (v.27) que Saul questionou a cadeira vazia de Davi. A explicação de Jônatas foi o estopim para a queda da máscara de “bom rei” de seu pai. Sua reação descontrolada quase tirou a vida do próprio filho que, por sua vez, “todo encolerizado, se levantou da mesa e […] não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado” (v.34). O que vemos em seguida é o relato de uma cena comovente entre dois amigos obrigados a se despedir. Quando “se levantou Davi e se foi; e Jônatas entrou na cidade” (v.43), antes, confirmaram a aliança estabelecida, pois haviam jurado “ambos em nome do Senhor” (v.42).
Jesus deixou um conselho a Seus discípulos que bem se aplica ao contexto do capítulo de hoje: “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens” (Mt.10:16-17). A atitude precavida de Davi revelou a prudência em investigar as intenções de Saul através de um plano o mais simples possível. Em nossos relacionamentos, necessitamos dessas virtudes a fim de evitar conflitos desnecessários ou suspeitas indevidas. Não é da vontade de Deus que fiquemos alimentando ou cogitando ruins suspeitas contra o próximo. O Espírito Santo é o fiel ajudador de todos os que, de todo o coração, buscam a Deus. A eles é prometido: “nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido” (Mt.10:26).
Nossa confiança precisa estar no Senhor, mas Ele não fará o que nos capacitou a fazer. Diante da sepultura de Lázaro, Ele declarou aos que ali estavam: “Tirai a pedra” (Jo.11:39). Ou seja: façam o que vocês podem fazer. Davi e Jônatas fizeram o que estava ao alcance deles naquela situação desafiadora. A nós também foi confiada a capacidade de agirmos e reagirmos segundo nos é lícito realizar. Observar atentamente o comportamento daqueles que nos cercam não é uma questão de julgamento precipitado, é bíblico: “Rogo-vos, pois, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” (Rm.16:17). Outra vez, o apóstolo nos adverte com relação aos falsos religiosos: “Foge também destes” (2Tm.3:5).
Que o Espírito do Senhor nos conceda a prudência e a simplicidade de Davi para que não sejamos enganados pela astúcia de homens maus. Uma coisa é certa, amados: o Deus de Davi também é o nosso Deus. E, como cuidou de Davi, cuidará de mim e de você.
Santo de Israel, nossos olhos estão postos em Ti para que, iluminados, tenham discernimento nos relacionamentos e sabedoria em cada circunstância. Muitas vezes somos perseguidos sem causa e não entendemos o porquê. Mas queremos andar com fé, na certeza do Teu cuidado e proteção. Nós Te amamos e oramos em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, homens e mulheres prudentes!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
I SAMUEL 20 – Deus cuida de Seus servos! Detalhes entre os perigos da existência indicam providência da Onipotência.
É um milagre divino na vida de Davi o filho de seu pior inimigo tornar-se seu melhor amigo. Jônatas era filho do maquiavélico rei Saul. Na ordem natural das coisas, ele daria continuidade à monarquia israelita; porém, aceitou a soberania divina na escolha de Davi.
Como amigo íntimo de Davi, Jônatas o protegeu da louca ambição assassina de seu pai. Por ironia, enquanto Saul estava obcecado por matar seu inimigo, o filho do ávido assassino corria risco de morte para preservar a vida do inimigo de seu próprio pai.
Além de poder contar com um nobre amigo nas horas difíceis da vida, é importante possuir uma consciência livre do peso da culpa. Davi não buscava aliado para sustentar um erro ou estratégia perversa; pelo contrário, Davi não havia maquinado nenhum mal contra Saul; todas as suas ações visavam ajudar e promover seu bem, ajudando-o em tudo (I Samuel 20:1-16).
“A certeza de sua consciência sustentou Davi na hora da provação. Uma consciência limpa pode compensar qualquer coisa neste mundo. Aqueles que sustentam inveja dos ímpios, que se permitem desfrutar os prazeres do pecado, devem se lembrar que esses prazeres são pagos com horas de remorso e aversão a si mesmos. Muitos que beberam da fonte poluída da Terra dariam tudo o que têm para desfazer o passado e apagar a mancha vil de sua vida. Em contrapartida, os que podem olhar para Deus e para Seus semelhantes com a consciência livre de ofensas são pessoas mais felizes. Talvez possuam poucas vantagens materiais, mas têm um tesouro que nem mesmo toda a riqueza do mundo seria capaz de comprar (ver 1Pe 3:13-17)”, aplica o Comentário Bíblico Adventista.
Pessoas como Saul que buscam interesses egoístas fazem da vida alheia um inferno, ainda que pessoas como Davi tenham a consciência limpa. E pessoas como Jônatas, que se submetem a Deus, são altruístas; e, posicionam inclusive contra a família quando precisam defender o que é certo e a quem faz a coisa certa (I Samuel 20:17-43).
Nossa sociedade deprimente carece muito de mais pessoas como Jônatas e Davi, e menos de pessoas como Saul. Façamos a diferença! Busquemos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.