Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 13 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
26 de novembro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JUÍZES 13 – Primeiro leia a Bíblia

JUÍZES 13 – BLOG MUNDIAL

JUÍZES 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson



JUÍZES 13 by Jeferson Quimelli
26 de novembro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/jz/13

Quando o Anjo do Senhor veio à esposa de Manoá, Ele lhe disse que ela teria um filho e explicou Seu propósito. A esposa não O questionou, perguntou de onde Ele era ou mesmo qual era o Seu nome. Ela confiou no que o Anjo disse.

A mulher foi e contou ao marido o que o Anjo lhe dissera e descreveu Sua aparição. O marido orou para que o Homem de Deus voltasse. Ele o fez, mas apareceu para a mulher. Ela foi buscar o marido, e ele perguntou ao Anjo de Deus qual seria o trabalho do menino. Tudo o que o Anjo do Senhor disse foram as advertências que Ele deu à mulher.

Ao longo do capítulo, o Anjo do Senhor nunca dá a Manoá respostas diretas sobre o propósito que Ele tem para o menino. Ele só revela isso para a mulher. Notamos que a mulher nunca questionou o Anjo do Senhor, tendo confiado nEle imediatamente. Manoá, no entanto, questionou e, consequentemente, nunca foi informado pelo próprio Anjo do Senhor os detalhes do que seu filho deveria fazer.

É difícil confiar. Mas com o Senhor, não temos motivos para duvidar.

Jenn Delage

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jdg/13
Tradução: Jeferson Quimelli/Luis Uehara



JUÍZES 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
26 de novembro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1097 palavras

filisteus. Os hebreus chamavam os filisteus de Pelishtim, e o seu território de Pelesheth.  A palavra se tornou “palestina” devido à evolução da linguagem. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 396.

Os “povos de mar”, que deram o nome de “Palestina” a Canaã, eram oriundos de Caftor (Am 9.7); eram, geralmente, relacionados com a ilha de Creta. Não eram semitas [como os moabitas, amalequitas e amonitas], nem praticavam a circuncisão. Inimigos, até a época do reinado de Davi, oprimiram a Israel por mais tempo que qualquer opressor. Sua maneira de dominar (contrária à dos moabitas, midianitas, etc.) se realizava pela infiltração. Casamentos mistos, comércio e outros contatos pacíficos eram mais perigosos, porque ameaçavam dominar integralmente a nação. Bíblia Shedd.

As advertências da Palavra de Deus são claras: se continuarmos a endurecer nossos corações contra Deus, podemos esperar o mesmo destino que Israel. Life Application Study Bible.

Os filisteus (comparar com 3:31; 10:7) eram um povo bélico que migrou para a região litorânea do sul de Canaã passando pela área em volta do mar Egeu (perto da Grécia). Estabeleceram cinco cidades-estado poderosas e coligadas. Em Canaã, o monopólio filisteu sobre os utensílios de ferro lhes dava forte vantagem militar (1Sm 13:19-21). Bíblia de Estudo Andrews.

Zorá. 22 km a oeste de Jerusalém, na fronteira de Dã e Judá. Bíblia Shedd.

Cidade originalmente destinada a Judá (Js 15.33), mas posteriormente a Dã (Js 19.41). Passou a ser o ponto de partida para a migração da tribo de Dã para o norte (18.2, 8, 11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

. A essas alturas, a tribo de Dã ocupava a região no sudoeste, perto da planície (Sefelá) habitada pelos filisteus. Por causa da grande opressão destes, Dã, em sua maior parte, foi forçada a habitar o norte do Mar da Galileia. A história de Sansão revela as condições de vida sob a constante ameaça de que se constituíam os filisteus. Bíblia Shedd.

Anjo do SENHOR. Este foi o Anjo que apareceu a Moisés, Josué e outros; era o próprio Cristo. CBASD, vol. 2, p. 396.

conceberás. Não havia ninguém, nem mesmo uma pessoa improvável, que pudesse liderar o livramento de Israel. O povo de Deus havia perdido as esperanças. Por isso, Ele levantou um libertador especial por meio de um nascimento milagroso, anunciado de antemão por um mensageiro especial. Bíblia de Estudo Andrews.

nazireu… desde o ventre de sua mãe. Normalmente, o voto do nazireado era tomado por um determinado período de tempo e não desde o nascimento. Bíblia de Genebra.

Embora Samuel não seja chamado de nazireu, sua mãe estéril fez um voto, antes do nascimento do mesmo, que, se Deus lhe desse um filho, ela o dedicaria ao Senhor por toda a vida e “sobre a sua cabeça não [passaria] navalha” (1Sm 1:11). Nem Samuel nem Sansão tinham a proibição de se tornar impuros por meio do contato com cadáveres (Jz 15:15, 16; 1Sm 15:33), como os nazireus temporários (Nm 6:6-12). Bíblia de Estudo Andrews.

começaria a livrar Israel do poder dos filisteus. Foi dito a Manoá que seu filho começaria a libertação de Israel da opressão dos filisteus. Não foi até os dias de Davi que a oposição filisteia foi completamente esmagada (2 Sm 8:1). A parte de Sansão em subjugar os filisteus foi apenas o começo, mas mesmo assim foi importante. Foi a tarefa que Deus dera para Sansão fazer. Seja fiel em seguir a Deus mesmo que você não veja resultados imediatos, porque você pode estar iniciando um trabalho que outros finalizarão. Life Application Study Bible.

O plano de Deus para Sansão era que, através de sua liderança, livrasse Israel da sujeição aos filisteus. O voto e a fiel instrução dos pais influenciariam o menino a reconhecer o plano de Deus para sua vida e o levariam a se consagrar para cumprir esse plano. Com a dedicação de Sansão, o Senhor pretendia colocar diante do povo uma lição objetiva da força que poderia alcançar para vencer os inimigos por intermédio de submissão e serviço a Deus. Infelizmente, ao atingir a vida adulta, Sansão se recusou a conduzir sua vida em harmonia com o plano que Deus tinha para ele. Tornou-se obstinado e moralmente descuidado. A fraqueza do caráter de Sansão o incapacitou para obter o completo livramento dos filisteus. A tarefa teve que ser deixada para que outros a realizassem mais tarde. De qualquer maneira, seus atos de força deram início à queda dos filisteus. Deus tem um plano para cada pessoa. No entanto, esse plano não limita o uso do livre-arbítrio. As pessoas devem escolher se seguirão o projeto divino. A experiência de Sansão ilustra como alguém pode frustrar os elevados propósitos estabelecidos para sua vida. CBASD, vol. 2, p. 397.

8 Esta oração é recomendada a todo pai de família. Bíblia Shedd.

18 maravilhoso quer dizer incomunicável. A palavra hebraica vem de uma raiz que significa “separado”, “inefável” (cf Sl 139.6). O homem não pode sondar o mistério divino. Bíblia Shedd.

A palavra denota algo extraordinário, inefável, além da compreensão humana. CBASD, vol. 2, p. 401.

Em Is 9.6, a expressão hebraica (traduzida por “Maravilhoso”) aplica-se ao que viria como “Deus forte”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Em harmonia com Sua identidade “maravilhosa”, no versículo seguinte, o Anjo atua “maravilhosamente” (v. 19). O “Anjo do Senhor” não acendeu o fogo do sacrifício (contraste com 6:21), mas subiu na chama (13:20). Neste momento, Manoá percebeu que o Anjo era divino (v. 22), ou seja, Cristo em forma humana… Ao subir com o holocausto (no hebraico, “oferta ascendente”) de Manoá, Cristo se identificou com o sacrifício animal mais do que em qualquer outra ocasião e apontou para Seu próprio sacrifício ascendente (Jo 12:32, 33; 20:17) mais de mil anos depois. Bíblia de Estudo Andrews.

Às vezes perguntamos algo para Deus e não obtemos resposta. Isto não significa que Deus está dizendo não. Podemos ter pedido por conhecimento além da nossa capacidade de compreensão ou aceitação. Life Application Study Bible.

23 Se o SENHOR nos quisera matar. O raciocínio dela era lógico. Manoá estava apavorado e achava que deveria morrer por ter olhado para o anjo. Sua esposa, numa percepção mais aguçada, rapidamente entendeu que o Senhor não lhes prometeria uma criança para libertar a Israel para depois eliminá-los por terem visto o Mensageiro através do qual enviou a mensagem. A dedução dela estava correta. Deus não age de modo inconstante com Seu povo. Os pensamentos que Ele tem para conosco são “pensamentos de paz e não de mal”. CBASD, vol. 2, p. 401.

24 Sansão. Deriva-se de Semes, “Sol”. Sansão significa “pequeno sol”.Bíblia Shedd.

25 Passou a incitá-lo. Os impulsos do Senhor começaram a inquietá-lo, agitando sua mente para planejar ações contra a opressão dos filisteus. Sansão sentiu-se impelido a exercitar sua força excepcional em atos valorosos. CBASD, vol. 2, p. 402.



JUÍZES 13 — Rosana Barros by Ivan Barros
26 de novembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não Lhe perguntei donde era, nem Ele me disse o Seu nome” (v.6).

Estamos diante da história do mais famoso e intrigante juiz de Israel. O chamado de Sansão começou antes mesmo de seu nascimento, com seus pais. Naquele tempo, os filhos de Israel voltaram “a fazer o que era mau perante o Senhor” (v.1). Contudo, o Senhor olhou para um casal da tribo de Dã. “Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos” (v.2), permanecia fiel a Deus mesmo em meio às influências desmoralizantes de seu povo e dos cananeus. Então, “o Anjo do Senhor” (v.3) apareceu à sua mulher e lhe prometeu um filho, dando-lhe instruções específicas: o menino seria “nazireu, consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe” (v.5).

Diante de tão tremenda visão e maravilhosa promessa, a mulher correu ao encontro do marido para relatar tudo o que havia visto e ouvido. Consciente da grande responsabilidade que repousaria sobre eles, Manoá buscou ao Senhor em oração — e notem que essa foi sua primeira reação. Ele creu na palavra de sua doce esposa e, imediatamente, orou. Rogou ao Senhor que voltasse a aparecer e lhes ensinasse como deveriam “fazer ao menino” (v.8). O clamor daquele futuro pai foi: Senhor, ensina-nos a educá-lo! Manoá tinha plena consciência das dificuldades de criar um filho em meio a uma geração corrompida pela apostasia. Sua preocupação era válida e encontrou resposta do Senhor.

“Deus ouviu a voz de Manoá, e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher” (v.9). Não sabemos por que o Senhor aparecia apenas à mulher. Talvez ela mesma tivesse pedido ao Senhor um filho e prometido consagrá-lo, como Ana fez depois (1Sm 1:11), e estivesse mais dedicada à oração e a esse propósito. O fato é que o Senhor lhe apareceu duas vezes. Mas, na segunda vez, ela correu imediatamente para buscar seu marido, confiando que “aquele homem” (v.10) permaneceria ali. Quando Manoá perguntou se Ele era o mesmo que havia aparecido à mulher, notem a resposta: “Eu sou” (v.11). Aquele casal estava diante do Eu Sou, o Deus Todo-Poderoso em forma humana. Uma teofania especial que trouxe a primeira grande lição àqueles futuros pais: Deus mesmo os ajudaria na instrução do filho. Bastava obedecer ao que Ele ordenara: “tudo quanto lhe tenho ordenado guardará” (v.14).

Até então, porém, Manoá não sabia que estava diante do próprio Cristo. Ao perguntar Seu nome, ouviu: “Por que perguntas assim pelo Meu nome, que é maravilhoso?” (v.18). Somente depois de oferecer um holocausto ao Senhor e ver que aquele “homem” subiu aos céus com “a chama que saiu do altar” (v.20), perceberam que estavam diante do próprio Senhor. Então “caíram com o rosto em terra” (v.20). Manoá temeu morrer por ter visto a Deus (v.22), mas a resposta de sua esposa revelou por que o Senhor lhe aparecera: “Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais coisas.” Então a mulher deu à luz um filho e o chamou Sansão; “o menino cresceu, e o Senhor o abençoou” (v.24).

Quantas vezes perdemos o privilégio da santa e íntima comunhão com Deus por causa da nossa incredulidade. Deus viu naquela mulher um coração sincero e desejoso de encontrá-Lo. Mas ela não reteve a bênção para si: correu para compartilhá-la com o marido, que também buscava ao Senhor em sinceridade. E, embora Deus não nos apareça pessoalmente como fez àquele casal, Sua presença permanece como promessa constante àqueles que decidem guardar tudo o que Ele ordena e que correm para compartilhar Suas palavras com outros (Mt.28:19-20). O filho prometido representava a compaixão de Deus por aquela família e por Seu povo — mesmo ingrato e rebelde. A oração e a comunhão com Deus são imprescindíveis para o povo dos últimos dias, que entende ser este o tempo em que o Senhor voltará.

Um dia, Jesus apareceu à humanidade como homem, pois “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo.1:14). Mas antes de ascender aos Céus, prometeu: “voltarei” (Jo.14:3). Até lá, Ele nos conferiu a responsabilidade de colocar nossa casa em ordem e nos deixou registrado tudo o que precisamos saber para educar nossos filhos. A Palavra de Deus é fonte inesgotável de sabedoria. Podemos educar nossas crianças e instruir nossos jovens confiando que o Anjo do Senhor — o Deus Eu Sou, o Maravilhoso Senhor — está conosco. Não estamos sozinhos na árdua e sagrada tarefa da maternidade e da paternidade. Se manifestarmos a mesma confiança da mulher de Manoá, certamente o Senhor abençoará nossos filhos.

A partir de amanhã, veremos que aqueles pais tiveram sua fé severamente provada pelas escolhas de Sansão. Mas creio que o registro detalhado dessa história é uma forma de Deus confortar o coração de cada mãe e pai de oração com a fiel promessa: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv.22:6). Façamos, pela fé, o que o Senhor nos orienta em Sua Palavra, e nossa oferta de um coração submisso a Ele encontrará aceitação e bênção.

Deus Todo-Poderoso, cujo nome é maravilhoso, Tu bem sabes que vivemos em um tempo tão difícil quanto o de Sansão para educar filhos para o Senhor. Mas, assim como deste àquele casal uma promessa, cremos em Tuas promessas de salvação para nossos filhos também. Cremos que tens um propósito especial na vida deles, para que sejam uma bênção nesta geração. Pai, se alguns ainda vagueiam por caminhos tortuosos e escolhas erradas, por favor, traze-os de volta para Ti! Ajuda-os a Te encontrar e salva os nossos filhos, segundo a fidelidade das Tuas promessas que jamais falham! Confiamos nossa família em Tuas mãos, bom Pai! E o fazemos no nome maravilhoso de Jesus. Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, famílias de oração!

Rosana Garcia Barros

#JUÍZES13 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JUÍZES 13 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMI by Jeferson Quimelli
26 de novembro de 2025, 0:30
Filed under: Sem categoria

JUÍZES 13 – Consagração de alto nível foi o que Sansão recebeu desde antes de nascer. Seus pais, que não poderiam ter filhos, receberiam um milagre a fim de ser o libertador de Israel; o qual, devido à letargia e apostasia espiritual, tornaram-se alvos da opressão dos filisteus.

Sansão deveria ser nobremente educado para ser a bênção que Israel precisava. Ele seria um nazireu desde o nascimento, o mais alto posto de consagração do Antigo Testamento (Números 6:1-21). Para tanto, os pais de Sansão foram instruídos pelo anjo de Deus quanto á educação de seu filho (Juízes 13:1-7). E, o poder do Espírito Santo tomou conta de Sansão (Juízes 13:8-25).

Inclusive a mãe de Sansão se consagrou para ter um filho saudável física, emocional e espiritualmente. “Muitos dos que Deus usaria como Seus instrumentos foram desqualificados ao nascer pelos maus hábitos praticados anteriormente pelos seus pais. Quando o Senhor quis suscitar Sansão como libertador de Seu povo, recomendou à mãe hábitos de vida corretos antes do nascimento de seu filho… Ao instruir essa mãe, o Senhor deu uma lição a todas aquelas que viriam a ser mães até o final dos tempos. Se a esposa de Manoá seguisse os costumes prevalecentes, seu organismo teria ficado enfraquecido pela violação das leis da natureza, e seu filho teria sofrido, junto com ela, a penalidade da transgressão […] Aquele que observa a simplicidade em todos os seus hábitos, restringindo o apetite e controlando as paixões, conservará suas faculdades mentais fortes, ativas e vigorosas, ágeis para receber tudo o que exija pensamento ou ação. Ele será perspicaz para distinguir entre o santo e o profano e pronto a empenhar-se em qualquer empreendimento para a glória de Deus e o benefício da humanidade”, explica Ellen White (CBASD v.2, p. 1110-1111).

• Os pais de hoje precisam aprender a ouvir a Deus; Ele sabe como educar, por ser nosso Criador.
• Os filhos de hoje devem seguir as instruções dadas pelo Senhor em Sua Palavra caso queiram viver os nobres planos divinos para sua vida.
• O próprio Deus tem interesse na educação dos filhos de cada casal, inclusive nos dias atuais; por isso, o Espírito Santo revelou essas verdades no texto sagrado.

Vivamos os grandes planos de Deus para a humanidade! Precisamos reavivarmo-nos urgentemente! – Heber Toth Armí.