Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 11 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Maria Eduarda
31 de outubro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JOSUÉ 11 – Primeiro leia a Bíblia 

 JOSUÉ 11 – BLOG MUNDIAL 

  JOSUÉ 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS 

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ 

Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson



JOSUÉ 11 by Luís Uehara
31 de outubro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/js/11

Se Josué escrevesse seu currículo e o entregasse juntamente com a sua carta de intenção de mudar o mundo, ele poderia acrescentar a seguinte qualidade à sua lista de pontos fortes: capacidade de seguir todas as orientações. Josué 11:15 termina com “Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés”. Não diz que ele fez apenas as partes fáceis, as partes agradáveis, ou as que ele tinha tempo, ou mesmo que ele fez o máximo que podia, considerando as circunstâncias. Hoje, nós usaríamos a hashtag #semdesculpas para marcar este verso e a atitude que Josué trouxe para todo o seu trabalho. A vida de Josué era uma evidência de que ele acreditava nas promessas que Deus lhe havia dado de Sua presença e Seu poder permanentemente com ele.

E quanto a você? O que poderia ser escrito no seu currículo? Espero que não seja apenas “esforçado” ou “faço o melhor possível considerando as circunstâncias”. Esse é o resultado natural de qualquer um que esteja tentando obter sucesso com seus próprios esforços. Se você se apoderar da Palavra de Deus e deixar Jesus transformar sua vida da mesma forma que Josué o fez, você não precisará oferecer nenhuma desculpa.

Nossa parte é humildemente nos oferecermos para o serviço e confiarmos em Sua força. Saia e mude completamente o seu mundo. #semdesculpa.

Karen Lifshay
Coralista da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hermiston
Hermiston, Oregon, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jos/11
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



JOSUÉ 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
31 de outubro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

973 palavras

A narrativa sobre a conquista da região Norte da Palestina é semelhante em suas ênfases com o relato das vitórias obtidas no Sul, no cap. 10 …, e leva à conclusão o registro do livro sobre a conquista do território por parte de Israel. Bíblia de Genebra.

Jabim era o nome genérico dos reis de Hazor. Bíblia Shedd.

Hazor. A escavação arqueológica de Hazor demonstra que era a maior e a mais bem fortificada de todas as cidades de Canaã. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Era uma cidade fortificada, a sudoeste do lago Hulé, hoje seco. … num dos vales mais agradáveis da Palestina. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia,, vol. 2, p. 225.

Quinerete. Significa “harpa”, o nome para o Mar da Galiléia, em forma de harpa. Andrews Study Bible.

águas de Merom. Onde os reis confederados se ajuntaram e foram derrotados. Acha-se entre os lagos de Hulé [hoje seco] e Galileia, onde abundante água corre de nascentes próximas à aldeia de Merom. Bíblia Shedd.

Por todas as aparências, Jabim tinha uma clara vantagem sobre Josué e suas tropas, que estavam em menor número. Mas todos os que honram a Deus podem ser vitoriosos, contra todas as probabilidades. Life Application Study Bible Kingsway.

os seus cavalos jarretarás, e queimarás seus carros. Esta é uma promessa de que Deus prevaleceria sobre os armamentos mais avançados da época (Sl. 20.7). Bíblia de Genebra.

jarretarás, isto é, cortando os tendões das pernas o que os inutilizaria para a guerra. Israel foi ajudado por Deus e era uma tentação muito grande confiar em cavalos, que, havia pouco, tinham surgido como força real de guerra (cf Dt 17.16; Is 31.1, 3). Bíblia Shedd.

O hebraico significa “cortar o grande tendão acima do jarrete”. … Na Palestina, os cavalos só eram usados para fins militares, e Deus não desejava que Israel confiasse em cavalos, nem em carros (Dt 17:16; Sl 20:7), mas somente nEle. Além disso, se os israelitas tivessem ficado com eles, isso resultaria num ônus duplo, uma vez que esses animais não são adequados para a agricultura na Palestina. Israel devia ser um povo agrícola, não uma nação comerciante. CBASD, vol. 2, p. 228.

grande Sidomacha-se ao norte de Tiro. Era uma cidade muito velha, fundada por Sidom, o primogênito de Cão (Gn 10.15, 19). Tornou-se a capital da fenícia, fonte da idolatria introduzida em Israel por Jezabel e outros (1 Rs 16.31-33). Bíblia Shedd.

13 outeiros (ARA; NVI: “colinas”). O hebraico é tel (árábico tell); este termo ainda é usado pelos arqueólogos para descrever montes artificiais formados por sucessivas camadas de destruição dos muitos assentamentos em lugares bíblicos antigos. Andrews Study Bible.

…formado pelos detritos acumulados de muitas povoações da antiguidade, construídas uma em cima da outra (v. nota em 7.2). Bíblia de Estudo NVI Vida.

…nem todas as cidades deveriam ser destruídas, porque Israel estava destinado a viver em “grandes e boas cidades”, que eles não haviam edificado (Dt 6:10). CBASD, vol. 2, p. 229.

Hazor. A arqueologia confirma que Hazor foi queimada no tempo de Josué. Bíblia Shedd.

Os invasores vitoriosos usualmente mantinham intactas as cidades capturadas, movendo-se para elas ou fazendo delas centro de comércio ou de defesa. … Hazor, contudo, foi queimada. Como primeira capital da terra, simbolizava a cultura ímpia que Israel viera destruir. Além disso, sua captura e destruição quebrou a espinha dorsal da federação e enfraqueceu a vontade do povo de resistir. Life Application Study Bible Kingsway.

15 nem uma palavra deixou de cumprir. O sucesso de Josué deve ser medido à luz das ordens específicas dadas por Deus que ele cumpriu totalmente, e não por comparação com a área total que teria de ser finalmente ocupada por Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

16 toda aquela terra. Em princípio, toda aquela terra agora pertencia aos israelitas, embora ainda “muitíssima terra ficou para possuir” (13.1). Bíblia de Genebra.

Neguebe. “Região do sul” ou “Sul” da Palestina, que é deserto. Bíblia Shedd.

17 monte Halaque. Este era o limite da conquista, ao sul. Bíblia Shedd.

Baal-Gade. Era o limite da conquista ao norte, no monte Hermom, onde era adorado “Gade”, o rei da fortuna. Bíblia Shedd.

18 Por muito tempo, Josué. Levou cerca de cinco anos nestas conquistas; este número baseado na idade de Calebe, que tinha 85 anos quando recebeu sua herança (14.6-10) e tinha 40 anos quando saiu do Egito e gastou mais 40 anos no deserto. Assim, pois, tinha cerca  de 80 anos quando entrou na Palestina. Flávio Josefo, nas Antiguidades judaicas, concordou que a conquista durou 5 anos. Bíblia Shedd.

Muitas vezes esperamos rápidas mudanças em nossas vidas e rápidas vitórias sobre o pecado.Mas nossa jornada com Deus é um processo que dura toda a vida e as mudanças e vitórias levam tempo para acontecer. É fácil ficar impaciente com Deus e perder a esperança porque as coisas estão acontecendo muito lentamente. Mas quando olhamos para trás, podemos ver que Deus nunca parou de trabalhar. Life Application Study Bible Kingsway.

20 do SENHOR vinha o endurecimento do seu coração. Ver com. de Êx 4:21. Deus não exerce poder arbitrário para controlar uma pessoa contra sua vontade. O caso em questão nada tem que ver com o livre-arbítrio, que permite ao ser humano aceitar a vida eterna e não o impede de recusá-la. Neste caso, Deus estava lidando com nações que já haviam recusado Suas repetidas ofertas de misericórdia. Elas haviam recebido ampla oportunidade de arrependimento. Agora a justiça divina exigia sua execução sumária (ver PP, 492) e definia o meio pelo qual deviam ser exterminadas. CBASD, vol. 2, p. 231.

21-22 anaquins. Esse povo eram os temíveis habitantes da terra de Canaã, que atemorizaram os israelitas e os tinham levado à desobediência a Deus, uma geração anterior (Nm 13.26-33; Dt 1.28; 2.10-12 e notas,; Js 14.12; 15.14). A destruição deles concluiu a narrativa da conquista obediente sob Josué. Bíblia de Genebra.

Gate. “Prensa de lagar”. Era uma das cinco cidades dos filisteus. Bíblia Shedd.

23 a terra repousou da guerra. Essas palavras relatam de forma resumida a conquista e o cumprimento da promessa de Deus, dada em 1.2-5. Bíblia de Genebra.



Josué 11 — Rosana Barros by Ivan Barros
31 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, tomou Josué toda esta terra, segundo tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões e tribos; e a terra repousou da guerra” (v.23).

Finalmente, chegamos ao momento mais aguardado: o desfecho das guerras de Israel. Era humanamente impossível vencer as tropas dos reis de Canaã, pois se tratava de “muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar” (v.4). O que era o inexperiente e pequeno exército de Israel comparado àquela gente de guerra “com muitíssimos cavalos e carros” (v.4)? Mas “o Senhor os entregou nas mãos de Israel” (v.8), de sorte que Israel os feriu “sem deixar nem sequer um” (v.8), “ninguém sobreviveu” (v.11). “Fez-lhes Josué como o Senhor lhes dissera” (v.9), “como ordenara Moisés, servo do Senhor” (v.12), “nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés” (v.15). Apenas os gibeonitas fizeram “paz com os filhos de Israel” (v.19). Quanto às demais nações, porém, “do Senhor vinha o endurecimento do seu coração” (v.20), pois, como Faraó, rejeitaram o tempo de oportunidade, e foram destruídos “totalmente com as suas cidades” (v.21).

O exemplo de Josué revela a razão do seu chamado. Como servo de Moisés, antes de liderar, Josué aprendeu a nobreza do serviço. As palavras de seu líder permaneciam em seu coração como a palavra revelada do Senhor. Sua prosperidade em tudo o que empregava realizar era nada menos do que o fiel cumprimento das promessas divinas, mediante sua vida de fé e obediência. Como Moisés, Josué aprendeu a ouvir a voz de Deus e essa comunhão pessoal com o Eterno lhe assegurou uma mente sã, um coração submisso e uma liderança abençoada e bem-sucedida. É por isso, amados, que necessitamos, hoje, de líderes semelhantes a Josué, que deem ouvidos à palavra profética e que sejam, antes de tudo, amigos de Deus. Líderes que guiem o povo de Deus para o Céu, pois têm o Céu no coração.

O que aconteceu àqueles povos pagãos é um símbolo do que acontecerá no juízo final com “os que não conhecem a Deus e […] que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2Ts.1:8). Porque não tem como conhecer a Deus e Lhe ser desobediente, amados. A genuína obediência é uma dádiva de amor. É a resposta de um coração que desfalece de saudades de seu Senhor e que não suporta a ideia de entristecê-Lo. O Senhor conhece a nossa constituição, que somos pó e tendenciosos para o mal. Por isso que a comunhão pessoal e diária é inegociável quando o assunto é santificação. Porque a justificação pela fé no que Cristo fez por nós, isso nos é garantido pelos méritos do nosso Redentor. Mas a santificação diária é a garantia de não perdermos o presente da salvação. Da mesma forma que precisamos tomar banho todos os dias, necessitamos diariamente do “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), a fim de que não aconteça termos um coração “sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo” (Lc.21:34).

Como os inimigos de Israel eram “como a areia que está na praia do mar” (v.4), infelizmente, assim será no juízo final com as nações e povos que deram as costas ao Senhor, pois o seu número será “como a areia do mar” (Ap.20:8). Mas Deus também terá um povo mui numeroso, “grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap.7:9). Estes estarão lá porque “lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap.7:14). Ó, amados, necessitamos desse lavar purificador sendo renovado em nossa vida todos os dias! O Espírito Santo nos apela, agora mesmo, para que o altar do Senhor esteja erguido em nossa casa e assim permaneça até que Cristo volte! Necessitaremos nestes dias finais, como nunca antes, da mansidão de Moisés, da coragem de Josué e da comunhão que eles mantinham com Deus, para que tenhamos nossa mente protegida e selada pelo Espírito Santo.

Estamos vivendo os dias finais desta Terra. Não sou eu quem afirma isso, meus irmãos. É a Palavra de Deus. Breve Jesus voltará! Que esta certeza seja nosso brado de vitória diário e, muito em breve, estaremos livres do grande conflito e entraremos no descanso do Senhor. “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a Terra” (Jó 19:25).

Pai Querido, bendito seja o Senhor que prometeu que os nossos sofrimentos e lutas são passageiros! O Senhor tem um lugar de paz eterna preparado para nós e nós queremos estar lá! Ajuda-nos, Pai de amor! Concede-nos o batismo diário do Espírito Santo, nos lavando, regenerando a cada dia! Por Tua graça e misericórdia, prepara-nos para fazermos parte da multidão que, muito em breve, subirá para Te encontrar! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, salvos pela graça!

Rosana Garcia Barros

#JOSUÉ11 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JOSUÉ 11 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
31 de outubro de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

JOSUÉ 11 – As conquistas israelitas arrasaram as terras canaanitas. As vitórias do povo de Deus devastaram aos povos pagãos. O avanço de Israel é notório em cada território; neste capítulo, as tropas de Josué avançaram rumo ao norte.
• Estas guerras, matanças e destruições descritas nesses capítulos belicosos tornam-se munições aos críticos da Bíblia, ao confrontarem aos servos de Deus.

Contudo, é importante considerar que a Bíblia não lida com a morte dos canaanitas de forma arbitrária, ou com indiferença. Deus não tem “prazer na morte dos ímpios, antes” Seu prazer é “que eles se desviem dos seus caminhos e vivam” (Ezequiel 33:11).

Mediante Seu profeta, Deus apela “que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois Ele dá de bom grado o Seu perdão” (Isaías 55:7). Foi o que aconteceu a Raabe (Josué 6:22-25).
• Não teria Deus salvado mais pessoas caso tivessem a mesma atitude dessa mulher de Jericó?

Lendo a Bíblia sequencialmente, pode-se perceber que Deus preparava Israel para o que sucederia em Canaã. Assim, o leitor é preparado também ao ler Gênesis 15:16, onde Deus concede graça por mais de 400 anos aos pagãos de Canaã, segurando Israel esse tempo no Egito.

O tempo de graça foi aproveitado apenas para se aprofundarem ainda mais na desgraça do pecado, no paganismo. Anos depois, Deus apela ao Seu povo para não deixar-se influenciar pelas deploráveis práticas imorais, abomináveis, repulsivas que obrigavam Deus a julgar os canaanitas (Levítico 18:24-30; Deuteronômio 18:9-13).

Assim, as estratégias divinas no livro de Josué não são ações odiosas contra pessoas, mas contra o pecado que as pessoas não querem abrir mão. Se o fizessem, como Raabe seriam poupadas – assim como futuramente a perversa Nínive foi poupada quando se arrependeu diante da ameaça do profeta Jonas.

Além de Raabe, os gibeonitas também foram poupados. “Com exceção” destes, “nenhuma cidade fez paz com os israelitas” (Josué 11:19).

A mesma consequência dos canaanitas atingiria Israel caso afastasse dos princípios divinos – evidenciando que Deus não agira arbitrariamente (Josué 24:20). Antes que a execução, o anseio de Deus é de conciliação; pretendendo, assim, poupar aos pagãos (Deuteronômio 20:10-12).

O plano divino consiste em salvação! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.