Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONOMIO 28 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Maria Eduarda
14 de outubro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: DEUTERONÔMIO 28 – Primeiro leia a Bíblia 

DEUTERONÔMIO 28 – BLOG MUNDIAL 

DEUTERONÔMIO 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS 

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ 

Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson) 



DEUTERONÔMIO 28 by Luís Uehara
14 de outubro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/dt/28

Quando leio Deuteronômio 28, a princípio eu sinto uma repulsa. Não vejo o Deus de compaixão que é manifestado em outros lugares e por quem me sinto tão atraída. Minha vontade é virar as páginas e encontrar uma outra passagem bíblica. No entanto, eu não faço isso, porque esta é a Palavra de Deus. Inclinando-me para mais perto do texto com suas listas de bênçãos e ondas de maldições, começo a ouvir a linguagem da Aliança e sou consolada.

Esta é uma descrição de um relacionamento íntimo. Vejo os detalhes dessa conexão. Percebo um Deus que deseja profundamente um relacionamento com o Seu povo, tanto que está disposto a articular claramente como é um relacionamento com Ele. Ele coloca o jantar sobre a mesa e nos convida para entrar e jantar. Não há nada escondido – está tudo claro.

É nessa abertura que eu encontro aquele Deus de compaixão novamente. O Deus que se aproxima e mostra uma imagem real. Então me pede para entrar nessa aliança com ele. “O Senhor te estabelecerá como seu povo santo, como jurou que faria” (Dt 28:9).

Heather Crews
Pastora da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Courthouse
Virginia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/deu/28
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



DEUTERONÔMIO 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
14 de outubro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1180 palavras

virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos. Comparar com Sl 23:6 – “Bondade e misericórdia certamente me seguirão”. Se o povo de Deus O buscasse e O seguisse, Suas bênçãos os perseguiriam (comparar Mt 6:33). Eles não precisariam perseguir diretamente bênçãos e felicidade. Andrews Study Bible.

fruto… fruto… fruto. Os filhos dos hebreus, suas plantações e seus rebanhos seriam abençoados. Para um povo de cultura agrícola, esses eram os elementos cruciais da vida física. Bíblia de Genebra.

fruto do teu ventre. Ver Gn 30:2; Dt 7:13, ARC; etc. Uma promessa de que não haveria nascimentos prematuros nem abortos, e do êxito em criar filhos saudáveis (ver Dt 28:11). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1157.

5, 17 o teu cesto e a tua amassadeira. Usadas em casa para armazenamento e preparo de alimentos, especialmente de pão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

entrares… saíres. Esta expressão, que se refere às atividades diárias normais, sublinha a abrangência da bênção divina (cf 31.2). Deus abençoaria de todas as maneiras um povo obediente. Bíblia de Genebra.

sete caminhos. Quando avançassem contra Israel em formação fechada, como era costume na época, os inimigos seriam espalhados como uma turva desorganizada (ver Jz 7:21 e 22 sobre os midianitas; e 2Rs 7:7 sobre os siros). CBASD, vol. 1, p. 1157.

10 chamado pelo nome do Senhor. Isso significa que eram povo de Deus e, portanto, estavam sob Sua proteção, cf Is 63.19; Pv 18.10. Bíblia Shedd.

12 seu bom tesouro, o céu. Essa expressão idiomática expressa a convicção de que a chuva, tão crucial para a prosperidade agrícola de Israel, era um dom de Deus (11.11-17; Sl 104.13). Temos aqui uma advertência implícita contra as religiões cananeias da fertilidade que atribuíam a precipitação das chuvas ao deus pagão Baal [cf. a experiência de Elias x Acabe]. Bíblia de Genebra.

emprestarás a muitas gentes. Ver Dt 15:6. A capacidade de emprestar implica abundância. CBASD, vol. 1, p. 1158.

15 te alcançarão. Não há modo de escapar de Deus, senão correndo para Ele, nem se pode fugir de Sua justiça, senão fugindo para a Sua misericórdia. Bíblia Shedd.

20 me abandonaste. A violação do primeiro mandamento era a essência do pecado de Israel. Note como essas palavras de Moisés passam, quase imperceptivelmente, para as de Deus, como frequentemente sucede nos escritos proféticos (cf 29.5). Bíblia Shedd.

23 céu… bronze… ferro. Nenhuma chuva atravessaria o céu nem penetraria a terra. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26 pasto a todas as aves … animais da terra. Que degradação! O homem, que recebeu autoridade sobre o reino animal, sendo devorado pelas aves e animais. Bíblia Shedd.

28 O pior dos juízos é aquele que faz o homem se constituir em terror para si mesmo, e na sua própria destruição. Bíblia Shedd.

30 mulher… casa… vinha. Este versículo representa a frustração total dos maiores sonhos do homem, a frustração dos seus melhores esforços. Bíblia Shedd.

34 e te enlouquecerás. Uma das maldições para aqueles que rejeitam a Deus é que eles enlouqueceriam ao presenciar todas as tragédias ao redor deles. Você já sentiu que enlouquecerá se ouvir se ouvir mais uma notícia sobre estupro, sequestro, assassinato ou guerra? Muito da maldade do mundo é um resultado do fracasso das pessoas em reconhecer e servir a Deus. Quando você ouvir más notícias, não lamente desesperançadamente como o fazem os não crentes pelo futuro. Lembre-se que, a despeito de tudo, Deus tem o controle e virá um dia para tornar tudo como deveria ser. Life Application Study Bible Kingsway.

35 planta do pé… cabeça. Descrição de um grande tormento, que também foi usado para descrever as feridas de Jó (Jó 2.7). Bíblia de Genebra.

36 Ver Dt 17.14-17 quanto a outra menção de um futura monarquia possível em Israel. Bíblia de Genebra.

38 colherás pouco. Uma descrição gráfica da fome. O cumprimento desta maldição se deu pouco antes do cativeiro babilônico (ver Jr 14:1-6). CBASD, vol. 1, p. 1159.

47, 48 O argumento é que se era difícil demais obedecer aos mandamentos de Deus, que são a plenitude da vida, da alegria e da prosperidade daqueles que neles andam, muito mais pesados vão ser os mandamentos dos inimigos, que se deleitam em torturar seus prisioneiros, assim como Satanás tortura os prisioneiros do pecado. Bíblia Shedd.

49 da extremidade da terra (ARA; NVI: “dos confins da terra”). Expressão figurada indefinida que significa “bem longe”.

águia em mergulho. Simboliza a velocidade e o poder dos assírios (v. Os 8.1) e dos babilônios (v Jr 48.40; 49.22). Bíblia de Estudo NVI Vida.

cujo idioma não compreenderão. Embora os idiomas da Assíria e Babilônia tivessem afinidade com o hebraico, não eram compreendidos pelo israelita mediano (v. Is 28.11; 33.19 e nota; 1Co 14.21). Bíblia de Estudo NVI Vida.

53 Essa maldição teve um cumprimento assustador durante os cercos de Samaria e Jerusalém (2Rs 6.28-29; Jr 19.9; Lm 2.20; 4.10). Bíblia de Genebra.

54 será mesquinho. É possível que isto se refira a alguém que cobiça o alimento dos outros membros da família e os observa com o propósito de prejudicá-los. CBASD, vol. 1, p. 1160, 1161.

56 A mais mimosa das mulheres. Descrição de uma mulher a quem se ensinou a observar e a praticar bons modos próprios da cultura e da vida social. CBASD, vol. 1, p. 1161.

58 palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres. A finalidade da lei de Deus é levar os homens ao temor de Deus, que, sendo o princípio de toda sabedoria (Pv 9.10), é a fonte vital da vida humana. A própria palavra Lei (heb torah), fala em “guiar alguém até o alvo” (que é Deus). Bíblia Shedd.

este nome glorioso e terrível, o SENHOR. Uma das curiosidades da história e da revelação é a perda da pronúncia correta da palavra hebraica YHWH, nome mais íntimo e pessoal de Deus no AT (v. nota em Gn 2.4). “Jeová” é a grafia que proveio da combinação entre as consoantes acima deste nome e as vogais de outra palavra (Adonai). … No decurso do tempo, o nome deixou de ser pronunciado, porque os judeus dos tempos posteriores o consideravam por demais sagrado para ser falado e porque temiam alguma violação de Êx 20.7 e Lv 24.16. É traduzido por SENHOR nesta versão [NVI. E também na ARA]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

64 O SENHOR vos espalhará. A desobediência traria não só a derrota, mas também o exílio. Essas palavras se cumpririam na queda de Samaria, em 722 a.C., e na queda de Jerusalém, em 586 a.C. Foram novamente cumpridas quando Tito transportou muitos judeus ao Egito, após a destruição de Jerusalém, em 70 d.C. Esse notável aviso sobre o exílio foi dado antes mesmo de Israel ter entrado em Canaã. Só pela inspiração divina, Moisés poderia ter previsto de modo tão claro o resultado da desobediência. Bíblia Shedd.

68 navios. Provavelmente navios usados para o tráfico de escravos (ver Ez 27:13; Jl 3:6; Am 1:9). CBASD, vol. 1, p. 1161.

voltar ao Egito.  Israel fora redimida da escravidão do Egito, mas muitos deles, que repudiariam seu Salvador, cairiam novamente em escravidão, cf Os 8.13. Bíblia Shedd.

não haverá quem vos compre [vos resgate]. Esse tema de abandono ecoa o v. 29 deste capítulo. A agregação de maldições, aqui, é avassaladora. Este  capítulo deve ser comparado com o trecho semelhante, porém mais curto, de Lv 26, que termina com a possibilidade de confissão, arrependimento e restauração. Aqui, o tema da restauração é transferido para o capítulo 30. Bíblia de Genebra.

Aqui termina o terceiro discurso de Moisés. CBASD, vol. 1, p. 1161.



Deuteronômio 28 — Rosana Barros by Ivan Barros
14 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os Seus mandamentos e os Seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão” (v.15).

A conjunção “se” aparece tanto na promessa referente às bênçãos quanto nas maldições. “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da Terra” (v.1). Eram, portanto, promessas condicionais. A fidelidade de Deus estava pronta para agir conforme o prometido, SE Israel também cumprisse a parte que lhe cabia: dar ouvidos à voz de Deus e obedecer aos Seus mandamentos. Percebam que Moisés deu ênfase a essas ações com expressões de efeito: “atentamente” e “tendo cuidado”. Era como se ele tivesse dito: Atenção! Cuidado!

O ato de ouvir é relatado na Bíblia desde o Éden, quando Adão e sua mulher “ouviram a voz do Senhor Deus” (Gn.3:8). Na verdade, eles estavam acostumados com a voz e com a presença de Deus com eles. Mas o pecado causou uma grave ruptura nesse relacionamento, de forma que a voz divina, antes ouvida com alegria e expectativa, tornou-se para eles em espanto (Gn.3:10). Mas mesmo o pecado não é capaz de calar a voz do Eterno na vida de todo aquele que O busca de todo o coração. Basta olharmos para a vida de Enoque, de Noé e de Abraão, por exemplo. A Bíblia está repleta de testemunhos de pessoas que buscaram ao Senhor em sinceridade e ouviram Sua voz. Não é sem razão que o texto considerado até hoje pelos judeus como o mais importante é o Shemá, que diz: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt.6:4). E que cada mensagem dada às sete igrejas do Apocalipse termine com as seguintes palavras: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22).

E notem que ouvir precede a ação. Primeiro o Senhor diz: “Ouçam”, só depois: “Obedeçam”. Não uma obediência forçada ou manipulada, mas uma obediência cuidadosa, zelosa. É como alguém que realiza alguma atividade com capricho. Não existem pessoas que admiramos porque fazem as coisas com muita dedicação e esmero? A justificativa geralmente é que elas gostam do que fazem. Da mesma forma, Deus, por meio do Seu Espírito, deseja nos dar esse prazer, essa alegria em obedecer à Sua Palavra; nos dar uma mente sensível à Sua voz para que possamos experimentar “qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2). Mas para isso, amados, precisamos apresentar a Ele nosso “corpo por sacrifício vivo, santo e agradável” (Rm.12:1). Ou seja, uma entrega completa e sem reservas de nossa vida ao Senhor.

E no que implica essa entrega total? Implica em aceitar na prática o “se”, através da renúncia e da abnegação a tudo o que nos afasta dEle e dos Seus propósitos para nós. SE eu colocá-Lo em primeiro lugar a cada dia. SE buscá-Lo com todo o meu coração através do estudo diligente de Sua Palavra e de uma vida de oração fervorosa e perseverante. SE os meus gostos pessoais são substituídos pelos gostos celestiais. SE estiver disposto a aceitar o chamado de Deus, ainda que inicialmente não faça sentido ou não seja bem o que gostaria de fazer. SE colocar as necessidades do meu próximo acima das minhas. SE permitir a boa obra do Espírito Santo em meu coração e não me desviar da Sua vontade “nem para a direita nem para a esquerda” (v.14).

Não vou nem me deter no que implica o “se não deres ouvidos à voz do Senhor” (v.15), porque presumo que você já estudou o capítulo de hoje e que Deus foi muito claro quanto às consequências da desobediência. Eu gostaria de encerrar o comentário de hoje compartilhando com vocês uma experiência que tenho vivido e que essa semana se intensificou. Todos sabemos que estamos vivendo tempos difíceis e que o uso da tecnologia, mais especificamente da Internet, tem nos trazido inúmeros benefícios, mas também tem causado inúmeros prejuízos. Por estes dias assisti a uma semana de oração ministrada pelo pastor André Flores, realizada no UNIAENE. E ele terminou esta série de sermões com um desafio; um desafio de quarenta dias de jejum do “lixo” eletrônico que tanto tem prejudicado nossa mente e nos impedido de ouvir à voz do Senhor “atentamente” (v.1), para que nosso tempo seja melhor aproveitado em oração, estudo da Bíblia e testemunho.

Então, gostaria de convidá-lo a assistir esta série de sermões, mas, principalmente, o último que tem como título: “Batalha Pela Mente”. Amados, já estou alguns dias nesse desafio e posso garantir a vocês: Vale muito a pena! Nós estamos vivendo nos últimos dias desta Terra e somos chamados a dar ao mundo a última advertência! Como podemos fazer menos, diante de tão grandiosa missão? Precisamos de uma mente tranquila em meio à agitação que nos rodeia. Eu não vejo a hora de abraçar o meu Redentor! Eu não vejo a hora de desfrutar das bênçãos da nova Terra! Que o Espírito Santo nos dê força e coragem nesses dias finais e nos capacite com “a mente de Cristo” (1Co.2:16).

Senhor, nosso Deus, precisamos de ouvidos atentos à Tua voz. Precisamos do poder do Espírito Santo para sermos Tuas testemunhas. E precisamos completamente do Senhor a fim de termos forças para cumprir esse desafio. Desperta-nos para o tempo em que estamos vivendo, Pai! Pois queremos ver Jesus voltar em nossa geração. Por Jesus, nós Te oramos, agradecidos, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, vencedores no Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Deuteronômio28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



DEUTERONÔMIO 28 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
14 de outubro de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

DEUTERONÔMIO 28 – Legalismo não é seguir estritamente a Lei de Deus. A obediência máxima é o que Deus requer – o que não é legalismo.

Legalismo é acreditar que nossa obediência contribui com nossa salvação, quando Deus fez tudo o que precisava para nos salvar. Legalismo é obedecer por pressão, por obrigação – sem amor no coração. É como casar com alguém que não ama e ter de cumprir os requisitos de um verdadeiro cônjuge comprometido. É viver a religião como um fardo, sem prazer e alegria na alma. Deus não age como muitas vezes definimos religião, por isso Sua estratégia é apresentar opções e revelar condições de bênçãos; consequentemente, cabe a cada um de nós, escolher livremente.

Deuteronômio 28 começa assim: “SE vocês obedecerem fielmente ao Senhor”, Ele “os colocará muito acima de todas as nações da Terra”. Todas as Suas bênçãos “virão sobre vocês e os acompanharão SE vocês obedecerem” a Ele.

Em Deuteronômio 28:15 apresenta o outro lado: As consequências da desobediência: “Entretanto, SE vocês não obedecerem… todas as maldições cairão sobre vocês e os atingirão”. Fique alerta!

As maldições não têm que ver com um Deus com orgulho ferido almejando ferir/vingar-se de quem não O honrou. Maldições são consequências do pecado, porém, graciosamente Deus pode usá-las didaticamente visando despertar o sofredor para voltar ao Salvador (Deuteronômio 28:46-48). Assim como o filho pródigo voltou para os braços do Pai quando chegou ao fundo do chiqueiro (Lucas 15:11-32), Deus quer que reconheçamos que longe dEle a vida não vale a pena nenhum pouco (Deuteronômio 28:49-68).

Distanciar-se de Deus significa estar vulnerável num mundo que jaz no maligno (1 João 5:19). Devido a tamanho perigo de estar desprotegido, Deus apela para não pegarmos atalhos na vida espiritual, nem desviar-nos do caminho atrás de heresias e cultos agradáveis ao coração humano, que desagradam Seu coração (Deuteronômio 28:14).

Note que o propósito divino para Israel era que:
• Liderasse o mundo objetivando impedir a propagação do pecado e suas consequências.
• Atraísse o mundo para Deus com tantas bênçãos sobrenaturais.
• Testemunhasse ao mundo da importância da fidelidade e obediência ao Deus verdadeiro.

Com foco espiritual correto (Deuteronômio 28:14), a igreja Se alinha com o foco de Deus para o mundo (Mateus 24:14; 28:19-20). Ouçamos o apelo divino! Reavivemo-nos urgentemente! – Heber Toth Armí.