Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 11 –  ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
2 de março de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: HEBREUS 11 – Primeiro leia a Bíblia

HEBREUS 11 – BLOG MUNDIAL

HEBREUS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson)



HEBREUS 11 by Luís Uehara
2 de março de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/hb/11

O capítulo 11 fornece a evidência para a afirmação no capítulo 10 de que o “justo viverá pela fé”, fornecendo uma impressionante lista de exemplos de pessoas de fé da história de Israel.

A estrutura retórica deste capítulo também tem uma poderosa surpresa para nós. A repetição da frase “pela fé Abel…”, “pela fé Enoque…”, “pela fé Noé…”, etc, cria um ritmo que culmina no vs. 31: “Pela fé a prostituta Raabe,…”

“Você está falando sério? Você quer dizer que Raabe, a prostituta, é o clímax do capítulo acima de Enoque, Abraão e Moisés?” Sim, e eu amo isso. A confissão de fé de Raabe em Josué 2:10-11 é uma das mais belas nas Escrituras. Acredito, porém, que Raabe foi escolhida por outra razão. Raabe separou-se de uma geração sem fé, desobediente, que seria destruída. Ela não viu as pragas do Egito, nem o Mar Vermelho se abrir, ou a coluna de fogo, ou a água que fluiu a partir da rocha. Ela simplesmente ouviu e acreditou.

Podemos não ter visto ou experimentado os milagres poderosos de Jesus, mas somos convidados a acreditar e ter vida.

Felix H. Cortez
Seminário Teológico da Universidade Andrews, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/heb/11
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



HEBREUS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
2 de março de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

781 palavras

1 fé é a certeza. (gr hupostasis, 1.3 “substância”, 3.14 “confiança”. É a garantia ou “escritura”das promessas de Deus. Bíblia Shedd.

A fé é a certeza ou confiança de que Deus cumprirá suas promessas (Rm 4:20, 21). Bíblia de Estudo Andrews.

coisas que se esperam … fatos que não se veem. Para o presente, somente a fé pode enxergar o futuro, na medida em que ela se alimenta das promessas de Deus. Bíblia de Genebra.

3 pela fé, entendemos. Os leitores são o primeiro exemplo na lista de heróis da fé. Fica claro que é a fé que produz entendimento, não o contrário. Bíblia de Estudo Andrews.

veio a existir das coisas que não aparecem. Ou seja, feito do nada pela “palavra de Deus”. Bíblia de Estudo Andrews.

4 mais excelente sacrifício. O princípio de que os sacrifícios feitos sem fé foram inúteis tem sido aplicável desde o início (cf. 10.4, nota). Pertencia exclusivamente a Cristo fazer não apenas um melhor, mas um perfeito sacrifício. Bíblia de Genebra.

morto, ainda fala (Gn 4.10). O homem de fé fala mesmo após a morte testemunhando a natureza divina. Bíblia Shedd.

5 agradado a Deus. Agradar a Deus é o critério de um culto apropriado. Bíblia de Genebra.

7 acontecimentos que ainda não se viam. Embora a fé perceba coisas que são invisíveis, porque transcendem o universo físico (11.3, 27), nesta seção a ênfase recai sobre a fé referente às coisas que são do futuro, mas certas porque Deus as tem prometido. Bíblia de Genebra.

A fé de Noé condenou o mundo, porque os conterrâneos dele se fizeram surdos diante da proclamação da mensagem divina (2 Pe 2.5; cf At 28.26s; Ap 2.7). Bíblia Shedd.

12 aliás já amortecido. Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21:5). Com respeito a ter filhos, ele estava já “amortecido”. Ao lhe conceder Isaque, Deus demonstrou o poder de criar vida a partir da morte e, assim, a capacidade de cumprir com fidelidade suas promessas (Hb 11:11). Bíblia de Estudo Andrews.

13 vendo-as, porém, de longe. Abraão via de longe o dia quando Jesus, o Messias, viria, e regozijou-se. Bíblia de Genebra.

16 e lhes preparou uma cidade. Cidade (v.10) e pátria são intercambiáveis nos últimos capítulos dessa carta (v. 9, 10, 14-16; 13.14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 figuradamente. Ou, mais precisamente, “em parábola”. … A ordem divina para Abraão oferecer Isaque em sacrifício era uma clara contradição das promessas dadas ao patriarca, mas ele concluiu que o Senhor poderia ressuscitar Isaque. Ele aprendera, com o nascimento do filho, que Deus é capaz de criar vida a partir da morte (Hb 11:12; Rm 4:17). O poder de Deus para ressuscitar os mortos é central para a fé cristã. Bíblia de Estudo Andrews.

23 a criança era formosa. A descrição é citada de Êx 2.2 (cf At 7.20). Ao ver o seu filho, os pais de Moisés entenderam que a criança teria uma parte especial no plano redentor de Deus. Bíblia de Genebra.

27 Pela fé saiu do Egito. … o autor ressalta que, ao sair do Egito, Moisés tinha plena confiança em Deus que Israel seria liberto sob a liderança dele. Bíblia de Estudo NVI Vida.

vê aquele que é invisível. O paradoxo de ver alguém que não pode ser visto é apropriado porque explica o que os cristãos devem fazer a fim de perseverar. Precisam permanecer “olhando firmemente para […] Jesus”, que foi exaltado “à destra do trono de Deus” para ajudá-los (12:2; ver também 2:9). Isso só pode ser feito pela fé. Bíblia de Estudo Andrews.

31 a prostituta Raabe. A designação [prostituta] refere-se ao modo de vida de vida dela antes da fé que acabou abraçando (Js 2.8-11; 6.22-25); também serve de testemunho da graça ilimitada de Deus, que pode estender-se para redimir qualquer pecador e levantá-lo à dignidade eterna. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Raabe demonstrou sua lealdade a Deus quando protegeu os espias israelitas. Ela foi justificada (Tg 2.25) e tornou-se uma das ancestrais de Jesus Cristo (Mt 1.5), embora tivesse sido uma meretriz. Bíblia de Genebra.

35 Alguns. A lista de heróis que sofreram deve ter sido a mais importante para os leitores que também enfrentavam sofrimento (10:32-34). O importante é saber que o sofrimento não representa evidência do desprazer de Deus. Pelo contrário, aqueles que sofreram “obtiveram bom testemunho por sua fé” (v. 39). Bíblia de Estudo Andrews.

37 serrados ao meio, Segundo a tradição, Isaías morreu desta maneira. Bíblia de Genebra.

Foi a sorte de Isaías durante o reinado de Manassés no apócrifo Ascensão de Isaías. Bíblia Shedd.

40 coisa superior a nosso respeito. Em Hebreus, “superior” se refere às bênçãos da nova aliança: sacrifício, sumo sacerdócio e promessas superiores (9:11-14). Não é que os fiéis do AT não tivessem acesso a essas bênçãos, mas eles só as recebiam em figura ou “sombra” (10:1; 8:5). Em vez disso, nós recebemos, por meio de Cristo, a “certeza” (11:1) ou a realidade de tais promessas. Bíblia de Estudo Andrews.



Hebreus 11 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
2 de março de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Falar de fé é um desafio, devido à natureza particular deste dom. Por mais que tenha se tornado uma palavra de uso comum e uma expressão de motivação, a fé bíblica envolve não somente um estereótipo social, mas compromisso e ação. Conforme o versículo acima, a fé é a certeza da esperança e a convicção nas promessas que ainda não vemos; é a esperança viva, é crer para ver. Fé não se explica, fé se experimenta. E foi com base em experiências que este capítulo foi composto. Experiências que comprovam a base da fé: fidelidade (fé prática) e confiança no poder de Deus.

Se fizermos uma pesquisa pública perguntando se as pessoas confiam em Deus, certamente, entre o público cristão, teremos um percentual de praticamente 100% de respostas positivas. No entanto, o estudo de Hebreus 11 nos fornece informações suficientes para concluirmos que nem todos que afirmam confiar em Deus, de fato confiam. Ter fé em Deus inclui confiança plena em Seus propósitos, mesmo que estes sejam contrários às expectativas pessoais e à opinião geral. O autor relata, por exemplo, a experiência de Noé, que, “sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa” (v.7), contrariando todo o mundo antediluviano, que o taxou de fanático e de louco. Abraão deixou a sua terra e a casa de seu pai para ir a um lugar que ele não conhecia. Sem falar no “disparate” de caminhar três dias até um monte para sacrificar o próprio filho. Atitudes que, aos olhos humanos, são difíceis de se conceber, mas que foram reais e impactaram a história deste mundo.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (v.6). Porque a fé não é algo que se professa da boca para fora, mas que se consuma em atos de um verdadeiro adorador. “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho” (v.2). Suas vidas deixaram um legado de fé nas promessas eternas, “confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (v.13). Quantos, hoje, estão dispostos a abandonar suas aspirações pessoais e egoístas para se render à vontade de Deus? Quantos, “agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial” (v.16)? Quantos de nós teríamos a coragem de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, de permanecer em pé enquanto o mundo se prostra perante a falsa adoração? Ah, amados, fé não se trata de uma confissão de palavras, mas de atitudes!

Percebem que a obediência é o resultado da fé? Pela fé, Abel obedeceu. Pela fé, Enoque foi obediente. Pela fé, “fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara” (Gn.6:22). Pela fé, “Abraão, quando chamado, obedeceu” (v.8). Pela fé, Moisés obedeceu, permanecendo “firme como quem vê Aquele que é invisível” (v.27). Pela fé, Israel continuou marchando, atravessando “o mar Vermelho como por terra seca” (v.29). “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu em paz aos espias” (v.31). Pela fé, homens e mulheres de Deus “dos quais o mundo não era digno” (v.38) “obtiveram bom testemunho por sua fé”, não obtendo, “contudo, a concretização da promessa” (v.39). Eles “morreram na fé” (v.13), aguardando “a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (v.10). Suas vidas manifestavam “estar procurando uma pátria” (v.14). “Por isso, Deus não Se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (v.16).

Deus tem um lugar preparado para todos os “que O buscam” (v.6). A obediência é tão somente o resultado de uma vida impulsionada pela fé, “a fé que atua pelo amor” (Gl.5:6). Se eu amo ao Senhor, eu creio “que Ele existe” (v.6), e se eu O amo e creio em Sua existência, confio em Seus propósitos para minha vida e O obedeço. Compreendem, amados? Os exemplos de fé do passado precisam ser vistos no presente a fim de que, ainda em nossa geração, alcancemos o glorioso futuro. “E o que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de” (v.32) tantos outros heróis da fé que não temeram entregar a própria vida pela confiança no Deus o qual serviam e em Suas promessas imutáveis.

Mas termino deixando registrado o supremo Exemplo, nas palavras do pastor Morris L. Venden:
“A obediência resulta somente pela fé porque Jesus é nosso poderoso exemplo. Ele viveu e efetuou Suas obras mediante o poder que Lhe vinha de cima (João 14:10), e não por algum poder inerente. Ele veio a este mundo não apenas para morrer por nós, para pagar a pena pelo pecado, mas também para mostrar-nos como viver dependendo de um Poder superior. Jesus levou uma vida de obediência exclusivamente pela fé e tornou-Se o maior argumento para nos provar que somos convidados a viver como Ele o fez, em obediência pela fé” (Como Conhecer a Deus, CPB, p. 121).

Pai Celestial, a fé que o Senhor deseja nos conceder e nela nos fortalecer, é a fé de Jesus, como está escrito em Apocalipse 14:12. Esta é a fé genuína, que nos assegura andar Contigo em fidelidade e nos garante o testemunho de Te agradar. Ajuda-nos, Pai! Pode ser que muitos de nós estejamos como o pai daquele jovem endemoninhado, e tenhamos que clamar: “Ajuda-me em minha falta de fé!” Ouve o clamor dos Teus filhos, Senhor, e dá-nos uma fé inabalável, a fé dos patriarcas, a fé de Jesus! Em nome dEle nós oramos, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, obedientes pela fé!

Rosana Garcia Barros

#Hebreus11 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



HEBREUS 11 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
2 de março de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

HEBREUS 11 – A justificação pela fé implica no perdão dos pecados mas inclui o processo de santificação também pela fé. “Nessa perspectiva, a vida cristã faz parte da salvação” (Fernando Canale).

A negligência ao estudo do Santuário e do ministério de Cristo tem afastado a prática do verdadeiro cristianismo, tornando a ideia de separação entre justificação e santificação uma motivação para um estilo de vida diária alheio ao estilo de vida verdadeiramente cristão.

Desta forma, Hebreus 11 não é apenas uma lista de personagens bíblicos, mas a aplicação prática das doutrinas de Hebreus 1-10. Ele mostra que, desde o princípio, Deus sempre exigiu fé, e que os crentes, tanto antes quanto depois da cruz, são chamados a viver confiando na obra de Cristo.

A epístola aos Hebreus constrói um raciocínio progressivo: Primeiro, apresenta a supremacia de Cristo e Seu ministério celestial (Hebreus 1-10) e, em seguida, mostra a resposta prática esperada do crente – uma vida de fé perseverante (Hebreus 11-13).

• Hebreus 1-2 exaltam Cristo como superior a tudo e a todos. Isso estabelece que a fé não é um conceito abstrato, mas a confiança pessoal na obra e pessoa de Cristo. Hebreus 11:6 evidencia que “sem fé é impossível agradar a Deus”, alinhando-se com a revelação inicial de Cristo como a única esperança da humanidade.
• Hebreus 3-4 contrastam Moisés e Cristo e chamam o povo a entrar no descanso divino pela fé. Esse tema se reflete em Hebreus 11 na jornada de Abraão e do povo de Israel, que peregrinaram em obediência, sem ver de imediato o cumprimento da promessa. O descanso sabático aponta para uma confiança plena em Deus, um elemento central na fé dos heróis de Hebreus 11.
• Hebreus 5-7 apresentam Cristo como Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, o qual é mencionado num contexto de fé (7:1-3) – essa fé que ultrapassa o invisível é o cerne de Hebreus 11.
• Hebreus 8-10 mostram que os sacrifícios do sistema levítico eram sombras, mas os fiéis, como Abel, Enoque e Noé, viveram pela fé na promessa da redenção real (Hebreus 11:4-7).

Hebreus 11 é uma demonstração prática da exortação de Hebreus 10:23 – “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel”. Podemos confiar; portanto, reavivemo-nos: A fé requer ação! – Heber Toth Armí.