Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 12 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
5 de junho de 2024, 10:05
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: OSEIAS 12 – Primeiro leia a Bíblia

OSEIAS 12 – BLOG MUNDIAL

OSEIAS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



OSÉIAS 12 by Luís Uehara
5 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/os/12

“Em teu Deus espera sempre.” Oséias 12:6

Esperar testa o mais forte dos corações. Quer estejamos aguardando um diagnóstico médico, uma carta importante ou simplesmente esperando na fila, ninguém gosta de esperar.

Talvez durante anos você tenha esperado pela cura emocional, ou por um filho tão desejado, ou para encontrar sua alma gêmea. Seu coração está falhando sob a tensão e o estresse. A esperança está desaparecendo.

Quando a espera é longa, muitas vezes tentamos administrar o resultado. Abraão e Sara cansaram de esperar e criaram um desastre familiar que ainda assola o Médio Oriente. Jacó recusou esperar e utilizou o engano, levando a inúmeras consequências.

Esperar testa nossa fé; testa nossa confiança em Deus. Isso desafia nossa paciência. Revela nossas habilidades de enfrentamento emocional, ou a falta delas.

Seja o que for que você esteja esperando, nunca perca a esperança. E não force para que as coisas aconteçam AGORA! Espere sempre pelo seu Deus. Ele abrirá o mar da impossibilidade, fornecerá o maná do seu coração e ressuscitará a esperança amortecida. Ele torna todas as coisas belas em Seu tempo.

“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” Salmo 27:14

Lori Engel
Capelã, Eugene, Oregon, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/hos/12
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli</span



OSEIAS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

548 palavras

1. O vento leste. Ver com. de Jr 18:17. Seguir o vento oriental é buscar vãs esperanças e planos impraticáveis. Em medida mais ampla, a alusão é feita ao poder destruidor do vento leste [do deserto], tornando-o figurativamente uma representação maior de algo que é vão e vazio. Ele representa o que é nocivo e destrutivo. O vento leste na Palestina, trazendo grandes extensões de resíduos de areia, é abrasador e destrutivo para a vegetação, opressivo para o homem, violento sobre o mar (ver Sl 48:7) e em terra (ver Jó 27:21; Jr 18:17). Portanto, seguir o vento leste significa destruição. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4, p. 1019

2. Contenda. Jacó. Em um sentido particular, Jacó aqui representa o reino do norte, em contraste com Judá, mas num sentido mais amplo, o nome abrange tanto as dez tribos que compunham Israel, como as duas tribos  que formavam Judá. CBASD, vol.4, p. 1020.

3. Pegou do calcanhar. … lutou com Deus. A menção do nome de Jacó (v. 2) faz referência, no v. 3, a dois eventos importantes na vida do patriarca. Evidentemente o objetivo de Oseias é admoestar seu povo a imitar o comportamento de seu progenitor e lembrá-lo da distinção que Jacó tinha obtido, assim, como um incentivo para que o imitassem. … O fim de toda a luta com Deus não era para conquistá-Lo, mas para conquistar a si mesmo. O reconhecimento da fraqueza é o nosso poder, e aqueles que se aproximam de Cristo com a súplica: “Não Te deixarei ir se me não abençoares” (Gn 32:26), descobrirão que isso alcança o poder de Deus. CBASD, vol.4, p. 1020.

4. Lutou. A experiência de Jacó como um exemplo a ser seguido pelo povo de Deus é mais integralmente descrita e tratada neste versículo, a fim de estimular Israel a fazer o mesmo. Essa experiência traz algumas lições importantes: (1) A eficácia da oração fervorosa e persistente nessa luta (ver Ef :18; Fp 4:6; 1Ts 5:17). … (2) Somente com a ajuda de Deus podemos superar o problema do mal em nossa vida. CBASD, vol.4, p. 1020, 1021

10. Símiles. Trata-se de comparações semelhantes parábolas, símbolos que mostram o invisível por meio do visível. … A LXX, para esta oração, diz significativamente: “Eu fui representado por meio dos profetas.” As símiles tornaram as mensagens dos profetas mais cativantes, mais fáceis de entender e de serem lembradas. CBASD, vol.4, p. 1023.

11. Montões. Do heb. galim, “montes de pedras”, assim como os agricultores removiam as pedras do solo arável e as deixava empilhadas em montes inúteis para fácil remoção. Os altares idólatras, tanto de Gileade (que significa “montão da testemunha”; ver com. de Gn 31:47) quanto de Gilgal, deviam ser transformados em montes de pedra. CBASD, vol.4, p. 1023.

12. Jacó fugiu. A fuga de Jacó e a servidão a Labão (v. 12) são comparadas com a experiência de Israel no Egito (v. 13). CBASD, vol.4, p. 1024

13. Profeta. A alusão, aqui, é feita ao profeta Moisés (ver Êx 3:4-12; Sl 77:20; Is 63:11-14). Como o Israel antigo foi preservado pelo profeta Moisés, assim também o povo de Deus, hoje, é preservado por dar ouvidos aos mensageiros designados por Deus e por ordenar a vida em harmonia com os conselhos assim transmitidos (ver 2Pe 1:19). CBASD, vol.4, p. 1024

14. Ira. Por causa da falsidade de Efraim e de sua falta de devoção, ele provocou a ira amarga do Senhor. A culpa e a punição de Efraim não seriam eliminadas (ver com. de Jz 2:20; 2Rs 13:3). CBASD, vol.4, p. 1024

Sangue. Efraim havia derramado sangue em profusão (ver Os 4:2; 5:2). CBASD, vol.4, p. 1024

Opróbrio. A desonra que Efraim causou a Deus por meio da idolatria e da iniquidade retornou para ele. Aqueles que se rebelam contra Deus e trazem opróbrio ao Seu nome devem esperar a retribuição divina (ver 1Sm 2:30). CBASD, vol.4, p. 1024



OSEIAS 12 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Agarrado ao calcanhar de seu irmão gêmeo, Jacó saiu do ventre de sua mãe já lutando pela primazia. Cresceu ouvindo de Rebeca a promessa divina de que governaria sobre o seu irmão e isso lhe era um constante incentivo a buscar a oportunidade que confirmasse a profecia. Como o enganador no Éden, ele usou o apetite como meio de conquistar o direito da primogenitura (Gn.25:33-34). Aproveitando-se da cegueira de Isaque, se passou por Esaú, recebendo o que julgava ser a garantia da promessa. Como num filme, Jacó viu toda a sua vida envolta em mentiras e sua mente foi terrivelmente perturbada pela culpa, enquanto vagava como fugitivo de seu próprio lar.

Foi no deserto, dormindo o sono da tristeza e da angústia, que Jacó teve o sonho que mudaria para sempre a sua vida e a história de sua descendência. Naquela escada mística (Gn.28:12), ele viu o caminho da salvação através da graça de um Deus que vai em busca do pecador. Pela primeira vez, Jacó “achou a Deus” (v.4). Logo após, apesar dos muitos anos de trabalho útil e bênçãos na casa de seu tio Labão, também foram anos de duras provas até que seu orgulho fosse transformado em humildade. Finalmente, Jacó estava pronto para voltar a Canaã, mas ainda precisava de uma última experiência; aquela que definiria o seu futuro e seria um símile da experiência do tempo de angústia nos dias finais.

O profeta Oseias resgatou a experiência de Jacó como um modelo para Israel. Ainda que Seu povo estivesse em situação de letargia, “o Deus dos Exércitos” (v.5) que lutou com Jacó estava em posição de batalha a fim de confirmá-lo como Israel, aquele que luta com Deus e com os homens e prevalece (Gn.32:28). Em vão lutou Jacó no ventre de sua mãe por uma posição terrena, mas foi “no vigor da sua idade” (v.3) que desferiu a luta que definiu o seu destino eterno. Em seu discurso laodiceano: “me tenho enriquecido e adquirido grandes bens; em todos esses meus esforços, não acharão em mim iniquidade alguma, nada que seja pecado” (v.8), Israel vivia o primeiro estado de Jacó, cego em seus próprios esforços inúteis. Necessitava da última luta vivificante e da conversão que havia levado Jacó a chorar e suplicar o favor divino (v.4).

O mundo grita as dores do parto como prestes a dar à luz. A Terra geme os resultados de milênios de pecado e o coração humano acompanha essa involução. Enquanto Jacó dormia, “ali falou Deus conosco” (v.4). De semelhante modo, há esperança aos que ainda estão em sonolência espiritual. O Senhor deseja despertar os Seus filhos a fim de que sejam Suas testemunhas; para, como Jacó, a experiência de seu encontro com Deus sirva como modelo para os que ainda dormem. Há uma luta à nossa frente prestes a começar. Eu ouso afirmar que ela já começou a revelar os primeiros sinais de sua intensidade. E só estaremos prontos para entrar na Canaã celeste se sairmos vitoriosos com Cristo do conflito final.

O Espírito Santo está a apelar: “converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre” (v.6). Como temos nós respondido ao Seu comovente e urgente apelo? Só teremos forças para prevalecer na última grande luta se, como Jacó, o nosso eu estiver escondido em Deus. Certamente, encontraremos resistência nessa árdua jornada, pois nem todos entenderão e aceitarão a nossa entrega genuína a Deus. Porém, somos chamados a guardar o amor e orar até mesmo por nossos inimigos e pelos que nos perseguem, revelando o caráter do nosso Pai (Mt.5:44). E se, dia após dia, confirmarmos a nossa perseverança, o Espírito nos conservará “íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts.5:23). Busquemos ao Senhor enquanto podemos achá-Lo, porque Ele “cumprirá a Sua palavra sobre a Terra, cabalmente e em breve” (Rm.9:28).

Oh, Pai que está nos Céus, como Jacó lutou com o Senhor e prevaleceu, também queremos sair vitoriosos de nossa luta. Realiza o devido processo em nós até que nossa vida reflita o que foi dito por intermédio de Teu profeta: “converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre”. Enche-nos do Espírito Santo! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, aqueles que lutam com Deus e prevalecem!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Oseias12 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



OSEIAS 12 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
5 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

OSEIAS 12 – É inconcebível um homem decente, culto, honesto, fiel, dedicado, polido, generoso e atencioso casar-se com uma prostituta, imoral, indiferente, infiel, aproveitadora, e ingrata. Mas, Deus sendo santo e Soberano do Universo, assumiu conosco compromisso ainda mais sério, mesmo que sejamos miseráveis pecadores, ingratos, corruptos, imorais, infiéis e imundos.

Seu amor é imensurável, indescritível, infinito. Sua graça extrapola a lógica. Deus é muito mais que um Pai e Marido carinhoso, envolvido e atencioso (Oseias 11). Suas ações amorosas destacam-se pela compaixão e longanimidade, pela relutância em punir e por promessas de redenção que oferecem convites para a restauração.

Embora Oseias 11 mostre o amor compassivo de Deus, Oseias 12 enfatiza que a justiça divina requer uma resposta positiva (vs. 1-2).

Deus não usa Sua justiça para humilhar e destruir Seu povo. Suas ações são sempre pautadas no amor restaurador. Oseias 12:2-6 faz referência à história de Jacó para lembrar Israel de suas origens e de como Jacó, apesar de suas falhas, buscou a Deus e recebeu misericórdia. Tanto para Israel, quanto para nós, esse texto é um chamado para imitarmos o faltoso Jacó em seu arrependimento e busca intensa por Deus.

Não podemos ignorar nossos pecados, não podemos fazer de conta que não cometemos erros (I João 1:8, 10). Deus conhece nosso coração, nossas decisões e nossas ações; se ouvirmos a Ele, reconheceremos quão culpados e miseráveis somos e, como precisamos de um Salvador (Oseias 12:7-14). O qual, certamente já temos:

• “Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo” (I João 2:1-2).
• “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os Céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4:14-16).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí