Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 11 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: OSEIAS 11 – Primeiro leia a Bíblia

OSEIAS 11 – BLOG MUNDIAL

OSEIAS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



OSEIAS 11 by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/os/11

Deus amou os israelitas e os tirou da escravidão no Egito (11:1). No entanto, eles não gostavam das mensagens que Deus lhes enviara através dos profetas. Então eles se afastaram de Deus, indo servir a outros deuses (11:2). Deus amava os israelitas e os ensinou a caminhar com Ele, mas eles logo se esqueceram de como Ele os tirou do Egito e o que havia feito por eles (11:3, 4).

Israel do norte experimentaria um cativeiro na Assíria semelhante ao que eles haviam experimentado no Egito, porque eles se recusaram a retornar para Deus (11:5). Eles não conseguiram evitar a guerra e a invasão da Assíria por causa de seus próprios planos equivocados (11:6). Ninguém poderia libertá-los dessa escravidão, porque eles estavam se afastando de Deus de maneira deliberada (11:7).

O coração de Deus se contorce de dor por causa do Seu amor por Israel. Ele diz: “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregá-lo nas mãos de outros, Israel?” (11:8, NVI). Se apenas Israel se arrependesse, Deus não os destruiria, porque Ele é o “Santo” em seu meio (11:9). Ellen White diz: “Santidade é integridade, é dedicação total.” Nossa santidade é nossa devoção total a Deus, e a santidade de Deus é a Sua devoção perfeita para conosco.

Mesmo na época de Oseias, Deus ainda amava a pecaminosa Israel, mas com uma profunda dor na esperança de que retornasse a andar com ele (11:10). Hoje, nós somos o objeto deste amor e desta esperança.

Quão felizes e gratos devemos ser pelo fato de Deus ser tão fiel, paciente e misericordioso conosco! Ter isto em mente é o que nos fará desejar jamais desapontá-lo.

Yoshitaka Kobayashi
Japão

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/hos/11
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



OSEIAS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

638 palavras

Laços de amor. Uma expressão significativa, mostrando que esses laços são muito diferentes dos utilizados para domesticar animais selvagens. … Deus não atrai as pessoas desse modo. … nos atrai de modo racional, cortejando a inteligência e apelando aos afetos (ver com. de ls 1:18). Deus nos chama de uma maneira adequada à dignidade de nossa natureza, conforme fomos criados à Sua imagem (Gn 1:26, 27). Ao trabalhar pelas pessoas, devemos sempre seguir esse método de amor (ver ICo 9:19-23; lTs 2:7, 8; 3:12;  Hb 5:2). Cristo nos atraiu com cordas humanas ao Se fazer homem, viver e Se sacrificar para o nosso bem (ver Jo 12:32; At 10:38). Uma das razões do Filho de Deus se fazer um de nós foi para nos atrair com as cordas de simpatia, ao partilhar uma natureza comum conosco. CBASD, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1017.

como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas (ARA). NVI: “tirei do seu pescoço o jugo”.

5. Para a terra do Egito. Tendo sido tributário da Assíria desde os tempos de Menaém (2Rs 15:17-20), Israel se revoltou e procurou a ajuda do Egito (2Rs 17:1-4). No entanto, nenhuma ajuda vinda do Egito seria permitida. Israel seria obrigado a se submeter ao jugo da Assíria. O cativeiro assírio seria um castigo sobre eles por pecados dos quais não haviam se arrependido. CBASD, vol. 4, p. 1017.

7. Meu povo. Quão expressivamente isso mostra que, apesar de toda a culpa de Israel em apostasia persistente, a nação ainda era “Meu povo” para Deus! CBASD, vol. 4, p. 1017.

8. Como te deixaria, ó Efraim? O pensamento do v. 8 representa uma transição de previsões sombrias de castigo severo para promessas consoladoras de misericórdia. Com frequência, nas profecias de Oseias, castigos e promessas se alternam e, às vezes, se misturam. Embora Efraim merecesse completa destruição por causa de suas iniquidades, o Senhor, por Sua misericórdia e Seu amor duradouro, continuou a lutar pelo arrependimento e pela reforma da parte de Seu povo (ver Jr 31:20). CBASD, vol. 4, p. 1017.

Zeboim. Admá e Zeboim estavam entre as cidades da planície de Sodoma, que foram destruídas por Deus (Gn 14:8; Dt 29:23). Embora Israel fosse tão culpado e merecedor da ira como essas cidades (ver Mt 11:23, 24), Deus manifestou relutância em entregar o reino do norte nas mãos de seus inimigos ou destiná-lo à destruição. CBASD, vol. 4, p. 1017, 1018.

9. Não executarei. O profeta pinta um retrato glorioso da operação do amor divino. O Senhor não executaria o ardor da Sua ira, nem destruiria a Efraim totalmente. Se o amor de Deus no início de seu interesse por Israel fora algo grande e exaltado (ver v. 1-4), tornou-se maior ainda, como a expressão máxima da compaixão (v. 8, 9), na qual o Senhor Se recusa a desistir de Seu povo, totalmente indigno como se tornara, do amor que Ele lhe mostrou. CBASD, vol. 4, p. 1018.

Eu sou Deus. Esta é a razão básica para a misericórdia divina assim expressa. O caráter inerentemente santo de Deus não pode deixar de honrar e cumprir sua aliança de amor eterno com Israel. Ele é Deus e por isso deve ser medido pelo padrão divino desse amor (ver Rm 8:37-39; ljo 4:16), não pelo padrão vingativo do homem. CBASD, vol. 4, p. 1018.

O Santo. Isso explica por que Deus pune a iniquidade e ainda continua a mostrar misericórdia. A santidade que não pode tolerar a culpa também é a santidade da verdade e da fidelidade. CBASD, vol. 4, p. 1018.

10. Bramará como leão. A voz majestosa e imponente do Senhor, embora cheia de amor (Rm 2:4), também é plena do solene poder de juízo para aqueles que praticam a iniquidade. Deus chama os pecadores não apenas a correr para a Sua misericórdia, mas também para fugir da ira vindoura (ver Mt 3:7, 8). CBASD, vol. 4, p. 1018.

12. Judá ainda domina com Deus. O profeta apresenta a idolatria aberta de Israel em contraste com a condição espiritual do reino do sul, de Judá, que era aparentemente fiel ao Senhor. CBASD, vol. 4, p. 1018.



OSEIAS 11 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Em direto contraste com o amor de Deus estava a ingratidão de Israel. A ilustração da figura paterna que ensina a criança a andar, que a segura no colo, que cuida de suas feridas e lhe dá de comer é um retrato digno do cuidado do Senhor para com o Seu povo. Todavia, Israel se portou como um filho rebelde, rejeitando o Senhor, recusando-se “converter-se” (v.5). “Quanto mais” Deus “os chamava, tanto mais se” afastavam dEle; “sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura” (v.2). Toda a nação estava corrompida e inclinada a desviar-se de Deus (v.7). Por outro lado, o amor do Pai permaneceu intacto: “Meu coração está comovido dentro de Mim, as Minhas compaixões, à uma, se acendem” (v.8).

Aos olhos humanos, a rebelião de Israel demandava castigo. Não obstante, o Senhor provaria mais uma vez que a Sua ira não é manifestada segundo a ira humana: “Não executarei o furor da Minha ira […] porque Eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira” (v.9). Sendo experimentado nisso, o salmista Davi declamou a respeito do Senhor: “Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades” (Sl.103:10). Deus tinha um plano maior para o Seu povo, e este plano incluía o resgate de Seus filhos mediante “o castigo que nos traz a paz” (Is.53:5). Como leão que ruge a fim de ser ouvido a longa distância, o Senhor chamaria os filhos de Israel e novamente os congregaria, ainda que espalhados entre as nações.

O plano da redenção mediante o sacrifício de Seu Filho nos permite ter acesso direto ao Pai. Temos o sublime privilégio de nos achegar a Deus porque Jesus nos comprou esse direito por Sua morte e porque Ele vive. Temos feito diligentes esforços a fim de sermos instruídos nos mistérios da cruz? Um amor que “alivia o jugo” (v.4) de quem se recusa a aceitá-lo deve, no mínimo, ser o nosso principal objeto de estudo. A ingratidão do antigo Israel não foi tão grande quanto a do Israel espiritual de hoje. Enquanto o Consolador nos envolve “com laços de amor” (v.4), nosso coração insiste em desviar-se dEle. Enquanto Ele nos aponta para Jesus, recusamos nos converter a fim de não abrir mão de nossos pecados acariciados.

Mas ainda que diante de “uma geração má e adúltera” (Mt.12:39), Jesus cumpriu com perfeição Sua missão salvífica. E mesmo que a última geração tenha superado as iniquidades de Sodoma (Ez.16:47), a espera de Deus reflete o Seu grande amor por nós, “não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe.3:9). “Andarão após o Senhor” (v.10) os filhos que reconhecerem a sua miserável condição e completa dependência do Pai, buscando andar em novidade de vida. A cruz não foi o fim e nem o início do ministério de Cristo. Ele é o “Pai da Eternidade” (Is.9:6), “o Princípio da criação de Deus” (Ap.3:14), o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap.13:8), o “sumo sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos céus” (Hb.8:1), o nosso “Advogado junto ao Pai” (1Jo.2:1), “o Leão da tribo de Judá” (Ap.5:5), que ruge a fim de reunir os Seus escolhidos dos quatro cantos da Terra. Assim como a profecia do versículo um se cumpriu na vida de Cristo (Mt.2:15), que possamos permitir que nossa vida, pelo poder do Espírito Santo, seja um testemunho fiel de nossa comunhão com a Palavra.

Olhemos para Jesus, amados! Olhemos para Aquele que poupou as nossas costas dos açoites do inimigo e nossa fronte dos espinhos da vergonha! Olhemos para o precioso Cordeiro de Deus, cujos pés e mãos perfurados não foram capazes de deter o amor que se manifesta e salva até mesmo na “hora undécima” (Mt.20:6; Mt.23:42). Olhemos para Aquele que adiou o Seu reencontro com o Pai a fim de consolar uma filhinha que chorava (Jo.20:15). Olhemos para o Mestre que não levou em conta a cegueira dos discípulos no caminho de Emaús, mas pacientemente os instruiu e com eles sentou-Se “para dar-lhes de comer” (v.4; Lc.24:25-30). Olhemos para o nosso Mediador, que pensou em mim e em você ao orar: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da Sua Palavra” (Jo.17:20). É Ele que hoje nos diz: “Olhai para Mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque Eu sou Deus, e não há outro”, diz o Senhor (Is.45:22).

Deus de misericórdias, foi Jesus quem afirmou que podemos chamá-Lo de Pai. E que privilégio imerecido o nosso! Mas pelos méritos do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, nós somos considerados Teus filhos amados. Envolve a nossa vida com Teus laços de amor e nos dá de comer de toda Palavra que sai de Tua boca, ó Deus. Santo de Israel, purifica o nosso coração, grava a Tua lei em nossa mente e toma-nos em Teus braços mais este dia. Somos Teus, Senhor! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos amados do Pai!

Rosana Garcia Barros

#Oseias11 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



OSEIAS 11 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ – atualizado 07:36 by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

OSEIAS 11 – Um marido responsável e dedicado à sua esposa apresenta uma série de características que refletem compromisso e amor por sua esposa; tais como:

• Respeito e valorização: Trata a esposa com tato, valoriza-a e honra-a continuamente.
• Comunicação eficiente: Mantém uma comunicação aberta e honesta, mostra interesse genuíno no bem-estar da esposa.
• Compromisso e lealdade: Oferece apoio emocional em momentos difíceis, é presente para confortar e encorajar a esposa.
• Responsabilidade financeira: Contribui para a estabilidade financeira da família, para isso planeja e gere finanças de forma prudente visando a proteção e segurança da família.
• Tempo e atenção de qualidade: Dedica tempo juntos, valorizando momentos de qualidade; planeja atividades especiais para fortalecer o vínculo do casal.
• Desenvolvimento: Investe no crescimento da esposa, usa todos os meios para o desenvolvimento pessoal dela e o aperfeiçoamento do relacionamento.

Imagina um homem com tais características casado com uma mulher que o ignora, despreza, o abandona e o trai com um homem miserável, desgraçado, irresponsável, imoral e perigoso?

Normalmente, se a esposa continua a ignorá-lo, desprezá-lo e traí-lo, ele certamente vai considerar a separação como uma opção viável e prudente. Porém, Deus não abandona Seu povo nem quando a situação é bem pior! Deus sempre considera a possibilidade de recomeçar! Leia Oseias 11:1-12 com atenção e oração…

Ainda que enfrentar a traição e o desprezo de um cônjuge seja uma das experiências mais dolorosas que alguém pode passar, Deus sabia que passaria e assumiu esse risco, e lida com essa dor imensa quando nos afastamos dEle, traindo-O.

Indo além de um marido responsável e dedicado, Deus procura agir com bondade e amor indescritível com Seu povo que O traiu e o abandonou por um “traste” de deus/ídolo. Como “marido perfeito” Deus demonstra um amor profundo e constante a Israel; Ele valoriza e cuida, mesmo quando Seu povo não corresponde ao Seu amor.

Como bom comunicador, Deus fala abertamente de Sua dor e decepção pela infidelidade de Seu povo, mas também expressa Seu desejo de redenção e restauração. Ele não esconde Seus sentimentos, mas também não os vomita para humilhar/atacar, mas expõe Seu desejo de restaurar o relacionamento.

Deus não abandona Seu povo, mesmo quando este se volta para outros deuses e práticas imorais. Esse Deus merece nossa devoção… Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.