Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 12 – Comentário Rosana Barros by jquimelli
9 de maio de 2016, 4:01
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis12

“Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam” (v. 8).

A noção entre o que é certo e o que é errado depende muito do meio em que se vive. Precisamos de um norte para discernir entre o que podemos e o que não devemos fazer. Todos nós carregamos, além da herança genética, a nossa “bagagem” social.
Roboão assumiu o lugar de seu pai, Salomão, no trono. Mas, como Deus havia dito que aconteceria, assim aconteceu. O episódio que o novo rei causou foi o estopim para a divisão entre a tribo de Judá e as demais tribos de Israel; os judeus e os israelitas.
A insensatez de Roboão destoa totalmente da sabedoria de seu pai. Deu as costas ao conselho dos anciãos para dar ouvidos aos seus pariceiros (versão pejorativa de parceiros). Isto é, ignorou a experiência para abraçar a indolência. Aqueles jovens eram completamente desprovidos de sensibilidade e de moral. E se Roboão seguiu o conselho deles, foi porque a mesma malignidade controlava o seu coração.
Precisamos ter muita cautela e pedir ao SENHOR muita sabedoria para saber a quem dar ouvidos. Um cristão que mantém um relacionamento íntimo diário com Deus percebe a diferença entre o certo e o errado, e sabe lidar com bons e maus conselhos.
Se os teus amigos íntimos são pessoas que não lhe edificam em nada espiritualmente, pelo contrário, lhe enredam por caminhos tortuosos; CUIDADO!
Vejam o que está escrito: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1).
Meus amados, o contexto do que é certo ou errado pode sofrer alterações de um lugar para outro, de um país para outro; mas os princípios divinos permanecem eternamente. Aquele que deseja o Céu, se esforça para alcançá-lo. Com obras? Não. Com atitudes. Segundo o dicionário, atitude é uma forma de agir motivada por uma disposição interna. É de dentro para fora, entendem? Nunca o contrário.
O bem-aventurado do Salmo tem prazer na lei do SENHOR, “e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl. 1:2). Quando desenvolvemos este prazer, agimos motivados por ele. Notem que ter prazer na lei vem antes do resultado meditar dia e noite. E só temos esta alegria, este desejo em desenvolver o hábito do estudo diário da Palavra de Deus, quando entendemos, de fato, quem é Deus e o que Ele fez por nós. E a experiência de um reavivamento contínuo nos leva, naturalmente, à reforma. É do interior que surgem as verdadeiras mudanças no exterior.
Vestir a capa da santidade é fácil, difícil é mantê-la por muito tempo. E sobre isto Cristo disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mateus 23:27).
Amados, não caiamos na tolice de buscar pessoas antes de buscar a Deus. Roboão seguiu não somente seus jovens amigos, mas também o seu próprio coração corrupto e causou a divisão de Israel. Jeroboão, também motivado por ímpios conselhos (v. 28), criou paliativos abomináveis para garantir o seu reinado, e levou o povo à idolatria. Eis duas abominações aos olhos do SENHOR que têm sido os piores vilões: divisão e idolatria.
Queridos irmãos, se nossa vida estiver nas mãos do SENHOR, Ele certamente nos guiará aos lugares certos, às amizades certas e às atitudes certas.
Que o nosso legado neste mundo não deixe manchas de impiedade, mas marcas que apontam para as salvíficas marcas da cruz.

Bom dia, marcados pelo amor de Deus!

*Leiam #1Reis 12

Rosana Garcia Barros
IASD FAROL Maceió/AL

reavivadosporsuapalavra.org


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Explicação abençoada!

Comentário por Magalli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: