Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 8 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
1 de junho de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: OSEIAS 8 – Primeiro leia a Bíblia

OSEIAS 8 – BLOG MUNDIAL

OSEIAS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



OSÉIAS 8 by Luís Uehara
1 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/os/8

Anos atrás, visitei a Winchester Mystery House, na Califórnia. É uma atração turística popular que oferece visitas guiadas a uma casa muito grande que pertenceu à Sra. Winchester. Ela supostamente acreditava que sua casa era mal-assombrada e que sua única segurança contra os espíritos daqueles mortos por rifles Winchester era construir continuamente na casa para confundi-los e apaziguá-los. pode-se dizer que se tornou sua religião construir.

Construir para a própria proteção como religião não é novidade. Nimrod tentou. O mesmo aconteceu com o povo da época de Oséias. Eles estavam preocupados em construir templos e fortificações. Seu foco não estava em servir ao Único Deus verdadeiro, que é sua única defesa real. Portanto, eles perderam tanto a bênção de Deus como a Sua proteção.

“Israel esqueceu o seu Criador e construiu palácios; Judá fortificou muitas cidades. Mas sobre as suas cidades enviarei fogo que consumirá suas fortalezas.” Oséias 8:14

Pessoas equivocadas ainda estão fascinadas pela construção de monumentos religiosos, em vez de pela construção da fé em Jesus. Eles ainda constroem suas próprias defesas enquanto se esquecem do Deus da Bíblia. Tenha cuidado como você constrói.

Quem você quer que te resgate? Jesus quer todo o seu coração.

Karen Lifshay

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/hos/8
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



OSEIAS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

744 palavras

1. Emboca a trombeta. Como fiel sentinela (ver Ez 33:1-3; Am 3:6), Oseias aqui proclama, em tom de urgência, que o julgamento rapidamente virá sobre o povo de Deus. A trombeta devia dar o alarme da invasão iminente. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1003.

Como a águia. Isso se refere ao rei da Assíria, Salmaneser V, que estava prestes a invadir a Síria e a Palestina (2Rs 18:9), descendo do norte em um voo rasante e assustador, como uma águia que arrebata sua presa (ver Dt 28:49). CBASD, vol. 4, p. 1003.

4. Eles estabeleceram reis. Uma referência aos ímpios usurpadores que assassinaram seus antecessores reais para abrir caminho e subir ao trono (ver com. de Os 7:7). CBASD, vol. 4, p. 1003.

5. O teu bezerro. … a referência é, provavelmente, ao bezerro de Betel, pois essa cidade parece ter sido o principal centro de adoração ao bezerro de Samaria (ver com. de Am 7:13). CBASD, vol. 4, p. 1004.

E rejeitado. Literalmente, “lançado fora”. … o pensamento de toda a passagem (v. 5-7) é bastante claro, pois mostra que a nação logo colheria os frutos da adoração ao bezerro instituída por Jeroboão I (lRs 12:28). A LXX diz: “Lançai fora o teu bezerro, ó Samaria”, exortando Samaria e todo o país a rejeitar a adoração ao bezerro, que trouxe sobre eles a ira de Deus. CBASD, vol. 4, p. 1004.

6. Porque vem de Israel. Oseias aqui mostra a insensatez do comportamento de Israel. Este início da frase indica a origem dessa específica adoração de ídolos, a imagem do bezerro de ouro. Ela surgiu no reino do norte sob Jeroboão I (lRs 12:26-33) e continuou sob seus sucessores. CBASD, vol. 4, p. 1004.

E obra de artífice. E a maior loucura olhar para qualquer objeto que tenha sido planejado e moldado por nós como superiores a nós. A idolatria conduz os seres humanos contra o próprio princípio da razão. CBASD, vol. 4, p. 1004.

7. Semeiam ventos. Não importa o que se torna o ídolo ou o que rouba de Deus o Seu lugar de direito no coração, certamente voltará para nós em colheita de pesar e angústia. CBASD, vol. 4, p. 1004.

8. Israel foi devorado. Isso inclui não apenas os produtos do campo, mas as próprias pessoas. CBASD, vol. 4, p. 1004.

9. Jumento montês. Este animal, voluntarioso e ingovernável é aqui mencionado para retratar o comportamento e a disposição de Efraim ao se voltar para a Assíria e em participar das práticas pagãs e idolatras. CBASD, vol. 4, p. 1004.

11 Os altares que tinham o propósito de remover pecados na verdade aumentavam os seus pecados pelo seu mau uso na adoração a Baal. Life Application Study Bible Kingsway.

12 Como coisa estranha. Embora as direções e as instruções de Deus fossem completas e adequadas, elas se tornaram estranhas diante das inclinações do povo escolhido. … Em vista do livre acesso que todos têm à Palavra de Deus hoje, em todas as terras e em todas as línguas, nós que vivemos em um mundo mais carente, problemático e hostil do que nos dias de Israel, descobriremos que não temos desculpa se não atentarmos às Sagradas Escrituras e à sua mensagem (ver Hb 2:1-3). CBASD, vol. 4, p. 1005.

Apesar das leis terem sido escritas para eles, os israelitas as consideravam “coisa estranha”, escrita para os outros. É fácil ouvir um sermão e pensar em todas as pessoas que o deveriam ouvir. Ou ler a Bíblia e pensar naqueles que deveriam estar implementar o que aquela passagem ensina. Os israelitas faziam isto constantemente, aplicando as leis de Deus sempre aos outros, nunca a sim mesmos. Esta é apenas outra maneira de desviar-se da vontade de Deus e evitar implementar mudanças requeridas. Quando você pensar nas pessoas que precisam aplicar aquilo que você está ouvindo ou lendo, verifique se esta aplicação se ajusta melhor pra você. Aplique as lições primeiramente para sua própria vida, porque frequentemente nossas faltas são exatamente as primeiras que vemos nos outros. Life Application Study Bible Kingsway.

13. E a comem. Os sacrifícios de Israel a Deus não eram aceitáveis a Ele, porque não eram apresentados no verdadeiro espírito de devoção (ver com. de Is 66:3). CBASD, vol. 4, p. 1005.

Eles voltarão para o Egito. A paciência de Deus atingiu seu limite por causa da plenitude da iniquidade. … O Deus que havia libertado Israel da escravidão do Egito iria enviar seus filhos a um destino semelhante ou pior do que o do Egito. CBASD, vol. 4, p. 1005.

14. Eu enviarei fogo. Esta previsão foi cumprida quando Senaqueribe tomou as cidades fortificadas de Judá (2Rs 18:13), e, mais tarde, quando Nabucodonosor tomou e incendiou Jerusalém (ver 2Rs 25:8, 9; 2Cr 36:19, SI 74:3-8; Jr 17:27). CBASD, vol. 4, p. 1005.



OSEIAS 8 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

A trombeta era um instrumento muito utilizado, tanto em batalhas quanto em festas e assembleias solenes. Geralmente, servia como um sinal de alerta ou de convocação, mas também para comemorar a vitória em alguma batalha. No Antigo Testamento encontramos diversos relatos em que a trombeta é utilizada. No livro de Neemias, por exemplo, o próprio Neemias, devido a reconstrução dos muros de Jerusalém demandar dispersão, convocava o povo para orar ao “som da trombeta” (Ne.4:20).

O capítulo de hoje já inicia com um recado em tom de urgência: “Emboca a trombeta” (v.1), indicando que ela está prestes a ser tocada. Com o castigo às portas e avisado pelos profetas de Deus de que sua falsa religião precisava ser substituída pela “religião pura e sem mácula” (Tg.1:27), “Israel rejeitou o bem” (v.3) e teria de sofrer a dor das feridas que ele próprio causou (Pv.11:17). Apesar da aberta idolatria (v.6), o povo ainda enchia a boca para dizer: “Nosso Deus! Nós, Israel, Te conhecemos” (v.2), e, ao mesmo tempo, contaminavam a casa do Senhor com seus ídolos e práticas pagãs. Eram exatamente um tipo de Laodiceia, acomodando-se à condição de que, como nação eleita de Deus, já eram ricos e abastados e não precisavam de mais nada (Ap.3:17): “Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios” (v.14).

Conforme as profecias bíblicas, vivemos no tempo que antecede a sétima e última trombeta. Basta observar a condição atual do mundo para perceber que “o sétimo anjo” (Ap.11:15) já está com a trombeta na boca apenas aguardando a ordem divina. E adivinhem só o que João viu logo após o ressoar da última trombeta: “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário […]” (Ap.11:19). E o que era mantido dentro da arca da Aliança no santuário terrestre? Além da vara de Arão e da urna de ouro contendo uma porção do maná, estavam ali “as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Êx.31:18).

Agora, vejamos o porquê o Senhor irou-Se contra o Seu povo: “porque transgrediram a Minha aliança e se rebelaram contra a Minha lei” (v.1). Transgredir significa passar dos limites. Israel passou dos limites confessando uma fé tão frágil quanto os deuses que construiu. Como uma revelação do verdadeiro caráter divino, a Lei do Senhor “é santa, e o mandamento, santo, e justo e bom” (Rm.7:12). Interessante que enquanto Deus Se ira pela transgressão de Sua lei, Satanás Se ira com aqueles que “guardam os mandamentos de Deus” (Ap.12:17). Percebem, amados?

O Criador nos deixou dez preceitos com base nos quais um dia seremos julgados (Tg.2:12). A Lei de Deus expressa dez vezes que você e eu somos pecadores e precisamos de um Salvador que, nos deixando exemplo, foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8). Ele não voltará para buscar os que “amam o sacrifício”, pois “o Senhor não os aceita” (v.13), mas virá segunda vez para levar Consigo “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12), como expressão do grande amor que os salvou.

Não podemos perder a inocência (v.5) que este mundo vil tem tirado até mesmo das crianças. Os mandamentos de Deus “não são penosos” (1Jo.5:3), e sim motivo de alegria daqueles que descobrem a bem-aventurança de seguir os passos de Jesus (1Pe.2:21). Que estejamos todos prontos para o ressoar da última trombeta, orando em todo o tempo: “Ensina-me, Senhor, o caminho dos Teus decretos, e os seguirei até ao fim” (Sl.119:33).

Senhor, nosso Deus, Criador dos céus e da terra, não nos deixarias neste mundo de pecado sem uma lei para reger a nossa vida de volta ao Teu encontro. Porque o pecado fez separação entre nós e o Senhor, e a Tua lei nos lembra da nossa condição vergonhosa e completamente dependente de um Salvador. Nela podemos ver a nossa maldade, mas também a Tua bondade; a nossa ira, mas também o Teu amor; o nosso pecado, mas também o Teu perdão; o nosso eu, mas também o Teu caráter na face de Cristo. Seja a nossa obediência o resultado do poder da Tua graça em nós. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, bem-aventurados!

Rosana Garcia Barros

#Oseias8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



OSEIAS 8 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

OSEIAS 8 – O profeta foca um povo que desviou-se de Deus, incorporando práticas e crenças de nações vizinhas que serviam a deuses diferentes do Deus de Israel. Este sincretismo corrompeu a pureza da fé israelita, levando o povo à idolatria descarada e/ou camuflada, resultando na infidelidade no compromisso com Deus.

Três tópicos sobressaem em Oseias 8:

1. Anúncio do julgamento (Oseias 8:1-3): Israel, ao transgredir a aliança e rebelar-se contra a Lei de Deus, enfrentaria o julgamento divino iminente. Este julgamento é descrito como uma águia, rápida e implacável.

• Devemos estar atentos aos alertas de Deus em nossos dias. O pecado e a desobediência trazem consequências sérias. Toda vez que quisermos copiar a adoração de povos que negligenciam a Lei de Deus, devemos nos lembrar de que Deus vai julgar e condenar quem assim procede (Mateus 7:21-23).
• A trombeta de Deus nos chama fortemente ao arrependimento e à correção de nossos caminhos antes que encerre o tempo de oportunidade, a porta da graça.

2. Condenação da idolatria e sincretismo (Oseias 8:4-10): Estabelecer líderes sem a direção de Deus e criar ídolos mesmo de materiais preciosos, atraem a condenação divina. Ao adotar práticas de liderança e adoração de nações alheias à revelação de Deus corrompem o culto ao verdadeiro Deus.

• Precisamos discernir exclusivamente pela Palavra de Deus o que é certo e fugir de influências de práticas e crenças que destoam da revelação divina. O sincretismo religioso contamina a adoração, por isso Deus a abomina.
• Nossa adoração e liderança devem estar sempre alinhadas com a vontade do Ser adorado; sem as tendências humanísticas, com foco hedonistas, que tornam a adoração antropocêntrica.

3. Revelação das consequências do sincretismo (Oseias 8:11-14): A multiplicação de altares erigidos por Israel não era evidência de consagração, mas de corrupção religiosa. As leis e mandamentos de Deus tornaram-se estranhos aos supostos adoradores – como acontece atualmente. Nisso consiste o sincretismo religioso.

• Onde a verdadeira adoração é misturada com práticas mundanas, resulta numa religião espúria e corrupta. Quando nos afastamos da pureza da Palavra Divina, adoraremos de forma superficial e espúria.
• Para prezar pela pureza no culto devemos rejeitar qualquer forma de sincretismo, antes que soframos as consequências de nossas negligências.

Deus deseja uma adoração pura e fiel (Apocalipse 14:6-12).

Reavivemos nossa adoração! – Heber Toth Armí.