Filed under: Sem categoria
“Eis que todas as almas são Minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é Minha; a alma que pecar, essa morrerá” (v.4).
As Escrituras nos mostram que o homem não tem uma alma, ele é uma alma: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn.2:7). A alma, portanto, não é uma entidade que sai do corpo após a morte, mas a junção da matéria (corpo) + o fôlego de vida (sopro de Deus) = alma vivente. E o Senhor deixa isto bem claro ao afirmar no texto de hoje: “a alma que pecar, essa morrerá”.
Todavia, o mérito da questão não está na alma, mas no destino dela. Reclamando de sua condição, como se Deus fosse injusto, o povo no exílio insinuava que estava recebendo por conta um salário que não lhe cabia. Porém, o Senhor elenca, dos versos cinco ao nove (releia esses versos), a conduta de todo aquele que considera como sendo justo e conclui afirmando: “o tal justo, certamente, viverá, diz o Senhor Deus” (v.9). E como prova disto, ao citar o nome de três de Seus justos no capítulo quatorze de Ezequiel, Ele incluiu o nome de um dos contemporâneos dos exilados: Daniel.
Levado cativo ainda jovem, Daniel recebeu privilégios que poderiam tê-lo desviado completamente de sua fé. Longe dos pais, de sua nação e do templo, inserido no centro da corrupção da antiguidade, ele tinha “desculpas” suficientes para alegar a impossibilidade de permanecer fiel. Mas “resolveu Daniel, firmemente” (Dn.1:8), não se contaminar com as “finas iguarias” de Babilônia. A oferta do inimigo sempre vem com o disfarce encantado da ilusão, sob o manto do engano de seu primeiro discurso: “É certo que não morrereis” (Gn.3:4). Enquanto o Senhor deixa bem claro que o fim do perverso é: “Não viverá” (v.13).
O Senhor não tem prazer “na morte de ninguém” (v.32), antes, o Seu desejo é que o perverso “se converta dos seus maus caminhos e viva” (v.23). A culpa das iniquidades de um pai não recai sobre o filho e nem a do filho sobre o pai (v.20). Deus julgará “a cada um segundo os seus caminhos” (v.30) e o Seu maior desejo é o de salvar a todos. Por isso que o Seu convite de amor tem sido estendido até os nossos dias com o constante apelo: “Convertei-vos e vivei” (v.32)!
Não haverá desculpas para o pecado que não foi abandonado quando a glória do Senhor se manifestar sobre as nuvens do céu. A vontade de Deus revelada através de Sua Palavra está à nossa disposição, amados. E o que temos feito dela? Não se enganem! Perante Deus, perverso não é somente o homicida, o ladrão ou o que comete atrocidades, mas todo aquele que se desvia do “assim diz o Senhor”, e isso, de forma consciente.
Eis que diante de nós está o tempo de misericórdia antediluviano, e o Senhor está convocando os “Noés” que farão entrar na arca suas famílias. Com a mesma fé e firmeza de Daniel, farão tremer todo o exército inimigo através de uma vida de oração. Então, como troféus diante do Universo, Deus os erguerá como “Jós” atuais que terão de enfrentar a grande fúria do maligno, mas que, com Cristo, sairão “vencendo e para vencer” (Ap.6:2). O tríplice exemplo de fidelidade será visto no derradeiro grupo de justos que “certamente, viverá” (v.19) para sempre!
Oh, Senhor, nosso Deus, grande é a Tua bondade e misericórdia e esta é a causa de não sermos consumidos! Não há nada de bom em nós e não há na Terra quem faça o bem! Isso deveria ser para nós desesperador, não fosse a vida de nosso amado Redentor. É Ele em nós que nos afasta do mal e nos impulsiona para o bem. É por Seus méritos, que somos vistos pelo Céu como justos. É Cristo em nós, esperança da glória, que nos enche de esperança e de expectativa pela eternidade que Ele conquistou. Oh, Deus Eterno, até quando? Até quando seremos tão tímidos na fé e tardios para viver o evangelho? Tem misericórdia de nós e converte-nos a Ti! E abrevia este tempo mau, Pai! Segundo a Tua promessa, vem sem demora, Senhor! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos.
Bom dia, justos do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Ezequiel18 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário