Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de abril de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

O dom de profecia tem sido dado por Deus ao homem desde que o pecado o separou de Seu Criador. Mesmo não sendo chamado de profeta, o livro de Judas revela Enoque como sendo o primeiro a profetizar: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra Ele” (Jd.14 e 15). Vocês entendem que desde a geração de Adão foi revelado ao mundo, através da profecia, que Jesus há de vir para exercer um juízo final e definitivo?

Os pseudo profetas de Israel não declaravam o “assim diz o Senhor”, mas exprimiam o que lhes vinha do próprio coração (v.2). Fazendo um apanhado bíblico acerca do que provém do coração humano, encontramos a seguinte realidade: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr.17:9). “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt.15:19). Analisando este “lixo” humano interior, percebemos que o Senhor foi bem misericordioso ao chamar o que eles falavam apenas de “visões mentirosas” (v.8) e “visões falsas” (v.9).

Não estamos diante de um livro qualquer, amados. Você não acabou de examinar páginas de um periódico semanal, mas do “que sai da boca de Deus” (Mt.4:4) e que tem validade eterna (Is.40:8). Profetizar e afirmar que “o Senhor disse” (v.6) quando Ele não disse, é mergulhar de cabeça para a morte. A divulgação de mentiras, ou de meias-verdades, em troca de popularidade e de ganhos pessoais, têm levado multidões a acreditar em um dos maiores enganos de todos os tempos: “Paz, quando não há paz” (v.10).

Acesse os principais sites de notícias mundiais e você verá que eu não estou profetizando, mas afirmando o que está escrito: “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros” (Mt.24:10). A humanidade está destruindo a Terra e uns aos outros. O direito à vida já deixou de ser um direito e transformou-se em uma luta pela sobrevivência. Quer ouvir a verdade? Eis a verdade: “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão” (1Ts.5:3). É hora de despertar, igreja do Deus vivo! As gotas da chuva serôdia já estão caindo.

As dores de parto estão aumentando. “Haverá chuva de inundar” (v.11). Deus está para derramar a Sua tempestade de juízos sobre a Terra. E a quem você está dando ouvidos? Ao ASSIM DIZ O SENHOR ou ao assim diz o homem que o SENHOR disse? Quer saber se um profeta é verdadeiro? Prove-o segundo a Palavra de Deus: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is.8:20).

As chamadas “filhas do teu povo” (v.17) também estavam profetizando, ou melhor, praticando a feitiçaria, usando o nome de Deus para fins egoístas. O dom profético não é um dom exclusivo para os homens, já que a Bíblia mesmo faz menção de mulheres que foram usadas por Deus com este propósito, como: Miriam (Êx.15:20), Débora (Jz.4:4), Hulda (2Rs.22:14), as quatro filhas de Filipe (At.21:9). Portanto, Deus pode chamar homens e mulheres para este ministério de acordo com a necessidade dos santos. Pois “não havendo profecia, o povo se corrompe” (Pv.29:18).

Em um momento de real necessidade, o Senhor concedeu o dom profético a uma mulher que, humanamente desprovida de qualquer capacidade, foi erguida de forma sobrenatural para que as verdades que haviam sido lançadas por terra (Dn.8:12) pudessem novamente ser reveladas ao mundo. Sim, eu estou falando de Ellen G. White. Uma pessoa comum como você e eu, mas que escolheu morrer para o eu e viver para a glória de Deus. Ela não foi escolhida por ser especial, mas tornou-se especial por se deixar ser escolhida. Ao fazer menção de sua pessoa aqui não estou levantando a bandeira de uma denominação, mas a bandeira da Palavra de Deus. Pois não há como ler os escritos desta mulher de Deus (com profunda humildade) e não ser levado a amar a Bíblia.

Do mesmo modo com que a destruição virá aos mentirosos, virá também aos que rejeitaram a verdade. Os escritos da irmã White não provocam divisões, mas são para a edificação da igreja (1Co.14:4), para subir “às brechas” e fazer “muros para a casa” do Israel espiritual de Deus, “para que ela permaneça firme no Dia do Senhor” (v.5). Foi com este objetivo que Deus a chamou e a usou. As classes que têm se levantado a provocar divisões no corpo de Cristo têm cometido uma abominação ao Senhor. Querem saber se os escritos de Ellen White são divinamente inspirados? Então, provai “se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1Jo.4:1).

“Põe-te contra” (v.17) os falsos profetas, mas cuidado, muito cuidado para não dar as costas ao que é verdadeiro! Deus já está realizando a obra de soltar “livres como aves as almas” (v.20) que foram presas por falsos ensinos. Elas farão parte do remanescente de Deus, “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). E “o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Ap.19:10). Quer continuar cego e surdo? Deus respeita a sua decisão. Mas quer ser liberto desta condição? Então, vá ler o que o Espírito Santo inspirou a Sua serva a escrever e você descobrirá que foi mais uma forma que Ele encontrou de lhe dizer: “Prepara-te, filho Meu, pois Eu logo voltarei!”

Pai de amor, o Senhor sempre levantou Seus servos, os profetas, para falar ao coração do Teu povo. A Israel, no deserto, Moisés, com quem o Senhor falava face a face. A Israel, na terra prometida, Samuel, Natã, Hulda, e tantos outros. A Israel, a fim de repreendê-la, Elias, Isaías, Jeremias. A Israel, em cativeiro, Ezequiel, Daniel. A Israel de volta para Jerusalém, Zacarias, Ageu, Malaquias. A Israel, geração da primeira visitação de Cristo, João Batista. Como, Senhor, não enviarias à última geração da Terra uma voz profética a fim de habilitar um povo preparado para a segunda vinda de Cristo? Oh, Pai, eu Te louvo pelas orientações tão claras e que fazem tanto sentido diante de tudo que temos vivido nestes últimos dias! Desperta-nos para a Tua glória e para estarmos prontos para Te encontrar! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, remanescente de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Ezequiel13 #RPSP

* Instale em seu celular o aplicativo EGW Writings. Lá você encontra toda a coleção do Espírito de Profecia, de forma gratuita.

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.