Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 42 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
10 de março de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JEREMIAS 42 – Primeiro leia a Bíblia

JEREMIAS 42 – BLOG MUNDIAL

JEREMIAS 42 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JEREMIAS 42 by Luís Uehara
10 de março de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/42

Muitas vezes pedimos orientação a Deus, mas nos recusamos a obedecer ao que Ele nos diz. Tal como os peticionários no antigo Judá, prometemos que faremos tudo o que Deus nos mandar fazer. Mas quando Ele revela Seu plano, fugimos, temendo que o caminho de Deus seja muito arriscado.

Através de Jeremias, Deus advertiu o povo a não fugir para o Egito. Ele prometeu mostrar-lhes compaixão, se permanecessem onde estavam. A fuga levaria à destruição; permanecer onde estava levaria à proteção e restauração. Mas o Egipto parecia mais seguro, por isso tomaram a decisão de fugir, baseada no medo.

O que parece mais seguro é muitas vezes mais perigoso! Procurando evitar a fome, as doenças e a guerra, encontraram no Egito exatamente as coisas que temiam. Se ao menos eles tivessem obedecido a Deus!

O que é espiritualmente seguro pode parecer perigoso para nós. E o que nos parece seguro pode ser espiritualmente perigoso.

Procurando evitar o sofrimento, muitas vezes fugimos em vez de enfrentar os nossos desafios. Quando evitamos o que tememos, muitas vezes o encontramos de alguma outra forma. Além disso, quanto mais evitamos, mais fracos nos tornamos.

Deus quer que sejamos movidos pela confiança obediente, não pelo medo. Evite decisões baseadas no medo; faça escolhas movidas pela fé.

Lori Engel
Capelã, Eugene, Oregon, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/42
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



JEREMIAS 42 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de março de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

514 palavras

Este capítulo dá início a uma nova seção do livro de Jeremias (Jr 46-51), com declarações proféticas acerca de várias nações e tribos.
Na primeira seção, Jeremias prediz a derrota do exército egípcio por Nabucodonosor junto ao rio Eufrates. A partir destes versos descobrimos que o exército egípcio incluía tropas mercenárias de Etíopes, Líbios e Lídios (v. 9). O exército era tão numeroso que parecia a inundação do rio Nilo sobre a terra (v. 8). Então o verso 10 afirma que o próprio Deus iria intervir e ajudaria Nabucodonosor a derrotar o exército egípcio. Haveria tristeza na terra do Egito, porque os poderosos soldados egípcios seriam derrotados e falhariam em sua campanha militar (v. 11, 12). Essa profecia cumpriu-se no quarto ano de Jeoaquim, rei de Judá.
Na segunda seção, temos uma mensagem de Deus para os judeus que viviam no norte do Egito em lugares como Migdol, Mênfis e Tafnes. O texto original hebraico do verso 15 pode ser traduzido assim: “Por que o deus Ápis fugiu?” (NVI). O significado é: “Por que o deus-touro egípcio fugiu sem ajudar o exército egípcio?” A seção refere-se ao exército da Babilônia como sendo tão poderoso quanto os montes de Tabor e Carmelo na terra de Israel (v. 18); e se refere ao Egito como uma bezerra que não consegue nem mesmo afugentar moscas que a picam (v. 20). Menciona ainda que o exército babilônico viria contra o Egito com machados, como cortadores de lenha (v. 22, 23).
A terceira seção é uma profecia e um encorajamento aos Judeus que viviam no Egito e aos cativos na Babilônia para que retornassem à sua pátria Israel. Deus diz: “Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará” (verso 27, NVI).
Deus é verdadeiramente o Restaurador da relação de aliança que Ele tem com Seu povo. E como Ele agiu no passado, assim Ele agirá para com o povo de Deus hoje, quando o Senhor voltar e nos levar para casa. Yoshitaka Kobayashi, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2017/09/09/

2 Rogues ao SENHOR. Visto que Jeremias tinha ido a Mispa (Jr 40:6), sem dúvida ele estava entre os que foram levados por Ismael e que foram resgatados por Joanã em Gibeão (Jr 41:10, 13, 14). CBASD, vol. 4, p. 541.

Humilde súplica. Jeremias começa a ser ouvido só depois de haver um cumprimento visível das suas palavras. A fé age sem exigir provas (Jo 20.25-29). Bíblia Shedd.

Camindo, direção, curso. Esperavam que o Senhor confirmasse o plano de fuga para o Egito, que haviam traçado. Poucos imaginavam que o Senhor não mostraria um caminho ou direção preferível, mas antes diria “ficai onde estais”, na Terra Prometida. A resposta foi uma surpresa para eles, mas, na realidade, não estavam preparados para seguir o conselho de Deus, apesar de seu juramento de fidelidade (vv. 5 e 6; Lc 22.31-34, 63-65). Bíblia Shedd.

5 Então, eles disseram. Completamente humilhados por causa dos sofrimentos provocados eles pela invasão babilônica, os judeus fervorosamente declararam sua completa submissão ao que Deus tivesse em mente para eles. CBASD, vol. 4, p. 541.

10 Então, vos edificarei. Uma reafirmação da intenção de Deus para com Seu povo (ver Jr 1:10; 18:7-10; 24:4-6; ver com. de Jr 32:41). CBASD, vol. 4, p. 541.

estou arrependido. Mudei minha conduta para convosco. A punição foi suficiente; agora rege a compaixão. Bíblia Shedd.

Ver com. de Nm 23:19. Isto não significa tristeza pelo que foi feito no passado, como é verdade com relação aos seres humanos em suas transgressões, mas uma mudança no propósito de Deus de julgar com misericórdia, por causa da mudança de propósito e ação dos seres humanos (ver Jr 18:8; 26:3; ver com. de Jl 2:13). CBASD, vol. 4, p. 541.

11 A fuga seria compreendida pelos babilônios como confissão de culpa no assassinato de Gedalias e dos “caldeus, homens de guerra”. Bíblia Shedd.

13 A nação foi destruída por causa da desobediência à vontade de Deus, mas o remanescente ainda debatia se devia obedecer! Bíblia Shedd.

14 A terra do Egito. A terra do Egito parecia oferecer um local seguro e pacífico no qual habitar. Ele era o celeiro do Oriente, e suas colheitas abundantes forneciam um contraste agradável e muito desejável à condição de fome que o remanescente (o “resto”, v. 2) tinha experimentado por causa da invasão babilônica. A resposta do profeta evidenciou ao povo que fora inspirada por Deus. As secretas intenções, vontades ou esperanças do povo de ir ao Egito (ver v. 14-20), a despeito de sua professa disposição em seguir o conselho do Senhor, qualquer que fosse …, foram agora desvendadas por Deus nesta mensagem dada por meio de Jeremias. CBASD, vol. 4, p. 542.

16 Acontecerá, então. Uma vez mais, Jeremias alerta contra a procura do Egito como auxílio em lugar da submissão aos babilônios (ver Jr 2:36; 37:7-10). CBASD, vol. 4, p. 542.

Quem, ao fugir do perigo, fome, ou espada, sai fora do caminho que Deus lhe prepara, cai em situação pior… (Am 5.19 comp Rm 8.37-39). Bíblia Shedd.

20 Enganastes. O fervor da declarada intenção do povo em seguir a vontade de Deus era apenas uma simulação. Como Balaão, em tempos passados (ver com. de Nm 22:20), o povo esperava que o Senhor aprovasse o rumo que desejava buscar. Devemos vigiar sempre para não cometer o mesmo erro nas grandes decisões da vida. CBASD, vol. 4, p. 542.



JEREMIAS 42 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Livres das mãos de Ismael, Joanã e o resto de Judá procuraram a Jeremias a fim de apresentar a sua súplica. Pareciam dispostos a finalmente dar ouvidos às palavras do Senhor por intermédio de Seu profeta. No entanto, esta suposta sinceridade logo revelaria ser nada mais do que o desejo humano de receber o aval de Deus em seus planos falíveis. Eles não queriam ouvir o “assim diz o Senhor”, e sim que o “assim diz o Senhor” estivesse de comum acordo com o que já haviam decidido fazer.

Jeremias atendeu ao pedido do povo e, após “dez dias” (v.7), munido da resposta divina, a tornou conhecida. Porém, sua experiência como mensageiro de Deus no meio de um povo incrédulo e rebelde o fez perceber que nada do que falasse seria recebido como a soberana vontade de Deus: “mas, tendo-vos declarado isso hoje, não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus, em coisa alguma pela qual Ele me enviou a vós outros” (v.21). Aqueles mesmos que haviam jurado solenemente obedecer à Palavra de Deus, fosse ela boa ou má (v.6), deram as costas à sua última oportunidade de salvação.

Da mesma forma, muitos têm se apresentado como sinceros cristãos em busca do conhecimento das Escrituras. Reconhecem nos fieis servos de Deus pessoas que podem ensiná-los as veredas da vida. Desejam ouvir as verdades do Senhor, mas percebendo o abismo existente entre a vontade de Deus e suas próprias vontades e inclinações, logo revelam seu verdadeiro caráter tão incrédulo e rebelde quanto o do antigo Israel. Ignoram as advertências do Senhor e aos Seus mensageiros declaram: “É mentira isso que dizes” (Jr.43:2).

O Espírito Santo, porém, vê aqueles que, com o coração contrito e humilde, têm buscado o verdadeiro conhecimento de Deus. E assim como enviou Filipe ao encontro do etíope eunuco (At.8:29) a fim de anunciar-lhe a Jesus (At.8:35), Ele tem enviado Seus atalaias ao encontro dos verdadeiros adoradores, que constrangidos pelo amor dAquele que os encontrou e salvou, estão dispostos a ouvir a Sua voz: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21), e estão dispostos a obedecê-la.

Não sabemos em que dia virá o nosso Senhor. Mas Ele nos confiou uma obra sagrada que necessita ser cumprida com diligência e urgência. “Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mt.24:46). O Senhor, nosso Deus, nos deixou claras e solenes advertências: “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias” (1Ts.5:19-20). “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15).

Diante de um mundo em contagem regressiva, escolha ser um instrumento de resgate nas mãos de Deus, sabendo “que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg.5:20).

Pai Celestial, muitos têm se rebelado contra a Tua vontade e buscado a realização de suas próprias concupiscências. Não possuem a fé para crer em Tua Palavra e obedecê-la. Há uma luta acontecendo no meio do professo povo de Deus, mas a nossa luta não é contra pessoas, Senhor. A nossa luta é contra os principados e potestades que estão à nossa volta tentando nos destruir. Por isso que, diante de inimigos que são mais fortes do que nós, pela fé, nós clamamos: Senhor dos Exércitos, luta por nós, pois só Tu podes vencer esta batalha! Livra-nos de dar as costas à Tua vontade, ainda que esta não faça sentido para as demais pessoas. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, fieis atalaias do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias42 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JEREMIAS 42 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
10 de março de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 42 – A estrutura deste capítulo auxilia-nos na compreensão de seu conteúdo:

• O povo que restou em Judá faz súplica a Jeremias; queriam que intercedesse por eles pois estavam dispostos a obedecer a Deus (Jeremias 42:1-3).
• Jeremias prontamente aceita o pedido, e assegura que transmitiria fielmente a mensagem de Deus, seja ela favorável ou não (Jeremias 42:4-6).
• Deus responde a súplica de Jeremias: Deveriam permanecer na terra de Judá e não buscar refúgio no Egito. Deus prometeu bênçãos na obediência, mas advertiu severamente contra optarem por fugir ao Egito.

“Joanã e os demais respeitavam Jeremias e, por essa razão, pediram suas orações, mas eles não confiaram em Deus o suficiente para seguir o conselho do profeta. Estavam cansados de viver pela fé e decidiram ir para o Egito. Um dos motivos foi medo. Tinham receio da represália da Babilônia pelo assassinato de Gedalias, cometido por Ismael. Entretanto, a grande razão foi a recusa em viver pela fé. Eles não queriam aceitar os riscos e perigos de depender de um Deus invisível. Almejavam a segurança e a estabilidade de uma economia sólida. O povo não queria assumir a árdua tarefa de reconstruir uma vida de fé em Deus. Ansiavam pela vida tranquila que, segundo imaginavam, os aguardava no Egito: ‘Não; antes, iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos’ (Jr 42:14). Eles buscavam uma saída fácil”, expõe Eugene Peterson.

Reflita:

• Escolher o Egito hoje é buscar segurança nas ilusões do mundo, em vez de confiar nas provisões de Deus.
• Quando optamos pelo Egito, trocamos a liberdade espiritual pela escravidão das convenções mundanas.
• Ir para o Egito nos dias de hoje é deixar de lado a fé para abraçar o conforto temporário, ignorando as terríveis consequências eternas resultantes da desobediência a Deus.
• Optar pelo Egito significa recusar convites divinos para uma vida consagrada e escolher viver aquém do propósito para o qual fomos chamados.
• Ao escolhermos o Egito, trocamos a segurança da presença divina pela incerteza das soluções humanas.

Assim como os conterrâneos de Jeremias, podemos ser tentados a escolher o Egito da vida quando a jornada da fé parece árdua; porém, é na perseverança que encontramos a verdadeira força. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.