Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JEREMIAS 40 – Primeiro leia a Bíblia
JEREMIAS 40 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/40
Deus tem milhares de maneiras de nos ajudar. Deus sabia das circunstâncias de Jeremias. Ele sabia onde Jeremias estava e enviou um soldado babilônico para cuidar de suas necessidades. O amor, o conhecimento, o poder e a presença de Deus serão exercidos para ajudar cada pessoa que confia Nele.
Estamos vivendo tempos muito preocupantes. Assim como Jeremias, as circunstâncias políticas do mundo não são confiáveis e às vezes assustadoras. Contudo, Deus ainda tem Seus servos em todos os lugares. “Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos
em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade.” Educação, p. 173
Não importa o que esteja acontecendo em sua vida ou no mundo, Deus sabe, Deus está presente, Deus se importa e Ele é capaz de fazer o que for preciso para nos ajudar muito, abundantemente, acima de tudo que poderíamos pedir ou pensar (Efésios 3:20) . Leve tudo o que lhe diz respeito a Deus em oração hoje. Ele vai te ouvir e te ajudar.
Pastor Kevin Wilfley
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/40
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
1260 palavras
O rei Nabucodonosor mandou Nebuzaradã não fazer mal a Jeremias, mas que cuidasse bem dele e que concedesse qualquer pedido seu. Nebuzaradã, então, deu a Jeremias liberdade para ir a qualquer lugar que quisesse. Jeremias decidiu viver perto de Gedalias, em Mispa de Benjamim, a quem Nabucodonosor nomeou como governador de Judá. Deus concedeu ao novo governador ajuda através da presença do profeta Jeremias com ele. Jeremias poderia consultar a vontade do Senhor sempre que o governador pedisse. Gedalias foi um bom governador do ponto de vista humano. Ele procurou a bondade e a felicidade do povo de Judá (Ver Jeremias 40:9-10).
Havia capitães do exército de Judá, do lado de fora de Jerusalém, que não foram capturados pelos babilônios. Eles foram a Gedalias e lhe disseram que havia um plano para matá-lo através de Ismael, a mando de Baalis, o rei dos amonitas. Gedalias não acreditou no relatório de Joanã e dos capitães do exército da Judéia. Mas Joanã estava preocupado e propôs um plano para matar Ismael antes que ele matasse o governador. Joanã sabia que o pequeno povo remanescente de Judá se dispersaria caso o governador Gedalias fosse assassinado por esses assassinos pró-egípcios. No entanto, o governador foi complacente para com os assassinos ao não acreditar no relatório. Ele ordenou a Joanã, “Não faça uma coisa dessas. O que você está dizendo sobre Ismael não é verdade. Você não deve matar Ismael. Porque você fala falsamente a respeito de Ismael” (v. 16 NVI).
Faltava algo para Gedalias, aliás, a coisa mais importante na vida de qualquer ser humano. Antes de sua decisão final ordenada a Joanã, Gedalias deveria ter consultado o profeta Jeremias, que estava com ele, se este rumor de assassinato era verdadeiro. Se o profeta dissesse: “É verdade”, ele então poderia perguntar a Jeremias o que deveria fazer. Gedalias era um homem de boa vontade, que amava as pessoas, mas neste momento importante de decisão, ele não fez a coisa mais importante: consultar a Deus através do profeta Jeremias. Deus quer ser consultado. Yoshitaka Kobayashi, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/10/.
40.1 – 44.30 Narrativa vívida das consequências da queda de Jerusalém. Cronologicamente, esses capítulos dão os últimos do livro (embora 52.31-34 [libertação de Joaquim, na Babilônia] seja posterior, faz parte do apêndice e não do livro propriamente dito). Bíblia de Estudo NVI Vida.
1 Ramá. Cidade localizada 8 km ao norte de Jerusalém. Era um entreposto para cativos com destino a Babilônia. Não fica claro como os v. 1-6 estão ligados a 39.14. Jeremias pode ter sido levado a Nebuzaradã para ser oficialmente liberto ou, talvez, preso de novo por engano e, portanto, liberto duas vezes. Bíblia de Estudo Andrews.
Cadeias. Que prendiam juntas muitas pessoas. … As mensagens de Jeremias favoráveis à Babilônia … sem dúvida foram as razões de haver sido libertado ali, para ir onde quisesse. Bíblia Shedd.
2, 3 O SENHOR, teu Deus, pronunciou … o trouxe. Um soldado babilônio reconhece o caráter genuíno das profecias de Jeremias e a vitória de Babilônia como um ato operado pelo Deus do profeta. Bíblia de Estudo Andrews.
O comandante babilônio, que não conhecia a Deus, reconheceu que Deus dera a vitória aos babilônios. É estranho quando um povo reconheça que Deus exista e faz milagres, mas mesmo assim não O aceite pessoalmente. Conhecer a Deus é mais do que conhecer sobre Ele. Esteja certo de conhecê-Lo pessoalmente. Life Application Study Bible Kingsway.
4 eu cuidarei de você. Nebuzaradã promete cumprir a vontade de Nabucodonosor no tocante a Jeremias (v. 39.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Toda esta terra está diante de você. Cf. a oferta de Abraão a Ló em Gn 13.9. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Jeremias estava livre para ir a qualquer lugar. Em Babilônia ele teria grande conforto e poder; em Judá ele continuaria a enfrentar dificuldades. Em Babilônia, Jeremias seria favorecido pelos babilônios, mas odiado entre os exilados judeus. Em Judá, ele permaneceria pobre e indesejado, mas os judeus remanescentes saberiam que ele não era um traidor. Jeremias retornou a Judá. Life Application Study Bible Kingsway.
… admiramos sua [de Jeremias] reverente afeição à terra de Israel que não foi abandonada por ele, pois preferiu morar entre os pobres, em uma terra santa, a morar com príncipes, em uma terra incrédula. Bíblia de Estudo Matthew Henry.
6 Mispa (quer dizer “Ponto de vigia”)ficava em Benjamim. Bíblia Shedd.
Mispa ficava a alguns quilômetros ao norte de Jerusalém. Não totalmente destruída pelos babilônios, Mispa serviu de refúgio após a queda de Jerusalém. Life Application Study Bible Kingsway.
Evidentemente, Mispa foi escolhida para ser o novo centro do governo. Esta cidade, cujo nome significa “torre de vigia” (ver com. de Gn 31:49), ficava, possivelmente, no território de Benjamim (ver com. de Js 18:26; 2Rs 25:23). Foi ali que Samuel “julgou a Israel” (1Sm 7:15, 16) e Saul escolhido rei (1Sm 10:17-25). Mispa tem sido identificada com Tell en-Natsbeh. CBASD, vol. 4, p. 537.
40:7 – 41:3 O assassinato de Gedalias. Bíblia de Estudo Andrews.
7 capitães e seus homens. Os soldados judeus que haviam conseguido se esconder do exército babilônico. Bíblia de Estudo Andrews.
9 jurou. Gedalias garantiu solenemente que os homens poderiam habitar em segurança, contanto que não se rebelassem contra os babilônios. Bíblia de Estudo Andrews.
10 Colhei o vinho. Uma vez que os proprietários de campos, vinhas e olivais tinham sido levados cativos para Babilônia, Gedalias ofereceu aos “capitães” esses produtos para suprir suas necessidades imediatas e fornecer alimento para a época do inverno que se aproximava. CBASD, vol. 4, p. 537, 538.
Nebuzaradã (v. 39.9) chegara a Jerusalém em agosto de 596 a.C. … As uvas, os figos e as olivas são colhidos na Palestina durante agosto e setembro. Bíblia de Estudo NVI Vida.
cidades que tomastes. O exército guerrilheiro havia se apropriado da cidade desde a partida dos babilônios. Bíblia de Estudo Andrews.
11 Todos os judeus. Indivíduos que fugiram para países vizinhos a fim de escapar da captura dos caldeus. CBASD, vol. 4, p. 538.
Muitos judeus haviam fugido para países vizinhos durante o conflito e agora estavam voltando para Judá. Bíblia de Estudo Andrews.
12 Muita abundância. Os campos, embora não tratados durante o verão, evidentemente produziram por si mesmos uma grande abundância para o miserável remanescente deixando em Judá. CBASD, vol. 4, p. 538.
40.13-41.3 Gedalias, o governador indicado de Judá, tolamente ignorou as advertências de assassinato. Ismael, da linhagem de Davi, podia estar com raiva por ter sido desconsiderado para a liderança. Esta situação é similar ao momento político caótico que Esdras e Neemias enfrentaram quando retornaram para reconstruir o templo e a cidade. Life Application Study Bible Kingsway.
No momento do julgamento, é dado a nós um vislumbre da bênção futura da terra. Contrastar as condições de seca durante partes do início da pregação de Jeremias (14.1-6). Bíblia Shedd.
14 Sabes tu … ? O rei dos amonitas esteve em aliança com Zedequias contra os babilônios (Jr 27:3). Se não ousou resistir abertamente Nabucodonosor, ele ainda esperava, por meio da ação de Ismael, realizar seu propósito. Joanã soube da conspiração e, em fidelidade a seu novo protetor, alertou a Gedalias; mas em vão, pois o último, em confiança inocente, recusou crer na culpa de Ismael (ver v. 16). CBASD, vol. 4, p. 538.
Amom. Nação a leste de Judá, descendentes de Ló (ver Gn 19:38) e ex-aliados de Judá contra Babilônia (ver 27:3).
tirar-te a vida. Não ficam claros os motivos de Baalis, mas o fim de Judá era uma oportunidade para ele expandir suas fronteiras. Bíblia de Estudo Andrews.
16 isso que falas … é falso (ARA). Gedalias se recusou a pensar mal de um homem de origem nobre. Bíblia de Estudo Andrews.
não é verdade (NVI). A confiança ingênua de Gedalias na integridade de Ismael acabou custando-lhe a vida. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Muitos foram arruinados ao confiarem demais na fidelidade dos que estão à sua volta. Bíblia de Estudo Matthew Henry.
Filed under: Sem categoria
“Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa, porque isso que falas contra Ismael é falso” (v.16).
Encontrando graça diante dos olhos de Nabucodonosor, Jeremias foi entregue aos cuidados de Gedalias. “No meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados para a Babilônia” (v.1), o profeta foi posto em liberdade e recebeu a oportunidade de escolher para onde ir. Jeremias escolheu habitar “no meio do povo que havia ficado na terra” (v.6), ou seja, “os homens, as mulheres, os meninos e os mais pobres da terra” (v.7), “um resto de Judá” (v.11).
Escolhido pelo próprio rei da Babilônia, Gedalias foi posto como governador do restante do povo que continuaria na terra para cultivá-la. Ao saber do ocorrido, “todos os judeus que estavam em Moabe, entre os filhos de Amom e em Edom e os que haviam em todas aquelas terras” (v.11), “voltaram […] e vieram à terra de Judá” (v.12). Da mesma forma, também vieram “os capitães dos exércitos que estavam no campo” (v.7). E, como recebeu todos os do povo, assim Gedalias recebeu aqueles capitães, com cortesia e benevolência. Porém, desprovido de malícia, ignorando o aviso dado por Joanã e pelos príncipes dos exércitos, Gedalias estava estendendo a mão ao seu futuro assassino. Diante da possibilidade de uma tragédia maior, Joanã se dispôs a ser uma espécie de justiceiro. Negando-se a acreditar na advertência dos príncipes, Gedalias colocou-se à mercê do inimigo.
Uma das admoestações dadas por Cristo aos Seus discípulos foi esta: “Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. E continuou dizendo: “E acautelai-vos dos homens” (Mt.10:16-17). Antes de ser escolhido por Nabucodonosor, Gedalias foi escolhido por Deus para cuidar do restante de Seu povo. E, diante de tamanha responsabilidade, e da atmosfera de guerra que o rodeava, poderia ter sido mais cauteloso e prudente.
Ser cristão não significa ser tolo, amados. Todo seguidor de Cristo precisa estar consciente da guerra em que está envolvido. Há um conflito cósmico onde a minha e a sua vida estão em jogo. É claro que não devemos temer aqueles que podem matar o corpo, mas não podem nos tirar a salvação em Jesus. Todavia, não podemos ignorar o fato de que para preservar a sua integridade física, Davi precisou fugir de Saul. Saul foi tremendamente articulado em seus planos e, por vezes, demonstrava arrependimento, mas tudo falso. Da mesma forma, necessitamos da sabedoria divina a fim de não colocar a nossa integridade física e até mesmo a nossa vida em risco em prol da política da boa vizinhança. Limites precisam ser estabelecidos e se formos guiados pelo Espírito Santo, certamente, como o foi com Neemias, que reconheceu a trama de seus inimigos e não lhes permitiu convivência no meio do povo (Ne. 2:20), também saberemos como agir da forma certa e no momento certo.
Dissimulado, Ismael arquitetou a sua trama maligna sem qualquer empecilho. E, infelizmente, Gedalias conheceria os resultados de sua imprudência. Amanhã continuamos […]
Oh, Deus de amor, só Tu és Onisciente e só Tu sabes o que vai no coração do homem! Muitas vezes somos decepcionados por aqueles que menos esperávamos, mas se depositarmos a nossa confiança em Ti, certamente o Senhor nos dará discernimento acerca dos nossos relacionamentos. A Tua Palavra diz: “Maldito o homem que confia no homem”. Mas também diz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”! Ajuda-nos a termos uma amizade tão íntima com o Espírito Santo a ponto de reconhecermos o perigo quando este estiver diante de nós. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, prudentes e símplices de Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Jeremias40 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JEREMIAS 40 – Os conterrâneos do profeta Jeremias, líderes do povo de Deus, o prendeu, como visto em capítulos anteriores; porém, quando ia cativo entre os exilados judeus, o comandante da guarda imperial da Babilônia o libertou. Nebuzaradã ainda reconheceu que tudo o que acontecia à terra de Judá era Deus cumprindo o que havia prometido.
Não era nenhuma novidade de Jeremias a profecia do exílio. O livro de Levítico revela que, por causa do pecado do povo de Deus, o exílio seria sua consequência (Levítico 26:14-33). Alguns ficariam na terra devastada, mas em péssimas condições (Levítico 26:36-39). Jeremias pode optar em ir a Babilônia com os exilados, ficar com os restantes na terra devastada, ou ir para onde quisesse. Ele escolheu ficar com os poucos inválidos deixados para trás (Jeremias 40:1-6).
Um dos motivos para o exílio seria o descanso sabático da terra e libertação dos escravos conforme orientado por Deus em Levítico 25:1-55, confirmado pelo profeta em Jeremias 34:13-18. Os princípios do ano jubileu estão presentes em Jeremias, o qual aborda a libertação dos escravos, justiça social e o descanso da terra para beneficiar aos pobres necessitados. Jeremias aproveitou sua libertação para permanecer com estes pobres necessitados, vivendo a mensagem do jubileu (Jeremias 40:6-7).
Jeremias sabia que haveria tensões, conspirações, e grande sofrimento entre os pobres desprezados de Judá (Jeremias 40:7-16); contudo, mesmo assim não os abandonou.
Levítico 25:1-5 instrui sobre os produtos da terra não trabalhada, produzidos naturalmente no ano jubileu; as colheitas dos frutos seriam para o sustento dos pobres e estrangeiros. Em Jeremias 40:12, vemos Gedalias, governador dos judeus nomeado por Nabucodonosor, instruindo os recém-chegados a Mizpá a colherem uvas, figos e azeites, demonstrando preocupação com suas necessidades básicas – como prescrito em Levítico.
Jeremias 40 tem muito a nos ensinar. Considere:
1. A verdadeira liderança se revela na preocupação genuína com as necessidades básicas dos vulneráveis, como fez Jeremias e Gedalias.
2. Mesmo diante de tensões e conspirações, não abandone aqueles que precisam de você, seguindo o exemplo de Jeremias que permaneceu ao lado dos pobres desprezados de Judá.
3. O descanso sabático da terra e a libertação dos escravos são princípios essenciais que refletem a preocupação divina com a justiça social e com os menos favorecidos.
Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí