Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 28 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
25 de fevereiro de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JEREMIAS 28 – Primeiro leia a Bíblia

JEREMIAS 28 – BLOG MUNDIAL

JEREMIAS 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JEREMIAS 28 by Luís Uehara
25 de fevereiro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/28

Outra onda de falsas profecias surge na pessoa de Hananias. Ele proclamou que em dois anos a nação seria restaurada e o cativeiro babilônico chegaria ao fim. As pessoas que receberam essa profecia tiveram que compará-la com o que outros profetas haviam dito antes de Jeremias.

Jeremias ajuda o povo a refletir sobre isso: “Os profetas que precederam a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos.” (v. 8). Mas, em contraste, Hananias está pregando paz ao povo.

As passagens das Escrituras que podem ser usadas para testar uma reivindicação moderna de profecia são passagens como Isaías 8:20; Mt 7:15-20; 1 João 4:1-3. Ellen G. White é uma dessas profetisas modernas que foi submetida a tais testes bíblicos por um longo período de tempo e provou ser uma profetisa verdadeira por atender aos critérios apresentados pelas Escrituras.

Oração:
“Querido Senhor, ajuda-me a avaliar qualquer pessoa que afirme ser um profeta com o teste bíblico de um profeta verdadeiro. Conduz-me à plena verdade pela Tua Palavra”

Michael Sokupa
Diretor Associado do Patrimônio Ellen G. White
Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/28
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



JEREMIAS 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de fevereiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

244 palavras

1 Hananias. Este homem parece ter sido um dos oponentes mais preeminentes de Jeremias e um dos líderes do partido da resistência que procurava formar uma aliança com as nações vizinhas contra Babilônia (ver Jr 27). CBASD, vol. 4, p. 494.

Gibeão. Como Anatote, esta foi uma das cidades dos sacerdotes (ver Js 21:13, 17, 18). Isto pode indicar que Hananias, como Jeremias, era sacerdote e “profeta”. CBASD, vol. 4, p. 494.

4 Também a Jeconias …. Eu tornarei a trazer a este lugar. Evidentemente, Joaquim ainda era considerado por muitos como o legítimo rei …, de quem eles esperavam o retorno e a restauração de seu trono. Esse desfecho contradizia diretamente a profecia de Jeremias, de que Joaquim [Jeconias] não retornaria a Judá, mas morreria num país estrangeiro (Jr 22:24-26). CBASD, vol. 4, p. 494.

9 Será conhecido. Para conseguir o favor, o falso profeta satisfazia e enganava o povo com promessas de prosperidade garantida, em oposição às predições de “mal e pestilência” (ver v. 8) dadas pelo verdadeiro profeta (ver com de Jr 14:13). CBASD, vol. 4, p. 495.

16 Este ano. “Este ano”, estendendo-se ao “sétimo mês” (v. 17), concederia tempo para que Hananias se arrependesse ou para que o povo descobrisse as falsas afirmações dele. Sua morte está em paralelo com os destinos de Ananias e Elimas, no NT (ver At 5:4, 5; 13:6-11). CBASD, vol. 4, p. 495.

17 No mesmo ano. A rapidez do cumprimento da predição do profeta deveria impressionar o povo com a autenticidade do chamado de Jeremias. Mas, sem dúvida, … se recusaram a aceitar isso como evidência em favor do profeta. CBASD, vol. 4, p. 495.



JEREMIAS 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Perante os líderes religiosos e todo o povo, Jeremias foi afrontado por um falso profeta. De forma desafiadora, Hananias distorceu a verdadeira palavra profética alegando também ser um enviado de Deus. Com um sonoro e convincente “assim fala o Senhor dos Exércitos” (v.2), o falsário lançou a verdade por terra e, infelizmente, semelhante ao período de apostasia revelado pelo profeta Daniel, “o que fez prosperou” (Dn.8:12). Imaginem a situação de Jeremias, solitário em sua missão de proclamar a verdade, um fato que deveria nos fazer refletir que Deus não precisa de quantidade, mas requer qualidade.

Apesar do trágico fim de Hananias e de sua fala mentirosa, o povo preferiu dar ouvidos a essa mensagem, pois soava mais agradável aos ouvidos. Os canzis simbólicos foram quebrados e junto com eles a possibilidade de haver algum tipo de paz. Judá, portanto, escolheu tomar sobre si “canzis de ferro” (v.13). “E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho” (v.11), triste pela realidade de seu povo, mas em paz na certeza de estar cumprindo o verdadeiro “assim diz o Senhor”.

Desde o Gênesis, temos estudado a Bíblia um capítulo após o outro e descobrimos que, mesmo aqueles textos que já havíamos lido, trouxeram para nós uma nova luz. A Palavra que se renova a cada dia nos oferece o maravilhoso privilégio de ouvirmos a voz de Deus. Mas nem todos estão realmente dispostos a ouvi-la. Como filhos rebeldes, desejam ouvir apenas o que lhes convém; a correção, porém, é descartada assim como um filho insensato se recusa a aceitar a repreensão do pai.

As palavras dadas pelo Senhor a Jeremias não eram palavras fáceis de se ouvir. Elas atingiam diretamente os pecados do povo e de seus líderes. E temos visto que muitos dos conceitos apresentados neste livro têm uma ligação direta com os eventos dos últimos dias relatados em Apocalipse; além da história de hoje se encaixar perfeitamente com um dos sinais que antecedem a volta de Cristo: o surgimento de falsos profetas (Mt.24:24). Insistentemente, Jesus nos advertiu de que ficássemos atentos:

“Vede que ninguém vos engane”; “Vede que vo-lo tenho predito”; “[…] ficai também vós apercebidos”. (Mt.24:4, 25 e 44).

O engano é sutil, amados. Ninguém é enganado com uma nota de trinta reais, simplesmente porque ela não existe. Mas pode ser facilmente enganado com uma nota falsa de cinquenta reais, a menos que conheça muito bem a nota legítima. Somente quando pedimos a direção do Espírito Santo e assumimos uma postura de submissão à vontade de Deus, podemos extrair da Sua Palavra a verdade que liberta. Que o meu e o seu desejo diário seja o de ouvir a voz do Senhor. Ainda que não seja bem aquilo que desejamos, certamente, sempre será o que precisamos ouvir.

Querido Pai que habita nos Céus, como Jeremias podemos estar nos sentindo tristes e sozinhos na obra de proclamar a Tua verdade presente. Ajuda-nos a olhar para as veredas antigas e lembrar-nos de Elias, que em sua queixa obteve do Senhor a feliz revelação de mais sete mil verdadeiros adoradores que não haviam se curvado ao deus deste mundo. Enche-nos do Espírito Santo, concedendo-nos a fé, força e coragem que tanto precisamos! E que nossa vida diária revele ao mundo a nossa comunhão Contigo, de forma que tudo o que façamos glorifique a Ti somente. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JEREMIAS 28 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
25 de fevereiro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 28 – Da mesma forma que o povo de Judá precisou lidar com escolhas difíceis baseadas nas mensagens de verdadeiros e falsos profetas, também somos desafiados a discernir e seguir a vontade de Deus em meio a uma sociedade impregnada de vozes e perspectivas conflitantes.

O contexto histórico do livro de Jeremias é o período que antecede e inclui a queda de Jerusalém e o Reino de Judá diante da invasão babilônica no século VI a.C. Nessa época Jeremias pregou advertindo ao povo sobre a iminente destruição devido à infidelidade social e religiosa. No capítulo 28, Jeremias confrontou Hananias, um falso profeta que contradisse suas mensagens, afirmando que o cativeiro babilônico terminaria rapidamente. Jeremias, por sua vez, sustentara que o exílio duraria 70 anos, conforme Deus lhe revelara.

Como identificar um profeta verdadeiro entre falsos profetas?

• Primeiramente, é preciso estar ciente que a única autoridade para a fé e prática é a Palavra de Deus, esse é o princípio do Sola Scriptura. A mensagem de Jeremias é autenticada como verdadeira, porque está alinhada com profecias anteriores (Levítico 26:1-46; Deuteronômio 28:1-68; etc.).
• Em segundo lugar, é necessário adotar a totalidade das Escrituras ao interpretar um texto específico. Diferentemente de Jeremias, Hananias parece ser motivado em agradar a si mesmo e seus ouvintes, oferecendo uma mensagem mais otimista em contraste com a “severidade” das advertências de Jeremias – a qual está em harmonia com a vontade de Deus em toda a Escritura (II Crônicas 36:15-23).

Sob as lentes do Sola e Tota Scriptura, o confronto entre Jeremias e Hananias lembra-nos da importância da autoridade das Escrituras na formação da fé e no discernimento da verdade. Jeremias manteve sua posição com base nas promessas e profecias anteriores, enquanto Hananias negligenciou ou reinterpretou seletivamente a revelação divina, tornando-a mais agradável, interessante.

A linguagem e a retórica utilizadas por Jeremias e Hananias revelam suas respectivas convicções e estratégias de comunicação. Enquanto Jeremias é incisivo e firme em sua proclamação, Hananias é mais conciliador e assertivo em suas afirmações.

O confronto entre Jeremias e Hananias destaca a importância da interpretação profética cuidadosa das Escrituras, especialmente diante de crises em que várias vozes concorrentes surgem, apresentando interpretações divergentes.

Aprendamos a discernir a voz de Deus em meio às múltiplas vozes contemporâneas! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí