Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JEREMIAS 27 – Primeiro leia a Bíblia
JEREMIAS 27 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/27
Durante o período de pandemia global, muitos cristãos rejeitaram as medidas que várias autoridades governamentais adotaram para conter o COVID-19. Eles insistiam que seguir as restrições do governo é desobedecer a Deus.
Mas, algumas vezes, uma maneira de obedecermos a Deus é obedecendo às autoridades seculares, especialmente em tempos de crise nacional – e até global.
Isso é exatamente o que Deus disse a Judá para fazer com Nabucodonosor e a Babilônia. Em 11 versículos curtos, Jeremias usa a palavra “servir” não menos do que 10 vezes em referência a Nabucodonosor, dizendo a Judá que eles deveriam servi-lo. Na verdade, deixar de fazer isso resultaria em desastre para Judá – trazendo fome, pestilência e espada.
Deus avisou ainda Judá para não “ouvir as palavras dos profetas que falam, dizendo: ‘Vocês não servirão ao rei da Babilônia’, pois eles estão profetizando uma mentira” (v. 14).
Estas são palavras fortes e talvez seja um desafio para nós ouvirmos essas palavras. Mas Deus frequentemente usa aqueles que aparentemente não o conhecem a fim de realizar a Sua vontade soberana. E embora nunca devamos violar os claros mandamentos de Deus, devemos sempre fazer a nossa parte para viver pacificamente com todos os homens e cooperar com as autoridades governantes em assuntos que não estão claramente prescritos ou proscritos nas Escrituras.
Shawn Brace
Pastor, Associação do Norte da Nova Inglaterra, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/27
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara
Filed under: Sem categoria
368 palavras
1 Zedequias. Enquanto Zedequias governava pela tolerância de Nabucodonosor, que o colocou no trono (ver 2Rs 24:17-19), ele e os reis vizinhos que pagavam tributo não perderam a esperança de se livrarem do jugo caldeu. A experiência de Jeremias 27 ocorreu no 4º ano de Zedequias, cerca de 593 a.C. (ver com. de Jr 28:1). CBASD, vol. 4, p. 491.
2 Faze correias e canzis e põe-nos ao pescoço (ARA). NVI: “Faça para você um jugo de cordas e madeira e ponha-o sobre o pescoço.
Aparecendo daquela forma, como se fosse um escravo cativo em correias ou um animal de carga sob o jugo, Jeremias prenderia a atenção de todos, o que palavras somente não fariam. CBASD, vol. 4, p. 491.
3 Envia outros. Os reis citados aqui enviaram “mensageiros” ou embaixadores a Zedequias encorajando uma aliança contra Nabucodonosor. CBASD, vol. 4, p. 491.
6 Os animais do campo. Os exércitos conquistadores tomavam principalmente os cavalos e o gado dos povos conquistados, agravando, assim, a angústia e o desespero dos vencidos. CBASD, vol. 4, p. 492.
15 Para que Eu vos expulse e pereçais. Na Bíblia, Deus é frequentemente apresentado como fazendo o que ele não impede (ver 1Rs 22:22). CBASD, vol. 4, p. 492.
16 Não deis ouvidos às palavras dos vossos profetas que vos profetizam, dizendo: Eis que os utensílios da Casa do SENHOR voltarão em breve da Babilônia. Os falsos profetas predisseram que os utensílios sagrados [levados por Nabucodonosor, 2Rs 24:10-13; 2Cr 36:7] logo retornariam a Jerusalém. No entanto, eles não foram levados de volta até que Ciro os devolveu aos judeus. CBASD, vol. 4, p. 493.
18 Orem. Jeremias aconselhou os falsos profetas a suplicarem a Deus para que os utensílios que Nabucodonosor não levara anteriormente não fossem para Babilônia, em lugar de desperdiçarem seu tempo em esforços inúteis para reaver os utensílios já retirados do templo. CBASD, vol. 4, p. 493.
19 Acerca das colunas, do mar, dos suportes e do restante. Duas colunas de bronze chamadas de Jaquim e Boaz, que estavam uma de cada lado do pórtico do templo (ver com. de 1Rs 7:15). O “mar” de fundição era sustentado por 12 bois (ver com. de 1Rs 7:23). Havia dez “suportes” para as dez pias (1Rs 7:27-37). Embora não seja especificada aqui, a arca ainda estava no templo, onde permaneceu até que foi ocultada durante o cerco final a Jerusalém (ver PR, 453). CBASD, vol. 4, p. 493.
Filed under: Sem categoria
“Assim me disse o Senhor: Faze correias e canzis e põe-nos ao pescoço” (v.2).
O canzil é um símbolo de jugo, de submissão. São dois pedaços de madeira unidos a uma parte central, usado geralmente no boi, amarrado com cordas. Mais uma vez, de uma forma ilustrativa, Deus enviou Jeremias com outro apelo ao Seu povo. Ou eles se entregavam ao rei de Babilônia, ou teriam de sofrer as consequências da desobediência. E a prova do amor de Deus para com as demais nações, ainda que inimigas declaradas de Israel, é que Ele também enviou mensageiros a Moabe, Amom, Tiro e Sidom (v.3).
Imagine a cena: O rei Zedequias poderia estar em um de seus banquetes, comendo e bebendo e pensando em como tudo estava tranquilo. De repente, entra em sua presença Jeremias preso a um canzil, como um animal de carga, e declarando que aquela paz que os falsos profetas haviam declarado não era real e que ele precisava conduzir o povo a entregar-se ao jugo de Nabucodonosor. Zedequias deve ter pensado: Mas este homem só pode estar louco! Quando é que ele vai desistir?
Vocês percebem o intenso desejo de Deus em salvar o Seu povo? Ele estava implorando para que Lhe dessem ouvidos. E ninguém em sã consciência faria o que Jeremias fez se antes não amasse a Deus e ao próximo. Era muito amor envolvido em cada mensagem. O Criador de todas as coisas (v.5) desejava simplesmente que a obra-prima de Suas mãos compreendesse que Ele a formou e fez para um propósito grandioso. Ele criou todas as coisas para o nosso deleite e deseja nos dar o melhor da terra. A nossa obediência é a resposta de que aceitamos a Sua oferta gratuita.
A justiça de Cristo nos concede o privilégio imerecido de, pela Sua graça, nos tornarmos justos com Ele. Em todo o tempo, desde que o pecado entrou no mundo, o conceito de graça iniciou os seus efeitos: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15). Esta foi a primeira profecia messiânica, dada aos nossos primeiros pais. A partir dali, o homem deveria aprender a viver pela fé nAquele que pagou o preço para nos libertar do jugo do pecado.
Desde então, todos nós estamos presos a um canzil que se chama pecado. E a única forma de nos vermos livres dele é conhecendo Aquele que é a verdade: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo.8:32). O povo de Judá não conhecia mais o Senhor, por isso que também não reconheceram a Jeremias como um mensageiro enviado de Deus. Limitaram-se a uma vida de aparatos religiosos, enquanto a verdadeira religião era ignorada. Preocupavam-se mais com “os utensílios da Casa do Senhor” (v.16), do que em cultivar uma vida de oração (v.18) e confiança em Deus.
Coisas vêm e coisas vão, mas fé, amor e fidelidade são legados que ficam para a posteridade como testemunho do poder de Deus na vida daqueles que são “chamados segundo o Seu propósito” (Rm.8:28). Creia que o Senhor te criou com o propósito específico de glorificar o Seu nome (Is.43:7), e, ainda que você não entenda a princípio os planos dEle para a sua vida, “[ore] ao Senhor dos Exércitos” (v.18) e Ele te conduzirá ao conhecimento que liberta.
Senhor dos Exércitos, dá-nos coração compreensivo, para quando falares conosco, não rejeitarmos o Teu apelo e nem menosprezarmos os Teus atalaias. Concede-nos o Teu Santo Espírito, a fim de que não sejamos enganados por profecias mentirosas. Liberta-nos e santifica-nos na verdade, a Tua Palavra é a verdade. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, libertos em Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Jeremias27 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JEREMIAS 27 – O profeta foi ordenado por Deus a enviar mensagens aos reis de Edom, Moabe, Amom, Tiro e Sidom – nações pagãs –, bem como ao rei de Judá, advertindo-os de que devem submeter-se ao jugo de Nabucodonosor, caso contrário, enfrentariam a destruição.
Embora Jeremias fosse profeta de Judá, sua responsabilidade incluía transmitir a Palavra de Deus a outras nações e líderes estrangeiros (Jeremias 1:4). Pois o Deus de Israel é soberano sobre todas as nações, Ele é o Criador da Terra e de seus habitantes, inclusive os animais. Como proprietário de todas as terras, Deus a dá a quem Ele quiser:
“Agora, Sou Eu mesmo que entrego todas as nações nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia, sujeitei a ele até mesmo os animais selvagens. Todas as nações estarão sujeitas a ele, a seu filho e a seu neto; até que chegue a hora em que a terra dele seja subjugada por muitas nações e por reis poderosos” (Jeremias 27:5-7).
Os falsos profetas ignoram a grandeza, majestade e soberania de Deus. Por conseguinte, falam mentiras como se fossem verdades. Jeremias adverte contra os pregadores da falsidade. Embora alertara veementemente que os pagãos não ouvissem seus profetas falsos, seus adivinhos, seus intérpretes de sonhos, seus médiuns e seus feiticeiros que contrariam a mensagem de Jeremias (Jeremias 27:8-11), o povo de Deus não estava livre de pregadores enganadores; por isso, Jeremias entregou a Zedequias, rei de Judá, e aos sacerdotes do templo, a mesma mensagem – havia apenas alguns acréscimos relacionados à mobília do templo (Jeremias 27:12-21).
Todos devem saber que Deus está no controle. Como Soberano Ele conduz a História do mundo (Jeremias 27:21). Diante disso, ouvir pessoas que não ouvem a Deus significa trilhar o caminho da desgraça, do sofrimento e da destruição. Portanto,
• É essencial discernir entre as vozes que realmente representam a vontade de Deus e aquelas que não o fazem.
• Devemos estar dispostos a seguir as instruções divinas, mesmo que pareçam absurdas ou contrárias à sabedoria humana.
• Em vez de confiar em nossa própria compreensão ou na sabedoria humana, devemos buscar continuamente a orientação divina em todas as áreas da vida.
Seguir os princípios bíblicos nos conduzem ao caminho da vida que Deus deseja para todos nós! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí