Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 23 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JEREMIAS 23 – Primeiro leia a Bíblia

JEREMIAS 23 – BLOG MUNDIAL

JEREMIAS 23 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JEREMIAS 23 by Luís Uehara
20 de fevereiro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/23

Este capítulo de Jeremias fala aos líderes espirituais. Deus está falando a respeito de pastores, os líderes espirituais que tinham influência sobre o seu povo, ou pastores de igrejas. O que está envolvido quando uma pessoa representa Deus perante o povo? O que significa falar em nome de Deus? É possível perverter as Palavras de Deus, representá-Lo mal e profetizar mentiras em Seu nome? É possível usar o nome de Deus de maneira casual e descuidada para dar credibilidade aos nossos propósitos?

Deus pronuncia uma desgraça contra os pastores que dispersaram o Seu povo. Em meio à escassez de liderança espiritual, o Espírito Santo, por meio de Jeremias, derrama um raio de luz brilhante em um mundo escuro. Ao profetizar que o próprio Deus estabelecerá novos pastores que cuidarão de Seu povo, ele irrompe em uma bela profecia messiânica!

“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.” (23:5, 6, NVI)

Os ouvintes de Jeremias precisavam desesperadamente de Sua justiça, e nós também.

Dan Houghton
Hart Research Center
Califórnia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/23
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



JEREMIAS 23 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

255 palavras

5 . Rei que é, reinará. Ou, “Ele reinará como Rei”, referindo-se ao Renovo, Cristo, que governará o reino dos redimidos com “o juízo e a justiça” (ver Is 9:6, 7; Dn 7:13, 14; Ap 11:15). CBASD, vol. 4, p. 477.

14 Coisa horrenda. A ousada hipocrisia dos falsos profetas, que os levava a profetizar em nome do Senhor enquanto transgrediam Suas mandamentos era mais horrenda a Jeremias do que a aberta adoração a Baal. Devido à natureza do pecado da falsidade, havia mais esperança para o apóstata declarado do que para os hipócritas (ver T5, 144). CBASD, vol. 4, p. 478.

16 E vos enchem de vãs esperanças. Isso revela a diferença entre os verdadeiros e os falsos profetas. Os primeiros reprovavam o povo pelos pecados, pronunciando o juízo de Deus sobre eles caso não se arrependessem. Os últimos abrandavam e acalmavam o povo com enganosas garantias de paz, que não saíam “da boca do Senhor” (ver com. de Jr 14:13). CBASD, vol. 4, p. 478.

20 Nos últimos dias. O povo de Deus compreenderia, depois do cativeiro babilônico, que o desastre ocorrera como castigo e disciplina para eles (ver Ez 14:22, 23). CBASD, vol. 4, p. 478.

30 Furtam as Minhas palavras. Os falsos profetas revestiam suas mensagens emprestadas com a linguagem dos verdadeiros profetas para garantir o grande engano. CBASD, vol. 4, p. 479.

33 Qual é a sentença pesada … ? Evidentemente, os falsos profetas arrogantemente perguntavam qual era a mensagem divina que Jeremias tinha para eles. A repetição da questão transmite uma sensação de ironia. A LXX e a Vulgata traduzem: “Vós sois o peso”, isto é, a mensagem é sobre vocês e para vocês. CBASD, vol. 4, p. 479.



JEREMIAS 23 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Todas as manhãs eu olho para o céu e contemplo um cenário diferente. O formato, tamanho e disposição das nuvens fazem do firmamento uma tela em constante mudança. Nunca conseguiremos contemplar o céu exatamente igual ao que já vimos, mas isso não muda o fato de que estamos olhando para o mesmo céu que no princípio foi criado. Assim também o mundo está em constante transformação. Cada dia é uma caixinha de surpresas. Olhe para o contexto mundial há apenas dez anos e você perceberá a grande diferença para o contexto atual. Mas apesar das diferenças entre as gerações, o mundo continua sendo o alvo do imutável amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16).

Munido com a arma forjada, que é a Palavra de Deus, Jeremias teve que lidar com pastores que dispersavam e destruíam as ovelhas do Senhor (v.1) e profetas que cometiam adultérios, andavam com falsidade e fortaleciam as mãos dos malfeitores (v.14). Cada dia, o profeta de Deus contemplava um cenário diferente de degradação enquanto tentava desesperadamente advertir o povo sobre os resultados de sua maldade. Mas apesar da corrupção nacional, e mundial, porque “a Terra está cheia de adúlteros e chora por causa da maldição divina” (v.10), como o Seu amor, a fidelidade de Deus também é imutável. Em um tempo sobremodo escuro, Deus cumpriu as “Suas santas palavras” (v.9), e levantou “a Davi um Renovo Justo” (v.5).

Jesus veio, “trazendo salvação nas Suas asas” (Ml.4:2) e sendo o “Senhor, Justiça Nossa” (v.6). Desde a Sua concepção até à Sua morte e ressurreição, tudo aconteceu conforme estava escrito sobre Ele por intermédio dos profetas. A indiferença de Seu povo, os dias de duras provas e a rejeição final da nação eleita não mudou o fiel cumprimento de cada sagrada palavra escrita a Seu respeito. Por preceito e por exemplo Jesus executou “o juízo e a justiça na Terra” (v.5). E, como bom Pastor, tem recolhido o restante das Suas ovelhas, “de todas as terras” e as feito “voltar aos seus apriscos” (v.3). Ele tem provado o Seu amor para com a humanidade caída ainda que a condição do mundo se mostre cada vez pior.

“Eis a tempestade do Senhor!” (v.19). “Eis que vêm dias” (v.5) em que este mundo estará completamente envolto por grossas e densas nuvens de corrupção. E, como Sodoma e Gomorra (v.14), quase todos andarão “segundo a dureza do seu coração”, dando ouvidos aos falsos profetas que os enchem de “vãs esperanças” (v.16), dizendo: “Não virá mal sobre vós” (v.17). Como profetizou Daniel, assim sucederá: “os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Dn.12:10). Se buscarmos a verdadeira sabedoria, que só há nas Escrituras; se a Palavra de Deus estiver em nós e a falarmos “com verdade” (v.28), então, “nos últimos dias, entendereis isso claramente” (v.20).

Amados, assim como Jesus foi fiel aos reclamos da Palavra do Senhor, mesmo em um cenário completamente desfavorável, “tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8), Ele venceu para que sejamos vitoriosos com Ele. Ser obediente e puro em meio a um mundo cada vez mais desobediente e corrupto é possível se estivermos dispostos a ouvir e praticar as “santas palavras” (v.9) do nosso Senhor. Qual casa edificada sobre a rocha, em que “caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mt.7:25), olhemos para Cristo, nosso supremo Modelo, e tomemos também “por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor” (Tg.5:10).

Há uma palavra de forte advertência aos pastores e líderes no capítulo de hoje. Palavra esta que deve levar cada um a questionar: “Que respondeu o Senhor? Que falou o Senhor?” (v.35). Leiamos com atenção alguns dos conselhos dados aos pastores pelo pastor Charles Finney:

“Cuide em ter o revestimento especial de poder do alto, pelo batismo do Espírito Santo. Seja cordial e intensamente inclinado a buscar a salvação de almas como a grande missão da sua vida. […] Mantenha constantemente a comunhão íntima com Deus. Faça da Bíblia o seu Livro dos livros. Estude-a muito, de joelhos, esperando iluminação divina. […] Guarde-se puro – em propósito, em pensamento, em sentimento, em palavras e ações. […] Creia na afirmação de Cristo, de que Ele está com você nessa obra sempre e em todo lugar, para dar-lhe todo o auxílio necessário. […] Evite toda a afetação e fingimento. Seja aquilo que professa ser, e não será tentado a ‘fazer de conta’. […] Não deixe nunca que a sua popularidade com o povo tenha influência sobre a sua pregação. […] Evite toda aparência de vaidade. […] Jamais bajule os ricos. […] Seja o exemplo do rebanho, e que a sua vida ilustre o seu ensino. […] Cuide em conhecer pessoalmente e viver diariamente a pessoa de Cristo” (Uma Vida Cheia do Espírito, p.66 a 71).

Que a Bíblia seja para nós qual fogo que nos purifica de nossos pecados, e qual martelo, que nos quebra e nos refaz como um vaso novo. Que façamos parte do “restante” (v.3) que o Senhor recolherá e muito em breve levará para a casa do Pai.

Nosso bom Pastor, guia-nos pelas veredas da justiça por amor do Teu nome! Livra-nos de uma religião superficial e de sermos enganados por doutrinas e teorias que diferem da Tua Palavra. Como Tuas últimas testemunhas, queremos Te servir movidos e guiados pelo Teu Santo Espírito. Em Tuas mãos entregamos os pastores e líderes da Tua igreja, a fim de que tenham o temor do Senhor, conduzindo o Teu rebanho para o encontro de Cristo nos ares. Enche-nos do Teu amor, Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, praticantes das “santas palavras” do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias23 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JEREMIAS 23 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
20 de fevereiro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 23 – Antes de abordar a questão dos falsos pastores e profetas, o profeta Jeremias profetizou a restauração do povo de Deus disperso. O capítulo apresenta a salvação, julgamento e o reinado do Messias, nisso consiste a esperança do verdadeiro crente.

Embora seja importante o vislumbre messiânico nesta profecia (Jeremias 23:1-8), sua relevância destaca-se pela existência de falsos profetas que intentam ruir a espiritualidade do povo de Deus. Jeremias lamenta a existência desses falsos pregadores, mas Deus revela-lhe o resultado vergonhoso que terão (Jeremias 23:9-40).

Em Jeremias 23, pelo menos cinco características destacam-se nos falsos pregadores:

• Destroem e dispersam as pessoas do povo de Deus (Jeremias 23:1), pois em vez de serem coerentes com suas funções espirituais/eclesiásticas de guiar o povo para a justiça e retidão, eles praticam ações más e promovem a impiedade entre o povo (Jeremias 23:9-14).
• Enganam e iludem seus ouvintes propagando suas próprias visões e suas previsões vazias; são pregações apresentadas com convicção e ousadia, porém originam-se da própria mente deles – não vêm do trono de Deus, mas dos caldeirões do inferno. Portanto, suas palavras não têm poder para edificar ou transformar a vida de ninguém, apenas de transtornar (Jeremias 23:1, 16).
• Agem conforme a própria vontade, desta forma desobedecem a Deus e desprezam Seus preciosos mandamentos (Jeremias 23:17-18). Por isso, quando prometem paz, seus seguidores e apoiadores encontrarão a ruína – suas esperanças falsas enganam o povo.
• Embora aparentam ser dedicados religiosos, eles não foram enviados por Deus – consequentemente, não possuem qualquer autoridade divina de falar em Seu nome (Jeremias 23:21); seus sonhos e profecias são contra a Palavra de Deus e serão sentenciados por essa Palavra (Jeremias 23:25-29, 33-36).
• Em vez de cuidar do povo, eles cuidam de si mesmos; a motivação deles é egoísta; são movidos por ganância, status e prestígios – por isso, exploram o povo, ignoram a verdade e desprezam a Deus (Jeremias 23:22-24, 30-32). Isso explica por que Deus os condena (Jeremias 23:37-40).

Nosso foco precisa ser a pessoa e obra do Messias, Ele é nossa única esperança; contudo, precisamos ficar bem atentos para não envolver-nos num emaranhado de opiniões humanas que nos enredam em conceitos errados e desviam-nos da verdade e do Salvador!

A Bíblia alerta-nos que precisamos tomar cuidado para não sermos enganados! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.