Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 22 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
19 de fevereiro de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JEREMIAS 22 – Primeiro leia a Bíblia

JEREMIAS 22 – BLOG MUNDIAL

JEREMIAS 22 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JEREMIAS 22 by Luís Uehara
19 de fevereiro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/22

“Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor.” v.3.

O Senhor não estava apenas preocupado com o mal que os judeus estavam cometendo na época da sua grande apostasia, mas também ficou chocado com a sua grande indiferença para com a miséria que se abateu sobre aqueles que os rodeavam. Eles não tinham grande consideração pelo estranho dentro de seus portões; aqueles que foram oprimidos foram deixados a sofrer o seu destino cruel no meio de um povo indiferente. Não havia piedade primitiva entre o povo do Senhor. Ao todo, eles se tornaram uma coisa impura. Mas Deus, em Sua terna misericórdia, ainda estava suplicando-lhes que se arrependessem e praticassem a justiça, e praticassem o julgamento, e fizessem o bem.

Isto é o que o Senhor ainda nos pede hoje. Não sejamos indiferentes ao sofrimento, mas esforcemo-nos para procurar a aprovação do nosso Mestre num mundo tão destruído. “Indiferença e neutralidade numa crise religiosa são consideradas por Deus como um crime grave e igual ao pior tipo de hostilidade contra Deus.” Testemunhos, vol. 3, pág. 280,3

Keith Mbulisi Ndebele
Originalmente da África do Sul, agora estudante do Hartland College, Virgínia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/22
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



JEREMIAS 22 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
19 de fevereiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

708 palavras

1 Assim diz o SENHOR. A data exata desta mensagem não é certa. Parece claro que ocorreu no reinado de Jeoaquim. CBASD, vol. 4, p. 472.

Justiça. Partindo das palavras do versículo anterior …, parece que Jeremias transmitiu a mensagem ao rei, diante de seus súditos, enquanto ele estava assentado à porta (ver com. de Jr 21:12), provavelmente conduzindo os negócios públicos. CBASD, vol. 4, p. 472.

Nem derrameis sangue inocente. Um exemplo desta extrema crueldade foi o assassinato de Urias por Jeoaquim (ver Jr 26:20-23). CBASD, vol. 4, p. 472.

Se, deveras, cumprirdes. Novamente o profeta retrata de modo ilustrativo a gloria e a prosperidade que sobreviriam a Jerusalém se o povo cumprisse o propósito divino (ver com. de Jr 17:25). CBASD, vol. 4, p. 472.

Tu es para Mim, Gileade. A “casa do rei” é comparada a Gileade e “a cabeça do Líbano”, por causa das matas que estavam no topo das duas cadeias de montanhas. CBASD, vol. 4, p. 472.

Teus cedros escolhidos. Nabucodonosor queimou as belas estruturas de madeira de cedro quando tomou Jerusalém (Jr 52:12, 13; cf. 2Rs 25:8, 9; 2Cr 36:19).

10 O morto. Uma referencia a Josias, rei justo de Judá, para quem Jeremias compôs uma lamentação solene (ver 2Cr 35:25). Josias era muito respeitado e amado por seu povo, e sua morte precoce foi profundamente lamentada. CBASD, vol. 4, p. 473.

Aquele que sai. Uma referência ao filho e sucessor de Josias, Jeoacaz, a quem o faraó Neco tirou do trono e levou para o Egito (2Rs 23:31-34; 2Cr 36:2-4). CBASD, vol. 4, p. 473.

11 Salum. Conhecido como Jeoacaz (ver com. de 2Rs 23:30; 1Co 3:15; 2Cr 36:1). CBASD, vol. 4, p. 473.

13 Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça. Referência ao próprio Jeoaquim (ver com. do v. 1). Jeoaquim demonstrou desprezo pela condição econômica de seus súditos, que já estavam experimentando as privações da invasão estrangeira e os encargos de pesado imposto (ver 2Rs 23:35). CBASD, vol. 4, p. 473.

Sem paga. Jeoaquim impôs trabalho forçado sobre alguns de seus súditos. Em vez de libertadas, as pessoas foram praticamente escravizadas, recebendo alimento sem salário. CBASD, vol. 4, p. 473.

14 Vermelhão. Possivelmente o mesmo pigmento vermelho que era usado nas construções assírias e egípcias (ver Ez 23:14). Talvez fosse cinabre, barro vermelho ou óxido de ferro. CBASD, vol. 4, p. 473.

15 Só porque rivalizas … ? Jeremias repreende Jeoaquim por procurar superar  grandiosidade orgulhosamente exibida pelos outros. CBASD, vol. 4, p. 473.

Acaso, teu pai … ? Uma referência a Josias, pai de Jeoaquim, que desfrutou uma vida normal e equilibrada entre juízo e “justiça” [literalmente, “integridade”]. ele tinha uma grandeza interior que em muito ultrapassou a lória externa dos palácios de Jeoaquim. CBASD, vol. 4, p. 473.

18 Não o lamentarão. Não haveria luto pelo ímpio filho [Jeoaquim] como houve pelo piedoso pai [Josias]. CBASD, vol. 4, p. 473.

20 Sobe ao Líbano. As montanhas do Líbano e Basã dominavam a rota dos babilônios, portanto, este é um local apropriado para lamentar as calamidades de Judá. CBASD, vol. 4, p. 473, 474.

Abarim. Nome próprio daquela parte da cadeia montanhosa ao sul de Gileade e Basã (ver Nm 27:12; 33:47; Dt 32:49).

Todos os teus amantes. As nações, como os assírios e os egípcios, com quem Judá entrou em aliança (2Rs 16:7-9; cf. Ez 23:5, 9; ver com. de Jr 4:30). CBASD, vol. 4, p. 474.

22 O vento. Uma referência ao vento abrasador [do deserto ao] leste como que tipificando a calamidade que varreria a terra deJudá (ver com. de Jr 4:11; 18:17). CBASD, vol. 4, p. 474.

Apascentará todos os teus pastores. Um característico jogo de palavras hebraico. Esta profecia indicava que a invasão babilônica destruiria os príncipes e líderes de Judá. CBASD, vol. 4, p. 474.

26 Lançar-te-ei a ti e a tua mãe … para outra terra. Mãe [Neústa] e filho [Joaquim] foram levados cativos para Babilônia por Nabucodonosor (Jr 29:1, 2; cf. 2Rs 24:10-15). … Joaquim nunca retornou à terra de Judá. CBASD, vol. 4, p. 474.

28 Filhos. Isto parece indicar que, embora Joaquim tivesse apenas 18 anos nessa época (597 a.C.), ele já tinha um ou mais filhos. CBASD, vol. 4, p. 474.

29 Ó terra, terra, terra! Ver com. de Jr 4:20. A repetição tripla da palavra enfatiza a convicção do desígnio de Deus a respeito de Judá (cf. Lc 22:31; Jo 8:51; 10:1). CBASD, vol. 4, p. 474.

30 Registrai este como se não tivera filhos. Isto significa que nenhum dos “filhos” … ou de seus descendentes se assentaria em seu trono. … Mesmo quando Zorobabel se tornou o líder dos judeus que retornaram do cativeiro [nos tempos de Esdras e Neemias] , ele não governou como rei (ver PR, 451) [Toda a Palestina estava sob domínio persa. Depois, grego e, depois, romano]. CBASD, vol. 4, p. 474.



JEREMIAS 22 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
19 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Digamos que eu saiba o seu nome, a sua profissão e onde você mora. Isso significa que eu lhe conheço intimamente? Não. É apenas um conhecimento superficial. Era esta a situação do povo e, principalmente, de seus governantes. As profecias agora são dirigidas a uma sucessão dos reis de Judá. De uma forma reiterada, um rei após o outro buscava apenas seus próprios interesses egoístas e ignorava as palavras do Senhor por intermédio de Seu servo Jeremias.

A coroa real não representava uma posição privilegiada apenas, mas deveria ser o peso da responsabilidade que sobre cada monarca repousava de governar sob o esteio do direito e da justiça. Abaixo do rei estava o povo, mas acima dele deveria estar Deus. Quando o Rei dos reis e Senhor dos senhores governava o coração de um rei terreno, sob Sua administração havia justiça prática e “tudo lhe ia bem” (v.16). No entanto, os reis citados no capítulo de hoje buscaram seu próprio infortúnio e, servindo a outros deuses, edificaram para si patrimônio para destruição.

Não tem nada mais ofensivo a Deus do que a injustiça. Como também não tem nada mais agradável ao Senhor do que a prática da justiça. Os reis de Judá também atuavam como juízes do povo. Sua jurisdição compreendia toda a nação e, diante de tal encargo, com que demasiado interesse deveriam pedir a Deus o mesmo que pediu Salomão: “Dá, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar a Teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (1Rs.3:9).

A prática da justiça segundo o coração de Deus é a prova mais contundente de que verdadeiramente O conhecemos: “Julgou a causa do aflito e do necessitado […] Porventura, não é isso conhecer-Me?, diz o Senhor”. O discípulo amado, em sua primeira epístola, disse o seguinte: “Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nEle não está a verdade” (1Jo.2:4). Ao ser indagado sobre qual seria “o grande mandamento na Lei”, Jesus respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” e, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt.22:36-39). Cristo não criou algo novo, mas repetiu as palavras de Deuteronômio 6:5 e de Levítico 19:18, declarando que a essência da lei de Deus é o amor. O apóstolo Paulo, igualmente inspirado por Deus, declarou: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei”, ou seja, a prática da justiça, “é o amor” (Rm.13:10).

No grande Dia da volta de Jesus, Ele fará a separação entre dois grupos, que podem ser identificados da seguinte forma: os justos e os injustos; os que amam e os que não amam; os que O conhecem e os que não O conhecem. E a descrição feita por Ele em Mateus 25:31-46 comprova a veracidade do título perfeitamente apropriado de uma das obras do pastor Alejandro Bullón: “Conhecer Jesus é tudo”, que diz o seguinte na página 60: “Se não existir um relacionamento de amor entre Cristo e nós, a vida se torna vazia, oca. O cristianismo vira um fardo, uma pesada carga de proibições e deveres. Podemos carregá-lo um ou dois ou vinte anos, mas um dia chegamos ao limite e o largamos, ou nos tornamos zumbis, homens [e mulheres] sem vida.”.

Precisamos, amados, desfrutar de um relacionamento íntimo com o nosso Salvador e não viver um cristianismo de formalidades. Jesus deseja ter uma relação de amizade conosco. “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor!” (v.29), é um clamor dAquele que pagou o preço do nosso resgate com Seu próprio sangue para que possamos morar com Ele para sempre (Jo.14:1-3). Saber o nome de Jesus, professar uma crença e frequentar uma igreja não faz de ninguém um cristão. Ser cristão é calçar as “sandálias” de Cristo e desgastá-las por amor a Deus e ao próximo. Conhecer Jesus é amar como Ele amou e buscar uma vida de piedade e obediência, pela graça e misericórdia de Deus. Está você disposto a isso? Então, oremos juntos neste momento:

Nosso amado Deus, que responsabilidade pesa sobre nós como Teus representantes na Terra! Podemos não estar em tronos, nem possuir patentes humanas, mas fomos chamados como Teus atalaias no tempo do fim, e isso, por si só, já é uma tremenda responsabilidade. Mas ela deixa de ser um peso angustioso quando seguimos o Teu chamado: “Vinde a Mim e aprendei de Mim”. Então, é quando experimentamos o Teu jugo suave e o Teu fardo leve. Ajuda-nos, Senhor! Ajuda-nos a compreender qual seja o posto de nosso dever e a colocar-nos inteiramente em Tuas mãos como santuário do Espírito Santo! Assim, Te conheceremos e perceberemos que nossa vida não tem sentido se não for vivida para amar o Senhor e ao nosso próximo. Oramos em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, imitadores de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias22 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JEREMIAS 22 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
19 de fevereiro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 22 – Deus vê a maldade que os perversos praticam, e, a injustiça não ficará impune. É por isso, que este capítulo contém profecias e advertências dirigidas aos líderes do povo de Deus, especificamente ao rei e à família real, por causa de sua injustiça e falta de piedade para com o povo.

Jeremias 22 “foi um oráculo introdutório para alertar a corte davídica [vs. 1-9] e consolar Salum (Jeoacaz), que reinou somente três meses e foi deportado para o Egito (608 a.C) [vs. 11-12]. Apresenta-se um oráculo a respeito de Jeoaquim (608-597 a.C.) [vs. 13-19], ímpio idólatra e adversário de Jeremias (cf. 2Rs 23:24-24:27). Pronuncia-se a condenação de Joaquim [vs. 20-30], que foi deportado para Babilônia. (No hebraico ele é chamado Conias, aqui e em 37:1; Jeconias, em 24:1; 27:30; cf. 2Rs 24:8-16; 25:27-30.)” explica Merrill Unger.

Alguns pontos sobressaem do texto sagrado:

1. Jeremias foi enviado para confrontar o rei Joaquim, filho de Josias, e aconselhá-lo a agir com justiça e retidão. A repreensão se deve à opressão sobre o povo e o egoísmo. É claro que políticos injustos serão condenados por Deus.
2. O profeta adverte os governos a administrarem com justiça, cuidarem dos pobres e oprimidos, protegerem os direitos dos estrangeiros, órfãos e viúvas, e não se deixarem levar pela ganância, ambição e corrupção.
3. Jeremias aponta às consequências da injustiça e idolatria. Judá cairia e Jerusalém seria destruída como resultado da injustiça, opressão e idolatria praticada pelos líderes e pelo povo. Através de Seu profeta, Deus evidencia que não poupará a linhagem real da punição, mesmo sendo de Seu próprio povo.
4. Jeremias apresenta promessas de bênçãos e restauração aos condenados transgressores. Caso reis e líderes políticos se arrependerem e agirem com justiça, Deus promete abençoar e restaurar, permitindo que administradores justos governem sobre o povo.

Em Jeremias 22, os líderes são

• alertados contra a exploração dos trabalhadores e a construção de riqueza através da injustiça (Jeremias 22:13).
• desafiados a refletir sobre a responsabilidade do poder e a necessidade de agir com justiça e integridade (Jeremias 22:14-15).
• Chamados a compreender que a posição de nenhum líder o isenta da responsabilidade de agir corretamente (Jeremias 22:16-17).

Há muitas verdades impactantes neste capítulo. Deus observa tudo. Nada Lhe passa despercebido! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.