Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JEREMIAS 15 – Primeiro leia a Bíblia
JEREMIAS 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/15
Às vezes recebemos tarefas difíceis do Senhor. O profeta Jeremias tinha duras palavras de julgamento para proferir a um povo que odiava ser informado de que havia pecado. Adoro como Jeremias compartilha suas conversas privadas entre ele e Deus. Ele nos conta que clamou ao Senhor e contou a Deus como estava sendo perseguido. Ele até desejou nunca ter nascido. Ele parecia tão deprimido! E Deus ouviu tudo… depois disse “Eu cuidarei de você, Jeremias”. Que lindo saber que Deus te protege. Seu trabalho pode levá-lo às lágrimas, mas se for realizado por Deus, vá em frente e fale. Ele estará ao seu lado quando você estiver fazendo a vontade Dele. Ele nunca deixará só enquanto você O estiver seguindo.
Jeremias reservou um tempo para ler e assimilar as promessas encontradas nas Escrituras. Ele chorou tanto diante do Senhor que foi chamado de profeta chorão. Mas ele encontrou conforto nas palavras que leu e elas o alimentaram. Nós também deveríamos dedicar tempo para digerir as Escrituras, deixando-as ganhar vida dentro de nós, transformando nosso caráter. As Escrituras então se tornarão alimento para nós quando mais precisarmos delas.
Cheri Holmes
Enfermeira registrada, Lynden, Washington, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/15
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
338 palavras
1 Ainda que Moisés e Samuel. O cap. 15 aparentemente dá sequência à mensagem do anterior. Assim, possivelmente, os dois capítulos se referem à mesma ocasião. Continuando o debate, por assim dizer, entre Deus e Jeremias (ver v. 1-9), Ele novamente declara Sua rejeição a toda intercessão em favor dos israelitas apóstatas. Moisés e Samuel são mencionados porque foram bem-sucedidos na súplica a Deus (ver Êx 32:9-14; Nm 14:11-20; 1Sm 7:8, 9; cf. Ez 14:14). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 448.
2 O que é para. Esta classificação tinha a intenção de impressionar o povo com a impossibilidade de fuga. CBASD, vol. 4, p. 448.
3 Por causa de Manassés. O reinado mau e então recente deste rei ímpio (ver 2Rs 21:1-18) ainda estava vívido na mentalidade popular. A persistência do povo em seguir o exemplo do ímpio rei era a causa de sua aflição. CBASD, vol. 4, p. 448.
8 Meio-dia. Talvez a hora em que “o saqueador” seria menos esperado, o momento em que a maioria dos exércitos descansava (ver com. de Jr 6:4). CBASD, vol. 4, p. 448.
9 Sete filhos. O nascimento de muitos filhos indicava ampla provisão para o futuro. CBASD, vol. 4, p. 448.
16 Pelo Teu nome sou chamado. Jeremias reconhecia que tinha sido adotado pela família celestial e que tinha o nome da família (ver Ef 3:15). CBASD, vol. 4, p. 449.
17 Dos que se alegram. De preferência, “bobos” ou “festeiros”. CBASD, vol. 4, p. 449.
Solitário. Desde seu chamado, Jeremias teve pouca apreciação social. Como um homem separado por Deus, ele não encontrava prazer no companheirismo com os festeiros. CBASD, vol. 4, p. 449.
18 Como um ilusório ribeiro. As correntes de águas que falham ou secam, assim, enganando os que se aproximam, esperando água. Muitos riachos e vales da Palestina são intermitentes – cheios no inverno e secos no verão (ver com. de 1Sm 17:3). CBASD, vol. 4, p. 450.
19 E eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. O profeta não deveria permiti que qualquer oposição ímpia ou pensamento de fracasso o tentasse a se “converter” para as pessoas e comprometer a sua missão, a fim de assegurar o favor delas. CBASD, vol. 4, p. 450.
Filed under: Sem categoria
“Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (v.16).
Após negar-lhe a intercessão pela terceira vez, Deus deu conforto e alento ao Seu profeta. Jeremias enfrentou uma grande angústia depois de receber a revelação das “quatro sortes de castigo” (v.3) com as quais Deus puniria o Seu povo. Ele reconheceu a sua natureza pecaminosa, mas ao mesmo tempo expôs a sua vida íntegra diante de Deus enquanto era duramente perseguido e afrontado por seus inimigos. A longanimidade de Deus era uma prova de amor para com a rebeldia do povo, entretanto, também era um risco de morte para Jeremias (v.15). Pois quanto mais falava as palavras do Senhor, mais era perseguido e mais tinha a sua vida ameaçada.
Levantar a bandeira da causa de Deus nunca foi tarefa fácil. Milhares de homens e mulheres já deram a vida em defesa da verdade. E quanto mais a luta entre o bem e o mal avança para o fim, maior se torna a necessidade de clamarmos pelo auxílio divino. Desde que o pecado entrou no mundo, o medo passou a fazer parte de nossa essência. E uma de nossas maiores necessidades passou a ser a segurança. Deus tornou a repetir ao profeta a mesma promessa que havia feito no início de seu ministério: “Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque Eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles, diz o Senhor” (v.20). As ameaças dos inimigos não teriam poder algum sobre Jeremias, pois o Senhor dos Exércitos estava com ele.
O que fez a diferença na vida do profeta, é a fórmula contra o medo e contra a dúvida: o amor pela Palavra de Deus. Da mesma forma com que Cristo conquistou a vitória no deserto (Mt.4:4), Jeremias experimentou ao “comer” o maná do Céu. Ele achou nas palavras do Senhor “gozo e alegria para o coração” (v.16), mas, ainda assim, sofria com duras aflições. Como entender tamanha contradição? Jesus nos explica: “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo” (Jo.16:33). Por mais angustiante que seja a nossa situação aqui. Por mais que a nossa dor nos aflija. Por mais que a solidão nos maltrate. Há um Deus que já venceu o mundo e que deseja nos blindar como muros de bronze e nos fortalecer “para o bem” (v.11), até que Ele volte.
Basta estudarmos os testemunhos dos patriarcas e profetas, ou até mesmo dos reformadores protestantes, para entendermos que andar com Deus não é sinônimo de vida sem dificuldades. Na verdade, as dificuldades e provações são meios utilizados por Deus para forjar o nosso caráter e torná-lo semelhante ao Seu. É no forno das aflições que a nossa fé é confirmada e nossa visão do Senhor iluminada. É ali onde se aparta “o precioso do vil” (v.19), capacitando-nos a falar o que a nossa vida deve revelar através da ação do Espírito Santo em nós.
Assim como o Senhor disse a Jeremias: “Se tu te arrependeres” (v.19), o Seu evangelho apela ao nosso coração a cada dia: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt.4:17). Antes de ler meus comentários diários ou qualquer outra fonte humana, vá primeiro à fonte vital e infalível, que é a Palavra do Senhor. Que a Bíblia seja sempre o nosso primeiro e principal alimento diário e, então, no lugar do medo haverá amor e no lugar da dúvida, fé inabalável.
Querido Pai, necessitamos do Espírito Santo em nossa vida a fim de que nossas obras revelem a Tua glória. Batiza-nos com Teu Espírito! Ilumina a nossa mente com a Tua Palavra e firma os nossos pés em caminho seguro. Livra-nos do medo e da incredulidade e fortalece a nossa fé. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, fortalecidos pela Palavra de Deus!
Rosana Garcia Barros
#Jeremias15 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JEREMIAS 15 – Na vida de Jeremias, dois aspectos retratam seu caráter. “Por um lado, muitas de suas profecias e narrativas sobre sua vida revelam a força de sua devoção ao Senhor. Os pronunciamentos de condenação feitos por ele encontraram muita resistência no reino do Sul. Sua pregação nunca foi popular. A despeito destas coisas, o profeta continuou a anunciar ousadamente que os pecados de Judá tinham condenado Jerusalém à destruição e sua população iria para o exílio.
“Por outro lado, entretanto, o livro de Jeremias apresenta um quadro de um homem com profundas lutas interiores. Ele era atormentado pelo complexo de inferioridade, depressão, dúvida e falta de esperança. Numerosas passagens (frequentemente chamadas de ‘confissões de Jeremias’) revelam graves conflitos interiores. O profeta lamenta a traição de seus amigos e familiares (Jr 11:18-12:6). Perguntava-se sobre o propósito de seu ministério (Jr 15:10-21). Ficava impaciente, no aguardo do cumprimento da Palavra de Deus (Jr 17:12-18). Orou pela vingança do Senhor contra seus oponentes (Jr 18:18-23). Em sua última lamentação registrada (Jr 20:7-18), clamou ao Todo-poderoso: ‘Iludiste-me, ó Senhor; iludido fique’ (Jr 20:7) e amaldiçoou o dia de seu nascimento (Jr 20:14-18).
“Essas revelações demonstram importantes dimensões do caráter de Jeremias. Ele lutava contra o desânimo por um ministério que não tinha boa aceitação por parte do povo. Várias vezes sofreu por causa de sua mensagem e poucas vezes recebeu incentivo. Em todas as suas provações, entretanto, ele encarava sua miséria com uma honestidade admirável. Não tratava suas dificuldades superficialmente, mas sentia e expressava profundamente seu desencorajamento. De qualquer maneira, Jeremias demonstrou ser um homem de fé, e levou suas perguntas e perplexidades diante do Senhor em oração. Buscou consolo no Deus que o havia chamado para pregar”, analisou Richard Pratt.
Foi desafiadora a vida do profeta Jeremias. O próprio Deus rejeitou sua intercessão pelo povo, devido ao juízo ter sido pronunciado (Jeremias 15:1-9). Embora tenha recebido uma promessa divina e uma sentença sobre seus perseguidores, lamentou o ódio de seus compatriotas (Jeremias 15:10-14). Ele clamou a Deus e foi atendido com uma promessa especial (Jeremias 15:15-21). Sua situação precisou da intervenção de Deus, mostrando que podemos contar com a ajuda divina também quando estamos decididos a cumprir o chamado de Deus custe o que custar. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.