Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 6 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
3 de fevereiro de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JEREMIAS 6 – Primeiro leia a Bíblia

JEREMIAS 6 – BLOG MUNDIAL

JEREMIAS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JEREMIAS 6 by Luís Uehara
3 de fevereiro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/6

Já aconteceu de você abrir a Bíblia e não sentir vontade de lê-la? Comigo isto já aconteceu. Eu particularmente me sinto assim quando estou lutando com um pecado voluntário na minha vida, mesmo que pequeno. Meu desejo natural é ficar o mais longe possível da Bíblia e seus ensinos. Eu sei que suas páginas estão cheias de conselhos, reprovação e correção. O problema é que eu não quero ser corrigido e repreendido.

Os israelitas devem ter sentido o mesmo desprazer pela Palavra de Deus. Deus perguntou a Jeremias no versículo 10: “Quem me escutará? Os ouvidos deles são obstinados, e eles não podem ouvir. A palavra do Senhor é para eles desprezível, não encontram nela motivo de prazer” (NVI).

Quando eu peco, não encontro prazer na leitura da Bíblia. Deus não quer que permaneçamos em nossos pecados. Ele quer nos tirar dessa situação.
Isto é o que o Senhor diz: “Assim diz o Senhor: … perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso.” (v. 16a). Por que nós ecoaríamos os israelitas ao dizer: “Não seguiremos!”? (v. 16b).

Ore comigo:
“Querido Deus, ajuda-me a me agarrar a Ti e não ao pecado que me afasta de Ti. Com Tua ajuda, eu quero ler a Bíblia todos os dias. Amém”.

Andrew McChesney
Editor da revista Adventist Mission

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/6
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli



JEREMIAS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de fevereiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

85 palavras

9 Diligentemente se rebuscarão. Nesta figura, as uvas são os judeus e os invasores babilônicos são os respigadores. O cativeiro e a destruição ocorreriam várias vezes e seriam rigorosos. CBASD – Comentário Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 408.

Os resíduos de Israel. O reino de Judá era tudo o que restava de Israel nos dias de Jeremias. As dez tribos haviam sido levadas pelos assírios (ver Is 24:13; Jr 49:9; Ob 5). CBASD, vol. 4, p. 408.

Paz. Heb. shalom, palavra frequentemente usada para abranger todas as coisas boas da vida. Shalom foi definida no sentido não apenas de “paz”, mas também de “completude”, “prosperidade”, “bem-estar”, “saúde”, “amizade”, etc. … Os falsos profetas dos dias de Jeremias encobriam os pecados da nação, e pintavam quadros agradáveis das perspectivas futuras de Judá (er Jr 8:11; 14:13; 23:17; cf. Mq 3:5). Por meio de seus ensinamentos agradáveis e enganosos, esses líderes infiéis embalavam os pecadores num sono fatal. Eles deveriam ter avisado sobre a calamidade iminente e a necessidade de arrependimento, mas, em vez disso, asseguraram que não havia nada a temer (ver Ez 13:22). Profetas que anunciam paz e segurança, apesar da transgressão, enquanto Deus declara que o pecado está prestes a recolher seu salário, estão repetindo a primeira mentira satânica falada no jardim do Éden: “É certo que não morrereis” (Gn 3:4). CBASD, vol. 4, p. 409.

16 Ponde-vos à margem do caminho. A metáfora é de um viajante que, tendo perdido o caminho, para na encruzilhada de várias estradas diferentes, considerando cuidadosamente e perguntando pelo caminho certo. CBASD, vol. 4, p. 409, 410.

Veredas antigas. O verdadeiro caminho era aquele em que andaram os piedosos antepassados de Judá. A observância dos princípios éticos e morais da aliança trariam as mais altas bênçãos espirituais para a nação e para os indivíduos (ver PR, 411). CBASD, vol. 4, p. 410.



JEREMIAS 06 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Uma das piores coisas que pode acontecer ao homem é o afastamento de Deus. Quem propositadamente se recusa a ouvir a voz do Senhor e a seguir os Seus mandamentos (v.19), corre o sério risco de entrar em estado de coma espiritual. Assim como um paciente em coma clínico fica incapaz de manifestar algum tipo de reação, quem escolhe estar longe de Deus não reage ao tratamento oferecido pelo Médico dos médicos, pois “que a Palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela” (v.10).

Mesmo diante de um povo onde eram “todos corruptores” (v.28), Deus enviou o Seu profeta com um apelo após o outro. Cometiam “abominação sem sentir por isso vergonha” (v.15). Fechavam os olhos para o bem, enquanto praticavam o mal como se fosse algo natural. Se não se envergonhavam de seus atos, não havia arrependimento; e se não havia arrependimento, não poderia haver perdão; e, sem perdão, não há salvação. Deus enviou o Seu atalaia, mas, ainda assim, qual rebeldes insistiam: “Não escutaremos” (v.17).

A terrível obra de Satanás tem amortizado os sentidos da humanidade através da teoria de que não existe nada absoluto, tudo é relativo. Vivemos em uma geração onde tudo é considerado “normal” e tolerável. Casados que vivem uma vida de solteiro; mídia que incita o sexo livre e a violência ao alcance de crianças; meninas que querem ser meninos e vice e versa, são apenas alguns exemplos da triste realidade em nossos dias. Enquanto isso, líderes religiosos passam a mão na cabeça dos inconstantes, confundindo abominação com inclusão, e dizendo: “Paz, paz; quando não há paz” (v.14).

Eis que a Palavra do Senhor é a mesma e não muda! Porque “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is.40:8). Ela nos chama a atenção para os abusos que muitos têm feito em nome de Deus. É muito bom e agradável aos ouvidos ouvir de paz, amor e prosperidade. E estas são bênçãos que o Senhor deseja dar a Seus filhos. Mas Deus muitas vezes não nos fala o que queremos ouvir, e sim o que precisamos ouvir.

Se tão-somente nos colocarmos nem que seja à margem de ouvir a verdade sobre o “bom caminho” (v.16) e demonstrarmos algum interesse por ele, o nosso bom Pastor nos fará achar descanso. Ele nos convida a dEle aprender e nEle descansar: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt.11:29). Jesus Cristo é o bom Caminho (Jo.14:6). Andai por Ele, é o apelo do Espírito Santo a todos nós (Is.30:21).

Os atalaias de Deus continuam falando. E “a Palavra de Deus é viva, e eficaz” (Hb.4:12). Cada vez que abrimos a Bíblia com o objetivo de conhecer a Deus, a visão de que Ele é um Deus tirano e pronto a castigar é mudada para um Deus que é amor e pronto a salvar. O procedimento da nação que Ele escolheu como “a menina dos olhos” (Sl.17:8), não merecia qualquer tipo de piedade, porém o Senhor estava disposto a perdoá-la caso se voltasse para Ele.

O Senhor não deseja sacrifícios e holocaustos vazios (v.20), mas a oferta de corações sinceros e convertidos. “Dá-Me, filho Meu, o teu coração […]”, é um texto que tem sido extremamente distorcido pela teologia da graça barata. De fato, o Senhor só pede o nosso coração, mas para que aconteça o que está escrito na conclusão do verso: “[…] e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos” (Pv.23:26).

“Portanto, ouvi, ó nações […] Ouve, tu, ó terra!” Não insistam em dizer: “Não andaremos” (v.16) e “Não escutaremos” (v.17). Porque o Dia do Senhor está chegando, onde “cairão pais e filhos juntamente” e onde “o vizinho e o seu companheiro perecerão” (v.21). Mas também será o tempo em que, “ao som da trombeta” (v.17) de Deus, “ouvida a voz do arcanjo”, o Senhor “descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:16-17).

“Informa-te, ó congregação” (v.18)! Estude a Palavra de Deus, “aceita a disciplina” (v.8) do Senhor e, “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), “achareis descanso para a vossa alma” (v.16)!

Pai de amor, muito em breve o Senhor virá trazendo o Seu juízo e estaremos todos à vista de um Deus que é Santo, Santo, Santo! Desperta o Teu povo, Senhor! Reúne as Tuas ovelhinhas! Ajuda-nos a entender que não temos o que temer acerca do Teu juízo se conhecermos o nosso Advogado, Jesus Cristo, o Justo. Ensina-nos a andar com Ele! Purifica o nosso coração e firma-o em Tua Palavra para que nossos olhos só se agradem dos Teus caminhos. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, os que amam a Palavra do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias6 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JEREMIAS 6 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
3 de fevereiro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JEREMIAS 6 – Desde o início do livro, Jeremias expõe a situação pecaminosa do povo de Deus. Alguns deles são:

• Idolatria: Deuses estrangeiros foram inseridos na adoração judaica.
• Injustiça e opressão: A exploração dos pobres e opressão pelos ricos e poderosos são considerado pecados.
• Infidelidade religiosa: Afastar-se de Deus, abandonando Suas leis e mandamentos atrai a condenação divina.
• Falsos profetas: Tanto ser um deles ou apegar-se às mentiras preferindo ser enganado, também é pecado.
• Corrupção: Líderes que ferem a justiça em busca de conveniências pessoas não têm aprovação divina.
• Insensibilidade espiritual: Ignorar o apelo de Deus ao arrependimento significa perseverar na iniquidade e hipocrisia ilusória.
• Violência: Seja verbal, psicológica ou física, a violência é pecado.
• Desrespeito ao nome de Deus: Desprezar a Deus e desonrar Seu nome representando-O incorretamente, implica quebrar o terceiro mandamento.
• Calúnia, fofoca e difamação: Por mais comuns (normais) que sejam estes pecados da língua, eles nunca são insignificantes no juízo divino.
• Rejeição e desobediência à Palavra de Deus: Tais pecados podem ser os piores, pois deles emanam todos os demais.

Esta lista reflete nossa realidade social? Mais especificamente, essa lista pode caracterizar os membros de nossa igreja? Estamos representados nela? Independentemente de tua conclusão, vamos considerar atentamente a mensagem de Jeremias 6:

• Tem gente – inclusive crente – que se orgulha daquilo que deveria ter vergonha: Infelizmente, até entre os religiosos pode haver quem se envergonha da Palavra de Deus (versículo 10), mas não se envergonha de suas atitudes pecaminosas (versículo 15).
• Pior do que cometer pecados, sejam quais forem – mesmo calúnias e fofocas – é não permitir que Deus os arranquem de tua vida (versículos 27-30).
• A rejeição às Leis e à Palavra de Deus implica em rejeição ao próprio Deus; isso leva a perder a proteção divina, tornando-se vulnerável neste mundo perigoso (versículos 16-20).

Apesar disso tudo, o propósito divino é salvar. É nisso que reside a ênfase do capítulo (Jeremias 6:1-9). Babilônia viria do norte para assolar aos rebeldes desobedientes, e Deus intentava alertar aos judeus a fim de que se arrependessem para salvar-se (Jeremias 6:11-26).

Infelizmente, a ignorância à Palavra de Deus leva às pessoas a desprezarem o perigo à vista (Jeremias 6:14) – isso acontece também em nossos dias (I Tessalonicenses 5:3). Fiquemos alerta!

Devemos reavivarmo-nos nas profecias! – Heber Toth Armí.