Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 12 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: ISAÍAS 12 – Primeiro leia a Bíblia

ISAÍAS 12 – BLOG MUNDIAL

ISAÍAS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



ISAÍAS 12 by Luís Uehara
5 de dezembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/12

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9 NVI

Não há espaço para receber crédito pela libertação que Deus dá. Reconhecer que Deus é a nossa única salvação (12:2-6) leva à alegria e ao louvor. Recentemente, minha filha fez uma cirurgia para remover um tubo de gastrostomia que usava desde que tinha algumas semanas de idade. Disseram-nos que ela precisaria dele por muitos anos, mas tanto os médicos quanto os terapeutas ficaram surpresos ao ver que ela não precisava do tubo G depois de um ano e seis meses.

Passar por tal provação e ver minha filha comendo sem precisar de nenhum aparelho traz alegria para minha família e palavras de louvor a Deus. Imagine quanta alegria isso trará quando finalmente experimentarmos a libertação definitiva! Poderemos cantar o “Cântico de Moisés” (Apocalipse 15:3). Vamos reconhecer Sua presença e Sua ação em nossas vidas, dar-Lhe o crédito e cantar louvores a Ele.

“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei …” Isaías 12:2

Walter Cárdenas
Assistente do Presidente, Mountain View Conference, Parkerburg, West Virginia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/isa/12
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



ISAÍAS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

328 palavras

1. Graças te dou, ó SENHOR. Este capítulo é um salmo de ação de graças, uma continuação apropriada do capítulo anterior, no qual o Messias liberta os justos das mãos dos opressores.

2. Deus é a minha salvação. No tempo da invasão de Senaqueribe, foi Deus que salvou Seu povo, nãos os muros que cercavam Sião ou os exércitos de Judá (Is 37:33-36). Nos últimos dias, o remanescente fiel será salvo do poder do inimigo pelas mãos do Senhor.

4 Tornai manifestos os Seus feitos. O povo de Deus é encorajado a relembrar as misericórdias divinas e a contar a outros as bênçãos recebidas. Se houvesse mais louvor entre o povo de Deus haveria menos desânimo e crítica. O ser humano falha em não relembrar as misericórdias do Céu e, com isso, tende a se esquecer de Deus (Rm 1:21-23) e a se demorar nos erros de seus irmãos.

5 Coisas grandiosas. Incontáveis são os atos de misericórdia da parte de Deus para com Seus filhos. Então, por que não relembrá-los e cantar louvores ao Senhor por Suas misericórdias? Cantar afasta o desânimo, o medo e a tentação e fortalece contra os ardis do diabo.

6 O Santo de Israel. O profeta não representava um Deus distante, que Se encerra num Céu santo, mas um Deus que habita com Seu povo (Is 57:15; 66:1, 2). O fato de Deus estar com Seu povo – Emanuel, “Deus conosco”- era a mensagem da vida do profeta e de suas palavras (ver Is 7:14; 8:8, 10). Os que foram libertos do pecado interior e dos inimigos exteriores (ver com. do v. 1) não podem permanecer em silêncio. Não é suficiente pensar que só no futuro, sobre o mar de vidro, será o momento de se unir ao cântico dos remidos. É nosso privilégio nesta vida alçar a voz e cantar, com a alegria e paz do Céu no coração. Este hino de louvor (Is 12) conclui o que é chamado de “Livro de Emanuel” da profecia de Isaías.

Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4, p. 156, 159.



Isaías 12 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de dezembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Um coração agradecido, cheio de louvor, entende que a sua principal motivação não deve ser o que Deus faz, mas o que Deus é. Ao chamar Moisés para a grande obra de sua vida, este temeu por sua incapacidade e pela rejeição do povo. Então, ao pedir que o Senhor revelasse o Seu nome, ouviu a seguinte declaração da boca de Deus: “EU SOU O QUE SOU” (Êx.3:14). Ou seja, Deus é Aquele que subsiste pelo Seu próprio poder. O verso cinco não se trata de uma contradição a tal pensamento, mas uma confirmação de que é Ele quem realiza todas as coisas em favor daqueles que O buscam, o “restante do Seu povo” (Is.11:11).

Creio que o grande desafio da fé é crer que DEUS É. Que Deus não somente tem a salvação, a força e a grandeza, mas “Deus é a minha salvação […] Ele se tornou a minha salvação” (v.2), “o Senhor Deus é a minha força” (v. 2), “grande é o Santo de Israel no meio de ti” (v.6). Compreendem? Se Deus não for o EU SOU em nossa vida, corremos o risco de viver uma fé baseada apenas em condições favoráveis, ignorando que neste mundo também passamos por aflições (Jo.16:33).

Apesar da grande tribulação sofrida pelo povo, Deus consolaria o Seu remanescente. Para um cristão verdadeiro, as provações não são obstáculos que o afastam de Deus, mas são degraus que o fazem chegar mais perto dEle, como está escrito: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg.1:2-3).

Em João, capítulo oito, Jesus declarou por três vezes: “EU SOU”, e de forma clara afirmou ser o mesmo Deus que falou com Moisés na sarça ardente. O nosso louvor e adoração deve ser ao único Deus: “Aquele que É, que ERA e que HÁ de vir” (Ap.1:8). E a nossa adoração deve ser conhecida “em toda a terra” (v.5). Temos o privilégio de sermos atalaias do Deus Todo-Poderoso e permitirmos que o poder atuante e constante do Espírito Santo faça de nossa vida um cântico de louvor ao Senhor para que o último sinal que antecede a volta de Jesus seja cumprido: “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt.24:14).

Seja a minha e a sua vida um cântico de louvor em testemunho ao Deus EU SOU, e certamente faremos parte, “naquele dia” (v.4), do grupo de salvos que entoará o cântico de abertura dos portais da eternidade! “Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti” (v.6)!

Senhor Deus, mesmo em nossos dias mais difíceis, ajuda-nos a conservarmos em nosso coração um cântico de louvor a Ti! Tu és a nossa salvação e a nossa força. Louvado seja o Teu santo nome! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, habitantes de Sião!

Rosana Garcia Barros

#Isaías12 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



ISAÍAS 12 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
5 de dezembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

ISAÍAS 12 – Há riqueza de conteúdo nesse tão pequeno capítulo.

“A promessa de resgate de Israel e seu retorno do exílio tornou-se ocasião para a composição deste salmo de ações de graças por uma salvação já operada. A sombra da ira divina se retirara e de novo brilhava o sol da misericórdia. O salmista atribui a Deus a salvação, que deve ser interpretada primeiro em termos históricos e depois em termos espirituais. A libertação do jugo assírio-babilônico era um fato concreto, mas torna-se também um símbolo da salvação do jugo do pecado. Possuído de plena confiança em Deus, o salmista rejeita todo o temor. Deus é a razão de ser de sua força e de sua alegria. Em seu júbilo transbordante, ele convida os demais a valer-se desta salvação que Deus oferece tão gratuitamente como a fonte oferece o líquido precioso. Nota-se que o salmista fala não de poço mas de fontes de salvação. Poços precisam ser cavados com penoso esforço. A fonte jorra livremente como um dom de Deus”, comenta Siegfried Schwantes.

Este comentarista adventista ainda refere-se a Isaías 12 quando escreve que nos versículos 4 a 6 “o coração do salmista transborda de ações de graças em vista dos feitos maravilhosos do Senhor em favor de Seu povo. Ele convida a todos a cantarem louvores ao Senhor por Sua intervenção miraculosa e a proclamar este fato em toda a Terra. O testemunho daqueles que experimentarem a salvação deve ressoar em todo mundo, para que outros também se beneficiem da redenção que o Senhor oferece a todos. Ninguém melhor que o ‘habitante de Sião’, o membro da comunidade da fé, que experimentou em sua vida o poder transformador da graça divina, tem razão para exultar e jubilar. A presença do ‘Santo de Israel’ no meio do seu povo deve alijar toda ansiedade quanto ao futuro. Se Deus é por nós nada temos a temer”.

Nessa mesma temática, Ellen White é enfática: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor tem nos guiado”.

Diante destas reflexões, podemos afirmar que o mesmo Deus que atuou em benefício de Israel antigamente, atua em nosso favor atualmente. Portanto, devemos confiar e depender dEle… então nos alegraremos e reavivaremos! – Heber Toth Armí