Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 10 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: ISAÍAS 10 – Primeiro leia a Bíblia

ISAÍAS 10 – BLOG MUNDIAL

ISAÍAS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



ISAÍAS 10 by Luís Uehara
3 de dezembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/10

Isaías 10 nos adverte contra os danos causados por líderes injustos e leis opressivas, exortando-nos a procurar justiça e a defender os direitos dos vulneráveis. O capítulo enfatiza a importância de alinhar as nossas ações com a justiça de Deus, garantindo que a nossa influência forneça abrigo e apoio aos oprimidos.

Consideremos o impacto das leis injustas e dos decretos opressivos sobre os vulneráveis. Um compositor canadense escreveu uma canção baseada em uma alegoria. Imagine uma floresta onde os bordos e carvalhos representam diferentes grupos com necessidades e desejos distintos. Os bordos sentem-se oprimidos, ansiando por mais luz solar, enquanto os carvalhos, embora elevados, não conseguem mudar a sua natureza. A tensão aumenta, levando a uma exigência de direitos iguais. Este capítulo aborda um desequilíbrio semelhante criado por líderes injustos que ignoram as necessidades dos vulneráveis. O profeta adverte contra os líderes que exploram o seu poder, causando danos aos fracos e necessitados.

Navegar num mundo cheio de injustiças não é fácil. É mais desafiador, no entanto, refletir sobre as nossas ações e o impacto sobre aqueles que nos rodeiam. Busque justiça, defenda os direitos dos marginalizados e seja uma fonte de apoio. Busque ao Senhor para guiar suas decisões, garantindo que sua influência traga acolhimento e não prejuízo aos necessitados.

Victor Pryr
Life and Financial Coach na Lifeweis, Wisdom for Life, Berrien Springs, Michigan, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/isa/10
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



ISAÍAS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-4 Ai. Começa o julgamento daqueles que oprimem o povo de Deus. As ações específicas que acarretam o juízo são as seguintes: leis injustas, decretos opressivos, privação do direito aos pobres, recusa em fazer justiça aos oprimidos em meio ao povo do Senhor e abuso de pessoas dependentes, como as viúvas e os órfãos. Bíblia de Estudo Andrews.

5 Cetro da minha ira. Os assírios eram instrumentos nas mãos de Deus para disciplinar nações ateias, inclusive as nações ímpias de Israel e Judá, que caíram na apostasia. Depois, a soberania dos assírios seria julgada (v. 12). Bíblia Shedd.

A vara […] do meu furor. O cap. 10 começa com um oráculo em forma de ai e com uma acusação contra o povo de Deus. Neste versículo, muda para um segundo oráculo em forma de ai contra a Assíria. O tema geral do cap. 10 é o direito do Senhor de julgar todo o mundo, tanto o povo da aliança quanto as outras nações. A dignidade soberana  de Deus para julgar já fora mencionada em 2:4. No cap.10, A Assíria é inicialmente um instrumento do juízo divino contra seu povo (ver também 5:26-29; 7:18-20; 8:7, 8), mas também recebe o juízo do Senhor quando excede os limites. A Assíria é julgada por ser orgulhosa. Bíblia de Estudo Andrews.

7 A Assíria achava que era lema quem traçava os planos de conquista, imaginava que Deus era apenas uma divindade local como os muitos “deuses” das várias tribos. Na realidade, porém, era a Assíria que nada mais fazia senão executar os julgamentos pronunciados por Deus. Bíblia Shedd.

9 As seis cidades aqui mencionadas tinham sido capitais de civilizações, ou poderosas cidades independentes. Cada um tinha sua divindade local, e todas haviam sido conquistadas pelos assírios entre 538 e 720 a.C. Agora, pensava fazer o mesmo com Jerusalém (11). Bíblia Shedd.

12 a arrogância do coração. A Assíria é julgada pelo tratamento desumano dado ao povo de Deus. Seu apetite por destruição ultrapassava os limites do dever e continuou a destruir outras nações, indo muito além dos propósitos divinos (ver o v. 7). Os assírios não entendiam que o real trato de Deus com seu povo era a punição por causa da infidelidade à aliança. Bíblia de Estudo Andrews.

15 A lógica mostra que as criaturas não são maiores que o Criador. Bíblia Shedd.

17 Num  só dia. O cumprimento histórico da profecia se lê em 2Rs 19.35. Bíblia Shedd.

19 Tão pouco. O que sobrar dos soldados assírios seria um resto tão pequeno que até uma criança poderia arrolá-los. Bíblia Shedd.

20-34 os restantes de Israel. O remanescente dos fiéis, formado por aqueles que confiavam em Deus, faria o êxodo da Assíria (ver menções anteriores a este tema em 1:9; 4:2; 6:13; 7:3). O povo do Senhor é encorajado a não temer. No livro de Isaías, os convites a não temer estão entre as palavras mais preciosas e confortantes de Deus a seu povo (1:10, 14; 43:1; 44:2). Paulo cita esta passagem em Rm 9:27. O julgamento da Assíria abre caminho para outra perspectiva no trato de Deus com o povo. O remanescente do Senhor voltaria para ele. Em última instância, o desejo divino é salvar o remanescente arrependido de seu povo. Seu propósito é garantir uma corrente intacta de continuidade da sua vontade em meio a seus escolhidos. A determinação de Deus de salvar um remanescente que iria cumprir seus propósitos já fora sinalizada por meio de nome de um dos filhos de Isaías: Um-Resto-Volverá (ver mais sobre o REMANESCENTE em Rm 11:2-5; Ap 12:17). Bíblia de Estudo Andrews.

e22 O restante. De todo o Israel, logo só sobrou Judá, depois do cativeiro de 722 a.C. De Judá, sobrou apenas o resto que foi levado para o cativeiro na Babilônia, em 597 a.C. Dos cativos, sobraram apenas os que quiseram restaurar Jerusalém em 538 a.C. […]. E finalmente, quem sobrou para constituir o verdadeiro Israel, obediente a Deus, foi só Jesus, cujos membros são feitos, pela Sua graça, no Novo Israel de Deus. Bíblia Shedd.

26 Orebe. Refere-se à vitória milagrosa de Gideão. Bíblia Shedd.

28-32 Uma descrição da marcha dos exércitos da Assíria contra Jerusalém, contendo a lista das cidades pelas quais haveriam de passar, terminando na sua própria ruína. Nobe se acha a 16 km de Jerusalém. Bíblia Shedd.



Isaías 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de dezembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

O capítulo dez de Isaías inicia com um único Ai: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão” (v.1). Trata-se de uma continuação do final do capítulo anterior. A corrupção e a injustiça haviam atingido a sua pior proporção, acabando com qualquer chance de favor até para viúvas e órfãos. O “direito aos aflitos” (v.2) era subjugado e as leis, ao invés de servir-lhes de segurança, eram-lhes cadeias.

Se trouxermos este relato para o cenário atual, perceberemos que a nossa realidade não tem sido diferente. Apesar das inúmeras leis a favor da sociedade, temos sofrido com a corrupção daqueles que supostamente as criaram. Contudo, não devemos esperar da justiça humana a materialização de nossos direitos. Não devemos esperar que o “trapo da imundícia” (Is.64:6) revele coisas boas, mas na justiça que vem do alto (v.3-4), que “num só dia” (v.17) determinará a destruição “transbordante de justiça” (v.22).

Em todos os tempos o ser humano tem julgado ser o dono de sua própria vida e com soberba afirma: “Com o poder da minha mão, fiz isto, e com a minha sabedoria, porque sou inteligente” (v.13). Mas o Senhor não está com a Sua mão encolhida. Como viu o profeta Isaías, Deus está no Seu trono (Is.6:1) e de lá governa, tendo o controle de todas as coisas. O cálice de Sua ira está se enchendo, e, quando for derramado, “Ai” daqueles que oprimiram os Seus pequeninos! Ele virá com grande poder para destruir “os que destroem a terra” (Ap.11:18) e para dar um Lar de justiça eterna aos oprimidos.

Apesar de ter sido apenas instrumento de disciplina (v.15) nas mãos de Deus para julgar o Seu povo, o rei assírio exaltou-se a si mesmo, e, de forma desmedida, procurou extremar a sua maldade. O Senhor, porém, castigaria “a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos” (v.12). Há “uma destruição, e essa já determinada” (v.23) para todos os que não se arrependerem de seus maus caminhos. E ainda que os ímpios se tornem “como a areia do mar, o restante se converterá” (v.22) e no glorioso Dia do “Senhor, o Senhor dos Exércitos” (v.23), haverá grande manifestação de júbilo.

“Havendo o Senhor acabado toda a Sua obra” (v.12), mais uma vez ouviremos a voz de Cristo a dizer: “Está feito!” (Ap.16:17). Deus está reunindo o Seu remanescente dos quatro cantos desta terra. Todo aquele que primeiro busca ao Senhor entende que, apesar das injustiças como cidadão terrestre, a sua verdadeira cidadania é a celeste. Para estes, Deus conforta e diz: “Povo Meu […] não temas” (v.24) a opressão e a injustiça dos reinos deste mundo, pois dentro em breve “voltarei, e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:3). Creia nesta promessa, porque ela é fiel e verdadeira! Não fique revoltado com as injustiças deste mundo, mas creia que muito em breve você será farto da sua “fome e sede de justiça” (Mt.5:6). Permita que o Senhor, do Seu trono de glória, governe a sua vida, e a “Luz de Israel” (v.17) iluminará os seus caminhos até a vitória final!

Pai de amor, queremos fazer parte dos Teus restantes, que pelo poder da Tua graça, herdarão novos céus e nova terra nos quais habita a justiça. Enche-nos do Teu Espírito e prepara-nos para o Teu reino eterno! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, “restantes de Israel”!

Rosana Garcia Barros

#Isaías10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



ISAÍAS 10 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

ISAÍAS 10 – Os poemas bíblicos contêm teologia profunda. Desde Isaías 9:8 a 10:4 o poema de Isaías é intrigante: Quatro vezes aparece o seguinte refrão:

Apesar disso tudo,
A ira divina não se desviou;
Sua mão continua erguida.

Este refrão divide o poema em quatro estrofes:

• Isaías 9:8-12. O profeta revela a ira de Deus contra Israel. Descreve a arrogância e a falta de arrependimento da nação, salientando que, apesar das advertências divinas, não voltaram-se para Deus.
• Isaías 9:13-17. O mensageiro divino aborda a natureza obstinada do povo. Destaca a hipocrisia e a injustiça prevalecentes, então adverte sobre as consequências inevitáveis caso não se arrependessem.
• Isaías 9:18-21. Isaías apresenta a intensificação do juízo divino. Utiliza imagens de fogo para ilustrar a punição que recairia sobre a nação devido à teimosia e rebeldia.
• Isaías 10:1-4. Esta estrofe trata da irresponsabilidade dos líderes na situação crítica e caótica de Israel. Isaías exorta quem promulga leis injustas e oprime os necessitados, alertando-os da ira divina.

O refrão recorrente (Isaías 9:12, 17, 21; 10:4) serve de lembrete constante de que, mesmo diante da obstinação das pessoas e da necessidade do juízo divino, a mão de Deus permanece estendida, oferecendo oportunidade de arrependimento e perdão.

Deus usa a Assíria para disciplinar Seu povo rebelde/apóstata. Porém, pelo fato dos assírios orgulharem-se disso, tornando-se arrogantes, Deus os castigará (Isaías 10:5-19). Diante destas ações de Deus aparentemente negativas, um remanescente surgirá para preservar Seus planos neste mundo (Isaías 10:20-23).

Siegfried Schwantes observa que…

“O v. 22 salienta o contraste entre a minoria numerosa ‘como a areia do mar’ e a minoria insignificante. A referência à ‘areia do mar’ foi possivelmente sugerida pela antiga promessa feita a Abraão de que sua descendência seria ‘como o pó da terra’ (Gên. 22:17). Mas se na promessa original a ênfase foi posta sobre o número, a ênfase é agora transferida para o caráter espiritual da minoria fiel. A minoria nada tem a esperar senão uma destruição ‘transbordante de justiça’. Nenhuma bênção é pronunciada sobre o ‘restante’. Diz-se apenas que ‘se converterá’ ao Senhor. Se se converterem ao Senhor, nada têm a temer. Estão seguros nas mãos do Senhor, ainda que nesta terra tenham que passar por muitas tribulações”.

A lição: entre os infiéis, sejamos fieis! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.