Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 21 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
24 de outubro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: PROVÉRBIOS 21 – Primeiro leia a Bíblia

PROVÉRBIOS 21 – BLOG MUNDIAL

PROVÉRBIOS 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



PROVÉRBIOS 21 by Luís Uehara
24 de outubro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/21

Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer sacrifícios. Provérbios 21:3 NVI

O adventismo é uma fé altamente estruturada. Temos uma teologia sistemática. Temos nossos hábitos diários de adoração familiar, estudo das lições da Escola Sabatina, o tipo de comida que comemos e escola da igreja para nossos filhos. Temos nosso ciclo semanal de pequenos grupos, Desbravadores, Reuniões de Oração, Escola Sabatina, adoração e festa da igreja. Nós fazemos o que fazemos. Na verdade, esse tipo de fé integral que abraçamos como adventistas nos beneficia e honra a Deus em todos os níveis. O problema é quando tudo se torna rotina e esquecemos porque fazemos o que fazemos.

Uma vida adventista significativa requer essência acima de forma. Um compromisso sincero em vez de uma formalidade sem sentido. Uma verdadeira devoção a Deus acima de apenas seguir em frente. Uma fé que entra nos detalhes da vida real. Um compromisso sincero com uma integridade que vive bem, faz o que é certo e serve o que é certo. Esse tipo de vida é mais aceitável a Deus do que ofertas superficiais.

Deus deseja que a retidão e a justiça fluam de nossas vidas como um fluxo constante e vivificante. Não são apenas os sacrifícios externos, mas a transformação interna que mais importa para Ele. Nossas ações, motivadas por um coração sincero, são as verdadeiras ofertas que agradam a Deus.

Dan Martella
Pastor aposentado, Hanford, Califórnia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/21
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



PROVÉRBIOS 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
24 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

681 palavras

1 O coração do rei. Para que todas as coisas cooperem para o bem, é necessário que Deus direcione o coração dos monarcas a caminhos que eles não seguiriam de outra maneira. … Esse direcionamento do coração não interfere na liberdade do ser humano em escolher se seguirá ou não o caminho da salvação. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1147, 1148.

5 Os planos do diligente. Os planos da pessoa diligente podem torná-la próspera, graças ao esforço realizado, enquanto o trabalhador apressado e negligente tem toda a chance de falhar, mesmo se seus planos forem bons. A “pressa”também pode se referir à vontade de ficar rico rapidamente (ver Pv 28:20). CBASD, vol. 3, p. 1148.

6 Vaidade. Aqueles que desejam fama e fortuna usando de mentiras são um mero fôlego que logo passará. CBASD, vol. 3, p. 1148.

9 Eirado. Na Palestina antiga, o homem poderia viver em relativo conforto no telhado plano de sua casa durante a maior parte do ano (ver 1Sm 9:25, 26). Salomão argumenta que é melhor ficar exposto ao vento e à chuva do que à língua briguenta e irritante da mulher rixosa (ver Pv 19:13; 27:15). CBASD, vol. 3, p. 1148. [NC: Esta observação também é certamente válida com relação ao homem rixoso.]

10 Recebe dele compaixão. Para a pessoa de desejos maus, nada parece mais importante do que realizar seus projetos perversos. O vício torna o ser humano egoísta e endurecido de coração, não só com o próximo, mas também com a própria família (ver Is 26:10)”. CBASD, vol. 3, p. 1148.

12 O Justo. Ou, “o justo”, com minúscula. … Não se sabe … qual seria a tradução correta da passagem. … A LXX traduz: “O justo entende o coração do injusto e o despreza por sua perversidade”. CBASD, vol. 3, p. 1148.

13 Tapa o ouvido. O comportamento insensível pode trazer retribuição nesta vida e, com certeza, será lembrado no juízo vindouro (ver Pv 14:21; Mt 18:23-25; 25:41-46; Lc 6:38; Tg 2:13). CBASD, vol. 3, p. 1148.

16 Dos mortos. Negligenciar o entendimento e rejeitar o temor do Senhor é o mesmo que garantir para si um lugar eterno com os mortos (Ml 4:1; Ap 20:9). CBASD, vol. 3, p. 1148.

17 Ama os prazeres. Os prazeres, nesta passagem, são ligados ao vinho e ao óleo. Festas e bebedeiras são exemplo da prodigalidade que causa miséria. CBASD, vol. 3, p. 1148.

18 Resgate. Do heb. kofer. Neste caso, não deve ser interpretado no sentido religioso. Não há nada no restante das Escrituras para apoiar a ideia de que a salvação dos justos dependa, de alguma forma, dos ímpios. A segunda parte do versículo, ao ser comparada com uma passagem parecida (Pv 11:8) sugere que o problema do qual o justo é salvo cai sobre aquele que recusa o caminho da salvação. CBASD, vol. 3, p. 1148, 1149.

21 Justiça. A referência não é a quem busca justiça e misericórdia de Deus, mas a quem se comporta com retidão e misericórdia em relação aos outros. CBASD, vol. 3, p. 1149.

24 Indignação e arrogância. Os críticos das coisas santas em geral se encontram tão cheios de orgulho nas próprias habilidades que não veem limites para os ataques céticos que estão dispostos a fazer (ver 2Pe 3:3-7). CBASD, vol. 3, p. 1149.

27 Intenção maligna. Todo sacrifício oferecido por um pecador que não se arrependeu é inaceitável (ver com. de Pv 15:8). É mais ainda, quando apresentado com algum tipo de intenção maligna, como subornar o Senhor para que negligencie o pecado ou então para ter aparência de piedade, para enganar os outros. Contudo, há muitos que dão para a igreja ou para a caridade parte do lucro de seus negócios irregulares com a ilusória ideia de que acertaram as coisas com Deus (ver CBV, 340). CBASD, vol. 3, p. 1149.

29 Considera o seu caminho. A pessoa atrevida e sem princípios defende uma posição sem e preocupar com o certo ou errado, e depois é teimosa demais para mudar. CBASD, vol. 3, p. 1149.

30 Contra o SENHOR. Os seres criados não tem sabedoria nem entendimento que possa se comparar ao Senhor, nem conseguem superar seus conselhos (At 4:25-30). CBASD, vol. 3, p. 1149.

31 Vitória. O cavalo é um símbolo de poder militar. No entanto, por mais bem preparados que os seres humanos estejam para a guerra ou para qualquer outra grande iniciativa, a vitória ou o sucesso provêm do Senhor (ver Sl 20:7; 33:17; 1Co 15:57). CBASD, vol. 3, p. 1149.



Provérbios 21 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
24 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Toda mulher passa por um ciclo mensal que abala a sua estrutura emocional, que pode ser em maior ou menor grau. A tensão pré-menstrual, a famosa TPM, é provocada por uma série de mudanças hormonais, que podem influenciar, e muito, o estado de humor da mulher. Portanto, este é um período crítico, mas provisório e deve ser encarado com paciência por parte do cônjuge, assim como a mulher também deve compreender os momentos em que o homem precisa se “esconder” na “terra do nada”. E a partir desta introdução, me permitam destacar dois versos do capítulo de hoje: os versos 9 e 19.

Não obstante existam casos de TPM mais severas, o que pode ser tratado e amenizado com o devido uso dos oito remédios naturais e acompanhamento médico, a Bíblia não fala da mulher com tensão pré-menstrual, mas da mulher com tensão pré, pós e sempre. Uma casa com uma mulher rixosa torna-se o último lugar para o qual o marido deseja voltar após um dia de trabalho. A palavra “rixosa” significa “aquela que gosta de provocar brigas; briguenta”. Tudo se torna motivo para reclamações e discórdias. Ela não é uma mulher agradável e não zela para que a sua casa seja um lugar de paz. Ou seja, um ambiente com uma mulher assim torna-se inabitável e insuportável. Ela é um completo contraste com a mulher sábia (Pv.14:1) e virtuosa (Pv.31:10-31).

Já a pessoa “iracunda” é aquela que se irrita com facilidade, que tem um gênio difícil, que guarda rancor. E a Palavra nos diz que é melhor morar em um deserto do que com uma mulher iracunda. Ora, no deserto não tem água, não tem comida, o calor castiga de dia e o frio à noite, há feras e animais peçonhentos, e ainda assim é melhor morar em um lugar desses a ter de dividir o mesmo teto com alguém de natureza briguenta e geniosa. Meus amados, com toda a convicção que tenho na santa Palavra do Senhor, nós não fomos chamados para viver esta terrível situação. E se por um acaso a estamos vivendo, precisamos urgentemente clamar pelo auxílio divino.

Mas você pode estar se perguntando: E porque a Bíblia se referiu apenas às mulheres? Não existem também homens rixosos e iracundos? Sim, existem. Mas quem o Senhor dotou da habilidade de cuidar do ambiente do lar foi a mulher. Pode perceber que o estado de espírito da mulher será o estado de espírito de toda a casa. Se a mulher está bem ela promove bem-estar a toda a família. Se por algum motivo ela está mal, da mesma forma todos irão sofrer. A mulher é o equilíbrio emocional do lar. Quando a Bíblia diz que “a mulher sábia edifica a sua casa”, está afirmando que em suas mãos pesa a responsabilidade de fazer do seu lar um lugar aprazível e feliz. E não encare isso como um discurso machista e ultrapassado, mas como um conselho do Criador que bem conhece o nosso potencial.

O homem também carrega sobre si uma tremenda responsabilidade. Se preciso for, deve dar a própria vida em favor de sua esposa (Ef.5:25). Há, portanto, um dever mútuo que envolve amor e respeito (Ef.5:33). Assim sendo, que marido não daria a sua vida por uma mulher sábia? Ou que mulher sábia não teria prazer de respeitar o seu marido que a ama mais do que a própria vida? Mas o real desafio está em cada um cumprir com o propósito que lhe foi confiado por Deus, fazendo tudo “de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Cl.3:23): eis o segredo para tornar o lar um pedacinho do Céu.

Eu sei que este não é um assunto fácil e que cada um de nós vive uma realidade diferente. Mas a Bíblia está repleta de promessas para aqueles que confiam em Deus e creem em Sua Palavra e a obedecem. Ainda que o seu marido não seja merecedor do seu respeito, peça ao Senhor que a ajude a respeitá-lo, pois assim Deus é honrado. Se a tua mulher não tem sido digna do teu amor, peça ao Senhor para amá-la, pois assim faz quem ama o Senhor. Este foi o grande desafio que Jesus nos deixou e que por Seu exemplo nos ensinou. Portanto, procuremos fazer a nossa parte e confiemos que “a vitória vem do Senhor” (v.31).

Pai, em meio ao caos deste mundo, salva a nossa casa! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, lares de esperança!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios21 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



PROVÉRBIOS 21 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
24 de outubro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 21 – Muita coisa pode-se aprender nas sábias palavras de Provérbios, “naturalmente, ele se apresenta como a Palavra de Deus; esta é uma das suas características mais marcantes”, destaca Walter Kaiser.

“A sabedoria, uma caraterística divina, é personificada no livro como um ser que interage com os seres humanos. Em [Provérbios] 1:20-33; 8:1-3; 9:1-6, 13-18, ela (sabedoria) é posta em oposição à ‘mulher-loucura’”, analisam Gerhard Pfandl e Ángel M. Rodriguez.

As mulheres têm força e poder. Dependendo de seu humor, influenciam todos ao seu redor. Se forem irresponsáveis em suas palavras e comportamentos, afetam de tal forma que ninguém consegue interceptá-las; por isso, a briga constante promovida pode ser tão insuportável que até mesmo viver num ambiente inóspito como o deserto seria preferível (Provérbios 21:9, 19).

Embora a ira no homem também suscita confusão, brigas e violência (Provérbios 17:1; 29:22), o poder da mulher no lar é maior. O sábio reconhece isso dando ênfase na advertência às mulheres: “A esposa briguenta é como uma goteira constante” (Provérbios 19:13). Provérbios 21:9 é repetido em Provérbios 25:24. Tal reiteração deve ser devidamente considerada com atenção: “Melhor é viver num canto sob o telhado [pegando sol quente, frio da noite e chuvas] do que repartir a casa com uma mulher briguenta”.

O poder feminino é muito grande, é necessário que mulheres cuidem suas influências: “A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; detê-la é como deter o vento, como apanhar óleo com a mão” (Provérbios 27:15-16). Por conseguinte, o sábio alerta: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” (Provérbios 14:1).

Tudo isso não tem nada a ver com machismo, mas com sabedoria:

• O homem que deseja um lar agradável precisa escolher bem sua esposa, e a mulher precisa escolher bem suas atitudes.
• É certo que, por trás de um grande homem tem uma grande mulher – tem sempre uma grande mulher!

O poder influenciador de uma mulher é demasiado grande, é disso que trata Provérbios! A mulher pode influenciar marido e filhos a serem excelentes líderes (Provérbios 21:1-8), bondosos, benignos, éticos, compassivos, pacientes e justos (Provérbios 21:10-18) e a seguirem o caminho da honra, da diligência, da integridade e da sabedoria (Provérbios 21:20-31).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí