Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 14 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
17 de outubro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: PROVÉRBIOS 14 – Primeiro leia a Bíblia

PROVÉRBIOS 14 – BLOG MUNDIAL

PROVÉRBIOS 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



PROVÉRBIOS 14 by Luís Uehara
17 de outubro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/14

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a sabedoria dos insensatos é enganadora” (Pv 14:8).

De tanto contar mentiras para enganar outras pessoas, o mentiroso engana a si próprio, desconectado da realidade. Ele se torna incapaz de discernir a diferença entre o que é verdadeiro e o que é falso. Pior, ele chega ao ponto de nem se importar com isso. A verdade não é importante para ele, nem a realidade – desde que ele consiga o que deseja. Ele não para pra perceber que “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (v. 12, NVI).

Em contraste, a pessoa sensata quer entender a realidade – quer conhecer sua própria realidade e o “porquê” mais profundo de seus motivos. Quando focamos na realização de nossos desejos, podemos saber que com o tempo alcançaremos o que queremos; por isso é bom saber o que realmente queremos.

Por isso é bom levar nossos desejos Àquele que pode conceder um novo coração e um espírito correto, e teremos mudados os nossos desejos – mas isto Ele faz apenas com nossa permissão.

Deus não está interessado em nosso comportamento correto como um fim em si mesmo. O que Ele realmente quer é o nosso coração! A verdadeira obediência será o resultado natural.

Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais
Spokane Valley, Estado de Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/14
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



PROVÉRBIOS 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
17 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

917 palavras

1 A [mulher] insensata. Seu comportamento suscita inimigos de fora e brigas dentro do lar (ver Pv 24:3; 31:10-31). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1119.

2 Teme ao Senhor. Ou seja, reverencia a Deus. O temor de um justo é bem diferente do assombro e do terror que tomará conta dos pecadores quando perceberem com clareza para onde estão indo e o destino que os aguarda. CBASD, vol. 3, p. 1119.

Esse O despreza. Como é estranho, mas verdadeiro, constatar que o minúsculo ser humano, uma mera partícula de pó na escala do universo, ouse desprezar o Criador e Sustentador das esferas poderosas e dos planetas em rotação ou mesmo a tomar Seu santo nome em vão! CBASD, vol. 3, p. 1120.

4 O celeiro fica limpo. Ou seja, “vazio”. O estábulo e o armazém cheios exigem trabalho duro do fazendeiro e a força de bois para arar e debulhar os grãos. Quem não se importa com o solo não pode esperar grande retorno. CBASD, vol. 3, p. 1120.

6 Para o prudente o conhecimento é fácil. A pessoa com conhecimento se humilha e ouve os instrutores. Não aceita cegamente tudo que lhe é dito, mas ouve para, depois, provar todas as coisas. Como resultado, encontra muito conhecimento aceitável. CBASD, vol. 3, p. 1120.

10 Amargura. A primeira frase diz, literalmente: “O coração conhece a amargura de sua alma”. Embora amigos e amados aprendam a compreender um pouco de nossas alegrias, nunca serão capazes de entrar em nosso coração e experimentar tudo que estamos sentindo de amargura e sofrimento. De igual modo, são alheios a nossas alegrias. Jesus, em contrapartida, conhece nossas angústias mais profundas e compartilha de nossas mais elevadas alegrias (DTN, 327). CBASD, vol. 3, p. 1120.

12 Caminhos de morte. Não se entra nos caminhos de morte aqui mencionados de forma cega ou impensada. Eles são escolhidos com a certeza de que parecem, no mínimo, adequados, dadas as circunstâncias. A advertência é contra a confiança na orientação da consciência, sem conferir se esta é contrária aos ensinos da Palavra de Deus. Muitas pessoas se convencem de que o Senhor aceita um substituto para Suas claras exigências, mas logo descobrem  que tudo está perdido. Pilatos, governador romano, é um exemplo a ser evitado. embora não fosse familiarizado com a Palavra escrita, a própria Palavra viva o instruiu por voz e exemplo. O governador pensou que poderia transigir com o mal e, ainda assim, manter sua riqueza e posição, mas a concessão levou à desgraça e à morte (Mt 27:11-26; DTN, 738). CBASD, vol. 3, p. 1120, 1121.

14 Do seu próprio proceder. A LXX traduz este versículo como: “O homem de coração resoluto se encherá com os próprios caminhos; o homem de bem, com seus pensamentos”. CBASD, vol. 3, p. 1121.

17 O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado. A LXX preserva [o paralelismo antitético característico], traduzindo assim: “O homem apaixonado age sem pensar; mas o sensível se mantém firme diante de muitas coisas”. CBASD, vol. 3, p. 1121.

18 Os simples. Os simples se recusam a aprender; portanto, por escolha deliberada, se tornam herdeiros do pai de toda a loucura. Os prudentes buscam sabedoria e recebem o conhecimento, como coroa de honra e vitória. CBASD, vol. 3, p. 1121.

19 Junto às portas. Nem sempre o cumprimento deste versículo se dá na vida presente; contudo, mesmo aqui, às vezes, os perversos veem a sorte se virar contra eles e são forçados a se inclinar perante os justos. CBASD, vol. 3, p. 1121.

24 Estultícia. “Enquanto os sábios usam sua riqueza como um ornamento para eles, a elevação dos insensatos, longe de honrá-los, serve apenas para revelar sua insensatez”. Hipotética interpretação apresentada em: CBASD, vol. 3, p. 1122.

25 A testemunha verdadeira. Quando há vidas em jogo por uma acusação falsa, o testemunho corajoso de uma pessoa honesta pode salvá-las. Quando a evidência dos mentirosos é aceita sem investigação detalhada, todo o sistema judicial deixa de merecer confiança. CBASD, vol. 3, p. 1122.

29 O longânimo. Já foi dito que quem tudo entende, tudo perdoa. Grande parte da natureza humana se deve à herança genética e ao ambiente. Quando entendemos os fatos que levaram à falta de confiabilidade ou ao temperamento explosivo de alguém, nossa exasperação é amenizada. … Quem tem o ânimo precipitado exibe uma insensatez que todos podem notar. Demonstra sua falta de entendimento e domínio próprio, algumas das características do insensato. Até a pessoa mais sábia abre mão de sua sabedoria quando perde a compostura e, naquele momento, se torna tola. CBASD, vol. 3, p. 1122.

30 O ânimo sereno é a vida do corpo. Muitas doenças e deformidades reais ocorrem por causa de inveja, culpa e ira; e curas tem sido operadas quando se restaura a tranquilidade e a confiança da alma. CBASD, vol. 3, p. 1122.

33 Repousa. Este versículo pode ser traduzido assim: “A sabedoria mora tranquila no coração do sábio, mas os insensatos alardeiam em alta voz o pouco de sabedoria que possuem”. CBASD, vol. 3, p. 1122.

35 O servo prudente goza do favor do rei, mas o que procede indignamente é objeto do seu furor. Vez após vez, as verdades declaradas no v. 35 encontraram espaço nas parábolas e em outros ensinos de Jesus. Este contraste é enfatizado, de forma particular, na parábola das minas (Lc 19:11-27) e na dos talentos (Mt 25:14-30). Aquele que finge servir, mas age sem discrição, recebe censura e desprezo. CBASD, vol. 3, p. 1123.

Favor do rei. Estas afirmações, ou qualquer outra afirmação de uma verdade geral, não devem ser distorcidas e usadas para condenar pessoas ou nações específicas e acusá-las de pecar por estarem em dificuldades, nem para provar que alguém que desfrute bênçãos e facilidades seja necessariamente justo (ver DTN, 470, 471). CBASD, vol. 3, p. 1123



Provérbios 14 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
17 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Estamos examinando conselhos que, se seguidos com humildade, redundam em uma vida de paz e de bem-estar. Cada capítulo deve ser estudado com minuciosa atenção, pois cada versículo traz uma reflexão diferente e de particular importância para a edificação do caráter cristão. Portanto, não se contente com um estudo rápido e descuidado, mas procure absorver verso por verso, clamando ao Senhor que lhe ajude a compreendê-los e a viver os seus sábios ensinamentos.

O capítulo de hoje inicia com a diferença entre a mulher sábia e a mulher insensata. Dizem as Escrituras: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derriba” (v.1). Quando paramos para pensar em quantos avanços as mulheres conquistaram na sociedade, percebemos que temos sido voz ativa em todo lugar. E isto nos concedeu direitos e deveres que antes não faziam parte do universo feminino. Porém, nem toda mudança produz somente pontos positivos. Com a modernidade e com o capitalismo desenfreado, o homem deixou de ser o único provedor da casa, passando a dividir com a mulher este encargo. Mães têm feito um esforço descomunal para desempenhar seu papel dentro e fora do lar. Outras têm deixado a cargo de terceiros a responsabilidade de educar os filhos que Deus as confiou. Longe de ser um discurso contra a mulher que trabalha fora, a Bíblia apresenta qual deve ser a nossa prioridade: a família.

Estamos diante de uma sociedade banalizada e praticamente destituída do que seja fazer diferença entre o certo e o errado. A voz da insensatez tem falado mais alto e o resultado inevitável é a destruição. Muitos têm seguido pelo caminho que lhes parece justo. Caminho largo (Mt.7:13) que aparenta ser bom, porque a maioria segue por ele. Mas é aí onde entra o papel dos pais. O de orientar e instruir os filhos a serem prudentes e atentarem “para os seus passos” (v.15), a serem cautelosos e se desviarem do mal (v.16). Pois uma mãe sábia que instrui seus filhos os edifica para serem árvores que florescem (v.11) e dão bons frutos (Sl.1:3). E um pai temente a Deus “é refúgio para os seus filhos” (v.26).

A paz que tanto é aclamada pelo mundo seria alcançada se tão somente começasse dentro de cada lar. A pobreza que tanto causa tristeza seria amenizada se não fôssemos tão egoístas dentro de nossa própria casa. A injustiça que tanto causa revolta seria evitada se a justiça fosse uma regra de ouro em cada família. Amadas mulheres, o Senhor nos faz um apelo hoje. O de sermos exatamente o que Ele nos chamou para ser: mulheres sábias que edificam sua casa sobre firme fundamento (Mt.7:24). Homens, Deus vos chama para o sacerdócio do lar, imprimindo o temor do Senhor no coração de seus filhos.

Escolha fazer a diferença, mesmo que o sistema deste mundo diga que você deve permanecer onde está. “Amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem” (v.22).

Santo Deus, ajuda-nos a sermos sábios para planejar o bem, sendo guiados pelo Teu Santo Espírito em nossa missão doméstica. Que possamos Te honrar com tudo o que temos e somos. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, mulheres sábias e homens tementes a Deus!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios14 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



COMENTÁRIO PROVÉRBIOS 14 – Pr. Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
17 de outubro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 14 – À medida que exploramos os provérbios divinos, descobrimos um tesouro de sabedoria que transcende os séculos. Estes provérbios seculares oferecem não apenas orientações espirituais, mas também valiosas lições psicológicas à vida cotidiana. Ensinamentos sapienciais podem ser aplicados para cultivar a paz, a resiliência emocional e a felicidade genuína.

Provérbios 14 revela que, nos intrincados corredores da mente humana, onde emoções dançam e pensamentos tecem tramas complexos, encontramos os provérbios sábios que dão direção e sentido à vida. Assim, os versículos deste capítulo vão além de ser um guia para a vida moral, são também lentes através das quais podemos compreender a intrincada tapeçaria da nossa mente (coração) e nossas emoções.

Após tratar da mulher sábia e da insensata, da pessoa que teme ao Senhor e daquelas que O desprezam, das consequências de nosso estilo de conversas e afirmações, da sabedoria do prudente em contraste com a insensatez enganosa dos tolos, dos zombadores do arrependimento e da boa vontade dos justos, o sábio afirmou: “Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar sua alegria” (Provérbios 14:10). Isso lembra-nos do emaranhado que é nossa vida, e da complexidade das emoções humanas. Cada indivíduo carrega consigo um mundo interior único, onde alegria, tristezas, medos, angústias, frustrações e satisfação se entrelaçam.

• Só Deus pode dar um jeito em nossa alma arruinada.
• A saúde mental está relacionada com sanidade espiritual (Provérbios 14:31).

Em Provérbios 14:21, somos lembrados de quão feliz é aquele que ajuda ao próximo. Isso tem a ver com empatia, que é a habilidade de colocar-se no lugar do outro, compreendendo sua situação, emoções e perspectivas. A lição é clara: Ao praticar a empatia, não enriquecemos apenas a vida alheia, também encontramos significado e propósito, nutrindo nossa saúde mental.

O sábio Salomão possuía compreensão profunda da psicologia; ela tinha ciência que nossas emoções interferem em nossas ações (Provérbios 14:11-31).

• As expressões emocionais nem sempre refletem o verdadeiro estado mental de uma pessoa (Provérbios 14:13).
• Diante disso, precisamos identificar padrões de pensamentos negativos e a desafiar as crenças irracionais (Provérbios 14:16-17).
• Paciência e serenidade são essenciais à saúde mental. A inveja é veneno emocional que nos afeta fisicamente (Provérbios 14:29-30).

Desenvolver nossas emoções transforma nossas ações! Vamos aplicar estes ensinamentos?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.